quarta-feira, 29 de março de 2017

Personagens da Marvel Comics - Parte 18: Inimigos do Capitão América II


Essa é a parte 2 dos vilões do Capitão América!
Enquanto a primeira lista foca nos vilões mais famosos, que são os supervilões de verdade, essa aqui trata de inimigos mais políticos, porque o Capitão América é um símbolo dos Estados Unidos e sempre protagonizou revistas com alto teor político. Esses inimigos são geralmente inimigos da nação americana durante o decorrer da história, como nazistas, soviéticos e chineses.





PECADO
Synthia Shimdt é a filha do Caveira Vermelha. Seu pai quase a matou, pois ele queria que fosse um menino, porém ela foi salva e adotada por uma subordinada do vilão. Depois de um tempo o Caveira a procurou, colocou-a em uma máquina que acelerou seu crescimento e lhe deu capacidades físicas sobre-humanas, como força e agilidade. Synthia já liderou um grupo de meninas que passaram pelo mesmo processo que ela, o chamado Irmãs do Pecado, onde era chamada de Madre Superiora. Além desse e de Pecado ela já teve outros codinomes, como Skadi, quando encontrou o martelo místico da deusa, e por fim usou o nome do pai, Caveira Vermelha, ao seguir os passos dele, assumindo até a mesma aparência.

AMERIDROIDE
Lyle Dekker era um bioquímico alemão que trabalhava para os nazistas, especificamente para o Caveira Vermelha. Ele foi colocado em uma missão secreta para trabalhar infiltrado na produção de um filme sobre o Capitão América. Seu objetivo era sabotar o filme para manchar a imagem do herói. Porém Lyle falhou e o Caveira ordenou que o torturassem e o deixassem para morrer. Mesmo assim ele sobreviveu e jurou vingança contra o Capitão América e o Caveira Vermelha. Para realizar seu plano ele construiu um robô com cinco metros de altura feito a imagem do herói e depois transferiu sua essência de vida para ele, tornando-se um só com a máquina.

PROTOCIDA
Clinton McIntyre foi um dos primeiros candidatos ao Projeto Renascimento (aquele que anos mais tarde iria criar o Capitão América). Ele recebeu o Soro do Super-Soldado, porém ficou instável e não terminou os procedimentos. Após surtar e destruir tudo em seu caminho ele sofreu um ataque cardíaco, mas conseguiu ser salvo e foi mantido em animação suspensa com uma técnica de criogenia. Seu corpo ficou em posse da S.H.I.E.L.D. por anos até ser descoberto por espiões da I.A.M. (Ideias Mecânicas Avançadas). A organização o despertou para transformá-lo em uma arma de combate. Protocida, como passou a ser chamado, possui os mesmos poderes do Capitão América, como força, agilidade e resistência ampliadas.

APÁTRIDA
Karl Morgenthau é filho de um diplomata suíço. Seu pai estava sempre viajando o mundo em missões diplomáticas e Karl ia com ele, por isso nunca morou em um lugar por muito tempo, o que o impedia de fazer amigos. Com o tempo Karl foi ficando cada vez mais abalado sem poder se fixar em um lugar. Quando seu pai morreu ele decidiu que iria trazer paz ao mundo usando a única linguagem que todos conheciam em comum: a violência. Então tornou-se um terrorista desvencilhado de qualquer nação. É um grande artista marcial, afinal aprendeu a lutar os estilos de vários países por onde passou. Também sabe falar dezenas de idiomas. Para seus atos ele usa de tudo, armas de fogo, armas medievais, lança-chamas e explosivos estão entre as principais.

GRANDE DIRETOR
William Burnside cresceu durante a Segunda Guerra Mundial ouvindo as notícias e novelas no rádio sobre o herói nacional, o Capitão América. Ele ficou muito abalado quando o herói supostamente morreu em uma missão e anos mais tarde sua obsessão cresceu tanto que ele ganhou seu doutorado em história com uma tese sobre o Capitão. Em suas pesquisas ele encontrou a fórmula do Soro do Super-Soldado, e pouco depois ele a aplicou em si mesmo para se tornar o novo Capitão América, inclusive mudou seu nome oficialmente para Steve Rogers. Porém seus métodos de combate ao crime não eram justos, o que chamou a atenção do verdadeiro Capitão América quando ele voltou e os dois tornaram-se inimigos. Depois ele se torna o Grande Diretor, líder de um culto fascista chamado Força Nacional.

ALEKSANDER LUKIN
Aleksander Lukin nasceu na União Soviética, em uma província que foi dominada pelo Caveira Vermelha para que desse lugar a uma base secreta. Quando o exército soviético retomou o lugar a batalha vitimou a mãe de Lukin, deixando-o órfão. Ele foi adotado por um oficial do exército e cresceu nesse meio militar, tornando-se um membro influente na KGB (a polícia secreta) e gerente de uma série de experimentos confidenciais, entre eles o projeto que transformou Bucky Barnes no Soldado Invernal. O Caveira Vermelha chegou a transferir sua mente para o corpo de Lukin e os dois dividiram o mesmo espaço, cooperando para tentar derrotar um inimigo em comum: o Capitão América.

MONGE DO ÓDIO
O Monge do Ódio é um clone bem sucedido de Adolf Hitler, o líder da Alemanha Nazista e ttido como o principal causador da Segunda Guerra Mundial.  Arnim Zola, enquanto trabalhou para os nazistas, ganhou autorização de Hitler para dar início à experimentos de clonagem e ele próprio queria ser o primeiro. Após sua morte sua mente foi transferida diretamente para o corpo clone que passou a usar um manto roxo com um capuz. Poucos conhecem a identidade por trás do capuz e o clone se aproveitou disso para continuar sua vida espalhando seus ideais racistas em seitas e cultos com seus fiéis seguidores.


M.O.D.A.M.
Olinka Barankova era uma agente da organização terrorista I.A.M.. Por muito tempo ela afirmou ser Maria Trovaya, a primeira esposa do Dr. Hank Pym (Homem-Formiga). Porém foi revelado pelo Ômega Vermelho que ela era Olinka. Ela também passou por experimentos de mutação muito parecidos com os que M.O.D.O.K. foi submetido, recebendo superpoderes como inteligência avançada, a capacidade de emitir calor e raios concussivos. Move-se em uma cadeira voadora com tentáculos superfortes e resistentes. M.O.D.A.M. vem de Mental Organism Designed for Aggressive Maneuvers, que significa Organismo Mental Desenvolvido para Manobras Agressivas.

GARRA AMARELA
Plan Chu é um místico chinês com descendência mongol do próprio imperador Gengis Khan. Possui altos conhecimentos em alquimia e em magias de ilusão, podendo enganar os sentidos de várias pessoas com facilidade. Também é bom em disfarces e possui treinamento em artes marciais. E entre esses conhecimentos místicos há conhecimentos científicos em áreas como bioquímica. Ele desenvolveu um elixir de longa vida que o permitiu viver mais de 150 anos, tudo para levar sua organização, a Fundação Atlas, a cumprir o objetivo de dominação mundial, pois ele afirma que deve dar continuidade aos passos do império mongol de Gengis Khan.
 
RAIO AZUL
Don Thomas era membro de uma organização criminosa conhecida apenas como A Corporação. Ele se infiltrou na S.H.I.E.L.D. e integrou uma equipe de superagentes que deveria ser treinada pelo Capitão América, porém este se recusou. Então o Falcão o treinou. Manipulando seus amigos dizendo que se tratava de um teste da S.H.I.E.L.D., Don fez toda a equipe enfrentar o Capitão América. Posteriormente ele ganhou um traje especial feito por Justin Hammer, tendo como principal ferramenta um par de patins à jato que o fazem deslizar em grande velocidade.
 
 

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Personagens da DC Comics - Parte 18: Inimigos do Batman II


Essa é a parte 2 com os vilões do Batman!
As outras partes podem ser acessadas aqui: parte Iparte IIparte IIIparte IVparte V.




PISTOLEIRO
Floyd Lawton, ainda criança, errou um tiro usando um rifle de caça e acabou matado o irmão que ele idolatrava. Depois disso ele jurou nunca mais errar e procurou formas de concretizar isso, treinando de todas as formas possíveis para aprimorar sua mira. Com o passar do tempo ele tornou-se um mercenário e sua mira perfeita aliada a sua habilidade com armas de fogo o deixaram famoso no mundo todo. Além das armas de fogo ele é capaz de usar armas brancas e pode transformar qualquer item comum numa ferramenta letal. Possui uma filha, a única coisa que importa e que ele protege. Despreza até a sua própria vida, por isso vai para cada missão sem se importar se vai viver ou morrer.

CROCODILO
Waylon Jones nasceu com uma rara condição que o fez crescer anormalmente desde muito jovem, além de desenvolver uma couraça como pele e dentes afiados. Sofreu a infância e juventude inteira com a morte da mãe, o abandono do pai, os abusos do tio alcóolatra e o preconceito das outras pessoas sobre sua aparência. Tudo isso o fez se esconder nos esgotos e cometer crimes para sobreviver. As tentativas de curá-lo usando tratamentos cris apenas removiam cada vez mais os resquícios de humanidade em seu cérebro, tornando-o aos poucos um monstro quase irracional. Sua pele o torna invulnerável até mesmo a tiros e ele possui garras e uma maníbula poderosas, suas principais armas.

SILÊNCIO
Thomas Elliot cresceu com um pai rico, mas abusivo, e uma mãe que só pensava no dinheiro. Ele resolveu se livrar dos dois cortando os freios do carro, o que ocasionou a morte do pai, porém a mãe foi salva pelo médico Thomas Wayne. Após isso sua mãe se tornou obcecada pela segurança, o que privou Thomas de muitas coisas e o deixou profundamente irritado com a Família Wayne, incluindo seu antigo amigo de infância Bruce Wayne. Após a morte de Thomas Wayne e sua esposa ele focou sua raiva em Bruce, buscando acabar com ele de todas as maneiras e sem saber que agora ele era o Batman. Formado como grande cirurgião, Thomas Elliot passou a fazer operações em si mesmo para se parecer com Bruce e assim incriminá-lo por atos criminosos que passou a praticar. É um adversário muito inteligente e analítico.

VICTOR ZSASZ
Victor Zsasz era um homem muito rico e bem sucedido, porém caiu em depressão após a morte dos pais e perdeu todo seu dinheiro em jogos de cassinos. Caminhando para se suicidar ele foi atacado por um assaltante e nesse momento ele explodiu em fúria, roubou a faca do criminoso e o matou. Daí em diante ele manteve-se em um estado insano e psicótico com disposição para matar pessoas sem qualquer motivo aparente, algumas vezes com a justificativa de tirá-las dos problemas da vida, como os que ele tinha. Seu hábito mais macabro é o de fazer um corte no próprio corpo, gerando uma cicatriz, para cada vítima sua. As cicatrizes por todo seu corpo dão uma ideia da grande quantidade de assassinatos que ele já cometeu.

HUGO STRANGE
Hugo Strange já foi um dos principais psiquiatras do Asilo Arkham. Possui altos conhecimentos e grandes habilidades nos campos de psicologia e psiquiatria, especialista em entender o funcionamento da mente humana. Com essas capacidades ele pode identificar reações e sentimentos em outras pessoas, prever movimentos em uma luta ou antecipar estratégias, além de ser bem manipulador. Porém ele é insano, o que o levou a desenvolver uma tendência ao crime e uma rivalidade com o Batman. Ele foi capaz de identificar e recolher pistas para chegar a conclusão de que o Batman era Bruce Wayne, sendo um dos poucos vilões a saber disso. 

VENTRÍLOQUO
Arnold Wesker perdeu os pais quando ainda era criança e isso lhe causou um trauma que ele carregou a vida toda. Já adulto, se envolveu numa briga de bar e acabou matando uma pessoa, o que o fez ser preso. Seu companheiro de cela tinha um boneco chamado Woody, que certa noite, sem estar sendo controlado, falou com Arnold quando este estava prestes a se matar. O boneco contou sobre um túnel cavado pelo seu dono e Arnold o usou para fugir, levando a marionete junto, logo depois de matar o companheio. Como Woody odiava esse nome ele mudou para Scarface. Na verdade, Arnold desenvolveu com o trauma um transtorno de bipolaridade e só consegue expressar seus sentimentos por meio do boneco, que ele pensa ser real e ter a personalidade de um assassino incontrolável ao estilo mafioso.

CHAPELEIRO LOUCO
Jervis Tetch sempre possuiu uma aparência excêntrica, o que o fez crescer sozinho. Desenvolveu muitos problemas mentais, como esquizofrenia, embora isso não o atrapalhasse para se graduar como neurocientista e se tornar um inventor habilidoso. Em seus estudos ele desenvolveu um método para controle de mentes, mas foi dispensado por questões éticas. Enlouqueceu de vez e passou a agir como o Chapeleiro Louco, seu personagem favorito do livro Alice no País das Maravilhas, pelo qual sempre foi obcecado. Sem perder suas habilidades como inventor, ele criou e instalou um dispositivo de controle de mentes em seu chapéu ele começou a cometer crimes, como sequestrar garotas para obrigá-las a participar da sua festa do chá, assim como Alice no livro.


MORCEGO-HUMANO
Robert Kirkland Langstrom era um zoólogo especialista em morcegos. Ele tinha um grande fascínio por alguns heróis, em especial o Batman, por isso resolveu basear um estudo para se aproximar dele. Desenvolveu então um soro capaz de conceder habilidades de morcegos, como os sentidos de audição e olfato aguçados, além do sonar para ecolocalização. E Robert resolveu testar o soro em si mesmo, porém sofreu efeitos colaterais terríveis e se tornou um híbrido de homem e morcego, desenvolvendo até garras e asas que lhe permitiam voar. Em meio a todas as suas tentativas de voltar à forma humana ele precisou cometer alguns crimes, como invadir laboratórios, o que o deixou na mira do Batman.

KGBESTA
Anatoli Knyazev foi treinado pela KGB, a polícia secreta soviética. Ele passou pelos mais brutais treinamentos conhecidos, lavagens cerebrais, experimentos com drogas e remédios, torturas e tudo o que fosse necessário para tornar-se o assassino perfeito. Ao fim ele era uma máquina de matar que não demonstra dor nem sentimentos. Não se importa de matar dezenas de inocentes só para poder atingir seu alvo. Após o fim da União Soviética ele tornou-se um mercenário internacional. Possui muita habilidade com armas de fogo e sabe lutar usando golpes que potencializam sua força física já descomunal. No lugar do braço esquerdo, que ele mesmo arrancou para escapar do Batman, há uma prótese munida de várias armas e outras ferramentas.

ANARQUIA
Lonnie Machin foi abandonado pela mãe biológica e foi adotado por uma família de classe média. Ele era um prodígio com imenso gosto pela leitura e por questões políticas e filosóficas, mesmo sendo bem jovem. Na escola ele participou de um programa que consistia em manter comunicação por cartas com crianças de lugares mais pobres. A criança com quem ele correspondia lhe contava sobre seu país em guerra e a miséria em que vivia, e isso deixou Lonnie bem irritado. Ele decidiu começar a mudar as coisas, com sua queda pelo anarquismo ele concluiu que deveria tirar o poder das elites. Criou um uniforme adaptado para esconder seu tamanho de criança e começou a desenvolver métodos para atingir seu objetivo, como hackear contas bancárias de milionários e assaltar políticos poderosos, entre outras coisas.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

domingo, 26 de março de 2017

Os 5 melhores fillers do Naruto Clássico

Segunda postagem nessa semana especial de Naruto e eu vou falar sobre aquilo que o anime tinha em grandes quantidades: fillers!

Para quem não sabe filler é um episódio feito só para o anime, tendo portanto uma história que não está no mangá. Eles existem porque os capítulos do mangá saem em um ritmo menor que os episódios de anime e porque um episódio pode abranger mais que um capítulo de mangá. Se não houvesse fillers o lançamento de episódios teria que ficar sendo pausado de tempos em tempos para que desse tempo do mangá sair primeiro. Então eles são até que úteis. Tudo que sai do mangá, que é a obra original, e vai parar no anime é chamado de canônico, enquanto o que é feito só para o anime (ou ainda só para um filme) e não está no mangá é chamado de não-canônico. Pode acontecer do autor gostar de um personagem ou fato não-canônico e transformá-lo em canônico, e isso não é tão raro, mas a regra continua a mesma.

Cerca de metade das temporadas da fase Clássica, então nessa lista não vou distinguir entre episódios isolados e arcos inteiros que sejam fillers.

Antes de começar eu queria dizer uma coisa. Eu assisti quase todos os fillers do Naruto Clássico, porque passava na TV, eu comprava DVDs, etc. Mas eu acompanhei o Shippuden comprando apenas as edições do mangá, vi poucos episódios do anime. Por isso essa lista vai focar apenas na primeira fase e talvez eu não consiga fazer um para a segunda fase, só se eu achar tempo de ver alguns episódios.

Então vamos à lista! 

Menção honrosa: Episódio 186 de Naruto, que é bom até, mas não o suficiente para entrar na lista. Ele é conhecido por ser "o episódio em que o Shino ri". A risada dele é hilária. E macabra.

5ARCO DA RECUPERAÇÃO DOS PLANOS DE KONOHA


Com episódios que vão do 197 ao 201 esse mini-arco mostra um vilão bem curioso e interessante: Gennou. Ele entrou na Vila da Folha como um dos carpinteiros ajudantes na reconstrução da aldeia após o ataque de Orochimaru e da Vila da Areia, porém estava escondendo seus verdadeiros objetivos. Ele é um vilão diferente do que estamos acostumados e nesse mini-arco a trama se desenrola diferente também, como se a estratégia fosse algo mais essencial. Ah, vale lembrar que esse episódio conduz não um time qualquer, mas o Onze de Konoha (os quatro times principais, sendo que o Time Sete está sem Sasuke). Vale a pena conferir!

4EPISÓDIO DO BESOURO BIKOCHU


O episódio 148, chamado "A Busca pelo Raro Besouro Bikochu", mostra Naruto e o Time Oito de Kurenai (Shino, Hinata e Kiba) procurando pelo besouro Bikochu, um raro espécime que, segundo Shino, pode rastrear qualquer coisa e poderia ser útil para ajudar a encontrar Sasuke. Kurenai não está na equipe, então essa é mais uma oportunidade de vermos os genins agindo sozinhos e dessa vez numa equipe inédita. E ainda por cima temos um pouco mais de desenvolvimento de personagens bons, como a Hinata. Nesse episódio temos um vislumbre maior dos ninjas da Aldeia da Pedra, pois três membros do Clã Kamizuru (conhecido por usar abelhas como armas) são os antagonistas. Há uma cena memorável aqui, onde Naruto vê a Hinata treinando (ou dançando) nua numa cachoeira e fica encantado, mas ele não sabia que era sua companheira de time e parece que não sabe até hoje.

3ARCO DE ESCOLTA NO PAÍS DO CHÁ


Esse é um mini-arco de cinco episódios, indo do 102 ao 106. Nele, Naruto, Sasuke e Sakura são enviados em uma missão sozinhos pois isso se passa depois da invasão que Konoha sofreu e que deixou todos os jonins ocupados. Então nós temos os três jovens genins sem supervisão em uma missão de nível bem alto. Acho que por isso esse arco se torna bom, o Kakashi não aparece pra salvar tudo enfrentando o cara mais forte, nossos heróis precisam se virar sozinhos! A missão deles é escoltar Idate Morino em uma corrida no País do Chá. Idate é um personagem bem curioso porque, ao meu ver, ele trilhou um caminho parecido com o de Naruto, porém diferente deste, não mostrou-se determinado e fez a escolha errada. Ele seria o que Naruto se tornaria se lá no primeiro episódio ele tivesse entregado o pergaminho ao Mizuki. Vale a pena conferir esse arco!

2ARCO DA FAMÍLIA KUROSUKI


Assim como no item anterior, esse arco é especial por abordar uma equipe diferente e que víamos pouco antes. Dessa vez Naruto vai em missão com Rock Lee, Tenten e Neji para libertar uma aldeia de uma família de criminosos liderada pelo ex-Espadachim da Névoa Raiga Kurosuki. Eu achei o personagem Raiga bem interessante e lembro que na época que o vi fiquei empolgado com a ideia de um novo espadachim da névoa depois de Zabuza e Kisame. Outro bom personagem que surge aqui é Ranmaru e seu poder único. Raiga e Ranmaru bem que lembram Zabuza e Haku. Um fato curioso: Raiga foi um dos poucos personagens que surgiram em fillers e depois foram adicionados ao canôn, ele aparece em um flashback no capítulo 668 do mangá. Esse arco abrange os episódios 152 a 157.

1O VERDADEIRO ROSTO DO KAKASHI-SENSEI!


O famoso episódio 101, que no Brasil tem o hilário título "Você precisa ver, você precisa conhecer: O verdadeiro rosto do Kakashi-Sensei!". Esse episódio é muito, muito engraçado, muito mesmo! Se você gosta daquelas expressões exageradas típicas dos animes vai gostar desse episódio, porque tem muito. Ele inteiro é sobre tentativas de Naruto, Sasuke e Sakura tentando ver o rosto do Kakashi por trás da máscara enquanto tentam cumprir uma missão e escapar de ninjas atrapalhados. Além de toda a comédia esse episódio é interessante por mostrar uma dinâmica legal entre os três, porque se você ver bem Sasuke não fica com seu time por muito tempo, então cada momento junto é valioso. Ah, e aquele corvo?! Uma pena ele não fazer mais aparições!

_ _ _ _ _

E é isso, pessoal! Posso ter esquecido de alguns fillers, então peço que digam quais os seus favoritos! Ou você é daqueles que odeia fillers?

Até a próxima postagem!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Os 10 melhores arcos de história em Naruto

Com o anime terminando essa semana, vou homenagear Naruto com uma série de postagens especiais! Essa é a primeira!

Antes, queria dizer que alguns arcos muito bons tiveram que ficar de fora. Vou citar dois deles nessa lista e há ainda o arco de busca pela Tsunade, que eu acho muito bom também. Mas fazer o que né, são apenas 10...

Com vocês, os 10 melhores arcos de história em Naruto!


10ARCO DA QUARTA GRANDE GUERRA: CLÍMAX


Mangá: capítulos 560 até 639
Anime: episódios 322 até 375 (Shippuden), com alguns fillers no meio

Eu já disse nesse blog mais de uma vez que não curti muito os rumos que Naruto tomou perto do seu final. Mesmo assim vale mostrar aqui que esse arco inserido dentro da saga da Quarta Grande Guerra Shinobi merece destaque, porque ele é realmente bom. Esse aqui está localizado depois do "Confrontação" (que também é bom, seria o número 11 nessa lista, é aquele onde a Aliança Shinobi enfrenta ninjas lendários revividos) e o arco Nascimento do Jinchuuriki de Onze Caldas (onde o Obito invoca o Dez Caudas e renasce o Madara, seria o 12º nessa lista). É nesse arco onde Kurama e Naruto finalmente ficam viram aliados, o Time Sete se reúne novamente, onde vemos os atuais kages lutando e, melhor ainda, os antigos Hokages em ação! Sem palavras. Ah, eu poderia citar outras cenas mas vou finalizar lembrando-os de uma: Itachi e Sasuke se despedindo definitivamente...

9ARCO DA BATALHA ENTRE IRMÃOS


Mangá: capítulos 343 até 412
Anime: episódios 113 até 143

Lembro de pegar minha edição diversas vezes só para ver esses capítulos novamente. É aqui onde o Sasuke mata o Orochimaru e resolve ir atrás de seu irmão em busca de vingança, recrutando uma das equipes que mais gosto, o Time Hebi (depois chamado de Time Taka), com Juugo, Karin e Suigetsu. A busca por esses três membros é bem interessante, mostrando um pouco mais das instalações e bases que Orochimaru criou e sobre seus planos sobre experimentos em humanos com o selo amaldiçoado. Além de que o time possui uma dinâmica muito boa. E no fim tem uma das maiores, mais incríveis e mais importantes batalhas do anime inteiro: Sasuke vs Itachi. Todos sabemos que Sasuke não tinha chances e que ele só venceu porque Itachi estava morrendo, mas ainda assim o nível da luta é impressionante. O final é incrivelmente tocante ainda por cima.

8ARCO DA REUNIÃO DOS KAGES


Mangá: capítulos 454 até 483.
Anime: episódios 197 até 214 (Shippuden)

Até então a imagem dos Kages era envolta em mistério, sabíamos apenas que eram bem poderosos e foi só nesse arco que os conhecemos. Eu achei fantástico que de uma vez nos apresentaram os shinobi mais poderosos que cada aldeia e seus guarda-costas também muito fortes, porque, como eu já disse aqui no blog algumas vezes, adoro essa apresentação de múltiplos personagens (veja o tanto de listas de personagens que eu faço, e eu não faço ideia do motivo de gostar tanto disso). Muita gente reclama dizendo que esse arco mostrou que os Kages são fracos e isso os tirou do status de indestrutíveis que tinham antes. Eu discordo, considero os arcos da guerra bem mais degradantes para esses personagens. Colocar o Sasuke para enfrentar os Kages foi demais, então vimos seus poderes e seus ideais, tudo de uma forma muito coerente. Esse arco abrange ainda a sensacional luta do Sasuke contra o Danzou e o Kisame enfrentando Kira A e Killer Bee.

7ARCO DO GALANTE JIRAIYA


Mangá: capítulos 368 até 383
Anime: episódios 127 até 133

Um arco bem curtinho mas muito marcante. Ele começa com Jiraiya se infiltrando na Aldeia da Chuva para obter informações sobre o líder da Akatsuki. Nós ficamos tocados pelos flashbacks do passado de Jiraiya treinando os três órfãos daquela aldeia, Nagato, Yahiko e Konan. Esse é, aliás, o melhor flashback de todos e por mim renderia um novo anime spin-off que poderia ser incrível! Porém nem tudo são flores e esse arco ganha o título de mais emocionante, seja por essas lembranças ou pelo fato de que o Jiraiya MORRE! É uma luta bonita de se ver, com ele suportando bravamente os seis corpos de Pain de uma vez. E o fim é bem triste, com a morte mais "chorável" de todo o animangá.

6ARCO DA INVASÃO À KONOHA


Mangá: capítulos 116 ao 138
Anime: episódios 68 até 80

Ah, esse arco é sensacional! Ele apresenta uma das minhas lutas favoritas: Terceiro Hokage vs Orochimaru. Admito que assistindo esses episódios e pela apresentação que deram ao Orochimaru eu achei que ele seria o vilão definitivo da série, ele era bom demais! E vínhamos criando toda uma atmosfera de mistério sobre os poderes do Terceiro Hokage e finalmente vê-lo em ação foi bom demais. Todo o cenário de guerra, a traição do Kabuto, ver os ANBU em ação, essa junção de coisas torna esse arco bem impactante. Uma das coisas que não gostei foi a introdução ruim do Primeiro e do Segundo Hokage, acho que naquela época Kishimoto não tinha ideia de como teria que deixá-los poderosos, porque nesses episódios fica parecendo que só o Quarto Hokage é imbatível. Mas ainda assim as batalhas são muito boas (lembram-se do Shukaku enfrentando o Naruto e Gamabunta?) e essa história está marcada na nossa memória.

5ARCO DA MISSÃO DE SUPRESSÃO DA AKATSUKI


Mangá: capítulos 311 até 342
Anime: episódios 72 até 88 (Shippuden) 
 
Esse arco é um dos meus favoritos porque dá destaque a um dos personagens que mais admiro, o Shikamaru. Caso o nome esquisito esteja te confundindo, esse é o arco onde enfrentam o Hidan e o Kakuzu. Aqui nós encontramos as lutas mais elaboradas e as melhores estratégias, afinal só algo assim para conseguir derrotar dois oponentes aparentemente imortais. Temos muito destaque no Time 10, o que é legal já que sai um pouco do foco no protagonismo do Naruto, embora ainda o vejamos em vários momentos do arco treinando seu Rasen-Shuriken para usá-lo na conclusão. A morte do Asuma é o ponto mais triste dessa história, foi algo inesperado, mas entendemos sua serventia para o desenrolar da história. O andamento por aqui não é como nos outros arcos, ao invés de lutas desenfreadas uma atrás da outra há momentos calmos e reflexivos, principalmente para adotarmos o luto junto com Shikamaru. É um arco lindo, vale muito ver mais de uma vez.

4ARCO DE RESGATE DO SASUKE


Mangá: capítulos 172 até 238
Anime: episódios 107 até 135 (Clássico)

Me lembro de ver as lutas desse arco assim que descobri como achá-las na internet, porém quase nunca conseguia ver os episódios inteiros. Minha felicidade foi grande quando o SBT chegou nessa parte (lembro que eles transmitiam até o fim do arco de invasão de Konoha, depois voltava tudo pro começo e ficava nesse ciclo por meses). As lutas são, novamente, o ponto alto do arco. A equipe de shinobi da Folha liderados por Shikamaru e depois com ajuda dos Irmãos da Areia contra o Quarteto do Som. Só pra ter uma ideia, nesse arco vemos: Chouji mostrando o quão poderoso pode ser, Neji lutando pela primeira vez contra um inimigo que sabe seu ponto fraco (por isso ele estava sem toda aquela confiança), Shikamaru mostrando mais uma vez sua inteligência e Kiba e Akamaru se fundindo pela primeira vez.  E tem ainda um dos meus personagens favoritos, Kimimaro. Nenhuma luta de taijutsu foi tão linda quanto ele enfrentando Rock Lee (que logo depois parte para o Punho Bêbado, deixando tudo mais legal). E quando a gente pensa que não pode ficar melhor o arco culmina na luta entre Sasuke e Naruto no Vale do Fim, uma das lutas mais fantásticas que o animangá já mostrou! Aqui é o fim definitivo da vida de Sasuke como ninja da Aldeia da Folha e marca o término da fase Clássica (os arcos e episódios seguintes são fillers). Um fim digno.

3ARCO DO PAÍS DAS ONDAS


Mangá: capítulos 1 até 33
Anime: episódios 1 até 19 (Clássico)

Entra aqui também os primeiros capítulos, com a formação do Time 7. Esse é provavelmente o arco que mais assisti, não só porque eu o tinha em DVD ou porque repetia mais que A Lagoa Azul na TV, e sim por ser fantástico! Nenhum outro ponto (nem mesmo o final) mostra uma relação de amizade entre Naruto e Sasuke mais do que aqui, nos momentos onde os dois treinam juntos e quando enfrentam Haku, onde vemos sacrifícios de quem menos esperávamos, Sasuke. Tem um momento que me deixa arrepiado sempre, quando os habitantes da aldeia deixam de bater a porta na cara do Inari e saem para enfrentar os bandidos, mostrando o poder da união. Sério, é muito triste ver a Sakura chorando sobre o corpo do Sasuke. E, no fim, a cena emocionante entre Zabuza se redimindo como vilão após a morte de Haku. O diálogo dele caído ao lado do corpo de seu seguidor é de derrubar algumas lágrimas, vimos que até o demônio mais cruel possui um coração. Nesse momento eu entendi os valores que Naruto queria passar: amizade, união, redenção e muito mais. São os valores que tornam o animangá tão bom!

2ARCO DE ATAQUE DO PAIN


Mangá: capítulos 413 até 453
Anime: episódios 152 até 175, com os episódios 170 e 171 sendo fillers

Para muitos o arco que marca o fim de Naruto (para essas pessoas o anime não deveria ter continuado) não poderia ser ruim. E ele não é. Ficamos vendo várias tentativas de destruir Konoha e então o Pain chega e faz isso em alguns episódios. Antes de usar o Chibaku Tensei pra abrir um rombo onde um dia foi a vila ele e seus corpos causaram muito mais estrago, chegando a matar o Kakashi (aquela cena onde o nosso coração parou). É aqui onde vemos a Hinata no seu melhor momento de toda a série, ao defender Naruto. E não tem como deixar de mencionar o final do arco, onde Naruto, que um dia foi rejeitado e hostilizado por todos, é erguido para o alto pelos habitantes da aldeia como um verdadeiro herói. Tem muitos momentos excelentes, por isso é um arco para se ver mais de uma vez e apreciar cada um deles!

1ARCO DO EXAME CHUUNIN


Mangá: capítulos 34 até 115
Anime: episódios 20 até 67 (Clássico)

Sim, o segundo arco da história é o melhor de todos. Podemos nos lembrar dele pela fase na floresta ou pela prova, mas todos sabemos que o que torna esse arco tão especial são os combates diretos. Primeiro, os demais personagens que tanto amamos, os novatos, são introduzidos e começamos a ter uma ideia de suas habilidades, até que finalmente eles são colocados para brigar e temos as melhores lutas do mangá/anime inteiro, como Rock Lee vs Gaara e Naruto vs Neji, além de momentos memoráveis como o fim de Neji vs Hinata, o próprio fim de Lee vs Gaara e o Sasuke usando o Chidori pela primeira vez (que culmina na aterrorizante cena do Gaara vendo seu sangue pela primeira vez). E temos ainda a primeira (e bizarra) aparição do Orochimaru! Se for falar de peso na história não posso esquecer de citar que foi aqui que tudo mudou, pois foi o momento onde Orochimaru atraiu Sasuke com suas promessas de poder, dando origem a todo o desenvolvimento de mais da metade da hstória! Esse arco é um dos que eu assisti mais de uma vez, dezenas talvez, seja ele por inteiro ou algumas lutas aleatórias. Só mais um detalhe que contou bastante nessa lista: ao ver esse arco não bate uma nostalgia da infância assistindo na TV?

_ _ _ _ _

E aí, o que acharam? Eu sei que essa lista tem muito da minha opinião pessoal, por isso gostaria de ler o que vocês têm a dizer também!

Até a próxima postagem!

domingo, 19 de março de 2017

Personagens da Marvel Comics - Parte 17: Família Real dos Inumanos


Essa lista contém os principais inumanos, que também são os membros da Família Real!
Em um resumo rápido, os inumanos são uma raça criada pelos alienígenas kree a partir de experimentos em ancestrais humanos há milhares de anos atrás. Eles são capazes de desenvolver poderes quando são expostos à uma substância chamada névoa terrígena.



RAIO NEGRO
Blackagar Boltagon é o atual Rei dos Inumanos. Foi exposto à névoa enquanto ainda estava na barriga da mãe e ao nascer o seu choro causou um desastre tão grande que foi obrigado a ser criado em total isolamento dos demais. Ele só saiu desse refúgio após seu pai, o antigo rei, morrer. Nesse tempo Blackagar já havia aprendido a usar seus poderes e foi considerado digno de assumir o trono. O movimento de suas cordas vocais libera uma rajada devastadora de sua boca, por isso ele não pode falar ou emitir qualquer outro som vocal, a menos, é claro, em uma luta, onde seu poder o torna provavelmente o inumano mais poderoso que já existiu. Também é capaz de voar e fazer disparos de energia canalizadas por uma antena em sua testa.

MEDUSA
Medusalith Amaquelin é prima de segundo grau e esposa do Raio Negro, portanto, Rainha dos Inumanos. Ela visitava o primo no seu isolamento e os dois desenvolveram uma forma de comunicação, algo que aproximou os dois. Somente Medusa é capaz de entender completamente o que o Raio Negro quer dizer sem usar palavras, o que a torna também um tipo de intérprete do marido. Seu poder consiste em manipular os próprios cabelos, que são longos e resistentes. Ela os faz agir como tentáculos, são capazes de erguer cerca de uma tonelada e se esticar por longas distâncias, além de assumir outras formas que sua dona desejar. Em muitas situações, como atualmente, ela assume a liderança de toda a nação dos inumanos no lugar do rei.

KARNAK
Karnak Mander-Azur é filho de um padre com uma bióloga, ambos inumanos também. O casal teve medo de expor Karnak à nevoa terrígena e ele acabar desenvolvendo uma mutação que estragasse sua vida, então conseguiram autorização para enviá-lo a um templo. Lá Karnak estudou muitas coisas e saiu com as habilidades que possui: é muito inteligente, possui capacidades físicas superiores a dos humanos, reflexos ampliados e é capaz de controlar todas as funções do próprio corpo. Porém sua maior habilidade está na capacidade de enxergar fraquezas em coisas ou pessoas (sejam físicas ou psicológicas), o que lhe permite aplicar golpes sempre fatais ou desestabilizar o adversário apenas com palavras. Graças a isso ele ainda é capaz de prever movimentos.
GORGON
Gorgon Petragon é primo do Raio Negro e é o responsável pela organização e liderança das forças militares dos inumanos, como a guarda real. É membro da Família Real e quando está com eles age também como um guarda-costas dos demais. Após a sua mutação tornou-se superior a maioria dos inumanos no quesito força e desenvolveu pernas que em aparência são iguais as de um touro ou cavalo, incrivelmente fortes e que lhe permitem saltar por grandes distâncias, dar chutes potentes e correr mais rápido. Quando bate as pernas no chão ele cria terremotos realmente poderosos. Possui ainda um corpo incrivelmente resistente a danos e que, caso ferido, se regenera bem rápido.

CRISTALYS
Crystalia Amaquelin é a irmã mais nova da Medusa. Além de membro da Família Real ela foi escolhida pela irmã para ser a embaixadora dos inumanos. Foi exposta à névoa terrígena quando era criança e despertou poderes elementais. É capaz de manipular o ar, o que lhe permite criar vento e voar, a terra, podendo controlar vários tipos de rocha e minerais, a água, e isso inclui outros estados como o gelo, e o fogo. Desenvolveu ainda a capacidade de causar e controlar outros efeitos e fenômenos, como eletromagnetismo e a temperatura das coisas. Sua ligação com os elementos lhe permitem ainda perceber a origem das coisas a sua volta, sendo capaz, por exemplo, de dizer se uma amostra de terra pertence ou não ao lugar onde foi achada.

TRITON
Triton Mander-Zur é o primogênito de Mander e Azur, portanto, irmão mais velho de Karnak. Após sua mutação ele se tornou incapaz de respirar fora da água, só se usasse aparelhos e foi isso que assustou seus pais e fizeram com que eles poupassem Karnak da névoa. É um inumano com aparência reptiliana adaptada para o fundo do oceano, por isso possui muita força e é bem resistente para aguentar grandes pressões subaquáticas, o que o torna muito poderoso fora da água. Também é bem rápido e ágil e tem garras nas mãos e pés. Além de não conseguir respirar por muito tempo fora da água ele também desidrata muito rápido.

DENTINHO
Dentinho é o companheiro canino da Família Real dos inumanos. Sua origem não é conhecida, embora já tenha sido sugerido que ele recebeu os poderes com a névoa terrígena (seria o primeiro caso de animal a sofrer mutação com ela) ou que ele era um inumano que ao sofrer a mutação acabou virando um cachorro. Possui um nível de inteligência considerável e o poder de se teletransportar, sozinho ou com no máximo mais doze pessoas. De alguma forma ele consegue entender onde as pessoas querem ir quando lhe pedem para teletransportá-las, indicando que possui um sentido de localização bem avançado e ao que parece isso se deve ao seu faro.

MAXIMUS, O LOUCO
Maximus é o irmão mais novo do Raio Negro. Foi exposto à névoa ainda criança, mas escondeu seus poderes de todos. Tornou-se completamente insano com o passar do tempo, acredita que os inumanos são superiores a todos os demais e por isso devem governar toda a Terra e deseja mais que tudo assumir o trono de seu povo, tomando-o do seu irmão. Mesmo sendo louco ele ainda mantém um nível de inteligência extremamente elevado, com muita habilidade para construir equipamentos e máquinas usando peças simples. Geralmente está sempre equipado com diversos dispositivos que ele inventou, incluindo um capaz de gravar a voz destrutiva do irmão. Seu principal poder é o controle mental, sendo capaz de manipular mais que um ser ao mesmo tempo e fazê-los seguir o que ele quiser.

AHURA
Ahura Boltagon é o filho único de Raio Negro e Medusa. Ele nasceu na Terra e viveu por lá por um tempo, adotado por um casal humano. Após ser recuperado pelos inumanos e exposto à névoa terrígena ele desenvolveu poderes iguais aos do pai, porém sua mente começou a ser afetada e ele estava ficando cada vez mais louco, assim como o tio Maximus. Os poderes de voz hipersônica foram desaparecendo enquanto ele desenvolvia novos poderes, como habilidades telepáticas, controle de mente e seu poder mais terrível, o "olho da morte: a capacidade de matar qualquer ser que ele fixar o olhar. Também pode invocar seres fantasmagóricos e armas feitos de uma tipo de energia psíquica.

LUNA
Luna Maximoff é filha da Cristalys com o Mercúrio. Seu nome vem do fato dela ter nascido na Lua. Por muito tempo pensou-se que ela era o primeiro espécime Inhomo superior, ou inmutante, um híbrido de mutante com inumano. Entretanto anos mais tarde foi revelado que o Mercúrio não era um mutante de fato, tornando Luna uma híbrida inumano com humano, algo que é até comum.* Seu poder inumano é o de enxergar as emoções das outras pessoas como se fossem auras em torno de corpo. Essas auras assumem cores diferentes dependendo do que a pessoa está sentindo. Luna também é imune a ataques telepáticos e pode controlar mentes, de um jeito limitado já que ela não possui muito treinamento.

Observações:
Por conta dos direitos de cinema, os irmãos Mercúrio e a Feiticeira Escarlate tiveram suas origens mudadas recentemente. Os personagens possuem direitos cinematográficos na Marvel Studios, porém o termo "mutante" é da Fox Studios, por isso a MS não pode chamar os gêmeos de mutantes. Como o estúdio é ligado à editora Marvel Comics, eles puderam influenciar a mudança de origem nos quadrinhos. Wanda e Pietro deixaram de ser mutantes, e filhos do Magneto (que também pertence à Fox), para se tornarem resultado de experimentos, algo muito parecido com o que vimos no filme Vingadores: Era de Ultron.

_ _ _ _ _ 

Até a próxima postagem!