Postagens relacionadas

Recent

sábado, 29 de janeiro de 2022

Estilo Vapor - As Kekkei Genkai de Naruto


O Estilo Vapor (Futton) é uma kekkei genkai que mistura os elementos Fogo e Água para gerar vapor, que é o estado gasoso de qualquer substância líquida. Normalmente imaginamos que o vapor é somente água no estado gasoso, porém vale para outras substâncias (existe vapor de gasolina, por exemplo) como veremos adiante.

Mei Terumi foi a primeira a mostrar uma habilidade dessa kekkei genkai, que poderia ser entendido como uma derivação do seu Estilo Lava, porém logo de cara foi explicitamente dito que era de um estilo diferente. Com seu jutsu ela liberou pela boca uma nuvem de vapor ácido, com capacidade corrosiva tão grande que conseguiu danificar o Susanoo de Sasuke. Isso mostra que o estilo pode funcionar com o vapor de outras substâncias, não apenas água, já que nesse caso vimos a forma gasosa de um ácido.


Mas as maiores demonstrações vieram de vapor de água mesmo. Kokuo, a bijuu de cinco caudas, tinha o chakra desse estilo. Como consequência, o seu jinchuuriki Han da Aldeia da Pedra também dominava Futton. Ele usava o controle de vapor em conjunto com uma armadura. Essa armadura tinha uma fornalha nas costas, que mantinha água sendo aquecida para gerar vapor, isso me deixou confuso, porque dava a entender que Han não criava vapor, apenas o manipulava. Esse fato nunca foi explicado.

Enfim. O vapor ocupa muito espaço, por isso se alguém o deixa preso ele se mantém em alta pressão, basta abrir um buraco para sair com bastante força. Esse é o conceito que Han usa: sua armadura possui vários buracos e ele controla por onde o vapor sairá, usando a pressão dessa fuga para ampliar a força e velocidade de seus golpes, gerando um estilo de taijutsu único. Ele até usou o vapor para propulsionar seu próprio corpo em alta velocidade como uma locomotiva.


Em episódios fillers de Naruto Shippuden e na novel Sasuke Shinden apareceu um personagem chamado Futsu, que domina essa kekkei genkai. Ele também usa vapor corrosivo, igual à Mei. Na novel ele é da Aldeia da Folha, mas no anime ele é da Aldeia da Nuvem, sem qualquer conexões com a Aldeia da Névoa, o que indica que a kekkei genkai está espalhada pelo mundo, diferente de muitas outras (lembrando que tudo desse personagem é filler).


_ _ _ _ _ 

Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

3 comentários:

  1. Uma pena que esse Estilo praticamente não seja muito visto na obra. Muito menos explicado kk Kishimoto falha nisso.
    Mas foi informativo saber que ácido e até gasolina possam ter forma gasosa. Significa que poderia existir até um jutsu Futton explosivo, talvez?

    Esquisito terem mudado a Aldeia desse último usuário de Futton. Sequer lembro dele! Apareceu em Boruto ou em um OVA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um personagem que soubesse controlar vapor explosivo seria bem apelão, porque vapor entra em praticamente qualquer lugar só se espalhando pela área.
      O Futsu aparece em um mini arco do Shippuden que se passa depois que acaba a adaptação do mangá original. O último episódio seguindo o mangá é o 479, o que o Futsu aparece é o 485 (onde eles adaptam essa novel Sasuke Shinden).

      Excluir
    2. Ah sim, sinceramente eu nem lembrava mais kkk Vou procurar pra reassistir, só por curiosidade.
      Vlw pela indicação e pelo post!

      Excluir