terça-feira, 31 de maio de 2022

Estilo Poeira - As Kekkei Genkai de Naruto


O Estilo Poeira (Jinton) não é bem uma kekkei genkai como o título pode dar a entender, mas eu não mudei porque esse é o nome da série e o Jinton é o único exemplar de um tipo específico de kekkei genkai: a kekkei tota. Esse tipo é definido por ser um estilo formado por três elementos e não dois como o habitual. O Jinton é formado pelos elementos Fogo, Terra e Vento.

O seu uso é bem complicado e eu demorei um tempo para entender (parte disso vem pelo nome, um assunto que vou explicar no próximo parágrafo). Ela não permite diretamente manipular poeira, o que poderia ser visto como o elemento Terra se pararmos pra pensar. Funciona assim: o usuário cria um objeto com as mãos, normalmente um cubo ou cone com um núcleo brilhante, e tudo que esse objeto atingir é desintegrado! Então, "poeira" na verdade não é aquilo que o usuário controla, na verdade é aquilo que o alvo é transformado. É o uso mais bizarro que já vimos na série, o que diferencia ainda mais esse estilo dos outros.

Essa maluquice vem de uma brincadeira com nomes em japonês. O kanji para "poeira" (lido como jin) é usado para escrever mijin, que significa "partícula". Por isso várias traduções (se minha memória não falha, a da Panini inclusa) traduziram o Jinton como Estilo Partícula, o que me deixou tremendamente confuso anos atrás quando li pela primeira vez.

O usuário mais antigo do Jinton foi o Segundo Tsuchikage Muu. Ele ficou mais conhecido por seu absoluto controle de outros elementos, como usar Terra para deixar seu corpo leve como pó ou usar Água para fica invisível, porém era o Jinton que o tornava imbatível em combate. Isso porque a capacidade de desintegrar qualquer um que atinge seu chakra torna números inúteis contra ele, ninguém conseguiria nem chegar perto para atacá-lo. Daí que surgiu a ideia de que somente um usuário de Jinton pode enfrentar outro, por isso seu pupilo foi chamado para enfrentá-lo.


Esse tal pupilo foi Oonoki, o Terceiro Tsuchikage. Oonoki revelou que Muu o ensinou o Jinton e eles nem são parentes, por isso ficamos com a ideia de que essa kekkei genkai não é passada geneticamente, diferente de todas as outras conhecidas (o que só aumenta a peculiaridade do Jinton). Oonoki parece ter aperfeiçoado tanto esse estilo que ele se tornou o melhor usuário de todos os tempos. Nunca passou a técnica adiante.


Porém, em Boruto somos apresentados ao conceito de humanos artificiais criados a partir de material dos Zetsu Branco. Com genes do Onoki de adicional, cientistas conseguiram replicar o Jinton, criando dois novos usuários do estilo: Ku e Kako. Eles demonstraram uma variedade bem grande de usos, como um que envolve gerar vários cubos e arremessar todos eles como se fossem projéteis, o que desintegra múltiplas coisas em longas distâncias.



Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

sábado, 28 de maio de 2022

Deck Orichalcos de Dartz


Nessa postagem eu trago o Deck Orichalcos do Dartz!


MONSTROS
Orichalcos Kyotora Orichalcos Malevolence Orichalcos Dexia
Orichalcos Gigas Orichalcos Aristeros Orichalcos Shunoros
Serpente Divina Geh Cometempo
Chamado do Cavaleiro
do Espelho


MÁGICAS
O Selo de Orichalcos Orichalcos Deuteros Orichalcos Espelho
Orichalcos Tritos Reviver Impacto
Centauro Arqueiro
Gêmeo


ARMADILHAS
Maldição do Mártir

O Deck Orichalcos gira em torno da carta Selo de Orichalcos, com todas as demais cartas servindo para trabalhar junto com ela.
Esse deck não existe no jogo de cartas colecionável, é exclusivo do anime, por isso eu precisei fazer quase todas as cartas em gerador para ilustrar esse post. Ainda assim, algumas não consegui encontrar nem a imagem nem uma descrição exata dos efeitos, no lugar delas deixei apenas a mensagem na tela preta. Ah, o Selo de Orichalcos e o Orichalchos Shunoros até existem, mas só eles mesmo.

Veja os outros decks clicando aqui.

Até a próxima postagem!

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Quarteto Futuro e aliados - Personagens da Marvel Comics: Parte 131

Parte 130 (Jane Foster e aliados) - Parte 132 (Hércules e aliados)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com os membros do Quarteto Futuro e seus aliados!

O Quarteto Futuro é um grupo de quatro irmãos que se viram no meio de um conflito entre alienígenas kymelianos e zn'rx (snarks). Eles acabaram ganhando superpoderes de um kymeliano para serem salvos e assim tornaram-se uma equipe de super-heróis.


GRAVITON

Alexander "Alex" Power é o irmão mais velho, por isso é o líder da equipe. Também é o responsável pela disciplina e responsabilidade acima de todos os seus irmãos. Ele é capaz de controlar a gravidade em áreas restritas, podendo, por exemplo, anular a gravidade em determinado ponto para fazer as coisas flutuarem ou aumentar em outro ponto para esmagar tudo que estiver nele.

ARCO-ÍRIS

Julie Power é a mais inteligente e racional entre os irmãos, está sempre lendo algum livro e vários de seus argumentos estão repletos de citações à artigos e textos sérios. Por isso normalmente é ela quem bola os planos e dá os melhores conselhos para a liderança de Alex. O seu poder é o de mover-se em altas velocidades e voar como se fosse um míssil, deixando para trás apenas um rastro de arco-íris.

DENSUS

Jack Power é o mais esquentado entre os irmãos, do tipo que discute com todos, até com seus próprios irmãos. A situação é pior ainda com seus inimigos, que ele gosta de xingar e tirar sarro o tempo todo. A Rainha dos snarks chegou até a temê-lo acima dos demais por achar que somente ele conseguiria usar os poderes de maneira letal. Jack é capaz de controlar a densidade de seu próprio corpo, podendo transformar-se em uma névoa dispersa ou ficar invulnerável e pesado como uma rocha, além de conseguir mudar o tamanho do corpo.

CHISPINHA

Katie Power é a mais nova e espirituosa da equipe, sempre está fazendo brincadeiras, é bastante curiosa e gosta de se divertir e demonstrar seus sentimentos com os irmãos. Possui o poder de disparar bolas de energia explosiva como granadas, porém precisa tirar essa energia desintegrando objetos ao seu redor. Aparentemente ela libera apenas uma fração do que poderia por ser muito nova e inexperiente, seus explosivos podem se tornar infinitamente mais destrutivos.

JAMES

James Power é um físico que por muitos anos estudou antimatéria até conseguir criar uma máquina capaz de usar matéria e antimatéria para gerar energia quase ilimitada. Isso chamou a atenção de alienígenas kymelianos, que perderam seu planeta natal por uma máquina igual àquela, e dos snarks, que tinham interesse em usar a máquina como arma. Assim James, sua esposa Margaret e seus quatro filhos acabaram se metendo no meio do conflito entre essas duas raças.

MARGARET

Margaret Craig (Margaret Power depois do casamento) é a esposa de James e mãe de Alex, Julie, Jack e Katie. Ela acompanhou os conflitos envolvendo a máquina de seu marido, mas, assim como ele, não descobriu de primeira que os filhos tinham se tornam super-heróis, embora começasse a desconfiar depois de um tempo. Ainda assim sempre apoiou os filhos em tudo e foi um suporte emocional muito grande. Houve um momento em que ela descobriu a identidade do Quarteto Futuro, porém teve sua memória apagada.

WHITEY

Aelfyre Whitemane era um kymeliano especialista em estudar outros planetas e suas culturas. Ele tinha um interesse e paixão especial pela Terra. Em seus estudos ele acabou descobrindo que os snarks pretendiam roubar a tecnologia do Dr. Power e foi sozinho para impedi-los. Foi assim que conheceu e salvou os quatro irmãos (de quem recebeu o apelido Whitey), porém acabou se ferindo gravemente. Antes de morrer, Whitey transferiu seus poderes para aquelas crianças.

KOFI

Kofi Whitemane é filho do Lorde Yrik, rei dos kymelianos, por isso cresceu com as responsabilidades de herdeiro. Apesar de sua raça ter um potencial muito grande para controlar poderes relacionados com energia, matéria e gravidade, Kofi só conseguia usar muito pouco deles, embora tivesse desenvolvido um poder único para a raça: teletransporte (o que pode indicar que ele era um mutante kymeliano). Foi de grande ajuda para o Quarteto Futuro após ele descobrir o plano dos snarks de sequestrarem a Terra e decidir agir para impedir que isso acontecesse.

YRIK

Yrik Whitemane foi um diplomata que agia como embaixador dos kymelianos no mundo dos snarks, pois era um amigo pessoal do imperador  snark Bhadsha. Ele também chegou a ser rei dos kymelianos por bastante tempo, um reinado que durou até eles serem conquistados pelos inumanos.

SEXTA-FEIRA

Sexta-Feira era a nave de Whitey. Como todas as naves kymelianos, essa possui uma inteligência artificial que lhe dá personalidade própria. Ela possui uma variedade de funções, incluindo a de mudar de forma em configurações limitadas, como uma versão maior de si mesma para caber mais gente ou uma versão para viajar debaixo d'água. Quando Whitey morreu, Sexta-Feira agiu por algum tempo com o Quarteto Futuro, mas o grupo acabava se envolvendo mais em situações urbanas, então uma nave mais atrapalhava que ajudava, por isso ela voltou ao espaço agindo por conta própria. Ainda assim, a nave e as crianças se encontraram em aventuras posteriores.


_ _ _ _ _ 


Até a próxima postagem!

terça-feira, 24 de maio de 2022

Disque H para Herói - Personagens da DC Comics: Parte 131

Parte 130 (Yara Flor e aliados) - Parte 132 (Ametista e aliados)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com personagens ligados ao Disque H para Herói!

Reuni aqui alguns usuários do Disco-H, um artefato que lembra um telefone de disco e que, quando discado a palavra HERO (HERÓI), ele transforma a pessoa em um herói inédito e único com um poder aleatório. Você pode já ter se deparado com esse tema em outros lugares com outro nome, isso acontece por conta de traduções no Brasil: a EBAL, por exemplo, traduziu como "Disque H e chame seu herói".


ROBBY REED

Robert "Robby" Reed era um adolescente comum até o dia em que encontrou o Disco-H em uma caverna, tornando-se seu primeiro usuário depois de muito tempo. O disco tinha inscritos em uma linguagem alienígena, mas Robby era bem inteligente e logo descobriu como traduzir. Sempre que  discava HERO ele se tornava um herói diferente e foram no mínimo 46 heróis registrados em suas histórias, como Mestre Terremoto, Homem-Radar-Sonar, Estrela-do-Mar Humana, Supercarga e o Rei Viking. Ao discar OREH ele voltava ao normal. Em determinado momento Robby discou SPLIT ("dividir") e se separou em dois seres diferentes: O Mago (seu lado bondoso) e O Mestre (seu lado maldoso). O Mago virou um novo herói e criou dois discos para gerar novos heróis e o O Mestre tornou-se um vilão desses heróis, que também foram os responsáveis por fundir os dois lados de volta e trazer Robby ao normal.

SUZY SHOEMAKER

Susan "Suzy" Shoemaker era uma amiga de Robby na época da escola e uma das poucas pessoas que ficou sabendo que ele tinha o Disco H. Por conta da sua curiosidade e para não ficar sozinha quando o amigo ia partir para a ação ela pediu para usar o disco também. Robby e Suzy giraram o disco cada um com uma mão e se tornaram heróis diferentes. Curiosamente, Suzy se transforma numa cópia exata da Supergirl, algo que nunca tinha sido mostrado antes (o disco transformar alguém em um herói que já existe).

VICKI GRANT

Victoria "Vicki" Grant era uma garota muito popular, inteligente e talentosa, inclusive era líder de torcida em sua escola em Fairfax. Certa vez foi investigar uma casa abandonada com seu novo amigo, Chris, que ela conheceu depois de perceber que ele fez um desenho seu. Nessa casa, Vicki e Chris descobriram os Discos-H e se tornaram os novos heróis portados do artefato. Entre as heroínas que Vicki se transformou estão a Rainha de Copas, Bruxa do Tempo, Deusa do Mar, Tigresa Esmeralda e muitas outras, são ao menos 73 heroínas registradas (isso contando só as que foram nomeadas).

CHRIS KING

Christopher "Chris" King e sua família sempre se mudaram muito durante toda a sua infância, por isso ele sempre teve dificuldade em manter seus amigos. Na escola de Fairfax ele conseguiu começar uma amizade com Vicki Grant e com ela foi investigar a casa abandonada, missão que terminou com ele encontrando o Disco-H. Com a orientação de Robby, Chris e Vicki decidiram usar os discos para ajudarem a humanidade. Ele virou heróis como Mariposa, Homem-Terra, Mestre das Sombras, Ragnarok, etc., com pelo menos 43 heróis diferentes registrados e nomeados.

HERO CRUZ

Hero Cruz nasceu em Metrópolis em uma família porto-riquenha. Certo dia ele encontrou os equipamentos do vilão Necrófago e pegou alguns dos itens, como o Colete de Aquiles que lhe concedia invulnerabilidade. Com esses itens Hero conseguiu fazer parte de um grupo de heróis adolescentes chamados Ravers, liderados pelo Superboy. Quando Necrófago quis recuperar seus itens, Hero perdeu os itens, mas conseguiu o Disco-H. Posteriormente ele sairia dos Ravers e chegaria até a entrar para os Jovens Titãs da Costa Oeste. Alguns de seus heróis (16 registrados) são: Titânico, Serpente Emplumada, Justiça Humana, Fausto e mais.

NELSON JENT

Nelson Jent, antes do 30, teve um ataque cardíaco por conta dos seus hábitos de vida (acima do peso e fumante) e eventos em sua vida (ele foi despedido do emprego e sua namorada o abandonou). Após uma briga com seu amigo, ele correu para pedir desculpas e o encontrou apanhando de criminosos. Sem poder ajudar diretamente, Nelson correu para um telefone público pedir ajuda e descobriu que o disco de lá podia transformá-lo em super-heróis. Depois de ajudar o amigo, Nelson passou a usar a cabine telefônica para tornar-se heróis como Caracol de Ferro, Xamãtícora, Vírus Humano, Exército de Pelicanos e outros.

MANTEAU

Roxie Hodder trabalhava como especialista em telefonia nos anos 60, tendo um doutorado na área, até que descobriu histórias sobre o Disco-H, embora muitos achassem que aquilo era loucura. Quando ela encontrou o disco, passou a usá-lo bastante, passando a viver a vida de tantos heróis que quase esqueceu-se qual era a sua identidade original. Então ela passou a usar uma longa capa e uma máscara, chamando a si própria de Manteau, como forma de manter uma identidade padrão. Virou uma aliada de Nelson Jent.

LORI MORNING

Lori Morning era filha de um capanga do vilão Cronos. Quando Cronos fez um pacto com o demônio Neron para ganhar o poder de viajar no tempo, ele acabou ficando com o efeito colateral de envelhecer rapidamente. Ele descobriu como envelhecer pessoas próximas e acabou fazendo isso com Lori ao levá-la para o futuro. Lá, Lori, que tinha originalmente 10 anos, chegou com cerca de 17 e começou a se envolver com a Legião dos Super-Heróis, que queriam reverter esse envelhecimento. Lori ganhou um Disco-H do Senhor do Tempo e transformou-se em heroínas como Bola de Fogo, Garota-Galáxia, Blobetta, Plasma, entre outras.

MATT ALLEN

Matt Allen era vice-presidente de uma grande empresa quando encontrou o Disco-H que havia pertencido a um antigo usuário frustrado com o poder. Matt, que já era um homem muito ocupado por conta de seu cargo, ficou ainda mais distante da família para poder agir como super-herói. Chegou um momento em que sua esposa achou que ele estava tendo uma amante e resolveu ir embora levando a filha. Quase ao mesmo tempo, Matt precisou fazer uma apresentação muito importante, mas não estava preparado (por ter gasto muito tempo agindo como herói). Ele até tentou transformar-se em herói na frente dos colegas de trabalho, porém percebeu que o disco tinha ficado em casa. Assim, foi demitido, perdeu a família e os poderes, tudo de uma vez.

ANDREA ALLEN

Andrea Allen é filha de Matt e sempre sofreu com a ausência do pai em casa. Depois do divórcio, sua mãe mudou-se com ela e logo de cara Andrea teve dificuldades em fazer novos amigos na escola. Tudo mudou quando ela encontrou nas coisas de seu pai o Disco-H que ele usava. Foi então que ela começou a usar esse poder para virar heroínas e escapar da tristeza de seu dia a dia. Com o passar do tempo, pessoas da escola perceberam o artefato e então Andrea precisou lidar com outros alunos se aproximando dela fingindo querer amizade para, na verdade, se aproveitarem dos poderes.



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

sábado, 21 de maio de 2022

Mitsuri e Obanai vs Nakime


Na última luta vimos Inosuke e Kanao derrotando Doma, agora vamos para a quinta luta do arco final de Kimetsu no Yaiba: Demon Slayer!

Começando pelos lutadores envolvidos:

Mitsuri Kanroji

Mitsuri é a hashira (pilar) do Amor. Ela é uma pessoa de emoções fortes e durante essa luta vemos como ela se sente humilhada sempre que erra muito feio algum golpe (a ponto de sangrar pelo nariz de tanta vergonha).

Ela é uma usuária da Respiração do Amor (apesar de não usar nenhuma forma nessa batalha, vou deixar o link para quem quiser ler mais sobre ela).


Obanai Iguro

Obanai é o hashira da Serpente. Mantem-se bastante sério sempre e parece não se importar com muitas coisas como resultado de um passado que o atormenta até hoje.

É um usuário da Respiração da Serpente e usa uma de suas formas nessa luta.


Yushiro

Yushiro sempre esteve metido nessa luta, mas nós leitores só ficamos sabendo disso perto do final (por isso não quis deixar explícito no título). Como meu objetivo aqui é relatar o que aconteceu, vou logo explicar a sua presença.

Yushiro é um demônio que já vinha ajudando os caçadores de demônios há algum tempo por nutrir um grande ódio por Muzan. Esse ódio fica maior quando Muzan mata a pessoa que salvou sua vida e sua melhor companheira, Tamayo.

Eu falei sobre o kekkijutsu de Yushiro na parte 6 dos kekkijutsus, mas em resumo ele é capaz de alterar o que as pessoas enxergam usando talismãs na forma de pedaços de papel com símbolos escritos.


Nakime

Nakime era a atual Lua Superior 4, ocupando esse posto depois que Hantengu foi morto no Arco da Vila dos Ferreiros. Era uma demônio que servia a Muzan por possuir um kekkijutsu muito especial: ela é capaz de controlar o Castelo Infinito, que é o lugar onde a maior parte desse arco final acontece.

Basicamente Nakime consegue fazer surgir paredes, janelas, portas e tudo mais dentro daquele ambiente apenas tocando sua biwa. Expliquei melhor sobre essa habilidade na lista de kekkijutsus parte 3.


Prólogo

A luta começa porque Mitsuri e Obanai toparam com Nakime no Castelo Infinito. Eles mal conheciam ela ou seu kekkijutsu, justamente por ela ser novata como Lua Superior. Ainda por cima, Nakime parecia um alvo fácil, já que ela nunca se mexe, apenas fica parada em seu lugar tocando a biwa.

A parte que só é revelada capítulos depois é que Yushiro já havia combinado com os dois uma maneira de se aproximar de Nakime sem que mais ninguém soubesse.

Luta

Motivada pela vitória de Kanao, Mitsuri começa atacando, mas Nakime invoca uma parede como defesa e arremessa a caçadora para longe. Isso faz com que ela fique bastante decepcionada e envergonhada.


Obanai avisa a Mitsuri para tomar cuidado já que nenhum deles conhece bem o kekkijutsu de Nakime. Então eles começam a fugir das mudanças de cenário feitas pela demônio, como o chão abrindo-se como portas e colunas aparecendo para esmagá-los. Mitsuri ainda tenta atacar passando por cima da barreira que tinha lhe impedido antes, só que é derrotada mais uma vez, caindo por uma janela que surge do nada.


Nesse momento Obanai tenta atacar com sua Segunda Forma, porém uma coluna de madeira surge e o arremessa para longe.


A partir daqui há um corte no mangá e somos levados para outra luta. Depois desse corte temos direto a conclusão.

Consequências

Enquanto Mitsuri e Obanai distraiam Nakime com seus ataques, Yushiro conseguiu colocar um de seus talismãs no rosto dela. Ao conseguir controlar o que ela fazia, Yushiro começa a obrigar Nakime a abrir o Castelo Infinito, o que faz Muzan matá-la.


A morte de Nakime acaba com o Castelo Infinito, o que leva Mitsuri, Obanai e Yushiro, junto com os demais caçadores (Tanjiro, Giyu, etc.) ao confronto final com Muzan do lado de fora.


Apesar de parecer que essa luta já leva ao final, tem uma outra que é importante antes de terminarmos e que foi justamente a que o mangá mostrou quando interrompeu essa daqui. Trata-se de Gyomei, Sanemi, Muichiro e Genya vs Kokushibo.

Outras lutas que já descrevi:


Até a próxima postagem!