Postagens relacionadas

Recent

sábado, 26 de março de 2022

Estilo Madeira - As Kekkei Gankai de Naruto


O Estilo Madeira (Mokuton) é o derivado da mistura dos elementos Água e Terra. Ele é, até agora, o elemento com mais variações de uso, por isso prepara-se para uma postagem longa e detalhada. Também é o elemento mais complexo, porque pare para pensar: terra é composta de minerais, água é inanimada, fogo é só energia, mas madeira vem de seres vivos! Madeira é, essencialmente, árvore cortada! Vocês já vão entender onde esse pensamento vai levar.

Vamos começar pelo mais básico porque depois isso vai complicar. O uso mais simples do Mokuton é para criar pequenas estruturas de madeira, como vigas, colunas e construtos (como clones e barreiras). Algumas vezes essas vigas comportam-se como tentáculos, conseguindo agarrar e prender outras pessoas.

Usuários mais habilidosos conseguem fazer estruturas bem complexas de madeira, indo desde prisões até casas inteiras, indistinguíveis de uma casa normal feita por pessoas parte por parte. Já vimos Yamato criando várias casas ao mesmo tempo, praticamente uma aldeia surgiu do nada com casas bem bonitas que surgem do chão. Perguntar como é possível essas casas já estarem pintadas seria implicar, então não vou fazer isso, assim como não vou encrencar com aquela prisão que o Yamato fez que tinha itens de ferro (que ficou famosa em memes na internet).


Em um uso mais avançado, o shinobi consegue invocar árvores inteiras, com folhas e tudo. Como folha não é madeira, a minha hipótese é que o Mokuton controla ÁRVORES, já que árvore pode gerar madeira e folhas, mas madeira não gera uma árvore inteira. Enfim, essa discussão não é tão importante agora. As florestas da Aldeia da Folha foram feitas usando o Estilo Madeira durante sua fundação, por exemplo, assim como algumas das casas (não só na fundação como principalmente depois da destruição causada  por Pain). 


Agora vamos para alguns usos que estão além de jutsus elementais comuns.

O Mokuton também pode ser usado em conjunto com o senjutsu. Como isso é possível não é explicado na obra, a minha hipótese é que o senjutsu consegue fluir pela madeira por ela ter vindo de seres vivos, e o senjutsu é exatamente a energia natural das coisas vivas. Então com a madeira, os usuários conseguem suprimir, absorver e até manipular chakra dos outros como se fosse algo palpável. Vimos Yamato usar isso várias vezes até mesmo para segurar o chakra da Kurama em Naruto, que é exatamente o motivo para ele entrar na obra. Esse aqui é, com certeza, o maior poder do Mokuton, coisa que nenhuma outra kekkei genkai elemental conseguiu trazer.


Agora vamos aos usuários:

O usuário original dessa kekkei genkai foi Hashirama Senju, que também é o único que a possui de maneira natural. Ele usou o Mokuton para criar as fundações da Aldeia da Folha como mencionado, também usou sua capacidade de controlar chakra para dominar as bijuus e mantê-las sob seu controle. Um jeito que ele escolheu foi criar uma estátua imensa de madeira que faz a bijuu parecer até pequena. Além disso há todos os usos comuns, como criação de clones, de árvores e um muito peculiar onde ele cria árvores com flores que emitem nuvens de pólen capazes de fazer quem o inalar dormirem imediatamente (mostrando que ele consegue criar plantas de vários tipos).


Muito depois na obra (e só no anime) é mostrado que Asura Ootsutsuki também domina o Estilo Madeira, indicando que essa é mais uma das kekkei genkai que o Clã Ootsutsuki possui. Nas novels de Boruto, Momoshiki Ootsutsuki também absorveu e se tornou capaz de usar o Mokuton.

Os usuários que vieram depois são todos derivados artificiais, nem mesmo os descendentes de Hashirama nasceram com essa habilidade. 

Muitos anos atrás, Madara Uchiha conseguiu um pouco das células de Hashirama nas brigas que teve com ele. Essas células reproduziam os poderes de Hashirama, como a sua regeneração acelerada e, é claro, a capacidade de controlar madeira. Foi graças a isso que Madara conseguiu regenerar o seu corpo depois que voltou à vida usando o Izanagi. Anos depois, a mistura de Uchiha e Senju que havia no seu corpo fez com que ele desenvolvesse o Rinnegan e o permitisse invocar a Estátua Demoníaca, de onde surgiu uma árvore que guardava um clone de Hashirama. Madara se conectava constantemente com essa árvore para continuar vivo por tantos anos, além de usá-la para se regenerar.

Dessa mesma mistura bizarra de árvore com células do Hashirama que surgiram os Zetsus Brancos, com uma ação do Zetsu Negro por trás. É por isso que cada Zetsu Branco conseguia usar um pouquinho do Mokuton, numa versão mais fraca que o normal. Quando Zetsu Negro se mesclou para formar o Zetsu comum, ele manteve esse poder. Isso vale também para o Tobi original, que era praticamente um Zetsu Branco.


Madara conseguiu salvar a vida de Obito Uchiha usando também as células de Hashirama e um pouco dos Zetsus para regenerar a metade do corpo esmagada pela rocha, daí vem a capacidade dele de não só usar o Mokuton como também controlar bijuus e se regenerar com velocidade.

Como as células de Hashirama possuem várias propriedades poderosíssimas, o estudo sobre elas foi muito intenso (mesmo proibido). Em seu auge, Orochimaru exumou o corpo de Hashirama e coletou algumas amostras das células, que ele aplicou em 60 crianças da Aldeia da Folha. Somente uma delas sobreviveu aos experimentos: Yamato.

Yamato foi a pessoa que mais vimos usar o Estilo Madeira, por isso é o dono da maior diversidade de técnicas, algo que ele aprendeu lendo pergaminhos sobre técnicas de Hashirama. Tornou-se tão habilidoso que praticamente nem usava jutsus normais em combate, apenas o Mokuton, até seus clones eram de madeira. Mesmo sendo tão habilidoso, Yamato reconhece que não pode acessar o máximo de poder do Mokuton por não ser um usuário original, seu corpo precisaria ser inteiramente adaptado. Isso nos faz pensar o quão poderoso Hashirama era com o Estilo Madeira, já que ele sim podia acessar o máximo.


Orochimaru também aplicou as células de Hashirama no braço de Danzou para ajudar na regeneração depois do transplante de vários Sharingans. Como não foi uma aplicação completa e que ficava restrita apenas ao braço, Danzou não conseguia usar o estilo com proficiência, por isso ele até evitava tentar. Vimos um uso maior disso quando, descontrolado, ele expeliu uma árvore inteira do braço para se defender de Sasuke.


Em Boruto (na novel Shinobi no Yoru o Terasu Mono!, posteriormente adaptada para o anime), é dito que Danzou designou uma parte da ANBU Raiz que ele liderava para pesquisar a criação de uma arma suprema usando as células de Hashirama. Assim nasceu a criatura chamada Nue, que pode usar uma versão mais enfraquecida do Mokuton.

Por fim, em um conteúdo extra do volume 4 de Boruto, descobrimos que a Moegi (!!!) é capaz de usar o estilo Madeira também. Como ela desenvolveu e onde aprendeu a usar ainda não sabemos e como é algo que ficou bem em segundo plano talvez nem tenhamos resposta.


Ah, e eu acabei de lembrar que fiz uma postagem (que é bem antiga, então pode estar desatualizada) onde coloquei os jutsus de Mokuton, basta clicar aqui pra ver.

_ _ _ _ _ 

Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário