sábado, 26 de fevereiro de 2022

Estilo Calor - As Kekkei Genkai de Naruto


 O Estilo Calor (Shakuton) é uma kekkei genkai derivada da mistura dos elementos Fogo e Vento. Com esse poder é possível controlar o calor, que se manifesta na forma de uma luz alaranjada (ou esbranquiçada, em alguns episódios).

Pakura, da Aldeia da Areia, é a única detentora conhecida dessa kekkei genkai. Como uma ninja lendária, ela se mostrou muito eficiente no seu uso. Ela criava esferas de calor que variam a depender do episódio: em algumas elas se parecem com bolas de fogo, em outras parecem pequenos sóis (no mangá ficamos com essa segunda aparência).


O importante é que seu uso é bastante cruel: Pakura consegue usar o calor para evaporar toda a água do corpo de seus adversários, transformando-os em cascas secas, o que deve ser uma forma horrível e dolorosa de morrer. 


O seu ataque mais poderoso é feito juntando várias dessas esferas de calor, formando uma esfera de tamanho gigante que realmente lembra um sol. Pouco depois, essa esfera explode, incinerando tudo ao seu redor. Infelizmente vimos apenas usos nesse sentido, então não dá para ter ideia do alcance dessa kekkei genkai.


Vários episódios depois da aparição de Pakura, Naruto e Sasuke usaram uma técnica que foi nomeada como sendo do Estilo Calor, porém que nada tem a ver com a kekkei genkai. O nome foi dado pelo Quarto Hokage, que o escolheu simplesmente por ser uma técnica que combinava o Rasenshuriken de vento do Naruto com o estilo de fogo de Sasuke (tecnicamente, das chamas negras do Amaterasu).


_ _ _ _ _ 

Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Dica do Mês: Thermae Romae


 Se você está procurando por alguma obra descontraída e esquisita, a dica desse mês é pra você. 

Thermae Romae é um mangá que foi lançado de 2008 a 2013, criado por Mari Yamazaki. Ele tem uma adaptação para anime esperada para esse ano de 2022. Por incrível que pareça, teve até uma adaptação para filme live-action ANTES do anime, o que é bem raro. Na verdade, existem dois filmes live-action.

Cena do filme live-action

O mangá segue a história de Lucius, que é um arquiteto de termas na Roma Antiga. Ele está enfrentando uma fase ruim, já que os seus contratantes estão infelizes e não aceitam suas novas ideias. Tudo muda quando ele está em uma terma e encontra um buraco embaixo d'água. Seguindo por esse buraco, Lucius sai em outra terma, mas no Japão dos dias atuais. Com tudo que aprende nos dias atuais, ele consegue voltar para Roma e revolucionar a construção de termas.

Aqui no Brasil, que é um país bem quente, não estamos muito acostumados com essa cultura de termas, mas ela é fortíssima no Japão, que além de ser bem frio é um país com forte atividade vulcânica, por isso há termas naturais para todo lado. Os romanos também tinham essa cultura, por toda Roma havia várias casas de banho com uma tecnologia impressionante, como todo um sistema de distribuição e troca de água.


Thermae Romae é uma história bem despretensiosa e que traz vários elementos de comédia, muitas coisas bem malucas misturadas com a viagem no tempo e esse choque de culturas que fica bem engraçado. Ele é bem curtinho, tem apenas seis volumes, mas traz tanta coisa que torna uma leitura bem proveitosa.

A Editora JBC publicou todos os volumes (em edições lindonas) e você pode conferir nas bancas ou no seu site. E o anime deve chegar pela Netflix.

Até a próxima postagem!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Poderes e técnicas da Charlotte Linlin, a Big Mom


 Há muito tempo que eu queria falar sobre os poderes de Charlotte Linlin, a Big Mom, principalmente porque muita gente acha que ela é uma fracote se comparada à pessoas como Kaido e Shanks. Se você acredita nisso, chegou a hora de repensar seus conceitos!

Habilidades

Linlin já nasceu superpoderosa. Com apenas 5 anos ela já tinha força maior que a de um gigante, podendo derrubar um gigante adulto sem dificuldade. Quando cresceu essa força só aumentou, ainda mais com o seu tamanho colossal, o que se manifesta nos seus socos e puxões capazes de derrubar dinossauros, castelos e navios.

Outra característica incomparável é sua resistência física. A sua pele é praticamente invulnerável a qualquer tipo de ataque mesmo sem usar haki, ela aguenta tiros de canhão e ataques cobertos de haki como se fossem nada. Nem mesmo a exposição à kairoseki abala essa dureza. Seu vigor também é absurdo, ela consegue lutar por horas usando os poderes no máximo e apanhando de todos os lados.

Ainda criança, destruiu uma vila inteira de gigantes (que muito provavelmente tinham poderes e estavam armados) sem sofrer sequer um arranhão. 

Quando ela entra no seu estado alterado, normalmente por ficar com vontade de comer alguma coisa específica e não querer, todas as habilidades são ampliadas e mantidas fora de controle.

Por fim, ela é capaz de destruir objetos e arremessá-los para longe com apenas um grito, só que ela só usa isso involuntariamente quando está desestabilizada. Isso pode ser uma manifestação de seu haki do rei, que veremos mais adiante.


Akuma no Mi

Linlin comeu a Soru Soru no Mi, a Fruta da Alma, que a permite controlar a alma de outras pessoas. Na verdade, ela controla almas que ela toca, normalmente puxando elas do corpo de outro ser, a partir daí a alma fica na forma de bolinhas brilhantes. Ela pode puxar pedaços, o que reduz o tempo de vida do alvo, ou tirar a alma toda de uma vez, matando imediatamente a vítima.


Ela é capaz de colocar pedaços de alma em objetos inanimados, o que os torna vivos. Vimos três tipos de criaturas transformadas com essas almas:

As encarnações possuem uma forma bem genérica, são capazes de falar e de usar a técnica Soul Poucos, com a qual tomam pedaços da alma de pessoas.

Os homies são a maior criação de Big Mom, tanto que eles habitam todo e cada ponto de sua ilha. Eles são feitos colocando pedaços de alma dentro de objetos inanimados, dando-lhes vida, a capacidade de falar e andar. Já vimos objetos, plantas, comida e até os doces gerados pela Pero Pero no Mi ganhando vida.


E os homies especiais são criados com pedaços da alma da própria Big Mom, por isso são muito mais poderosos. Conhecemos quatro: as nuvens Zeus e Hera, o chapéu Napoleon e a bola de fogo Prometeus.

Seres vivos podem receber pedaços de alma, mas isso apenas os torna mais fortes, ao que tudo indica não aumenta o tempo de vida. E não é possível colocar alma em um corpo que já foi vivo, ou seja, é impossível ressuscitar os mortos com o poder dessa fruta.

Vimos recentemente que ela pode colocar pedaços de alma nos próprios ossos, fazendo com que eles se regenerem depois de quebrados.


Armas

Big Mom apareceu usando um revólver apenas uma vez, depois disso todas as suas armas são os homies especiais.

O homie mais usado é Napoleon, o seu chapéu que se transforma em uma espada. Com isso ela mostra habilidades de espadachim, ampliadas por conta de seu tamanho avantajado.

Zeus e Hera são duas nuvens com as quais ela consegue montar para voar e se mover em alta velocidade. As nuvens também são capazes de disparar raios. Hera é uma homie especial criada posteriormente e com mais atenção, então ela faz tudo isso muito melhor que Zeus.

E Prometeus é uma bola de fogo voadora capaz de realizar ataques com chamas.


Haki

Ela é uma das poucas pessoas que conseguem usar todos os três tipos de Haki. O seu haki da armadura é um dos mais poderosos já vistos, provavelmente ampliado pela já alta resistência física que ela possui.

Mas o seu maior trunfo é um haki do rei poderosíssimo e que ela controla muito bem. Enquanto a maioria usa o haki do rei imbuído em suas armas (como Kaido, Roger, Oden, etc.), Linlin é vista usando-o em seus próprios punhos! Não que os outros não consigam fazer isso, mas ao menos ainda não vimos explicitamente (até onde me lembro, somente Luffy e sua sandália indestrutível que usaram haki do rei sem armas).


Lista de técnicas

Algumas das técnicas da Big Mom são nomeadas com bases em divindades, porém a forma como é escrita em japonês permite que o nome signifique outra coisa, que irei colocar na tradução. Outros nomes usam palavras em alemão, o que vem do passado em Elbaf (que possui inspiração germânica e nórdica).

Vamos começar com a técnica que usa apenas o Napoleon:

Ikoku

Nação Poderosa

É um golpe com a espada Napoleon emitindo uma onda de choque cortante muito poderosa e com longo alcance, podendo até fatiar uma ilha.


Agora vamos para as técnicas que exigem diretamente o uso da Soru Soru no Mi:

Soul Pocus

Mundos dos Almas

É a técnica mais básica de Big Mom, com a qual ela mexe diretamente na alma do alvo. Ela pode tirar pedaços da alma de seres vivos, com isso tirando anos de vida (um valor que ela consegue controlar precisamente). A única fraqueza é que essa técnica não funciona em pessoas que não se sentem intimidadas pelo usuário.

A partir do Soul Pocus ela cria os demais homies, com os quais as outras técnicas surgem.

Técnicas com Zeus:

Raitei

Raio

Linlin segura Zeus com uma de suas mãos e aplica um golpe direto com ela, que é acompanhado por uma descarga elétrica para ampliar o dano do soco.


Indra

Tambor Poderoso

Um disparo de raio direto na direção do alvo.


Tenman Daijizai Tenjin

Deus do Trovão Tenjin

Zeus se une às nuvens que já existem e começa a disparar raios para todos os lados, gerando uma enorme tempestade. Mesmo sendo vários, Zeus consegue controlar cada raio para mirar nos lugares que quiser.


Técnicas com Prometeus:

Heavenly Feuer

Fogo dos Céus

Assim como o Raitei, só que usando Prometeus: ela segura o mini sol nas mãos e aplica um soco, gerando uma explosão de fogo com o impacto.


Heavenly Bonbon

Doces dos Céus

Prometeus começa a cuspir várias bolas de fogo como se fosse uma metralhadora.


Stolen Feuer

Fogo Roubado

Prometeus avança na direção dos alvos como se fosse uma rajada de fogo, queimando tudo que estiver no seu caminho.


Técnicas com Hera:

Fulgora

Trovão Sísmico

Hera dispara um raio em linha reta que atinge o alvo causando uma explosão imensa, mais poderosa que qualquer outro ataque de Zeus.


Agora vamos para as técnicas mais gerais ou que combinam os poderes dos homies:

Cognac

Lâmina Imperatriz

Napoleon modifica o seu tamanho e forma, ficando maior e mais larga. Ao mesmo tempo, Linlin mescla ele com Prometeus, transformando-o em uma longa espada de fogo capaz de cortar e queimar tudo que toca.


Hahaba

Lâmina da Destruição

Depois de usar o Cognac, Linlin dá um ataque direto usando a espada coberta de chamas.


Haha no Hi

Lâmina das Chamas Maternas

Um poderoso ataque de cima para baixo usando Napoleon e Prometeus na forma Cognac.


Hakai

Mar Supremo

Ataque em combinação com Kaido. A participação de Linlin nele é usando a sua espada no modo Cognac para contribuir na energia devastadora arremessada numa única direção.


Maser Ho

Rugido do Canhão de Luz

Um dos ataques mais poderoso de Big Mom, porque une o poder de Napoleon, Hera e Prometeus, mesclando raios, chamas e o movimento da lâmina para gerar um canhão de laser com alto poder perfurante.


Mama-Raid

Linlin combina Hera com Napoleon para dar um golpe de espada extremamente destrutivo.



_ _ _ _ _


É isso por enquanto, em breve atualizarei com mais informações que forem saindo!

Já fiz essa série de poderes e técnicas com os seguintes personagens de One Piece:


Até a próxima postagem!

sábado, 19 de fevereiro de 2022

10 curiosidades sobre Momo Yaoyorozu de Boku no Hero Academia



 Momo Yaoyorozu é a minha personagem favorita de Boku no Hero Academia, por isso decidi que ela seria a próxima a ser abordada na série de 10 curiosidades!

Vamos lá!

1. Ela é uma das três personagens mais inteligentes da obra

Nos databooks oficiais de Boku no Hero Academia são publicadas as fichas de habilidades dos personagens, com ranks de vão de 0 a 5. No quesito inteligência, Momo tem nota 6. Ou seja, ela ultrapassa o limite! Isso indica que ela tem uma inteligência descomunal, não apenas acima da média, como muitos pensam.

Só outros três personagens possuem 6/5 em inteligência: All Might e o diretor Nezu.


2. Seu passatempo favorito é ler

Já que a sua individualidade, Criação, exige que ela tenha conhecimento químico e físico dos materiais que vai criar, ela precisa ter uma vasta disponibilidade de informação. Por isso o seu passatempo favorito é ler, principalmente se forem enciclopédias.


3. Sua ligação com as bonecas russas

Já se perguntou por que Momo quase sempre cria aquelas bonecas russas sem motivo? É quase uma ligação emocional: essas bonecas foram as primeiras coisas que ela conseguiu criar perfeitamente com a sua individualidade.


4. Sabe tocar piano

Sua inteligência também se demonstra em grande habilidade musical: ela sabe tocar piano. Essa é mais uma evidência de como a sua família é bastante rica, afinal pianos são instrumentos musicais caríssimos e normalmente pessoas da alta sociedade aprendem instrumentos desse tipo (pianos, violinos, etc.).

No evento musical da U.A. vemos ela tocando teclado, provavelmente um conhecimento derivado.


5. Entrou para a U.A. com recomendação

Assim como em faculdades pelo mundo todo, a U.A. aceita a inscrição de alunos por meio de recomendação. Momo foi uma delas, indicando que sua família possui amizades com heróis profissionais bem renomados.

É por isso que não a vemos fazendo o exame de admissão, já que com a recomendação ela entra direto. Shoto Todoroki é outro aluno que entrou por recomendação.


6. Não pode criar coisas vivas

Foi estabelecido que Momo consegue usar sua individualidade para criar materiais orgânicos, como madeira. Então surgiu a dúvida: ela pode criar coisas vivas?

O autor do mangá, Kohei Horikoshi, precisou explicar e deixar bem claro que ela NÃO consegue criar coisas vivas.


7. Sua individualidade originalmente não seria dela

Kohei Horikoshi também já afirmou que ele pensou na Criação como sendo de um herói profissional. Porém ele mudou de ideia, porque achou que seria mais interessante deixar uma individualidade tão poderosa nas mãos de alguém inexperiente.

Com certeza ele estava certo.


8. É uma das poucas personagens com movimentos de suporte

Repare como os movimentos especiais dos alunos da U.A. sempre são de ataque. Só o Hanta Sero que tem um de defesa (onde ele cobre a área com fita para prender os inimigos como uma teia de aranha). Já Momo é a única que possui um movimento especial focado em suporte.

Esse movimento se chama "Bolsa da Sorte da Yaoyorozu", onde ela cria um canhão que arremessa bolsas cheias de itens úteis para seus aliados.


9. É uma das poucas personagens que quebra a quarta parede

Quebrar a quarta parede é quando o personagem faz algo como se reconhecer como um personagem de  ficção, falar com o leitor e coisas do tipo. Em Boku no Hero alguns personagens fazem isso, como Bakugo.

Momo faz isso uma vez, quando comenta que a explicação da individualidade de Mirio demorou apenas três páginas.


10. Possui variações de uniforme

É bem raro na obra um personagem modificar o seu uniforme de herói (o Deku faz isso, mas ele é o protagonista). O uniforme da Momo é bem controverso, apesar de explicado que ela deixa tanta parte de fora porque precisa tirar os itens que cria pela pele, uma explicação que nem todo mundo engoliu bem.

Até esse momento e até onde lembro, ela já apresentou três variações do uniforme, como você pode ver na imagem abaixo:



Deixe recomendações de personagens que você quer ver por aqui, vale qualquer anime!

Até a próxima postagem!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Inimigos do Homem-Aranha III - Personagens da Marvel Comics: Parte 122





Lista com a terceira parte dos inimigos do Homem-Aranha!

As duas primeiras listas tinham os vilões mais famosos, agora vamos entrando no hall de personagens mais desconhecidos. Para ver a primeira clique aqui, e para a segunda clique aqui.

Falando de inimigos do Homem-Aranha, estou devendo algumas postagens específicas, como uma sobre os Herdeiros (lá da história do Aranhaverso) e uma sobre todos os Duendes Macabros, por exemplo. E ainda tem, pelas minhas contas, mais três listas com inimigos variados do Aranha. Fiquem tranquilos que elas devem chegar em breve.


ROSA

Richard Fisk é filho de Wilson Fisk, o Rei do Crime, com sua esposa, Vanessa. Quando criança, ele foi enviado para a Suíça para estudar e se manter longe de quem pudesse querer vingança contra o Rei do Crime. Lá, Richard treinou tanto mente quanto corpo, tornando-se bom de luta e bastante inteligente. Quando ele descobriu que seu pai tinha caído, ele decidiu que tomaria o seu lugar, então fingiu a própria morte e surgiu nos Estados Unidos usando a identidade de Planejador. Após idas e vindas, Richard mudou de nome para Rosa Sangrenta e depois Rosa, tudo para camuflar seu nome de verdade. Além de comandar vários negócios às escondidas, ele já chegou até a ser o líder de unidades da H.I.D.R.A..

SPENCER SMYTHE

Spencer Smythe era um inventor que procurou J. Jonah Jameson para apresentar sua mais nova invenção: o Esmaga-Aranha. Tratava-se de uma armadura robótica feita exclusivamente para derrotar o Homem-Aranha. O herói acabava sempre escapando de qualquer coisa que ele criasse, então Spencer foi ficando cada vez mais obcecado em capturá-lo, criando todo tipo de robô e montando planos mirabolantes. Ele foi o único vilão a usar a fraqueza do Homem-Aranha: uma substância chamada cloreto de etila. Também chegou a descobrir a identidade do herói, mas pensou que foi enganado. Sua obsessão o levou à morte, pois ele foi envenenado após anos de exposição à um elemento radioativo que ele usava na fabricação dos robôs.

ESMAGA-ARANHA

Alistair Smythe é filho de Spencer. Quando o pai morreu, ele herdou as invenções e a obsessão em capturar o Homem-Aranha, com o adicional de sentir ódio pelo herói, achando que ele foi o responsável pela morte do pai. Em um de seus ataques, Alistair acabou ficando paralítico. A partir daí ele começou a fazer não só os robôs, como também armaduras para ele próprio usar e continuar andando. Por fim, criou um exoesqueleto que mesclava tecnologias mecânicas e orgânicas, como uma carapaça de inseto, que lhe dava superforça, invulnerabilidade, capacidade de escalar e armas embutidas, em especial garras afiadas.

RATTUS

Edward Whelan cresceu com um pai muito abusivo, o que o deixou com severas crises de autoconfiança a ponto dele sentir aversão por si mesmo. Assim, fugiu de casa e foi morar nas ruas, onde acabou sendo sequestrado pelo Barão Zemo. O vilão o usou como cobaia de vários experimentos liderados por Arnim Zola, um deles (com genes de rato) deu resultado e Edward tornou-se um híbrido de rato. Ele ganhou várias habilidades e reflexos sobre-humanos, com garras afiadas e dentes capazes de roer qualquer coisa. Acabou fugindo e passou a viver nos esgotos, onde várias vezes entrava em conflito com o Homem-Aranha. Por conta de sua baixa autoestima, ele frequentemente era manipulado e usado como capanga. O vilão Arcade chegou a aplicar nele um soro que o permitia se multiplicar rapidamente, quase como clonagem, tudo isso para que Edward se tornasse um capanga ideal para a perfeita caçada de Kraven.

BESOURO

Janice Lincoln é filha de Lonie Lincoln, o mafioso Lápide, que não foi um pai muito presente em sua vida. Ainda assim, Janice achava muito emocionante o estilo de vida do pai, por isso logo foi pelo mesmo caminho. Quem deu a primeira chance foi o Barão Zemo, que buscava capangas para derrotar o novo Capitão América (Bucky). Ela ganhou uma armadura criada pelo Consertador que foi baseada na do primeiro Besouro (Abe Jenkins), então ela seguiu com o codinome. Tornou-se inimiga do Homem-Aranha quando integrou uma formação do Sexteto Sinistro.

HOMEM-LOBO

John Jonah Jameson Jr. é o filho do jornalista J. Jonah Jameson e um dos mais jovens astronautas da NASA. Em uma de suas missões no espaço, ele foi exposto a um vírus desconhecido e ganhou força, agilidade e resistência ampliadas. Por influência do pai, John usou esses poderes para tentar se tornar um herói, começando por enfrentar o Homem-Aranha. Mas logo os poderes foram embora. Posteriormente, em uma missão na Lua, ele descobriu uma misteriosa pedra lunar que fazia ele se transformar em lobisomem sempre que exposto aos raios da Lua. Essa transformação já foi e voltou várias vezes, ele sempre tenta se livrar da pedra, mas ela sempre acaba sendo trazida de volta por alguém. Certa vez ele até foi transformado por uma substância criada por Alister Smythe. Atualmente ele tenta se reconciliar trabalhando com equipes que lidam com problemas sobrenaturais, especialmente contra vampiros.

MESTRE DOS ROBÔS

Mendel Stromm era um inventor que trabalhava para a Oscorp, sendo o responsável por grande parte do desenvolvimento tecnológico da empresa. Porém Norman Osborn sempre roubava o crédito, até que Mendel decidiu se vingar: ele construiu vários robôs para derrotar o parceiro. Porém o Homem-Aranha sempre estragava seus planos, até que uma vez Norman tentou matar Mendel, atirando nele. Apesar do Aranha ter impedido Norman, a tensão por ter ficado muito próximo da morte fez com que Mendel tivesse um ataque cardíaco, morrendo logo em seguida. Só que, antes de morrer, o inventor tinha criado um robô idêntico a ele com todas as suas memórias, assim sempre haveria alguém para continuar criando máquinas capazes de caçar e matar não só Osborn, como também o Homem-Aranha.

FOGO-FÁTUO

Jackson Arvad era um cientista que trabalhava em um laboratório derivado da Corporação Roxxon. Quando algo deu errado, houve uma explosão e Jackson acabou atingido por energias que desfizeram todas as ligações entre suas moléculas. Tecnicamente ele foi desintegrado, mas logo percebeu que conseguia reagrupar as moléculas para formar seu corpo outra vez. E com o tempo ele dominou o controle sobre as próprias moléculas, podendo se rearranjar para ficar mais denso (tornando-se invulnerável, superforte, etc.) ou menos denso (o que o permite voar e atravessar objetos sólidos), entre outras habilidades. Um outro poder que ele desenvolveu foi o de hipnotizar pessoas com um brilho que sai de seu peito. Com tantas habilidades, Jackson decidiu se vingar de tudo e todos.

ESQUIVO

Jalome Beacher era um engenheiro químico trabalhando no laboratório de uma empresa. Ele desenvolveu um material tão liso que tinha nenhum atrito, ou seja, ele desliza em absolutamente tudo. Porém, antes que ele pudesse anunciar o produto, a empresa foi comprada e o laboratório fechado pelo novo chefe. Então Jalome decidiu fundar sua própria empresa, mas precisava de dinheiro, por isso criou um traje feito do seu material para cometer roubos. Com esse traje, ele pode deslizar sobre qualquer coisa, além de ficar impossível de ser agarrado, as teias do Homem-Aranha nem conseguem grudar nele. Somente algumas pequenas áreas, como a palma das mãos, são aderentes, assim ele pode segurar coisas (e aí que ficam seus pontos fracos).

MASSACRE

Marcus Lyman era um negociador da bolsa de valores em Wall Street, onde trabalhava junto com sua esposa. Certo dia, um cliente insatisfeito por ter perdido suas finanças graças àquela empresa, deixou um carro-bomba na frente da agência, que explodiu e matou a esposa de Marcus. Além disso, Marcus ficou com estilhaços na cabeça, penetrando o seu cérebro de um jeito que mexeu severamente com suas emoções, tornando-o incapaz de se conectar com pessoas. Assim, ele virou um assassino impiedoso que não se importa com ninguém. Na época em que Marcus aterrorizou a cidade, o Homem-Aranha estava sem seu sentido aranha, o que o levou a ser baleado pelo vilão.


_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!