Postagens relacionadas

Recent

sábado, 21 de agosto de 2021

Estilo do Magnetismo - As Kekkei Genkai de Naruto

Continuando a série de postagens sobre as Kekkei Genkai de Naruto, essa é a segunda postagem no tema. Para acessar as outras veja no final da página. Vale lembrar que eu li Naruto nas edições da Panini, então eu chamo essas habilidades de "estilo", embora eu já tenha visto traduções como "liberação".


O Estilo do Magnetismo (Jiton) é uma kekkei genkai que provavelmente é gerada pela mistura dos elementos Vento e Terra. A possibilidade de ser essa mistura é porque o Quarto Kazekage domina água, vento e terra, e sabemos que vento e água dá Gelo e água e terra dá Madeira, então resta vento e terra.

É muito comum as bijuus trazerem uma kekkei genkai consigo, porém por muito tempo não vimos do que Shukaku, a bijuu de Uma Cauda, era capaz. Sabíamos apenas que os seus jinchuuriki eram capazes de controlar areia, mas nunca ficou diretamente relacionado a alguma kekkei genkai. Somente mais tarde foi revelado que ele possui o estilo do magnetismo intrínseco.


Quando Naruto ganhou o poder dos Seis Caminhos e das bijuus inclusive ele também se tornou capaz de usar essa kekkei genkai, chegou até a fazer um Rasengan magnético. Aqui vai uma curiosidade: no anime esse rasengan é azul, no mesmo tom que o azul do chakra, porém na versão colorida do mangá o Rasengan lembra bastante as cores do Shukaku, deixando mais do que claro que o poder veio dele.


Já vou comentar sobre a areia. Baseado nas habilidades dos jinchuuriki do Shukaku, o Terceiro Kazekage usou seu estilo do magnetismo para desenvolver o controle sobre areia de ferro, que ele domina para tomar diversas formas. Foi o primeiro que vimos usando a kekkei genkai, que ele conseguia usar mesmo depois de transformado em marionete por Sasori. Uma imagem dele com essa técnica está na capa da postagem. Em Boruto vemos que essa técnica foi passada adiante para Shinki, que também possui a kekkei genkai.


E aqui vem o que pode ser uma liberdade criativa, um erro conceitual ou apenas uma janela para vermos o jiton como uma técnica ainda mais poderosa. O fato é: como magnetismo controlaria coisas que chamamos de "não magnéticas", como areia? Bem, tudo é magnético, porém existem três tipos determinados quando você coloca um campo magnético (como um ímã): ferromagnéticos (que são atraídos pelo campo), diamagnéticos (que são repelidos pelo campo) e paramagnéticos (que no começo não reagem, mas se tornam atraídos pelo campo). Todo material pode ter as três formas, porém uma sempre se destaca acima das outras. O conhecimento comum que temos sobre ímãs e campos magnéticos, na verdade, é unicamente sobre ferromagnetismo. O ferro, por exemplo, é ferromagnético.

Mas e se o jiton se estender aos outros tipos? Isso explicaria como seus usuários conseguem controlar ouro e areia, que são materiais diamagnéticos. Só que isso abre espaço para uma variedade imensa de poderes que poderiam muito bem transformar essa na kekkei genkai mais poderosa que existe. Água é diamagnética, então um usuário poderia repelir qualquer pessoa (já que humanos são 70% água) ou ataques desse elemento. Terra também

Enfim, vamos deixar de divagar e ir ao que interessa. Não importa o motivo, o jiton permite a manipulação de areia, habilidade que Gaara tomou como sua principal fonte de ataque e principalmente de defesa.


Como essa habilidade de areia vinha do Shukaku, que era uma ameaça à aldeia, Rasa (o Quarto Kazekage) desenvolveu com o jiton o controle sobre pó de ouro como uma forma de combatê-lo. É curioso que, quando ele usa essa habilidade, seus olhos ficam com bordas escuras iguais as de Gaara, indicando uma proximidade entre esses poderes.


Na novel Gaara Hiden é revelado que Gaara herdou o estilo do magnetismo de seu pai (Rasa), logo ele também entra para a lista de quem possui essa kekkei genkai e deixa claro que ele não consegue apenas manipular areia, podendo ir para os outros materiais que foram citados acima. Imaginem se ele descobre os potenciais que discutimos, o quão poderoso ficaria...

E, por último mas não menos importante, tem o Toroi, que é o único usuário dessa kekkei genkai que não é da Aldeia da Areia, e sim da Aldeia da Nuvem. Talvez por não estar envolvido nessa cultura, ele usa o jiton de maneira diferente, na mais pura forma do magnetismo: controlando objetos magnéticos. Assim ele consegue atrair e mover como quiser todo tipo de arma ninja que é feita de ferro, principalmente shurikens e kunais, pode desviar a trajetória das que vierem no seu caminho e muito mais, não é a toa que ele foi considerado um ninja lendário a ponto de Kabuto lembrar-se de ressuscitá-lo.


_ _ _ _ _ 

Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário