quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

O mundo de The Promised Neverland

Antes de começar, quero dizer que praticamente todo parágrafo dessa postagem é spoiler pra quem só acompanha o anime (afinal ele está bem no comecinho). Mas veja a data da postagem, porque dependendo de quando você estiver lendo isso talvez nem tanta coisa seja spoiler.

Enfim, já tem um tempo que quero escrever sobre The Promised Neverland (ou Yakusoku no Neverland) e, para começar, quero explorar o mundo desse mangá.

Pretendo fazer uma postagem só com a história por trás de tudo, então vou ser breve por aqui. Aqui basta dizer que, há pelo menos mil anos atrás, humanos e demônios fizeram um trato que acabaria com a violência entre eles. O mundo seria dividido em dois, haveria uma trégua entre os dois lados e os demônios poderiam "cultivar" humanos para se alimentarem.

Essa criação de humanos é feita de duas formas. A forma mais comum são as fazendas industriais, onde milhares de crianças são produzidas aos montes. Eles são mantidos em confinamento, não recebem nomes, não têm aprendizado, nem falam, apenas são alimentados e aguardam sua hora chegar. O estado de coma em que são mantidos os impedem até mesmo de pensar em escapar e são tão dependentes das máquinas que qualquer um que se soltar delas acaba morrendo quase imediatamente, embora haja histórico de crianças que conseguiram escapar com vida.
Esse método troca qualidade por quantidade, por isso a carne que sai dessas crianças é considerada de baixa qualidade pelos demônios. Porém é a mais barata e acessível.

Orfanato Grace Field
Enquanto o método anterior dispõe de milhares de fábricas, o segundo é bem menos comum. As fazendas premium geram carne de ótima qualidade, muito apreciada pelos demônios com mais recursos. Até agora foi dito que existem apenas quatro dessas fazendas. Lá as crianças são criadas soltas, sem serem informadas do que há no mundo de fora. Elas desenvolvem suas habilidades, especialmente as intelectuais, o que as tornam mais saborosas. E quando chega a hora são enviadas para os demônios, sendo que quem fica é avisado de que a criança foi adotada.
A primeira delas é o orfanato Grace Field, onde vemos a maior parte da história no começo. As crianças são marcadas com códigos numéricos nos pescoços e são cuidados por uma humana conivente com os demônios, a quem chamam de Mama.
Outra delas é a Glory Bell, que usa uma identificação na forma de letras tatuadas no torso. A terceira conhecida é a Grand Valley, que é a principal fornecedora para a Goldy Pond, que já veremos o que é. A quarta fazenda premium é desconhecida.

Bem, a Goldy Pond é um grande complexo comandando pelo demônio Bayon, o principal agente por trás do pacto de um milênio atrás. Ele adquire crianças vivas de outros orfanatos para abastecer esse lugar. Como pegar as crianças ainda vivas nos orfanatos é impossível, Bayon as adquire da Grand Velley, onde seu amigo demônio Arquiduque Leuvis (ou Lewis) é bem influente e consegue mexer uns pauzinhos para que o amigo consiga o que quer. Às vezes humanos de fora do território dos demônios são capturados e levados para lá, mas isso também é raro.
As crianças precisam estar vivas porque a Goldy Pond é simplesmente um lugar para caça. Bayon sempre gostou de caçar humanos, mas depois do pacto isso foi proibido, então ele manteve um lugar para continuar com a prática em segredo dos humanos.
O "jogo" funciona assim: a Goldy Pond tem vários níveis com cenários diferentes onde 50 crianças são soltas. Uma música começa a tocar e esse é o sinal para as crianças começarem a correr ou se esconder, porque enquanto ela toca os demônios são livres para caçar dentro daqueles cenários.

Existe uma resistência dentro da Goldy Pond, um grupo de jovens que se esforçam para destruir o complexo e libertar quem estiver lá. Eles costumam fornecer ajuda médica para quem está participando das caçadas, normalmente quando a música para de tocar para umas pausas.

Um dos lugares mais interessantes no lado dos demônios é o Abrigo B06-32. Um sujeito chamado William Minerva, uma das peças mais importantes na história, criou várias canetas com funções secretas, as canetas prometidas. Elas têm vários códigos secretos com informações confidenciais, escondem hologramas com mapas para escapar das fazendas premium e chegar ao Abrigo B06-32, além de ser uma chave para o próprio. Ah, elas só não servem para escrever.
Esse abrigo é como uma base humana em território demoníaco. Ele é preparado para receber os fugitivos das fazendas, possui livros com conhecimento antigo sobre o mundo, comida e vários quartos, além de equipamentos.

Isso é praticamente tudo que conhecemos. Como você pode perceber tudo fica do lado dos demônios, já que o mundo humano ainda não foi mostrado.

Até a próxima postagem!

domingo, 27 de janeiro de 2019

Raças do mundo de Goblin Slayer


Assim como um mundo de RPG, o mundo de Goblin Slayer é repleto de raças inteligentes coexistindo (de maneira pacífica ou não) e nessa lista vou apresentar as principais:

HUMANOS
Humanos sempre estão por todos os lados. Eles são bem versáteis, por isso estão desempenhando várias funções em diversos lugares. Aparentemente é a raça mais comum no mundo de Goblin Slayer, ou a série focou apenas nos lugares onde humanos prevaleciam.


ELFOS
Um tanto parecidos com humanos, exceto pelas orelhas pontudas e graciosidade natural. Existem dois tipos de elfos:
Altos-elfos ou elfos superiores: são fortemente ligados à sua cultura e origem, por isso raramente saem de suas casas nas florestas. Dizem que é ainda mais raro ver um elfo se juntando a missões como aventureiro.


Elfos negros: uma forma mais obscura, o que faz as pessoas associarem eles ao mau. Está certo que, realmente, a maioria deles se alie à demônios, só que isso não é uma regra.


ANÕES
Anões são bem parecidos com humanos, exceto que normalmente são bem mais robustos e, é claro, mais baixos. Costumam viver em montanhas ou no subterrâneo e possuem grande gosto por metalurgia e tesouros.


HOMENS-LAGARTO
Parecem de uma espécie monstruosa, mas são seres inteligentes. Eles se organizam em tribos e são quase nômades, não constroem civilizações baseadas em agricultura porque preferem caçar seu alimento ao invés de criá-los em fazendas.


RHEA
São seres com aparência e proporção de humanos, porém menores e com orelhas pontudas. Por causa do tamanho e da agilidade natural muitos deles seguiram pelo caminho do crime, o que até hoje faz com que haja um preconceito com a raça.
Se você quiser um análogo nos RPGs eles são basicamente os halflings, e no mundo de Senhor dos Anéis são os hobbits.

ALMOFADINHAS
Lembram humanos, só que com alguns traços de animais mamíferos, como orelhas e cauda. Eles até balançam a cauda para demonstrar seus sentimentos. Também se organizam em tribos e não costumam se misturar com as demais raças, por isso é difícil vê-los em aventuras.


Essa lista não ficou muito longa porque deixei algumas raças que poderiam encaixar aqui, como goblins e demônios, para uma lista que deve sair no mês que vem sobre os monstros de Goblin Slayer.

Até a próxima postagem!

sábado, 26 de janeiro de 2019

Personagens da Marvel Comics - Parte 48: Capitão Britânia e aliados


Essa lista traz o Capitão Britânia e seus aliados!
Eu pensei em fazer esse post só com membros da Tropa dos Capitães Britânia, que é um grupo com um membro de cada universo focado na própria versão da Grã Bretanha que cada um tem. Mas a tropa tem muitos membros sem história e não montaria nem uma postagem.
Tive de deixar alguns personagens relacionados de fora, como a Spitfire e o Union Jack, que estarão em outra lista.

CAPITÃO BRITÂNIA
Brian Braddock era um físico que estava trabalhando em seu laboratório quando o lugar foi invadido por um homem que queria sequestrar todos os cientistas do lugar. Brian tentou fugir, mas sofreu um acidente que o deixou à beira da morte. Ao acordar se deparou com Merlyn e Roma, que lhe ofereceram a chance de escolher entre o Amuleto do Direito e a Espada do Poder. Brian escolheu o amuleto e se tornou o Capitão Britânia. Inicialmente seus poderes vinham do uniforme que ele usava (que guardava energia interdimensional), porém depois de morrer e ser ressuscitado ele voltou como um tipo de condutor da energia do Outro Mundo, ganhando capacidades físicas super-humanas e o poder de voar. Possui várias ligações com os X-Men, inclusive é o fundador de uma equipe de mutantes chamada Excalibur. Sua irmã gêmea, Betsy, é a mutante Psylocke, que já chegou a substituí-lo no manto de herói durante um breve tempo.

CAVALEIRO NEGRO
Dane Whitman é sobrinho de Nathan Garrett, o Cavaleiro Negro vilão de muitos heróis, entre eles o Homem-Formiga. Sua linhagem se estende aos tempos arturianos, pois é descendente do Cavaleiro Negro original Sir Percival. Quando o tio morreu, Dane herdou tudo dele, incluindo o castelo e os itens mágicos, como a Espada de Ébano, uma arma que pode corromper o usuário se for utilizada para fins malignos. Dane esteve disposto a limpar o nome do Cavaleiro Negro, tornando-se um herói com suas novas habilidades. Com seus conhecimentos em física e engenharia ele criou várias outras armas com aparência medieval, porém funcionando com alta tecnologia. Também conhecia magia e deu asas ao seu cavalo Aragorn (que posteriormente deu de presente para a Valquíria). Mesmo sendo americano, ele e o Capitão Britânia são os principais ícones heroicos da Inglaterra.

MEGGAN
Meggan Puceanu é do povo romani (vulgarmente conhecidos como "ciganos") e já nasceu com sua mutação pré-ativada, ganhando uma cobertura de pelos por todo o corpo. Foi tratada com desconfiança pelos outros, principalmente depois que seu povo foi trancafiado por leis anti-mutantes quando o insano Mad Jim Jaspers chegou ao poder. Após ser libertada ela conheceu um dos responsáveis pela sua liberdade, o Capitão Britânia. Os dois se casaram anos depois e Brian se aposentou para poder viver com Meggan, época em que Psylocke assumiu o manto de Capitão. É uma mutante poderosíssima capaz de se transformar em qualquer criatura que quiser, mesmo as inventadas (já se transformou no Godzilla uma vez) e pode assumir a forma de outras pessoas, ganhando até poderes iguais. Esteve na versão original da Excalibur, ao lado do marido Brian, Rachel Summers, Lince Negra e Noturno.

MERLYN
Merlyn tem uma história confusa, cheia de versões diferentes. Em algumas ele era um mago conselheiro do Rei Arthur, em outras ele era aprendiz do Mago Supremo de sua realidade alternativa. Uma história diz que, certa vez, houve um alinhamento entre universos diferentes e isso criou uma matriz de poder mágico infinito, e Merlyn pegou esse poder para si. Hoje acredita-se que essas versões diferentes foram criadas pelo próprio para evitar que o conhecessem demais. Porém, de fato, ele é um mago com poderes infinitos que nomeou a si próprio como Guardião do Ominiverso (o conjunto de todos os universos, multiversos e realidades paralelas) e realizar seu trabalho a partir do Outro Mundo, normalmente selecionando e dando poderes a alguns emissários, como é o caso da Tropa dos Capitães Américas. Além de poder ele fornece também conselhos e suporte, afinal suas habilidades não conhecem limites.

ROMA
Roma é filha de Merlyn e mora com ele no Outro Mundo. Ela ajuda o pai no serviço de guardião e já esteve presenta na nomeação de vários membros da Tropa dos Capitães Britânia. Ela oferece o Amuleto do Direito, que normalmente quem escolhe é mais justo e leal, ou a Espada do Poder, escolhida pelos mais ambiciosos e com sede de poder. Também possui poderes mágicos e um grande conhecimento em tecnologia, conseguindo unir os dois para fazer o que quiser. Quando Brian foi desintegrado quase que por completo, Roma ainda conseguiu trazê-lo de volta à vida, recriando seu corpo a partir de apenas pequenos pedaços e lhe concedendo superpoderes.

SATURNYNE
Opal Luna Saturnyne é nativa da Terra-9, porém habita o Outro Mundo e se tornou uma protetora do Omniverso. Apesar de ser uma pessoa bondosa ela não hesita em tomar medidas consideradas cruéis se for para o bem do que ela deve proteger. Seus domínios e funções se estendem ainda mais, já que ela é supervisora da Tropa dos Capitães Britânia e, em escala hierárquica, só está abaixo de Merlyn. Existem algumas versões suas de outros universos que são bem conhecidas, como no universo da Terra-794 onde é uma ditadora inimiga do Capitão Britânia, e na Terra-616 (a comum), onde se chama Courtney Ross e foi uma namorada de Brian.

JACKDAW
Jackdaw era um elfo do Outro Mundo com grandes habilidades em arquearia. Ele ajudou o Capitão Britânia em uma missão e depois disso se tornou sidekick do herói, acompanhando-o em várias ocasiões. Em uma das aventuras ele acabou morrendo, mas Merlyn o ressuscitou e lhe deu vários poderes, como teletransporte e a capacidade de sentir e influenciar os sentimentos de outras pessoas, além de ter dons mágicos. Porém, alguns anos depois, a criatura extradimensional A Fúria o matou, dessa vez permanentemente.

CORAÇÃO DE LEÃO
Kelsey Leigh vivia com o marido e dois filhos quando sua casa foi invadida e os bandidos tentaram estuprá-la. Ela reagiu e teve seu rosto ferido com uma garrafa quebrada. Seu marido nada pode fazer, por isso se sentiu culpado e terminou o casamento, deixando Kelsey sozinha com os filhos. Certa vez, durante um combate dos Vingadores contra a Gangue da Demolição, o Capitão América estava prestes a receber um golpe fatal, mas Kelsey juntou coragem e interveio, pegando o escudo para defender o herói. O Capitão Britânia reconheceu a determinação e lhe ofereceu a oportunidade de escolher entre o amuleto e a espada, e ela escolheu a espada, acreditando que seria a melhor para proteger seus filhos. Apesar de ser aliada do Capitão Britânia e membro dos Vingadores, ela é um tanto violenta em seus métodos.

CAPITÃ UK
Linda McQuillan é nativa da Terra-238, onde é a versão do Capitão Britânia. Nessa Terra o manipulador da realidade Mad Jim Jaspers iniciou uma caçada aos mutantes e usou, para isso, uma criatura chamada A Fúria, que aniquilou praticamente todos os heróis desse universo, sendo Linda uma das poucas sobreviventes. Ela conseguiu escapar para a Terra-616, onde se aliou à Brian para conseguir derrotar Jaspers. Depois disso passou a ter funções diversificadas, sempre indo para outros universos cumprir seu papel de proteger tais realidades. No meio disso acabava voltando à Terra-616 sempre que preciso, inclusive para se juntar à Excalibur.

CRUZADO X
Bran Braddock é o membro da Tropa dos Capitães Britânia da Terra-2122, onde é chamado de Cruzado X. Nessa realidade o Império Britânico ainda existe e está presente em todos os continentes, controlando quase o mundo todo, governando até sobre os Estados Unidos (que ainda são apenas colônias). Quando a Excalibur original chegou ao seu universo ele achou se tratar de espiões e os atacou, havendo até um longo combate. Muito tempo depois ele reapareceu, agora para ajudar a Tropa e só assim lutou ao lado do Capitão Britânia. Depois ele ainda se tornou membro da Excalibur quando a formação contava com Brian, Meggan, Psylocke, Capitã UK e Cavaleiro Negro.



_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Personagens da DC Comics - Parte 48: Os Heróis Esquecidos


Lista de membros dos Heróis Esquecidos!
Essa equipe é formada por heróis antigos da DC, que haviam sido deixados de lado com o passar dos anos. Alguns são de quadrinhos que nem sempre estavam ligados à super-heróis, às vezes eram apenas sobre aventuras de exploração, por exemplo.


RIP HUNTER
Rip Hunter já foi líder dos Mestres do Tempo e dos Heróis Esquecidos. Sabe-se muito pouco sobre ele, afinal fez questão de esconder quase tudo para evitar que os viajantes no tempo que costuma enfrentar tentem matá-lo quando criança ou até impedi-lo de nascer. Rip Hunter, inclusive, nem é seu nome de verdade. Poucos sabem que ele é filho do herói Gladiador Dourado. Seu principal dever é caçar e impedir pessoas que tentam violar as leis do tempo ou cometer crimes em outras épocas, por isso ele é um especialista em qualquer tipo de dispositivo que mexa com o tempo e em como a estrutura temporal funciona. Fora isso e suas habilidades de combate e manuseio de armas futurísticas, ele não possui superpoderes.

HOMEM-ANIMAL
Bernhard "Buddy" Baker tinha uma vida normal até que foi escolhido pel'O Vermelho para ser seu guardião, assim como o Monstro do Pântano é o guardião d'O Verde. O Vermelho é uma força mística que conecta todos os animais no planeta e deu à Buddy o poder de copiar as habilidades de animais que ele consiga ver, como por exemplo a força de um gorila, a velocidade de um guepardo, a capacidade de criar eletricidade de uma enguia e até mesmo os disparos sônicos do camarão pistola. Posteriormente ele fica mais poderoso e aprende a puxar os poderes d'O Vermelho, conseguindo imitar os poderes até de animais extintos. Com esses poderes eu resolveu se tornar um herói, ainda movido pelo espírito jovem, porém não conseguiu conciliar com a vida familiar e se aposentou para poder se casar.

RAY
Raymond Terrill é filho de Happy Terril, o Ray original. O pai o havia mandado para um lar adotivo como forma de mantê-lo seguro. Ele herdou os poderes de absorver energia solar para voar, se curar, ficar invisível, disparar raios energéticos, criar construtos de luz e muito mais. Então, para evitar que Ray descobrisse os poderes, os pais adotivos inventaram que ele era alérgico à luz, então o garoto passou a vida se protegendo do Sol. Só quando Happy morreu que ele descobriu toda a verdade e não hesitou em querer se tornar um herói também, assumindo o manto do pai.

HOMEM-IMORTAL
Klarn nasceu na Pré-História, mais precisamente em 48 mil anos antes de Cristo. Ele possuía uma rivalidade com um membro de outro tribo chamado Vandar Agn, com quem brigava constantemente. Quando estavam prestes a entrar em seu combate final, os dois foram surpreendidos com um meteorito que atingiu a Terra. Vandar foi afetado pela radiação e se tornou imortal (futuramente ele seria conhecido como Vandal Savage), enquanto Klarn recebeu uma imortalidade diferente: sempre que ele morre, seja lá qual for o motivo, acaba renascendo como outra pessoa imediatamente. A radiação do meteorito também lhe deu o poder de telecinese.

CONGORILA
William Glenmorgan teve um longo histórico militar. Ele lutou na Primeira Guerra Mundial, foi espião na Prússia e Império Alemão, já foi membro do grupo terrorista irlandês IRA, entre outros, até finalmente se aposentar e viver como um aventureiro nas selvas africanas, onde recebeu o apelido do Congo Bill. Era um observador da natureza e se recusava a matar animais, por isso conquistou a amizade de várias tribos nativas. Certa vez ele tentou resgatar um chefe tribal chamado Kawolo, que havia caído de um penhasco. Kawolo, à beira da morte, agradeceu o amigo por tentar socorrê-lo e lhe deu um presente, um anel. Quando Bill esfregava esse anel sua mente era transferida para um grande gorila dourado, considerado o deus da tribo de Kawolo.

CARSON DAS CAVERNAS
Calvin Carson é um geólogo e espeleólogo (estudioso de cavernas) fascinado por túneis. Por anos ele e sua equipe exploraram vários túneis e cavernas pelo mundo todo, desvendando segredos do subterrâneo com a ajuda da Poderosa Toupeira, um veículo de escavação super-tecnológico. Não possui poderes, só que por conta de suas especialidades ele ajuda vários heróis ocasionalmente, até mesmo contra invasores alienígenas.

FETICHE
Thula é uma feiticeira de uma tribo que vive no subterrâneo, por conta disso seus poderes vêm de sua forte ligação com a Terra. Essas são as únicas informações que se sabe sobre ela, já que muito de seu passado permanece desconhecido, assim como as informações sobre sua tribo. Ela foi "encontrada" por Carson durante uma de suas missões e aceitou ir para a superfície. Sua relação com Carson é como a de pai e filha, ela, inclusive, o chama de Pai-Kla.

DANE DORRANCE
Dane Dorrance era filho do famoso aventureiro marítimo conhecido como Capitão X. Quando o pai se perdeu e nunca mais voltou de uma expediçao, Dane decidiu seguir os mesmos passos para encontrá-lo. Mesmo que nunca tenha achado pai, acabou se tornando um grande explorador, notório por suas missões submarinas e também como caçador de tesouros submersos. Possui uma equipe, os Demônios do Mar, que se aventura combatendo monstros das profundezas e descobrindo reinos subaquáticos, além de salvar pessoas que naufragam ou se perdem no oceano.

VIGILANTE
Patricia Trayce era do Departamento de Polícia de Gotham City, porém estava completamente insatisfeita com seu trabalho. Seu marido e depois seu parceiro haviam morrido devido à violência e dia após dia ela via vários criminosos sendo presos e logo depois estavam nas ruas novamente. Então resolveu dar conta daquilo com as próprias mãos, sem as limitações que tinha na polícia. Com a ajuda do Exterminador ela conseguiu acesso ao uniforme do antigo Vigilante. O mercenário e ela fizeram várias operações juntos, como destruir um grupo de traficante de drogas, até se tornaram amantes, até Slade perceber que Patricia trabalhava melhor sozinha e os dois se separaram. Patricia não tem poderes, apenas o treinamento policial ampliado por um treinamento com Slade.

BALÍSTICO
Kelvin Mao também era membro do Departamento de Polícia de Gotham. Ele e sua equipe foram enviados para capturar um alienígena chamado de Angon que estava aterrorizando a cidade. Angon matou a todos, menos Mao, que conseguiu escapar com uma mordida. No hospital, os médicos descobriram que Mao tinha um metagene e que a mordida o havia ativado, então daí em diante ele começou uma transformação irreversível em um ser gigante com aparência alienígena e uma armadura natural. Agora com habilidades físicas super-humanas, visão noturna e armas bem potentes ele se tornou um herói, inclusive se aliou ao Batman para expulsar Angon de Gotham.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

A Ciência de Fullmetal Alchemist: Ingredientes do corpo humano


Uma das minhas frases favoritas de Fullmetal Alchemist é a descrição de Edward Elric sobre a composição do corpo humano

"Água, 35 litros. Carbono, 20 kg. Amônia, 4 litros. Cal, 1,5 kg. Fósforo, 800 g. Sais, 250 g. Salitre, 100 g. Enxofre, 80 g. Flúor, 1,5 g. Ferro, 5 g. Silício, 3 g. E outros quinze elementos em pequenas quantidades. Todos esses elementos fazem um corpo humano adulto. Esses ingredientes podem ser comprados em um mercado com a mesada de uma criança. Seres humanos são tão baratos".
- Edward Elric


Mas o quanto será que esse discurso é verdade?
Nessa postagem vou falar sobre a composição química do corpo humano!

A soma das massas de todos os componentes listados dá mais de 62 kg (sem contar os 15 elementos não listados, que aumentam mais esse valor), o que faz sentido se considerarmos que é para um ser humano de tamanho médio.
Na frase de Edward há alguns componentes que não são exatamente elementos e sim substâncias feitas a partir deles. Aqui vai a minha ideia: Ed estava simplesmente fazendo uma lista de compras, não comentando quais substâncias estão no corpo humano e depois dizendo que elas podem ser comprados.


Água:
A água não é um elemento e sim uma substância formada por dois elementos, hidrogênio e oxigênio. Ed deve ter incluído água na lista porque, pelo menos até onde eu acho, seria impossível para ele comprar hidrogênio e oxigênio em suas formas puras para usar como ingrediente. Então um alquimista usaria a água como fonte desses elementos. O oxigênio é o elemento mais comum no corpo humano, ocupando 65% da composição humana, enquanto o hidrogênio é o terceiro, 10% do nosso corpo é composto dele.
Edward comenta que são necessários 35 litros de água, o que, pelas minhas contas, é o necessário para uma pessoa de pouco menos de 50 quilos, mas você verá que alguns outros componentes listados tem mais oxigênio e hidrogênio, então a água não é toda a fonte desses elementos, apenas da maioria.

Carbono:
O elemento fundamental para a vida como conhecemos. O carbono é como um bloco de Lego que permite o encaixe de outras peças de vários jeitos, por isso é possível formar diversos tipos de substâncias com ele. É o segundo elemento mais comum do corpo humano e está presente em todos os compostos orgânicos do corpo, como células, proteínas, carboidratos e muito mais. Praticamente todos os elementos mais a frente nessa postagem formam as substâncias listadas quando estão ligados ao carbono.

Amônia
Assim como a água, a amônia é uma substância. Ela é uma molécula composta de dois elementos, nitrogênio e hidrogênio. O hidrogênio já vimos ali em cima, então o foco agora é no nitrogênio. Ele é uma das principais ingredientes no DNA, que é onde estão guardadas as informações que dizem a todas as peças do nosso corpo como funcionar e o que fazer. Também está presente nos aminoácidos, moléculas que, quando se juntam, formam os vários tipos de proteínas.

Cal
Ed usa uma palavra que pode descrever uma mistura de compostos de cálcio, em especial o óxido de cálcio, que conhecemos como cal. Essa seria a principal fonte de cálcio na lista de materiais, e esse é um elemento essencial já que ele forma o esqueleto, os dentes e em pequenas quantidades em outras funções, como proteínas.

Fósforo: 
Tem várias aplicações em partes fundamentais do nosso corpo. Para começar, ele está presente no DNA, junto com o nitrogênio. Também está presente na composição das moléculas de ATP, as responsáveis por armazenar energia no nosso corpo. Faz parte das membranas que protegem as células e está nos compostos que formam nossos ossos e dentes. E essas são só as principais funções.

Sal
Acho que, nesse caso, o sal a qual ele se refere é o "sal de cozinha", o cloreto de sódio. Isso porque existe uma classe de substâncias que chamamos de "sal", apesar desse nome ser mais usado no cotidiano para se referir ao que usamos na cozinha. O cloreto de sódio é um sal formado pelos elementos cloro e sódio. O cloro não é tão essencial para o corpo, mas o sódio sim. Ele ajuda em várias funções no sangue, regulando pressão arterial, controlando o volume, o equilíbrio da troca de materiais e também no pH. Também está presente na bomba de sódio-potássio, que vou explicar no tópico seguinte.

Salitre
O termo original em inglês é "niter", que normalmente significa "salitre". Acontece que por muitos anos salitre era o nome dado a muitos nitratos, um tipo de sal formado principalmente por nitrogênio e oxigênio, mais algum outro elemento, como potássio ou sódio. Os nitratos, por si só, são mais usados na agricultura e, em excesso, podem até causar maus ao ser humano.
Se seguirmos a minha ideia de que ele só estava fazendo uma lista de compras, o salitre seria utilizado como uma fonte de potássio ou sódio. Esses dois elementos são importantes para uma coisa chamada bomba de sódio-potássio, que é um processo do corpo humano para movimentar outros elementos para as células.

Enxofre: 
Está presente nas pequenas moléculas de vitaminas e aminoácidos. É um elemento essencial para criar uma ponte ligando aminoácidos, para que assim eles formem as proteínas do nosso corpo. Uma dessas ligações mais curiosas é a ligação dissulfeto, onde o enxofre liga aminoácidos para formar, entre outras, a insulina (que ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no nosso sangue). Essas ligações também estão no nosso cabelo e, quanto mais delas houver, mais crespo são os fios.

Flúor
Não existe um consenso se o flúor é essencial ou não ao corpo humano. A Organização Mundial da Saúde deixa em aberto, com um "talvez". Acontece que ele está presente em algumas estruturas do corpo, mas os pesquisadores ainda não sabem se ele seria essencial ali. Por exemplo, o flúor ajuda a deixar estruturas de cálcio mais resistentes, como dentes e ossos

Ferro: 
O ferro tem um papel muito importante no nosso corpo. Ele faz parte da hemoglobina, a proteína responsável por carregar o oxigênio pelo nosso sangue. A hemoglobina busca o oxigênio que respiramos e o carrega por todas as nossas artérias, distribuindo-o para as células. Se você já se machucou e tentou chupar o sangue, deve ter sentido um "gosto de ferrugem", é justamente por causa do ferro.

Silício
A importância do silício no corpo humano ainda é tema de pesquisa. Acredita-se que ele sirva para deixar algumas estruturas, como ossos, dentes, unhas e cabelos, mais resistentes.

Outros elementos:
Ed diz que há pelo menos outros 15 elementos no corpo humano. Tirando os já listados, podemos contabilizar até mais que isso, porém muitos deles não são essenciais ao corpo humano.
Alguns essenciais são: cobre (presente em algumas proteínas), lítio (presente em hormônios e vitaminas), manganês (presente em algumas enzimas) e o cobalto (presente, por exemplo, na vitamina B12).
E alguns exemplos de elementos que podem estar no nosso corpo, mas que não são essenciais: ouro, níquel e titânio, entre outros.

Podemos concluir que os elementos que Ed lista fornecem a matéria-prima para um ser humano, até aqui a ciência concorda. O resto fica com a parte fictícia.

Mas e quanto às quantidades? Preparei uma tabela no Excel para checar isso. 

Como a lista de compras tem unidades diferentes, algumas coisas estão em gramas e outras em litros, resolvi converter tudo para a unidade padrão de massa (ou seja, quilogramas). Converter a água é fácil, já que 1 litro de água pesa exatamente 1 kg. Já para a amônia é preciso usar sua densidade. Ela tem uma densidade de 0,73 kg/m³, ou seja, 1 litro de amônia pesa 0,73 kg. Com uma regra de três simples vemos que os 4 litros da lista são convertidos em 2,92 kg de amônia.

A soma de todos os compostos listados dá perto de 62 kg, então vou supor que essa será a massa da pessoa que será criada. Fui na Wikipédia [fonte] e procurei quais as frações de massa que cada elemento ocupa, lá você pode ver as fontes para os valores. Com isso construí uma segunda tabela pegando os 62 kg da pessoa e distribuindo essa levando em conta quanto cada elemento contribui.
Depois peguei os compostos da lista de compras e desmembrei nos elementos químicos que eles fornecem para saber quanto de cada temos.
Por exemplo: aquela quantidade de água nos fornece 3,85 kg de hidrogênio. Depois a amônia fornece mais 0,49 kg. Então temos pelo menos 4,34 kg de hidrogênio na mistura toda. Coloquei a quantidade total de cada elemento também na tabela.


Agora vamos analisar essa tabela. 
Como já disse, a coluna de fração de massa mostra quantos por cento cada elemento compõe na massa total do corpo. 0,65, por exemplo, significa 65% do total. Veja que no total dessa coluna ainda falta 0.007383 para atingirmos 1 (ou seja, 100%). Esse valor minúsculo é a quantidade de elementos que aparecem bem pouquinho, que vou considerar que estão nos "15 elementos a mais" da lista.
A coluna seguinte mostra a quantidade de massa que conseguimos obter com os materiais da lista do Ed. Novamente temos a falta de uma pequena quantidade para atingirmos os 62 kg que temos como objetivo, o que se deve aos elementos que faltam também.
A outra coluna é o quanto deveria ter de cada elemento para uma pessoa de 62 kg. Fiz essa conta tirando a porcentagem de cada elemento do valor total. Se o corpo é 10% de hidrogênio, então uma pessoa de 62 kg tem 6,2 kg só de hidrogênio em si. Esses serão os valores de comparação.
Por fim, temos a diferença. Aqui eu subtraí o quanto temos do quanto deveria ter. Se o número der positivo significa que o quanto deveria ter é maior, ou seja, faltou um pouco daquele elemento. Se for negativo, significa que sobrou material.

Como você pode ver apenas quatro elementos ficaram em falta: hidrogênio, oxigênio, enxofre e potássio. De oxigênio, inclusive, ficou faltando bastante: 8 kg! Eu até pensei que ele poderia obter esse oxigênio e hidrogênio que faltam lá dos outros elementos, afinal muita coisa não viria em forma pura e sim misturada. Muitos minerais, por exemplo, são encontrados misturados com oxigênio na natureza, como a tenorita, que é óxido de cobre. Mas isso talvez balance um pouco a massa total que queremos, o que modificaria os outros valores e pode bagunçar essas exatidões que tivemos até agora.
Quanto ao que sobrou eu não acho ruim, afinal é até uma garantia de que vai ter o necessário. E é uma reserva caso um pouco se perca no procedimento.

Tendo isso em conta eu diria que o saldo é positivo! Ed estava muito bem de acordo com a ciência!

Mais um ponto para a fidelidade de Fullmetal Alchemist!

Até a próxima postagem!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cartas de Yu-Gi-Oh: Deck de Tyranno Hassleberry



Continuando com os decks de personagens do GT: Tyranno Hassleberry!

 MONSTROS
Sabressauro
Gilassauro
Babycerassauro
Driceratops Negro
Tyranno Negro Estegossauro Negro
Hiper Cabeça de Martelo
Bráquio Saurópode Elementossauro
Tyranno Infinito
Tyranno Supercondutor
Tyranno Supremo
Destroyerssauro Gigante Rex Archeonyx
Dino-base Dino-tanque

 MAGIAS
Mundo Jurássico
Pote da Ganância Terremoto
Rasteira com a Cauda
Pílula de Grande Evolução
Pílula de Dupla Evolução
Nova Ultra Evolução
Fóssil Vivo
Transcendência Espaçotemporal
Carta da Reversão
Dino-Explosão
Dino-Pisão
Pílula de Ultra Evolução Carta da Variação

 ARMADILHAS
Coração Jurássico
Impacto Jurássico
Onda de Choque Sísmica
Instinto de Sobrevivência
Instinto de Caça
Contra ataque!
Escudo Mágico de Braço Erupção Vulcânica Escavação de Fósseis


Tyranno usa um deck oficialmente conhecido como Deck de Evolução, que é composto de vários monstros do tipo dinossauro e cartas de evolução para torná-los mais fortes e, na maioria das vezes, atacar o oponente diretamente.
Normalmente, quando não encontro uma boa imagem da carta, eu costumo fazer a carta com a arte oficial que é lançada. Mas, infelizmente, algumas das cartas do Tyranno não tem nem uma arte oficial lançada, então tive que usar aquela imagem preta.

_ _ _ _ _

Qual o próximo duelista? Deixe sua sugestão de deck!
Veja os outros decks clicando aqui.

Até a próxima postagem!