sábado, 28 de dezembro de 2019

Piratas da Big Mom - Personagens de One Piece, Parte 3

Lista com alguns membros dos Piratas da Big Mom, incluindo sua capitã!


BIG MOM
Charlotte Linlin, conhecida como Big Mom, nasceu com um tamanho bem avantajado, mesmo sendo humana. Também tinha acessos de loucura desejando por comida. Tudo isso fez com que ela fosse abandonada pelos pais. Assim, ela desenvolveu um desejo de criar um lugar onde todas as raças, com suas diferenças, poderiam conviver harmoniosamente. Um jeito de fazer isso seria ter filhos com todas as espécies sencientes que existem (gigantes, homens-peixe, etc.), o que ela tenta até então. Seu território principal é um arquipélago chamado Totto Land, onde ela governa a principal ilha, Whole Cake, enquanto seus filhos controlam as demais. É uma das Yonkou e uma das piratas mais temidas em todo o mundo.
 
KATAKURI
Charlotte Katakuri é o segundo filho da Big Mom, o terceiro no geral, um dos Generais da Doçura, (provavelmente o mais poderoso entre eles) e Ministro da Farinha. Comeu a Mochi Mochi no Mi, que o permite manipular mochi e transformar partes de seu corpo nisso, tornando-se borrachoso. Destaca-se ainda no haki da observação, tão desenvolvido que consegue prever alguns segundos no futuro. Possui um grande senso de respeito e justiça, prezando por um combate que o desafie e que ocorra seguindo as regras. Também é bem metódico, cumprindo seu horário do chá mesmo estando no meio de uma luta. Esconde um grande segredo de todos: sua boca maior que o normal e cheia de dentes afiados.

SMOOTHIE
Charlotte Smoothie é a terceira General do Doçura e Ministra do Suco, comandando a Ilha 100%. Nasceu como a 14ª filha de Linlin, e a 35ª no geral. Seu pai era da tribo das pernas longas, uma característica que Smoothie herdou. Comeu a Shibo Shibo no Mi, a fruta da espremedura, o que a torna capaz de espremer pessoas e objetos, removendo deles um suco que pode ser bebido. Também é uma excelente espadachim, estrategista e líder.
CRACKER
Charlotte Cracker é um dos Generais da Doçura e Ministro do Biscoito, governado a Ilha do Biscoito de Totto Land. Comeu a Bisu Bisu no Mi, uma fruta que lhe permite criar e controlar biscoitos. Ele, normalmente, usa isso para criar uma armadura completa em volta de seu corpo, dando-lhe uma outra aparência (que, inclusive, é a que a maioria das pessoas conhece e que está no seu cartaz de procurado). Parece bem sádico e muito leal à sua família.
PEROSPERO
Charlotte Perospero é o primeiro filho da Big Mom e Ministro do Doce. Como primogênito, possui alguns poderes políticos maiores que qualquer outro dentro da tripulação, sendo o mais próximo da mãe no comando. Comeu a Pero Pero no Mi, uma fruta que lhe dá o poder de criar e manipular todo tipo de doce. E ele é extremamente poderoso com isso, podendo criar praticamente qualquer coisa com doces, desde construções inteiras até membros postiços que funcionam como se fossem partes do corpo de verdade. Sua personalidade é bem sádica, até mesmo usando seus poderes para criar formas de tortura ou humilhação.
 
OVEN
Charlotte Oven é o mais novo dos trigêmeos (Katakuri,  Daifuku e ele) e o Ministro dos Assados, governando a Ilha Yakigashi. Comeu a Netsu Netsu no Mi, que o permite tornar o seu corpo super-quente, assim como qualquer outra coisa que ele toque, principalmente suas armas. Ele parece bem orgulhoso e possui uma grande devoção à sua mãe, exigindo a punição de ser queimado até a morte para quem desafiá-la.
DAIFUKU
Charlotte Daifuku é um dos trigêmeos de Linlin, nasceu depois de Katakuri e antes de Oven. Sua função em Totto Land é a de Ministro dos Feijões. Ele é bem rude, chega até mesmo a xingar, e bater, em seus familiares quando acha preciso, mostrando também um comportamento violento. Comeu a Hoya Hoya no Mi, uma fruta que o transforma em uma lâmpada humana, capaz de liberar um gênio superforte e com inteligência própria que pode combater por ele e servir como defesa.
PUDDING
Charlotte Pudding é uma das filhas mais novas de Linlin, a 76ª na ordem geral. Como é bem jovem, ainda não possui uma função definida entre os Piratas da Big Mom, entretanto, como filha da capitã, já é colocada como oficial. Provavelmente entrará como Ministra do Chocolate, pois trabalha como chocolateira na Ilha do Cacau. É uma híbrida da tribo dos três olhos, só que esconde o terceiro olho porque era motivo de piadas na sua infância. É uma excelente atriz, o que faz parecer que ela tem duas personalidades: uma tímida e sensível, e uma segunda sinistra e maldosa. Comeu a Memo Memo no Mi, fruta que lhe permite manipular as memórias das pessoas.

BRULÊE
Charlotte Brulêe é a 19ª criança nascida de Linlin. Comeu a Mira Mira no Mi, a fruta do espelho, que a permite acessar uma dimensão paralela conectada por todos os espelhos da Ilha Whole Cake. Brulêe e Katakuri possuem uma relação mais próxima que entre os outros irmãos, pois ela era uma das poucas que não zombavam da boca esquisita de Katakuri. Inclusive, ela foi machucada por aqueles que zombavam do irmão, o que lhe deu a cicatriz que carrega no rosto.
MONT-D'OR
Charlotte Mont-D'or é a 30ª criança de Linlin, sendo o 19° dos meninos. É o Ministro do Queijo em Totto Land, governando a Ilha do Queijo. Comeu a Buku Buku no Mi, que o permite manipular livros, fazendo-os voar e agindo como armas, mas a principal habilidade é a de prender pessoas vivas dentro de livros.






_ _ _ _ _

Outras listas de personagens:

 
Até a próxima postagem!

sábado, 21 de dezembro de 2019

A Ciência de Dr. Stone - Parte 2

Como eu demorei para fazer essa postagem, fará um ano nesse dia 28! Ainda bem que teve gente para me lembrar sempre que eu esquecia de continuá-la enquanto estava ocupado com as outras séries, e eu agradeço bastante. Bem, aqui estamos com a continuação da Ciência de Dr. Stone! 
Para quem não viu a parte 1 ainda, basta clicar aqui. Você pode ler fora de ordem, já que eu sigo apenas a ordem do mangá. Nessa postagem devo abranger mais ou menos do capítulo 10 até partes do capítulo 20.

Antes, um aviso: é preciso entender que Dr. Stone não tem o papel de divulgação científica. Ele é uma obra de ficção científica. Em obras assim, conceitos de ciência são passados e comentados, porém o objetivo não é ensinar diretamente o espectador. Como a ciência precisa favorecer a história, às vezes exageros ou erros acontecem, então eu, como entusiasta da divulgação científica, não me incomodo com o jeito que a ciência é mostrada. Seria diferente se erros assim acontecessem em canais ou programas de divulgação científica, por exemplo, como a série Cosmos. Dr. Stone é, acima de tudo, um anime, e já me deixa bem feliz que ele faça as pessoas pesquisarem sobre ciência, que é o que obras de ficção instigam muito bem. Afinal, se vocês estão aqui, é porque estão interessados, não é?

Como eu adoro falar de ciência, talvez eu tenha me empolgado um pouco e esse post tenha ficado grande. Por causa disso vou deixar toda a etapa da criação dos remédios (que é bem complexa) para uma parte 3, onde poderei explicar direitinho com mais detalhes. A parte 3 vai sair mês que vem, prometo, porque já estou trabalhando nela.

Queria começar falando de alguns experimentos que Senku fez na sua infância e que vimos rapidamente por flashbacks.
Um deles é bem simples e nem paramos para pensar como funciona, que é usar uma lupa para queimar coisas. As lupas possuem uma lente com um formato que a torna do tipo convergente, isso quer dizer que elas pegam a luz de um ponto e ampliam. É claro que a lupa não pega um único ponto, e sim todos os que estão à frente dela e ampliam todos. Assim, aumentamos tudo que vemos com ela. Mas a luz pode fazer o processo ao contrário, que é pegar a luz ampliada e fazer ela concentrar em um único ponto. Ou seja, toda a luz do Sol (que é energia) concentrada em um ponto significa muita energia naquele lugar, ou seja, maior temperatura. Numa analogia, é como se a lupa fosse um funil de luz.
Essa discussão sobre lentes aparece novamente durante o torneio da vila, onde fica claro que a lente precisa ser convergente para focar a luz e queimar.

O outro já é bem mais pirotécnico. E perigoso. A reação termite consiste na mistura de duas substâncias: a primeira é o pó de algum metal, a segunda é um óxido metálico (substância com oxigênio). O oxigênio do óxido vai reagir e se ligar com os átomos do metal e isso libera grandes quantidades de energia. Sério, muito mesmo. Algumas reações chegam a passar de 3000°C (3 mil graus Celsius), o dobro do que é preciso para, por exemplo, derreter ferro. Dá até pra derreter aço com isso, por isso a reação é muito usada quando se precisa derreter e juntar trilhos de trem.
A reação fica mais potente quando se usa alumínio como o metal, junto com óxido de ferro. Um dos tipos de óxido de ferro é o que conhecemos como ferrugem, então sim, ferrugem com alumínio pode gerar essa reação. Em todos os casos é preciso acender essa mistura com uma fonte de calor.

A reação de termite é bem intensa, libera bastante energia, luz e calor. Fonte: Wikimedia Commons


Eu gosto muito em como Dr. Stone se preocupa em pelo menos pesquisar os números que vai citar. É o caso, por exemplo, do raciocínio de Senku sobre o consumo de energia do cérebro. Ele diz que o cérebro humano consome 400 quilocalorias (kcal) por dia e esse número está certo, tendo como base que o corpo inteiro consome cerca de 2000 quilocalorias por dia (isso depende muito, pessoas que praticam esportes consomem muito mais) e que o cérebro sozinho consome 20% disso.
Se são 400 kcal por dia, e em 3700 anos temos aproximadamente 1350500 dias, o consumo total nesse tempo é de 540200000 kcal.
Não é comum usar kcal como unidade de medida para energia, prefere-se usar o joule, que é mais geral. 1 kcal são 4184 joules, então fazendo uma regra de três simples descobrimos que 540200000 kcal são pouco mais de 2 trilhões de joules (o valor que Senku dá, certinho!). Lembrando que isso é só o consumo do cérebro.
Isso pode parecer muito, mas, para efeito de comparação, a bomba atômica de Hiroshima liberou cerca de 63 trilhões de joules na sua explosão. A erupção do vulcão Krakatoa, por sua vez, soltou perto de 840 trilhões de joules.
Ou seja, se conseguíssemos capturar toda a energia liberada pelo Krakatoa poderíamos abastecer 420 cérebros humanos por 3700 anos!

No capítulo 16 vemos Senku usar uma invenção que eu estava esperando bastante: as polias. Polias são objetos muito simples, mas com uma genialidade impressionante por trás. Elas existem há séculos e ajudaram em grandes obras do passado, como templos, pirâmides e estátuas. O princípio também é simples: uma polia ajuda na distribuição da força a ser levantada. Se a polia está presa, ela não diminui a quantidade de força que precisa ser feita, apenas redireciona a aplicação de força e pode facilitar o levantamento (uma pessoa de um lugar mais alto pode trazer o objeto pesado até ela com mais facilidade, por exemplo).
Já uma polia móvel, pelo fato de estar sustentada pelo próprio mecanismo, diminui a força necessária. Sendo mais exato, cada polia móvel diminui a força pela metade.
Então vamos às contas de Senku. Ele deduz que o tronco que precisa ser erguido tem 1 tonelada, entretanto só é preciso levantar um lado dela, então 500 kg. Portanto, adicionando uma polia móvel, a força que precisa ser erguida é o equivalente a 250 kg. Com duas polias 125 kg. Com três, que é o que ele usa, são 62,5 kg. Como Senku diz que possui cerca de 60 kg, ele se pendurando na outra ponta do sistema de cordas e polias seria o suficiente.
Como você deve ter percebido, ficou faltando 2,5 kg aí. Mas podemos considerar a aproximação boa, pois talvez o tronco não tenha exatamente aquele peso, nem o próprio Senku esteja com 60 kg. Por via das dúvidas ele deveria ter feito quatro polias, assim só ia precisar de uns 30 kg na outra ponta da corda. E depois o triciclo teria quatro rodas, bem mais estável.
Ou talvez pudesse fazer uma pá para cavar por baixo e tirar a Kohaku dali. Mas aonde estaria a graça nisso, né?
 
Agora vou comentar os truques que o Chrome usa.
Mudar a cor do fogo usando substâncias químicas é algo que a humanidade domina há séculos. Hoje nós vemos isso aos montes nos fogos de artifício coloridos.
O funcionamento pode parecer complicado, mas não é. Sabemos que os elementos químicos são feitos de átomos e esses átomos possuem partículas chamadas elétrons em sua composição. Os elétrons ficam distribuídos de acordo com a quantidade de energia que têm. Quando o elemento é colocado numa chama, os elétrons recebem energia do fogo e vão parar em grupos de elétrons com mais energia, só que ficar tão cheio assim é algo instável, a estabilidade é melhor quando a partícula está com a menor quantidade de energia possível. Pensem assim: se uma bola está no topo de um morro, ela está cheia de energia, e se a soltarmos o que vai acontecer? Ela vai descer até o ponto mais baixo possível.

Então, para voltar ao estado com menor energia, o elétron libera de volta a energia. Como cada elemento tem níveis diferentes de energia, essa energia que o elétron libera varia. Essa variação é que faz cada elemento ter uma cor diferente. Os sais são bons para fazer isso porque eles podem carregar elementos bem diferentes, como vocês já verão.
Coloquei abaixo uma tabela com as cores mostradas pelo Chrome (as três primeiras), algumas a mais por curiosidade e elementos que podem ser usados:


Cor Elemento que dá a cor
Amarelo Sódio, como o que tem no sal de cozinha (cloreto de sódio)
Azul Cobre ou enxofre
Púrpura Potássio*
Dourado Ferro
Prateado Alumínio
Laranja Cálcio
Verde Bário

*Senku diz que cobre é usado para produzir a chama púrpura, porém isso só acontece se o cobre estiver misturado com estrôncio.
Todos os sais com esses elementos podem ser facilmente encontrados na natureza.
Aqui vai o que eu acho a parte mais legal de sabermos isso: se nós captarmos a luz liberada pelas estrelas, podemos mapear a energia que ela emite, analisar as cores e descobrir de que elementos elas são feitas. E já fazemos isso há décadas! É assim que sabemos do que não só as estrelas, mas vários outros objetos do universo são feitos.




Outro truque de Chrome era o de usar uma "bola mágica" para dar choque nos outros. Essa bola mágica é uma esfera feita com enxofre, um instrumento criado pela primeira vez por um físico alemão chamado Otto von Guericke no século 17. Esse foi o primeiro gerador de eletricidade estática, que é o acúmulo de cargas elétricas que não estão se movendo.
Um dos jeitos de obter eletricidade estática é atritando dois materiais diferentes. Ao atritar, um dos materiais vai passar os (nossos já conhecidos do tópico anterior) elétrons para o outro, de acordo com suas propriedades. O que define quem vai perder e quem vai ganhar elétrons é a chamada série triboelétrica. Abaixo vou colocar alguns exemplos dessa série:

Pele humana - Cabelo - Vidro - Lã - Papel - Borracha - Plástico

Quando mais para a esquerda maior a chance do material dar elétrons e quanto mais para a direita maior a chance de receber. Se você agitar as mãos em algo de vidro, por exemplo, as mãos vão dar elétrons para o vidro.
Como os elétrons tem carga elétrica negativa, quem os perde fica "mais positivo" e quem os ganha fica "mais negativo".
Na natureza, tudo tende ao equilíbrio e, por isso, tudo que está em equilíbrio tem uma carga neutra, nem mais positivo nem mais negativo. Quando você passa os elétrons de um lugar para o outro, eles vão ficar fora desse equilíbrio.
Por exemplo: se você esfregar demais o seu cabelo com um pente de plástico, veja pela série que o cabelo vai dar elétrons para o pente. Assim, o cabelo todo vai ficar mais positivo. Você já deve ter ouvido que os "opostos se atraem e os iguais se repelem". E isso acontece, enquanto tudo estava neutro o cabelo ficava normal, mas agora que ele inteiro está positivo cada fio vai se repelir um do outro, por isso que vemos aquele efeito divertido do cabelo arrepiado.
Um outro exemplo legal que meu pai me mostrava quando criança era assim: esfregue uma caneta de plástico no seu cabelo (em um sentido só, como se estivesse penteando ele), depois aproxime essa caneta de pedaços de papel picado. O papel vai grudar na caneta.
Vamos analisar a série. O cabelo vai dar elétrons para a caneta, então a caneta vai ficar mais negativa até que o papel. Como o papel está mais positivo e a caneta mais negativa, ou seja opostos, elas irão de atrair.

Bom, vou ficando por aqui. Como comentei, a próxima parte deve sair mais rápido do que o intervalo entre as partes 1 e 2, então em janeiro já teremos ela por aqui. E nela vou focar inteiramente na criação do remédio, então vamos estudar todo aquele diagrama do Senku!

Se alguma explicação não ficou clara ou ainda restou dúvida, me avisem nos comentários que eu reescrevo. Me lembrem também se eu deixei passar alguma tecnologia que mereça explicação.

Compartilhem esse post com quem curte ciência ou Dr. Stone, ou os dois. Ah, e também não se esqueça de curtir a página do blog no Instagram

Confira todas as partes que já fiz (é só clicar na imagem):


https://universoanimanga.blogspot.com/2018/12/a-ciencia-de-dr-stone.html
Parte 1
https://universoanimanga.blogspot.com/2019/12/a-ciencia-de-dr-stone-parte-2.html
Parte 2
https://universoanimanga.blogspot.com/2020/01/a-ciencia-de-dr-stone-parte-3-remedio.html
Parte 3: Especial da criação de Remédios

https://universoanimanga.blogspot.com/2020/03/a-ciencia-de-dr-stone-parte-4.html
Parte 4

https://universoanimanga.blogspot.com/2020/04/a-ciencia-de-dr-stone-parte-5-especial.html
Parte 5: Especial da criação do celular
Parte 6 



Parte 7: Armas de guerra

Parte 8




Até a próxima postagem!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Inimigos do Blade - Personagens da Marvel Comics - Parte 69

Parte 68 (A Guarda Invernal) - Parte 70 
GUIA DE PERSONAGENS
 
Lista de inimigos de Eric Brooks, o Blade!

DRÁCULA
Vlad Drácula já foi o príncipe de um reino europeu chamado Transilvânia, em meados do século 15. Certa vez, ao enfrentar os turcos (seus clássicos inimigos) ele foi capturado e quase morreu, porém foi salvo por uma cigana que o transformou em vampiro. Não demorou até que ele ganhasse muito poder e se tornasse o rei dos vampiros. Como já viveu mais de cinco séculos ele já enfrentou todo tipo de inimigo, desde nobres, militares, caçadores até super-heróis, e inspirou livros famosos, como o "Drácula" de Bram Stoker, além de ter influência até na Primeira Guerra Mundial. Hannibal King, o caçador de demônios Quincy Harker, o mago supremo Doutor Estranho e, é claro, Blade já o enfrentaram em mais de uma situação.
DEACON FROST
Deacon Frost era um médico obcecado por conseguir a imortalidade, a ponto de realizar experimentos utilizando sangue de vampiro usando pessoas como cobaias vivas. Quando uma dessas cobaias fugiu, Deacon acabou se injetando sem querer, transformando-se em um vampiro, mas com a habilidade especial de gerar um clone de qualquer pessoa que transformar. E, ainda por cima, esse clone fica sob seu domínio mental. Graças à isso Deacon começou seus planos para se tornar o novo rei dos vampiros, superando Drácula com a ajuda de seu exército de clones. Foi o responsável por tratar a mãe grávida de Blade, infectando o bebê ainda no nascimento com substâncias que o tornariam meio-vampiro meio-humano.
XARUS
Xarus Tepes é filho do Drácula, porém nunca concordou com os meios do pai, desejando assim tomar o seu lugar como rei dos vampiros. Para conquistar esse lugar ele se juntou à vários outros grupos de vampiros para formar uma aliança muito poderosa que inclui até vampiros atlantes. Adotando o nome de Coronel Sombra, passou a liderar uma nova versão da equipe Legião dos Condenados, composta por vampiros bem poderosos (diferente da versão original, que era de vilões de vários períodos temporais).

VARNAE
Varnae tem um passado tão antigo que sua história se confunde. Em uma das lendas ele era um feiticeiro que vivia em Atlantis, antes dela ser afundada no oceano. Tornou-se, de um modo desconhecido, o primeiro vampiro da história e também o primeiro senhor dos vampiros, um posto que só seria tomado dele séculos depois por Drácula. Atualmente ele está um pouco mais fraco e debilitado, necessitando de um hospedeiro humano para andar na Terra. Escolheu Blade para ser seu hospedeiro, atraído pelo poder do vampiro, porém este não quer aceitá-lo, obviamente.

VERDELET
Verdelet também vivia em Atlantis e foi um dos primeiros vampiros da história, transformado por Varnae junto com alguns poucos outros que iriam sobreviver até os dias atuais. Quando Drácula ascendeu e substituiu Varnae como rei dos vampiros, Verdelet ficou furioso, pois achava que ele era o digno do posto, então começou a odiar tanto Varnae quanto Drácula. Atualmente ele age como um tipo de guru, usando drogas e propaganda para convencer pessoas a se juntarem a seu culto, onde acabam tendo seu sangue sugado.

LUCAS CROSS
Lucas Cross é o pai de Blade. Quando sua esposa, Tara Brooks, ainda estava grávida ele foi preso na Latveria, o país do Doutor Destino. Ao mesmo tempo em que estava preso um câncer começou a matá-lo lentamente. Seu companheiro de cela lhe ofereceu a chance de escapar e, ainda por cima, se curaria da doença e poderia ver o filho novamente. Lucas aceitou e o companheiro lhe transformou em um vampiro. Após escapar ele foi atrás do filho, porém os dois acabaram se tornando inimigos. Lucas é membro de uma ordem que lida com assuntos de ocultismo chamada Ordem de Tyrana, que está por trás de vários eventos na vida do caçador de vampiros.
DRACONIS
Draconis era um jovem muito religioso que atuava como acólito em uma igreja e estudava para se tornar padre. Até o dia em que foi contatado por um vampiro, que representava um grupo de vampiros que planejava criar uma forma de matar o Blade. Draconis aceitou, cedendo às promessas de poder e imortalidade. Por anos os vampiros o criaram como uma arma, preparando-o para enfrentar Blade. Por conta de sua fé e a vida dentro da igreja, ele foi se tornando imune à objetos religiosos, como cruzes e água benta, e ganhou grande imunidade à luz do Sol, características que nenhum outro vampiro que Blade enfrentou possuía.

TERROR NOTURNO
Carl Blake tem duas versões de sua história, que não necessariamente se excluem. Do seu ponto de vista, ele só se lembra de acordar uma noite sem nenhuma memória do passado, mas transformado em vampiro e com o poder de absorver as memórias daqueles de quem também sugava o sangue. Outra história contada sobre ele é que já foi um agente do Governo Americano. Depois da transformação tornou-se um mercenário e se aliou a outros vampiros.
NAVALHA
Xedric Demacherlier era o chefe da Gangue Yadi, uma organização presente no tráfico de drogas e que comandava a distribuição de narcóticos, a ponto de se tornar um alvo do Governo Americano. E também era um vampiro. Carl Blake foi o agente enviado para capturá-lo, porém Xedric reconheceu que ele tinha muito ódio pela humanidade e o convenceu a deixar-se ser transformado em vampiro. Após isso, Xedric e Terror Noturno se tornaram aliados e servos de Varnae.

SOLOMON NEGUS
Solomon Negus possui mais de 2 mil anos de idade e é nativo do Sudão. Com tantos anos de vida ele se tornou um vampiro muito poderoso, tanto que é dito que ele já enfrentou o Drácula em um combate e venceu, há muito tempo no passado. Atualmente faz bilhões de dólares vendendo uma droga feita com base em sangue de vampiro e direciona esse dinheiro a criar um império habitado apenas por vampiros.




_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!



terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Inimigos do Monstro do Pântano - Personagens da DC Comics - Parte 69

Parte 68 (Heróis do Povo) - Parte 70 (Membros da Tropa Sinestro)
GUIA DE PERSONAGENS
 
Lista de inimigos de Alec Holland, o Monstro do Pântano!


ANTON ARCANE
Anton Arcane nasceu no século 19. Seu maior objetivo sempre foi a imortalidade, a ponto de pesquisá-la com todo afinco usando todos os meios possíveis, de ciência à magia. Enquanto era um cientista trabalhando para os nazistas ele criou seres artificiais de aparência asquerosa que se tornariam seu exército pessoal. Durante os anos já fez de tudo, como transplantar o cérebro para um novo corpo e até usar magias de transformação para rejuvenescer, assim foi ficando cada vez mais insano e obcecado. Quando viu o Monstro do Pântano passou a acreditar que a criatura teria a imortalidade que ele desejava, bastava que trocassem de lugar. Porém Alec reconhece o perigo de deixar tamanho poder na mão de um lunático e jamais deixará que os planos de Anton se concretizem.

CRANIUS
Cranius é um dos seres artificiais criados por Anton. Na verdade, é o principal deles, tanto que depois de anos acabou tornando-se o líder do exército composto por essas criaturas. Basicamente é um cérebro exposto, com um rosto e ligado diretamente a uma mão, que ele usa para se locomover como se fossem patas de aranha. Embora também já tenha conseguido manipular um corpo humano normal, afinal ele é bem inteligente e consegue muita independência de seu criador. Foi o responsável, em vários momentos, por trazer Anton de volta à vida usando diversos procedimentos, como transferir seu cérebro de um corpo para outro.

KAREN CLANCEY
Karen Clancey era uma criança com comportamento tido como estranho, já que não falava e não demonstrava emoções nem nos piores momentos possíveis. A população da pequena cidade onde vivia acreditava que ela era uma bruxa e a perseguiram, porém o Monstro do Pântano interveio, a salvou e os dois passaram a viajar juntos, até serem separados por um ataque de vampiros. No fim, descobriu-se que realmente havia algo de errado com Karen. Ela seria a hospedeira de uma entidade chamada Arauto do Anticristo, o que a fez desenvolver vários poderes de telecinese, telepatia, necromancia e outras habilidades mágicas.

FUÇA-RADIOATIVA
Fuça-Radioativa é um homem sem teto que se tornou viciado em comer lixo nuclear. Por algum motivo desconhecido ele não morreu, mesmo consumindo tantos resíduos tóxicos que seu corpo estava expelindo radiação nociva. Tudo que ele tocava, vivo ou não, começava a se deteriorar em segundos. Seu próprio rosto foi ficando cada vez mais deformado, daí o apelido de Fuça-Radioativa dado por algumas crianças. Ele vivia perto de um pântano e, com seu poder, tornava-se uma ameaça a todo o ambiente daquele lugar.

NAÍADE
Mai Miyazaki era uma ativista pelo meio ambiente até o dia em que foi averiguar um vazamento de olho. Os responsáveis resolveram acabar com a imensa mancha no oceano ateando fogo a tudo e fizeram isso sem ver que Mai e seu barco, o Naíade, estavam perto do óleo. No meio do incêndio, Mai pulou na água, embora ainda muito queimada, então um espírito da Terra decidiu salvá-la, transformando-a no elemental da água. Com poder de controlar água, ela tornou-se extremamente agressiva contra várias empresas que acusava de serem prejudiciais à natureza, o que a colocava como inimiga de alguns heróis, em especial o elemental da terra, Monstro do Pântano, e o elemental do fogo, Nuclear.

SETHE
Sethe é o avatar d'O Preto, que é uma força mística relacionada à morte. Como O Preto (também conhecido como A Podridão é um total oposto d'O Verde (a força mística das plantas), Sethe e o Monstro do Pântano se tornam inimigos mortais. Sethe é ainda a personificação da morte, do apodrecimento, das doenças, sendo o responsável por vários desastres envolvendo pestes e matanças no mundo, o que indica que ele tem um certo tipo de onipresença, afinal age no mundo todo ao mesmo tempo. Seus poderes são relacionados à necromancia e possui a capacidade de matar qualquer coisa só com um toque.

WILLIAM ARCANE
William Arcane é sobrinho de Anton. Ele nasceu com uma alergia mortal à clorofila, a substância presente em todas as plantas e que dá o tom verde nas folhas. Por conta disso teve que passar toda a infância em câmaras com filtros de ar, já que a substância acaba sendo levada pelo ar também. A origem disso é a forte ligação que ele possui com O Preto, algo que só se revelou quando Sethe surgiu e atraiu William para seu lado. O garoto tornou-se capaz de controlar partes orgânicas mortas e usou o poder para fugir do lugar aonde ficava confinado, usando uma máscara para conseguir respirar tranquilamente.

MATANGO
Matango era membro do Parlamento das Árvores, um conselho de seres que "adimnistram" a vida nos planetas. Quando foi decidido com os fungos, o chamado O Cinza, deveria ter um avatar assim como os animais e as plantas, Matango se voluntariou. Na verdade ele apenas queria mais poder e todos desconfiaram disso, só que mesmo assim aceitaram. Apesar de seus desejos, houve muita paz durante séculos, até a humanidade começar a se tornar uma ameaça ao planeta. Desde então Matango vem tentando sabotar os seres humanos e iniciar uma guerra contra os demais poderes, principalmente O Verde.

AVERY SUNDERLAND
Avery Sunderland é um militar de alta patente aposentado e CEO da Corporação Sunderland, uma empresa de pesquisas científicas que trabalha para o Governo Americano. Sua corporação esteve envolvida com a pesquisa de Alec Holland sobre a fórmula biorestauradora (que o transformaria no Monstro do Pântano). Quando aconteceu o acidente, Avery ficou maluco achando que a fórmula tinha se perdido para sempre, então começou a procurá-la de todas as formas, até mesmo exumando o corpo da esposa de Alec. Ele chegou a financiar o vilão Homem-Florônico para obtê-la. Essa sua ligação com o passado, as coisas que fez e sua atual perseguição pelo experimento tornam Avery um dos principais inimigos do Monstro do Pântano.

NATHAN ELLERY
Nathan Ellery chefiava um grupo criminoso conhecido como O Conclave. Certa vez ele se interessou pela fórmula biorestauradora que estava sendo desenvolvida por Alec e sua esposa, Linda Holland. Sendo assim, enviou criminosos para roubá-la, o que ocasionou o acidente que matou Linda e transformou Alec no Monstro do Pântano. Mesmo tendo falhado dessa vez, Nathan continuou tentando, passando a espionar aliados do Monstro do Pântano para ver se conseguiria arrancar algum resquício da fórmula da criatura. Em um confronto contra o Monstro, que estava sendo ajudado pelo Batman, Nathan caiu para uma aparente morte, porém apenas ficou paraplégico, retornando em uma cadeira de rodas para sua vida de crimes.

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

sábado, 14 de dezembro de 2019

Personagens de Kimetsu no Yaiba: Caçadores de Demônios

Vocês devem ter reparado que eu fiz algo diferente aqui. Listei primeiro outro grupo de personagens e deixei o grupo com o protagonista do anime para depois. Mas finalmente ele está aqui.

Antes de continuarmos, não se esqueçam de seguir o Universo Animangá no Instagram!

Já falei sobre os Hashiras (ou Pilares) e agora quero focar nos demais caçadores de demônios, na verdade uma atenção maior naqueles que passaram na seleção final para entrar na organização.
Confira também a postagem que fiz sobre os Luas Superiores e os Luas Inferiores!


Antes de prosseguir tenho alguns comentários a fazer. O primeiro é sobre o nome Caçadores de Demônios, que é o que sigo usando desde que li o mangá em inglês (traduzi de Demon Slayers). Pouco depois de checar o mangá, vi que o anime traz na legenda o nome Esquadrão de Executores, que eu não faço ideia de como surgiu. Bem, vou ficar com o Caçadores de Demônios mesmo.

Para evitar muitos spoilers, eu vou focar em descrever como é o personagem, seu passado, motivações e habilidades, evitando contar coisas que acontecem assim que a história do mangá começa. Acho que esse é um bom jeito de introduzir cada personagem se estragar a experiência. Se tiver algo do decorrer do anime/mangá, pode ficar tranquilo que provavelmente não irá ter um peso tão grande.

Os dois últimos personagens trazem spoiler até o episódio 4 do anime.

TANJIRO KAMADO
Tanjiro perdeu toda a sua família no ataque de um demônio. A única que restou foi sua irmã, Nezuko, que foi transformada em demônio no ataque. Foi aconselhado a se tornar um caçador de demônios para que pudesse se vingar, mas principalmente para encontrar um jeito de ajudar a irmã, ao mesmo tempo que esse parecia seu destino, já que ele era naturalmente muito habilidoso e tinha um olfato impressionante.
Após cerca de um ano de treinamento com Sakonji Urokodaki, a maior parte dedicando-se sozinho e trabalhando duro, ele aprendeu a Respiração da Água e desenvolveu suas habilidade de combate, mostrando-se praticamente um prodígio.

ZENITSU AGATSUMA
Zenitsu foi criado e treinado por Jigoro Kuwajima, o antigo Pilar do Trovão. Ele e outro aprendiz de Jigoro, Kaigaku, se odiavam bastante, mas eram obrigados a trabalhar juntos, até que finalmente se entenderam. Existe uma história curiosa sobre Zenitsu: ele não é naturalmente loiro, seu cabelo só ficou dessa cor depois que ele foi atingido por um raio enquanto tentava se esconder no topo de uma árvore. Até hoje possui alguns problemas de autoestima, costuma se achar inútil e é um tanto covarde.
Seu mestre lhe ensinou a Respiração do Trovão, que ele sabe usar muito bem, inclusive criou sozinho um estilo muito poderoso com o objetivo de rivalizar com Kaigaku. Sua habilidade mais curiosa é que, quando se sente em perigo, ele dorme e passa a se mexer por extinto, e é dormindo que ele fica muito mais habilidoso com a espada.


INOSUKE HASHIBIRA
Inosuke teve uma vida conturbada quando ainda era um bebê. Sua mãe fugiu com ele do marido abusivo para acabar indo parar em um culto liderado por um demônio. Na fuga desse culto, a mãe morreu. Inosuke foi, então, encontrado e criado por javalis até tornar-se bem mais velho. Por esse motivo ele possui um comportamento briguento, impulsivo, adora desafiar os outros (mesmo se forem muito mais fortes que ele) e não se importa em se colocar em perigo ou arriscar a própria vida. Também é um desastre social, com poucas habilidades de interação com humanos.
A máscara que usa foi feita a partir da javali que lhe "adotou". Seu estilo de combate, a Respiração da Besta, é único, afinal foi criado pelo seu modo de vida, e prioriza o sentido do tato.



GENYA SHINAZUGAWA
Genya, quando criança, perdeu os irmãos quando a mãe se transformou em demônio e matou a todos. Seu irmão mais velho, Sanemi, o salvou do ataque, mas para isso teve que matar a própria mãe. Genya não conseguiu entender que aquilo foi feito para salvá-lo e que sua mãe tinha virado um monstro, então passou a culpar Sanemi. Anos depois ele percebeu o que tinha acontecido e como tinha julgado errado o irmão, por isso decidiu entrar para os Caçadores de Demônios e se redimir tornando-se mais forte.
Esse evento conturbado do passado tornou Genya muito frio, mal humorado e solitário, ele tem dificuldade de colaborar, prefere agir sozinho e chega a ser bem desrespeitoso com os outros. Ele não é capaz de usar respirações, mas possui o poder de adquirir algumas habilidades de demônio após comer ou ingerir sangue das criaturas.


KANAO TSUYURI
Kanao Tsuyuri teve uma infância extremamente conturbada, com pais abusivos a ponto dela acabar sendo vendida como escrava, até ser resgatada pelas irmãs Kocho, Kanae e Shinobu. Esse passado tornou Kanao eternamente traumatizada a ponto de raramente demonstrar emoções ou sequer reagir à situações ao seu redor. Perdeu ainda a capacidade de tomar decisões, algo que Kanae tentou ajudar ao lhe dar uma moeda (assim a garota poderia usar o cara ou coroa quando não conseguisse tomar a decisão por conta própria.
Como foi treinada pelas irmãs desde que foi adotada por elas, Kanao é extremamente habilidosa e já é uma tsuguko (aprendiz destinada a se tornar um Pilar). Como era de se esperar, domina a Respiração da Flor.


MURATA
Não sabemos muito sobre a história de Murata. Parece que com ele aconteceu o que já vimos em muitos personagens: sua família foi completamente dizimada por demônios e ele entrou para os Caçadores de Demônios.
Usa a Respiração da Água, mas num nível muito baixo, tanto que a água nem é vista em seus ataques, diferente dos jatos e ondas que vemos nos movimentos de Tanjiro, por exemplo.



OZAKI
Também sabemos muito pouco sobre Ozaki, mas ela é uma caçadora de nível baixo, então provavelmente não é muito poderosa.


Como essa postagem ficaria com poucos personagens eu resolvi acrescentar mais dois, que eram aspirantes a caçadores também:

SABITO
Sabito foi aprendiz de Sakonji Urokodaki, porém foi assassinado por um demônio após não conseguir cortar o pescoço do monstro. Seu espírito passou a ajudar os novos aprendizes de Urokodaki, em especial Tanjiro. Sabito parecia ser bem sério, determinado e ajudava Tanjiro provocando-o para que se tornasse mais forte e o superasse, enquanto dizia que era mais poderoso. Provavelmente essa sua postura era para fazer Tanjiro ser melhor que ele e assim não falhar da mesma forma que falhara contra o demônio.


MAKOMO
Makomo também foi aprendiz de Urokodaki e morreu para o mesmo demônio que matou Sabito e tantos outros aprendizes e aspirantes de caçador. Ela e Sabito aparecem para ajudar Tanjiro em seu treinamento. Makomo servia como total oposto do amigo, sendo mais gentil e explicando sucintamente onde Tanjiro estava errando. Ela conhecia a Respiração da Água e foi a principal responsável por Tanjiro aprendê-lo.

Futuramente farei mais postagens com outros grupos dos caçadores e, é claro, com os demônios!

Até a próxima postagem!