quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Caverna Ryuuchi - Os três lugares lendários do senjutsu em Naruto

 No mundo de Naruto existem três lugares onde o poder da energia natural (senjutsu) é tão grande que se tornam especiais, e três deles foram por séculos inexplorados por humanos ao ponto de serem considerados lendários. São eles: a Caverna Ryuuchi, a Floresta Shikkotsu e o Monte Myoboku. Hoje exploraremos a caverna.


Esse tema foi mencionado em apenas um capítulo e pode ter passado despercebido por muita gente, então reuni todas as informações que consegui e coloquei aqui. Acontece que Boruto abordou um pouco também, o que forneceu algumas informações adicionais.

O nome original é Ryuchidou, a tradução pode ser algo como Caverna Terrestre do Dragão ou apenas Caverna do Dragão. Trata-se do lar das serpentes, onde nascem, crescem e treinam as serpentes usadas por shinobis em invocações após fazerem um pacto. Isso inclui Manda, a serpente invocada por Orochimaru, e Aoda, a invocada por Sasuke, por exemplo. Quem governa o lugar é a Hakuja Sennin, a Cobra Branca Eremita


Enquanto procurava pela origem dos poderes de Juugo, Orochimaru peregrinou por vários lugares e acabou encontrando a caverna. De fato, a origem do poder de todo o clã do Juugo (que envolve senjutsu) vem desse lugar, apesar de não ser explicado como exatamente isso aconteceu. Bem-vindo na caverna, Orochimaru tentou aprender senjutsu com Hakuja Sennin, mas não conseguiu desenvolvê-lo. Foi justamente por ter falhado nesse aprendizado que Orochimaru buscou subterfúgios para usar o poder natural, criando assim os selos amaldiçoados.

Muito tempo depois, já tendo absorvido Orochimaru, Kabuto conseguiu encontrar a caverna e também foi aceito como aprendiz por Hakuja Sennin. Diferente do seu mestre, Kabuto conseguiu aprender o senjutsu, assumindo aquela forma de serpente branca que vemos em suas últimas aparições. Itachi até fica surpreso quando descobre que Kabuto encontrou a Caverna Ryuuchi, provando que se tratava de um lugar muito difícil de encontrar mesmo.


Em Boruto é introduzido o conceito dos três desafios que precisam ser feitos por qualquer um que acha a caverna. Se a pessoa passar nesses desafios ela pode falar com Hakuja Sennin, mas caso falhe as serpentes tentarão devorá-la.


Futuramente vou abordar os outros três lugares e também fazer uma lista de serpentes!


Até a próxima postagem!

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Os Negadores de Undead Unluck

 Hora de mais um post sobre Undead Unluck! Mês passado fiz uma lista de personagens, hoje vou comentar sobre os Negadores (ou Negators), um dos principais conceitos do mangá.


Caso ainda não conheça a obra, a sinopse é a seguinte:

A história gira em torno de Fuuko, uma jovem amaldiçoada que traz azar para qualquer pessoa que tocar. Incapaz de viver depois de várias tragédias, ela decide acabar com a própria vida e é quando encontra Andy, um undead (basicamente um zumbi imortal), que sonha em ter uma morte épica. Disposto a usar os poderes de Fuuko para atingir essa morte, os dois se aliam. Só que uma misteriosa organização aparece para caçar os dois.


Antes de seguir, é importante fazer uma nota sobre tradução: apesar de muitos scans e páginas na internet usarem "negator", na tradução da Panini está "negador", então vou seguir com a versão brasileira oficial. Quanto ao nome dos poderes, eu vou traduzir da melhor forma que encontrar, mas vou apresentar o nome original para ficar claro como funcionam os nomes (que sempre começam com o prefiro "un-").

Os Negadores são pessoas que possuem o poder de anular certas leis do universo específicas para cada habilidade. Existem dois tipos de negadores: um que só pode usar o poder em si mesmo e outro que só pode usar em outras pessoas ou objetos (por meio de visão, toque, etc.). Também existem poderes que se ativam quando o usuário quer, outros que se ativam obrigatoriamente quando determinada situação é atingida e outros que estão sempre ativados.

Quando a habilidade desperta pela primeira vez ela sempre causa uma tragédia nos entornos do negador, muitas vezes matando pessoas próximas, que é o que coloca essas pessoas em caminhos diferentes de levar uma vida normal. E quando o negador morre o poder é imediatamente transferido para outra pessoa.

Os poderes conhecidos são esses:

  1. Unback (Não voltar): ainda não foi bem explicada, mas parece que o usuário consegue prender objetos dentro de ovos.
  2. Unbalance (Desequilíbrio): por meio do toque, o negador consegue anular o equilíbrio de pessoas, objetos ou construções, fazendo com que eles caiam.
  3. Unbreakable (Inquebrável): o usuário se torna capaz de criar objetos inquebráveis.
  4. Unburn (Não queimar): o usuário pode fazer um alvo ou uma área se tornarem imunes à combustão.
  5. Unchange (Não mudar): o negador faz com que qualquer objeto inanimado se torna incapaz de mudar de forma, com isso ele pode, por exemplo, impedir o ar de mover (criando uma barreira) ou impedir uma espada de quebrar (tornando-a capaz de cortar tudo), entre outras coisas.
  6. Unchaste (Impuro): após poses específicas, o alvo fica encantado pelo usuário.
  7. Undead (Não morrer): o negador se torna incapaz de morrer, todo o seu corpo é capaz de regenerar de qualquer tipo de ferimento, ele não pode nem mesmo envelhecer.
  8. Undecrease (Não diminuir): o usuário cria cópias infinitas em um conjunto de itens para que sua quantidade geral nunca diminua, como numa caixa de granadas ou carregador de metralhadora.
  9. Undraw (Não sacar): o usuário consegue impedir que o ato de "sacar" seja realizado, isso é, pode travar pessoas quando elas estão tentando tirar um objeto de outro lugar (uma mochila, um coldre, da cintura, etc.).
  10. Unfade (Não desbotar): torna o negador incapaz de sofrer os efeitos da idade, ele até envelhece no quesito mudar de aparências, porém não perde a condição física e mental e não pode morrer de velho.
  11. Unfair (Injusto): permite que o usuário copie o poder de outros negadores, desde que o negador o considere uma ameaça.
  12. Unfeel (Insensível): o negador consegue cancelar todos os próprios sentimentos e sentidos, podendo até mesmo impedir que sinta dor.
  13. Unforgettable (Inesquecível): a pessoa não consegue esquecer nenhuma experiência, informação ou evento que presenciou, lembrando até de coisas como a temperatura do ambiente em cada momento.
  14. Unhealthy (Não saudável): o usuário torna-se incapaz de ficar saudável, adquirindo todo tipo de doença que entrar em contato.
  15. Unjustice (Injustiça): olhando nos olhos do alvo, o negador consegue alterar a sua noção de justiça, praticamente controlando-o como quiser.
  16. Unluck (Azar): faz com que qualquer pessoa que toque a pele do negador adquira uma má sorte imensa, virando alvo de acontecimentos malucos como escorregar, algo cair na sua cabeça, sofrer um acidente, etc.
  17. Unmove (Imóvel): o negador consegue impedir que seu alvo, pessoa ou objeto, fique incapaz de mover.
  18. Unrepair (Não reparar): o usuário faz com que qualquer ferimento se torne impossível de curar, tornando o menor dos machucados fatal.
  19. Unruin (Não arruinar): também é um poder que faz com que o usuário se torne imune a danos, podendo se regenerar de vários tipos de ferimento, porém não garante que fique imune à morte.
  20. Unseen (Invisível): todo o corpo do usuário e tudo que ele considera sua propriedade (como as roupas) se tornam invisíveis.
  21. Unsleep (Não dormir): torna o negador incapaz de dormir, o que pode levá-lo a morrer de exaustão.
  22. Unstoppable (Imparável): o negador consegue se mover em altíssimas velocidades, só parando quando seu corpo sofre alguma mudança drástica (como quebrar um osso).
  23. Untell (Não contar): o usuário se torna incapaz de se comunicar por qualquer meio que envolva seu corpo (voz e gestos, por exemplo).
  24. Untouchable (Intocável): como um poder compulsório, ele faz com que tudo se afaste do usuário por meio de uma barreira invisível.
  25. Unknown (Desconhecido): faz com que tudo que o usuário faz, desde seus movimentos até sua fala, passem despercebidos pelos outros a sua volta.
  26. Untrust (Não confiar): faz com que qualquer tipo de previsão advinda de outra habilidade não se concretize.
  27. Untruth (Inverdade): o negador se torna capaz de alterar a consciência do alvo, fazendo-o mudar de ação.
  28. Unavoidable (Inevitável): quando o usuário entra em pose de ataque ele assume o controle dos músculos do alvo, fazendo com que seja impossível qualquer forma de defesa (é possível parar um ataque desse jeito também).


_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

sábado, 18 de novembro de 2023

Os Quatro Sábios em Shuumatsu no Valkyrie

Em Shuumatsu no Valkyrie somos introduzidos ao conceito dos Quatro Sábios. Eles não são exatamente um conceito original do mangá, então vamos entender exatamente do que se trata!


Em 1885, o japonês Inoue Enryo estava para se formar no curso de filosofia quando criou um evento chamado Cerimônia da Filosofia, onde apresentou o conceito dos Quatro Sábios. Tratava-se de um título para aqueles que ele considerava os quatro maiores filósofos de todos os tempos: Sócrates, Buda, Confúcio e Kant.

Em um livro de 1957, outro filósofo, Karl Jaspers, apresentou uma lista muito semelhante de grandes filósofos: Sócrates, Buda, Confúcio e Jesus (esse inclusive é o nome do livro). Ou seja, ele trocou Immanuel Kant por Jesus.

Assim, em Shuumatsu no Valkyrie o conceito é apresentado com os quatro selecionados por Jaspers, mas muito na ótica do que Enryo descreveu. Nunca foi explicado em algum conteúdo extra, mas provavelmente os autores do mangá devem ter entrado em contato com trabalho de Enryo e tirado inspiração daí. Vamos conhecê-los:

Sócrates:

Sócrates foi um filósofo grego (ateniense) que nasceu por volta de 470 a.C.. O que se sabe sobre ele vem dos registros de seus alunos notórios, com Platão, o que não cobre toda sua vida e por isso ele ainda é uma figura bem misteriosa. É considerado um dos fundadores da filosofia ocidental antiga, que é justamente o que Sócrates representa dentro dos Quatro Sábios.



Buda:

Sidarta Gautama foi um príncipe de onde hoje é o Nepal, mas ele renunciou à essa posição e à todas as suas riquezas para peregrinar pelo mundo espalhando seus ensinamentos em busca de acabar com o sofrimento das pessoas, o que teria o levado à uma condição de iluminado (Buda). Seus ensinamentos são a base do budismo, que se espalhou principalmente por vários impérios e reinos na região da Índia, o que torna Buda um dos maiores expoentes da filosofia indiana.



Confúcio:

Confúcio foi um filósofo chinês que nasceu por volta de 551 a.C., em um período em que a China passou por um grande florescimento de ideias. Os trabalhos de Confúcio abrangiam várias áreas (valores pessoais, moralidade, justiça, política, etc.), tanto que suas ideias deram origem ao confucionismo, que é um sistema de pensamento tão amplo que é muito difícil classificar como uma coisa só: é uma religião, uma tradição, um guia de como governar, de como tratar as pessoas, de como viver e filosofar, e por aí vai. Dentro dos quatro sábios, representa a filosofia chinesa.



Jesus:

Jesus foi um pregador que nasceu por volta do ano 2 a.C., onde hoje fica Israel. Considerado o filho de Deus, um profeta e salvador há muito aguardado, ele se tornou um líder religioso com seus ensinamentos que muitas vezes quebravam as tradições antigas, gerando um novo movimento com ideias que viriam, depois da sua morte, a servirem de base para o cristianismo, a religião com mais adeptos no mundo atual. Nos quatro sábios ele representa a filosofia ocidental moderna.




Para quem ficou curioso, Immanuel Kant foi um filósofo prussiano nascido em 1724 que se tornou um dos maiores nomes do iluminismo, uma filosofia centrada na razão como base para discutir outros problemas. Ele seria o representante da filosofia ocidental moderna, sendo substituído por Jesus.


No mangá, Sócrates, Confúcio e Jesus aparecem como torcedores na luta de Buda. Como vocês devem ter visto na descrição acima, além de filósofos alguns deles são grandes figuras religiosas e foi para evitar polêmicas que Sócrates, Confúcio e Jesus não apareceram no anime! Eles só existe no mangá mesmo. Já com Buda, como ele era um dos lutadores, não teve jeito e foi preciso colocá-lo no anime, o que, é claro, gerou BASTANTE polêmica e críticas.



É isso, espero que tenham gostado desse post mais diferenciado!


Até a próxima postagem!

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Membros dos X-Táticos - Personagens da Marvel Comics: Parte 157

 Parte 156 (Estudantes do Instituto Xavier) - Parte 158 (Inimigos do Capitão América na Era de Ouro)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com alguns membros dos X-Táticos!

O time foi formado como uma imitação do X-Factor, só que voltado para ser um produto televisionado, como um reality show. Mas por conta de direitos autorais, o time foi rebatizado para X-Táticos, então é possível que você veja essa equipe com dois nomes por aí.


ANARQUISTA

Tike Alicar foi criado por pais adotivos que eram brancos, gerando nele uma grande dúvida sobre quem era. Em sua inocência, achando que estava sujo, resolveu lavar e esfregar a própria pele várias vezes (o que se tornaria um comportamento obsessivo-compulsivo), que foi quando descobriu seus poderes. Primeiramente ele se mostrou capaz de gerar um suor ácido, acumulando-o em grande quantidade ele pode gerar explosões que corroem tudo ao alcance, e depois também conseguiu gerar um suor adesivo como cola. É um membro fundador e líder dos X-Táticos, por muitas vezes se irritou quando os produtores tentaram inserir novos membros ou trocá-lo da liderança, além de que já gerava brigas ao usar o fato de ser negro para tentar atrair mais atenção na mídia.

FALECIDA

Moonbeam era uma aspirante a atriz, porém teve sua carreira interrompida quando foi assassinada por um companheiro ator. Porém ela é uma mutante com o poder de regenerar seu corpo independente do dano tomado, não importa se ela tenha sido até desintegrada, então retornou a temo de se vingar do ator. Ela também é capaz de se comunicar com qualquer tipo de célula morte e controlar partes de seu corpo que estiverem decepadas. Após seu período no X-Táticos, Falecida trabalhou com o Doutor Estranho e muito depois foi chamada para ser professora na Academia Estranha.

ÓRFÃO

Guy Smith despertou seus poderes ainda jovem, ele possui todos os sentidos muito mais aguçados que qualquer humano. Isso veio com um efeito colateral: sua pele está constantemente irritada, o que lhe causa uma dor constante. Depois de perder os pais em um incêndio ele passou a viver em lares adotivos tentando de tudo para amenizar a dor, como meditação. Graças a tanto sofrimento, sempre mantém uma arma guardada para se matar em uma roleta russa. A dor só passou graças ao Professor Xavier, que conseguiu para ele um traje capaz de suavizar suas sensações. Mesmo assim e mesmo tendo se tornado um membro importante dos X-Táticos, Guy continuou profundamente depressivo, mantendo a arma. Atualmente usa o nome Senhor Sensitivo.

DOOP

Doop é uma criatura de origem misteriosa com uma vastidão de poderes: ele é bastante inteligente, seu cérebro possui uma infinidade de informações (que beiram a onisciência), pode fazer disparos psiônicos e bloquear sua mente contra ataques telepáticos, é capaz de abrir buracos em seu corpo onde tudo que é colocado vai para outra dimensão, regenera seu corpo por completo e revive caso morra, e ainda por cima aprendeu a fazer algumas magias (incluindo uma forma própria e única). Além disso, pode quebrar a quarta parede, sabendo que está em uma história em quadrinhos, e pode até sair das margens dos quadrinhos. Tudo isso só colabora para torná-lo uma figura completamente misteriosa, confusa e inusitada. Entrou para os X-Táticos como a pessoa responsável pelas filmagens, mas já integrou os X-Men e ajudou os Vingadores.

VIVISECTOR

Myles Alfred é um especialista em literatura e até possui uma carreira paralela como escritor. Seu poder mutante o permite se transformar em um tipo de lobisomem, com garras e presas afiadas e capacidades físicas sobre-humanas. No começo essa transformação era desencadeada por fortes emoções, como na primeira vez, que foi causada por bullying na faculdade (e ele acabou machucando essas pessoas). Depois de um tempo, Myles aprendeu a controlar quando a transformação acontece. Esteve em todas as versões dos X-Táticos, se aposentou para focar em escrever e depois ainda voltou para mais uma formação.

VAI NESSA

Edith "Edie" Sawyer despertou seus poderes bem cedo e teve alguns problemas familiares, como ao descobrir que seu pai biológico não era aquele que cuidou dela por anos, e depois quando engravidou aos 15 anos. Por conta disso ela fugiu de casa logo depois de ter a filha. Seu poder mutante a permite se teleportar para qualquer lugar que imaginar, com o efeito colateral de que ela fica sonolenta logo depois e precisa dormir para se recuperar. Quanto mais longe, mais tempo dormindo é necessário. Ela tenta driblar essa adversidade com café e estimulantes, porém isso só deixa seu poder mais instável. A pele azul é outro efeito colateral.

VAI NESSA

Katie Sawyer é filha de Edie, só que por conta da gravidez precoce ela acabou sendo criada como irmã da própria mãe. Ela só descobriu a verdade depois da morte de Edie, quando a Falecida procurou Katie e usou seus poderes para fazer o espírito de Edie conversar com ela. A mãe revelou tanto a verdade sobre sua maternidade quanto sobre Katie ter herdado seu gene-X. E justamente no dia seguinte os poderes de Katie se manifestaram, sendo exatamente os mesmos de Edie, incluindo a pele azul. Com isso, substituiu a mãe na equipe usando o mesmo codinome.

ADIPOSO

William Robert Reilly teve uma infância muito pobre e se meteu em várias atividades criminosas. Quando seus poderes mutantes se manifestaram ele sequer percebeu. Isso porque seu poder é o de fazer inchar ou diminuir seu tecido adiposo, ou seja, seus depósitos de gordura. Com isso ele pode aumentar de tamanho por completo ou em partes específicas uma de cada vez. Graças a esses poderes ele pôde combater o crime (antes mesmo de entrar nesse time) e ganhar dinheiro suficiente para dar uma boa vida para sua família.

VÊNUS DEE MILO

Dee Milo descobriu seus poderes da forma mais trágica possível. Ela é inteiramente feita de energia, sem qualquer forma física definida, e quando esse poder emanou pela primeira vez ela acabou matando sua família. Graças a uma roupa especial dada pelo Professor Xavier ela consegue ter um corpo normal, pois sua forma energética fica inteiramente contida dentro do traje (que tem o formato humanoide). Esse poder também a permite se teleportar e parece que ela possui uma dimensão própria para onde pode ir ou enviar coisas. É uma adição posterior dos X-Táticos, entrando no lugar da Vai Nessa.

HENRIETTA HUNTER

Henrietta Hunter era uma jovem que tinha o sonho de se tornar muito famosa, o que aconteceu por um tempo, até ela morrer eletrocutada por um microfone. Depois de pouco tempo sua alma retornou ao corpo e assim ela renasceu, despertando seus poderes mutantes. Ela possui habilidades bem variadas, depois de renascer parece que não precisa mais de oxigênio e comida, seu corpo se tornou mais resistente, ela se tornou capaz de falar com espíritos e pode sentir a emoção de outras pessoas. O fato de ser uma artista famosa aumentou seu papel de superstar dentro dos X-Táticos.




_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Mais membros da Liga da Justiça Sombria

Parte 156 (Mais membros da Academia Legião) - Parte 158 (Inimigos do Batman na Era de Ouro)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com mais alguns membros da Liga da Justiça Sombria!

Lembrando que já existe uma primeira parte com membros da LJS, uma com membros do Pacto das Sombras e uma com grandes magos da DC, que são bons complementos a esse post. O Vingador Fantasma e o Espectro não são membros da Liga, mas eu resolvi colocá-los aqui porque eles grandes aliados e compartilham times com vários outros membros (Brigada dos Encapotados, Sentinelas da Magia, Quintessência, Pacto das Sombras, etc.).


VINGADOR FANTASMA

O Vingador Fantasma é uma entidade mística e religiosa muito misteriosa, com várias possíveis histórias de origem: em uma delas ele é um anjo caído, em outra é um humano de tempos bíblicos que foi punido por Deus, ou também alguém que sobreviveu à destruição do universo anterior e veio parar no atual. Nas versões mais modernas ele é Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus e que foi punido por isso. É imortal e possui um conhecimento em magia praticamente infinito, podendo fazer quase qualquer coisa com feitiços. Isso o tornou um especialista em magia que atuou em diversas questões, desde desmascarar charlatões até enfrentar entidades cósmicas; ora pode estar nas ruas enfrentando criminosos, ora pode estar em outro universo caçando criaturas interdimensionais.

ESPECTRO

Aztar é o espírito da vingança, um dos mais importantes agentes d'A Presença na Terra, sendo o responsável por entregar um julgamento divino a quem merecer. Existem várias versões do que ele era antes de assumir essa posição, a principal é a de que ele era um anjo que se rebelou contra os Céus junto com Lúcifer, mas logo depois se arrependeu honestamente e foi perdoado. Ele age na Terra por meio de um hospedeiro, entre eles já houve Jim Corrigan, Hal Jordan e Crispus Allen. Como um agente d'A Presença, possui uma quase-onipotência, ou seja, ele pode fazer tudo o que quiser, porém tem algumas poucas limitações, como a obrigação de obedecer as leis divinas e as ordens d'A Presença.

JIM CORRIGAN

James "Jim" Corrigan era um detetive da polícia de Gotham, conhecido por ser muito duro contra criminosos. Certa vez ele foi capturado por um mafioso, colocado em um barril com concreto e jogado em um rio, o que levou à sua morte. Seu espírito ficou cheio de raiva e ele implorou a quem ouvisse que faria de tudo para trazer justiça e vingança contra aqueles criminosos. Ele foi ouvido por uma presença divina que o trouxe de volta à vida, porém ligado a Aztar, tornando ambos no Espectro. Jim passou anos como hospedeiro do espírito da vingança e quando essa ligação acabou ele continuou agindo como detetive, só que dessa vez em casos paranormais.

PANDORA

Pandora nasceu cerca de 8 mil anos atrás, na antiga Macedônia. Certa vez ela estava procurando por comida quando encontrou um misterioso artefato no formato de um crânio e o abriu. O item era o que viria a ser chamado de Caixa de Pandora, onde o Ciclo da Eternidade (um conselho de deuses e magos extremamente poderosos) havia guardado os Sete Pecados Capitais. Com os pecados libertos o mundo estava condenado à devastação. Pandora foi então julgada pelo Ciclo como uma das maiores transgressoras da humanidade, tornando-se parte da Trindade do Pecado (ao lado de Judas e um homem misterioso), sua punição foi viver eternamente viajando pelo mundo e vendo toda a desgraça que ela liberou. Foi uma das figuras centrais nos eventos do Ponto de Ignição e posteriormente descobriu que, na verdade, tanto para abrir a caixa quanto para ajudar o Flash, ela foi manipulada por alguém muito poderoso por trás das cortinas, o Doutor Manhattan.

QUESTÃO

O Questão possui uma origem desconhecida justamente por consequência do seu passado. Ele é um dos três na Trindade do Pecado, alguém que cometeu algo tão terrível no passado que foi punido pelo Ciclo da Eternidade. Ao que tudo indica ele foi um dos primeiros usuários de magia na Antiguidade. Quando estava para ser punido, ele ameaçou os magos do Ciclo dizendo que retomaria seu poder e destruiria todos eles, então teve como punição ser completamente esquecido: sua identidade, memória e até rosto foram apagados para sempre. Assim ele passou a viver para sempre vagando pela Terra atormentado pelo mistério da sua identidade e procurando respostas que foram apagadas para sempre. Atualmente age como vigilante e não tem nada a ver com a identidade de vigilante assumida por Vic Sage.

MONSTRO DO PÂNTANO

Levi Kamei nasceu na Índia, mas mudou-se ainda jovem para estudar biologia nos Estados Unidos. Depois de formado, passou a trabalhar para uma grande companhia e graças a sua nacionalidade foi enviado para a Índia como porta-voz de uma apropriação de terras pela empresa, o que gerou protestos dos moradores. Em um desses protestos, seu pai foi baleado pela polícia, o que fez sua mãe realizar um ritual que acabou afetando Levi. Atormentado por sonhos confusos, Levi descobriu que era o novo hospedeiro do Verde, a força mística das plantas. Ele é capaz de se comunicar com todo tipo de planta e manipular suas propriedades, como emanar venenos ou fazer crescer vinhas, mas ainda está aprendendo a controlar esses poderes e seu papel como novo avatar de tal força tão poderosa.

BLOODWYND

Bloodwynd, cujo nome verdadeiro nunca foi revelado, é descendente de um grupo de pessoas escravizadas. No passado, esse grupo usou magia para criar um artefato chamado Gema de Sangue, usando-o para matar seu senhor. A gema passou a ser passada entre os descendentes do grupo até chegar em Bloodwynd. Por algum tempo um demônio chamado Rott prendeu Bloodwynd na gema e controlou o Caçador de Marte para se passar pelo herói, então por muito tempo pensou-se que Bloodwynd era capaz de mudar de forma e usar poderes psíquicos. Na verdade, ele é um usuário de magia, o que de certa forma o permite usar vários efeitos diferentes. Nas versões atuais ele possui uma origem diferente, com poderes vindo da chuva de Lázaro, e seu nome é Raphael Arce.

ENFERMEIRA PESADELO

Asa é um demônio com poderes mágicos focados em cura. Ela é capaz de curar todo tipo de ferimento e doença, seja de origem biológica, psicológica, espiritual ou mágica. Além, é claro, que sabe usar magias para efeitos variados, como voar e controlar elementos. Essa sua função de praticar uma medicina mágica e curar qualquer um é como um juramento seu. Depois de ajudar o Vingador Fantasma com um ferimento causado pela Lança do Destino, o que acabou soltando sua alma do corpo, Asa se tornou uma grande aliada e entrou para a Liga da Justiça Sombria. Também é uma aliada do esquadrão Suicida.

EXTRAÑO

Gregorio de la Vega, em sua primeira origem, foi um dos escolhidos pelo guardião do universo Herupa Hando Hu e a zamorana Nadia Safir para ganhar poderes, pois eles queriam gerar uma nova raça mais evoluída a partir dos humanos. Gregorio era apenas um mágico que usava truques em shows e de repente ganhou capacidade de magia de verdade. Nas versões mais recentes ele é um mago completo que age como vigilante, trabalhando com o Meia-Noite.

MENTO

Steve Dayton nasceu com um pequeno nível de poderes psíquicos. Como ele era um inventor genial e um dos homens mais ricos do mundo com acesso a vários recursos, conseguiu construir para si um capacete que ampliavam esses poderes ao ponto de se tornarem realmente úteis. Ele é capaz de usar telepatia e telecinese, voar e pode até controlar mentes. Antes o capacete causava nele uma grande paranoia e contribuía para chances de demência, mas a Ravena o ajudou a bloquear esses efeitos. Um dos motivos para construir esse capacete foi impressionar a Mulher-Elástica, o que funcionou: os dois se casaram e ele se tornou membro da Patrulha do Destino. Nas versões mais modernas ele é membro da Liga da Justiça Sombria.



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

sábado, 11 de novembro de 2023

O que torna o fim de Shingeki no Kyojin ruim?

 Fiz esse post lá na página do Instagram e rendeu algumas boas discussões, então resolvi trazer para cá. O tema é simples: o que torna o fim de Shingeki no Kyojin ruim? Separei alguns pontos importantes para esclarecer a minha opinião sobre isso:


Ideias boas, execução péssima

Várias ideias no final são boas e inevitáveis (tudo caminhava para aquilo mesmo), por isso há momentos memoráveis e eu entendo quem gostou. Porém para a maioria dos casos a execução é péssima e eu culpo duas coisas: a pressa e a falta de habilidade de Hajime Isayama para escrever algo que não seja mistério/terror. 

Mistério vira furo de roteiro

Isayama deixou várias coisas em aberto quando se trata dos Caminhos e do poder dos titãs. Até aí tudo bem, nem tudo precisa ser explicado. Porém quando essas lacunas são usadas como elementos cruciais na história (como o contato com os antigos portadores), aparece o deus ex machina (evento que acontece sem preparação/razão) e a falta de explicação se torna furo de roteiro. E isso acontece muito.

A banalização do genocídio

Parece que Isayama quis construir uma dualidade entre Eldia e Marley, um cenário em que ninguém estava certo e que haveria debates sobre cada posicionamento. Só que ele não soube escrever isso. Passamos dezenas de capítulos acompanhando os personagens de Paradis e quando Marley é mostrada só ficamos com mais raiva deles. Para corrigir isso, Isayama fez Eren recorrer a medidas drásticas e de moral inquestionável (leia-se genocídio).

Isso fez com que muitos leitores ficassem do lado de Eren (se você faz parte desse lado, repense sua moral, sério). Com medo de ter colocado muito peso de um lado, começa a banalização das ações do Eren, como se o que ele fez fosse só uma decisão ruim. Com isso, Armin, a pessoa mais racional entre os protagonistas, solta a frase mais absurda da história dos mangás: “obrigado por se tornar um assassino em massa pelo nosso bem”.

O roteiro é ruim

Diante de tanta incoerência e furos de roteiro, o autor não conseguiu transmitir os sentimentos que provavelmente estavam em sua cabeça, então Isayama apelou para técnicas de roteiro dignas dos piores escritores. Os personagens começam a verbalizar ideias e sentimentos, as falas são bobas e expositivas e todos os personagens começam a agir fora de seus arcos em prol da história terminar.


A motivação do Eren

Não existe nada de errado com Eren se tornar um vilão (Death Note e Code Geass mostram como isso é possível), eu acho até corajoso essa desconstrução e o caminho até aqui. O problema é que as motivações dele não são bem definidas: ora ele fala em liberdade, ora em pôr fim ao ciclo do ódio, de repente ele está sendo manipulado por Ymir e em um momento ele diz com todas as palavras que não sabe o motivo daquilo que está fazendo. 

E isso não parece coisa de um personagem em conflito. Parece que o autor não sabe o que está fazendo... ele criou um genocida, mas ficou com medo de deixá-lo 100% mal, então apelou para motivações tortas e explicações cheias de furos. Às vezes ele é um monstro, mas de repente age como humano (como ao chorar por Mikasa). 

O amor de Ymir

Isso aqui chega a ser ofensivo (e até o próprio Eren diz que é difícil acreditar). Dizer que Ymir amava o rei que fez todo tipo de coisa ruim com ela é simplesmente desprezível. Sabem por que uma ideia tão escabrosa foi usada? Porque foi o único jeito que Isayama encontrou de colocar uma ligação entre passado e presente, trazendo a história até Eren e Mikasa. De novo o roteiro péssimo em ação.

A despedida de Jean e Connie

Como parte dessa pressa, temos a despedida de Jean e Connie quando eles estão prestes a se transformarem em titãs. É uma cena bonita e aceitável, porém exatamente um capítulo depois a transformação é desfeita, arruinando qualquer impacto emocional da despedida. É um exemplo da falta de consequências, de como cenas boas são arruinadas pelo final apressado.


O Eren pombo

Eu sei que é uma piada a forma como as pessoas tratam o Eren pombo, mas eu encaro como o símbolo definitivo de tudo que é ruim nesse final: roteiro mal escrito, exposição demais, falta de pulso firme na hora de escolher se Eren era vilão ou não, simbolismo fraco, personagens traindo seus próprios arcos, pressa, falta de conclusões, etc.. 

Ah, e essa cena é horrorosa mesmo.



Não se esqueçam de seguir a página @universoanimanga lá no Instagram!


Até a próxima postagem!

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Poderes e técnicas do Bartholomew Kuma em One Piece

  Na série de Poderes e Técnicas em One Piece o personagem de hoje é o Bartholomew Kuma, aproveitando as revelações em alta do seu flashback nos capítulos atuais



Habilidades

Com base nas aparições de Kuma é um pouco difícil definir exatamente o que é uma habilidade natural dele e o que foi adicionado pelas modificações que o tornaram um ciborgue.

De toda forma, ele é bastante resistente e forte graças ao seu tamanho e constituição (o que parece derivar da sua raça, os bucaneiros, com ampliação das modificações). Nos flashbacks descobrimos que semanalmente ele absorvia as dores de outras pessoas para si mesmo e fez isso por anos desde a juventude, demonstrando um grande vigor. Também é bastante inteligente e manipulador. 

Vale lembrar que derrotou os Piratas do Chapéu de Palha duas vezes, e embora eles estivessem feridos e cansados de outros combates, Kuma os obliterou lutando sozinho.

As modificações que o tornaram um ciborgue blindaram seu corpo e ele é incapaz de sentir dor. Além disso, ganhou uma arma poderosíssima, que é um canhão de laser na sua boca.

Equipamento

Nunca foi visto usando algum equipamento.

Akuma no mi

Kuma comeu a Nikyu Nikyu no Mi, a Fruta da Palma, que transformou a palma das suas mãos em almofadinhas de urso. Com essas palmas ele pode empurrar o que quiser com um simples toque e na velocidade que quiser. O uso para isso é bem variado: ele pode rebater ataques, mover pessoas e objetos, enviar qualquer coisa para longas distâncias (até outras ilhas), pode empurrar ar comprimido e gerar ondas de choque, e muito mais. Um dos usos mais úteis é o de empurrar a si mesmo, o que na prática funciona quase como um teleporte para grandes ou pequenas distâncias.

A habilidade de empurrar vai mais além ainda, pois Kuma consegue fazer isso com coisas que não são físicas, como dor e cansaço. Assim ele pode tirar a dor e cansaço de alguém transformando-os em uma pata voadora, mas isso precisa ser absorvido por alguém, se não volta para a pessoa de quem foi tirado.


Haki

Nenhuma demonstração explícita de haki foi mostrada por parte dele, pois as habilidades mais básicas são cobertas pelas suas modificações: a blindagem como haki do armamento e os sensores como haki da observação.

Técnicas

Pad Ho

Canhão de Pressão

Kuma empurra o ar, gerando ondas de choque que devastam tudo no caminho, causando dano tanto em pessoas quanto construções.


Tsuppari Pad Ho

Canhão de Pressão do Impulso Golpeante

É uma variação do Pad Ho em que Kuma fixa seus pés no chão e usa o ataque com a palma da mão múltiplas vezes, gerando como se fosse uma metralhadora de patas feitas de ar comprimido em várias direções.


Puni

Esmagar

É um movimento de defesa em que Kuma usa a palma da sua mão para repelir ataques, sendo eles físicos ou de energia.


Ursus Shock

Impacto do Urso

Kuma cria uma imensa bolha no formato de pata, depois a comprime até um tamanho que cabe na sua mão e a joga na direção do alvo. O que acontece depois é como uma bomba: o ar descomprime e se expande com tanta velocidade que empurra tudo em volta, devastando construções e causando um impacto imenso em pessoas. É um ataque forte o suficiente para incapacitar Oars Jr., um gigante ancestral de 60 metros de altura com corpo encouraçado.



_ _ _ _ _


Para ver todos os personagens que já analisei nessa série clique aqui.


Até a próxima postagem!

sábado, 4 de novembro de 2023

Rabbit (Coelho) - Individualidades em Detalhes


Nome original:
Rabbit

Tradução: Coelho

Usuário: Rumi Usagiyama (Mirko)

Tipo: Mutante

Alcance: próximo


Descrição e uso

Essa individualidade concede para Mirko algumas características de coelho adaptadas para seu corpo humano. A principal delas é as pernas incrivelmente fortes e hábeis, o que a permite saltar grandes distâncias e alturas e dar chutes fortíssimos.

Mirko também possui longas orelhas que a permitem ouvir muito melhor que qualquer um, podendo detectar o que quiser e perceber a aproximação de pessoas apenas por sons, por mais baixos que sejam. Seu faro também é bastante desenvolvido.


Limitações e fraquezas

Até o momento nenhuma desvantagem foi apresentada, assim como nenhuma fraqueza específica.

Técnicas

Luna Ring

Anel Lunar

Mirko gira no ar (como uma estrela) e dá chutes nos seus alvos.


Luna Fall

Queda Lunar

É um golpe de cima pra baixo que pressiona o alvo contra o chão com extrema força.

Luna Tijeras

Tesoura Lunar

Esse golpe é letal e foi demonstrado apenas contra um Nomu (o que torna um pouco menos grotesco do que se fosse contra um humano). Mirko agarra a cabeça do alvo entre suas pernas e faz força o suficiente para arrancá-la, como se as pernas fossem uma tesoura. Para completar, parte do movimento ela usa para esmagar a cabeça contra o chão.


Luna Arc

Arco Lunar

Chute frontal formando um arco diretamente no alvo.

Luna Rush

Investida Lunar

Sequência de chutes diretos no alvo.


_ _ _ _ _


Para ver todas as individualidades já analisadas clique aqui!


Até a próxima postagem!