terça-feira, 3 de maio de 2022

Raças de Shuumatsu no Valkyrie

 Como uma forma de parte 2 da postagem sobre o universo de Shuumatsu no Valkyrie: Record of Ragnarok chegou a hora de falar sobre as raças que existem nesses mundos!

Obviamente vou começar pelos deuses, que atualmente ocupam o mais alto posto, governando o universo. Eles vivem no plano superior, o Valhalla, embora alguns habitem o submundo (Helheim),  como é o caso de Hades (que está lá para governá-lo). E deuses são imortais por natureza. Isso não quer dizer que eles não possam morrer, porém essa morte está mais para um "desaparecimento", pois deuses não possuem alma. Quando um deus morre, ele vai para um plano de esquecimento chamado Niflhel.


Os deuses se dividem em panteões, com cada panteão sendo venerado por uma ou mais civilizações e povos. Cada panteão tem um deus supremo, que encabeça e representa seu grupo de deuses nos conselhos que costumam reunir todos os panteões quando é preciso tomar alguma decisão importante.

Mas nem sempre o universo foi dos deuses, eles só chegaram aonde estão após destronarem os titãs em uma grande guerra. A decisão final dessa disputa ocorreu em um torneio, a Titanomaquia, que acabou com a vitória dos deuses após o mais poderoso dos titãs, Cronos, ser derrotado por Zeus.

Vamos aos titãs. Como citado, eles foram os governantes do universo antes de perderem o torneio da Titanomaquia para os deuses. Os titãs parecem bem mais selvagens e monstruosos, com uma sociedade inteiramente baseada em força e poder. Como também eram imortais eles não morreram após a derrota, simplesmente foram presos em uma parte do Helheim chamado Tártaro. Eles ficaram lá por incontáveis anos até serem libertados pelo deus Adamás, que queria usá-los como seu exército contra os deuses, mas na guerra que se seguiu os titãs perderam de novo e voltaram para a prisão, onde estão até hoje.


E existem os mortais, ou humanos, que habitam Midgard e foram criados pelos deuses a pelo menos 7 bilhões de anos. A maior diferença deles para as outras raças é que possuem uma alma imortal habitando corpos mortais. Quando um humano morre a sua alma é levada para outro plano, as almas boas vão para o Valhalla, mas quando a pessoa quebrou as regras dos deuses a sua alma vai para Helheim. Quem faz esse serviço de levar as almas são as valquírias, por isso elas são bem ligadas à humanidade.

As almas que vão para o Valhalla assumem a forma do que é chamado de "idade dourada", ou seja, eles ficam com a aparência da melhor época do mortal. Por isso os guerreiros continuam no seu auge físico mesmo tendo morrido idosos, por exemplo. 


No mangá nunca ficou muito claro qual a linha que separa humanos, semideuses e humanos que viraram deuses. Buda, por exemplo, nasceu humano mas é considerado um deus, tanto que estava na lista de deuses que lutariam no Ragnarok. Hércules é um semideus, filho de um deus com uma humana, porém também é classificado como deus. O meu palpite é que Buda atingiu um estado de iluminação tão grande que foi alçado à categoria de deus, enquanto Hércules, por ser um semideus, já nasceu com habilidades divinas (sua superforça) e só esperou a hora de morrer para se juntar aos deuses de fato.

Um pouco parecido com os humanos são os gigantes, só que eles são maiores e mais selvagens. Eles são mais reconhecidos na cultura nórdica, por isso acredita-se que venham de um reino chamado Jotunheim (embora esse fato venha da mitologia, não do universo estabelecido no mangá).

E, por fim, temos os demônios, os nativos do Helheim. São criaturas monstruosas, naturalmente malignas e que parecem ter como objetivo enfrentar os deuses, mas não diretamente e sim roubando deles as almas. Para isso é preciso corromper os mortais para que eles quebrem as regras divinas.


Em capítulos recentes surgiu uma figura chamada Chiyou, que foi chamado de deus demônio. Então fica a dúvida se ele é um demônio de uma escala maior ou realmente uma nova raça que mistura características de deuses com demônios. Ou ainda quem sabe apenas um demônio tão poderoso que é venerado pelos demais. O que sabemos mesmo é que ele era venerado por humanos como se fosse um deus.


Outra figura confusa é Belzebu, que na cultura abraâmica é um demônio, mas que aparece na lista de deuses do Ragnarok.

Aparentemente existem tipos variados de demônios, como os asura que estão presentes na cultura hindu. Mas é difícil saber se, de fato, são uma classe diferente ou simplesmente nomes variados que as culturas ao redor do mundo deram para o mesmo tipo de criatura. Aliás, eu nem tenho certeza se os asura apresentados podem ser considerados demônios no universo do mangá, pois como Shiva e Rudra buscavam derrotar todos os deuses e eles acabaram enfrentando asuras, pode ser que asuras sejam deuses também.


Até a última postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário