domingo, 30 de dezembro de 2018

One Piece 929: Ryu Ryu no Mi, a Fruta do Dragão, e suas possibilidades!


No capítulo 929 de One Piece foi revelado que as Zoans relacionadas à dinossauros são modelos de uma só: a Ryu Ryu no Mi (Fruta do Dragão).

Resolvi fazer essa postagem para mostrar as muitas possibilidades que isso pode abrir. Já vimos que se trata de uma zoan ancestral, assim como a Fruta do Mamute de Jack e já vimos duas formas dela: a do espinossauro e a do alossauro.

Por muito tempo eu pensei que X-Drake se transformava em um tiranossauro rex com sua fruta, mas na verdade se trata de um alossauro. Na verdade são dinossauros bem parecidos e próximos mesmo, divergem apenas na família em diante. Eram grandes carnívoros, mas provavelmente nunca se enfrentaram, já que viveram em períodos diferentes (alossauro é do jurássico e tiranossauro do cretáceo).

Já o espinossauro é conhecido por duas coisas: ele andava como quadrúpede e como bípede, alternando quando preciso, e tinha uma crista bem visível nas costas. Por incrível que pareça, o espinossauro é o maior dinossauro carnívoro que se descobriu até hoje, podendo chegar a 15 metros de comprimento. Veja na imagem abaixo a comparação, sendo que o espinossauro é o vermelho e o tiranossauro é o verde:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Largesttheropods.png

Vamos sair um pouco dos carnívoros e ver como há dinossauros herbívoros bem legais.

Um verdadeiro tanque de guerra seria alguém com a fruta do anquilossauro. Ele tinha uma carapaça cobrindo o corpo todo, menos a barriga, e uma formação óssea na ponta da cauda. Esse rabo em forma de clava dava um golpe mortal capaz de quebrar ossos de outros dinossauros maiores. Imagine o que poderia fazer em um combate.

O tricerátopo é um dos mais conhecidos. Possui três chifres na cabeça e uma proteção para abaixo do pescoço, o que torna ele um aríete gigante de aproximadamente 10 toneladas.

O estegossauro é a combinação perfeita de ataque e defesa. As costas dele são cobertas com placas ósseas que torna bem difícil a vida de quem quer atacá-lo usando o próprio corpo, então esqueça os ataques físicos contra um homem-estegossauro. Para atacar ele dispõe da cauda, assim como anquilossauro, mas, diferente deste, ela não possui uma maça e sim espetos afiados feitos de osso.

Sabe o que seria realmente assustador? Um apatossauro, brontossauro ou qualquer um dos que eu, quando criança, chamava de "pescoçudos". Girando em torno de 10 metros de altura e pesado mais de 30 toneladas usuários com frutas desses bichos seriam imparáveis, poderiam pisar e esmagar qualquer um em sua frente. Arrastar cidades inteiras com a cauda o pescoço!

Agora vamos ao campo da fantasia. Muito provável que existam zoans lendárias misturadas com ancestrais. Talvez as que eu apresenta a seguir sejam classificadas como uma ou como outra.

Pra começar, uma já mostrada. Kaidou é capaz de se transformar em um dragão gigantesco com poder de destruir uma montanha só com um sopro. A aparência é de um dragão oriental (como o Shenlong de Dragon Ball) e talvez esse seja o diferencial. Lembrando que Momonosuke também vira um dragão oriental, mas a origem da fruta dele é artificial (talvez uma cópia da de Kaidou). Ainda não sabemos a extensão dos poderes de Kaidou, mas se for realmente seguir as lendas teremos muita coisa: dragões, na mitologia chinesa por exemplo, são seres capazes de fazer vários tipos de magia, seria um poder quase ilimitado.

Outra que pode se encaixar aqui é a fruta do shogun Kurozumi Orochi, que é claramente uma Yamata no Orochi. Essa criatura lendária da mitologia japonesa é um dragão colossal com oito cabeças de serpente. Já vimos uma representação dela em Naruto, em um dos jutsus finais de Orochimaru. Tenho um palpite de que será um modelo da Ryu Ryu no Mi.

Os dragões orientais fazem magia, e que tal os ocidentais? O dragão ocidental (não o Jake Long...) está presente em várias obras do mundo medieval. Monstruosidades maiores que casas com asas que cobrem toda a luz do Sol e cospem fogo pela boca. Tenho quase certeza que veremos uma fruta desse modelo, mesmo que já tenhamos visto um dragão do tipo em Punk Hazard.

Ainda há a possibilidade de termos uma hidra, que é quase uma Yamata no Orochi, um dragão de muitas cabeças, mas com o diferencial de que ser praticamente imortal. Quando uma cabeça é cortada novas surgem no lugar, tornando-se uma aberração ainda maior conforme é dilacerada.

Essa com certeza é uma das melhores classes de zoans já mostradas! O que mais você espera ver?

Até a próxima postagem!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

A ciência de Dr. Stone




Dr. Stone é um mangá que me surpreendeu bastante pelo jeito divertido que ele trata de ciência real. Mais legal ainda, ele mostra como a ciência pode salvar nossas peles, nos ajudar bastante e como ela é fundamental para a nossa civilização!

Fiquei pensando em que postagem eu usaria para estrear o mangá aqui no blog. Pensei em uma lista de personagens, mas talvez eu faça isso depois. Então tive a ideia de explicar um pouco melhor sobre a ciência em Dr. Stone e como ela é usada na história.


Para ler essa postagem não é preciso conhecer muito do mangá, não vai ter spoilers diretos do enredo, somente das utilizações de ciência. Na verdade você nem precisa ter lido o mangá, basta saber que temos dois personagens principais: Senku, que é um gênio em ciências, e Taiju, o entusiasta que está sempre aprendendo algo novo.

A primeira demonstração do conhecimento em química de Senku acontece logo nas primeiras páginas do mangá, com a suposta poção do amor, que na verdade era gasolina que ele fez no laboratório. A pergunta é: dá pra fazer gasolina usando tampinhas de garrafa
As tampinhas são feitas do material plástico mais comum e barato que existe: polietileno. O polietileno é um polímero, uma cadeia bem grande de átomos de carbono e hidrogênio ligados. Os componentes da gasolina também são compostos de carbono e hidrogênio. Ou seja, temos os mesmos elementos nos dois lados da transformação. Só é preciso um método para modificar a estrutura do polietileno e transformar na da gasolina, e esse é um procedimento que já existe! Existem métodos diferentes que ainda estão sendo pesquisados, então o passo a passo ainda é incerto e não é tão fácil fazer em larga escala, mas na quantidade de Senku fez é realmente muito possível, mesmo que para um estudante em um laboratório de escola. Repare que usei a palavra "possível", mas é difícil definir se ele conseguiria em um laboratório comum.

E que história é essa de que cocô de morcego tem ácido nítrico? Isso é verdade! Cocô de morcego possui uma combinação de várias substâncias, entre elas o ácido nítrico. A palavra "ácido" pode assustar pelo que os filmes nos passam, de que é uma substância mortal que sai corroendo tudo, mas não é bem assim. No caso das substâncias do cocô de morcego elas até fazem bem para o solo, por isso são usadas como fertilizantes.

A principal fórmula para despetrificar as pessoas foi chamada de nital. O nital é a mistura de ácido nítrico com etanol (popularmente conhecido como álcool). É uma substância com capacidade de corroer metal e algumas rochas, por isso é muito usada para fazer desenhos em peças de metal. Foi muito usado no passado para fazer enfeites e desenhos em armaduras, espadas e várias outras peças, o que mostra que já era uma substância desenvolvida antes mesmo do conhecimento em química como temos hoje em dia. Então, de fato, o nital é uma substância que poderia ser produzida nas condições dos personagens de Dr. Stone. Lembrando que o ácido nítrico foi encontrado no cocô dos morcegos e o álcool já veremos de onde veio.



Na busca por álcool, Taiju sugere que eles façam vinho usando uvas. Acho que todo mundo sabe que vinho vem da uva, mas sabem como isso é feito? É possível fazer vinho com uvas em um acampamento? Novamente a resposta é sim. A humanidade já sabia fazer vinho a pelo menos 7 mil anos atrás, com equipamentos que podem ser feitos facilmente em um acampamento improvisado.


Basicamente é preciso esmagar as uvas (pisando, por exemplo) para que casca e a polpa se misturem, formando um suco. Esse suco precisa ser guardado em recipientes, onde vai acontecer a etapa-chave para a criação do vinho: a fermentação. Nesses recipientes alguns fungos, principalmente as chamadas leveduras, vão se desenvolver e realizar alguns processos químicos no suco, consumindo o açúcar que tem nele e transformando em etanol (álcool). Então, de certa forma, quem faz o trabalho são os fungos. A fermentação demora um tempão, em Dr. Stone eles deixam três semanas nos vasos.

Porém como eles precisam apenas do etanol era preciso seguir adiante. Depois de obter vinho, Senku resolve destilá-lo. Mas o que é destilação? Quando você tem uma mistura de substâncias uma das formas de separá-las é usando a destilação. Substâncias diferentes evaporam com temperaturas diferentes, então vamos supor duas delas, A e B. A substância A evapora com 80 graus, enquanto a B evapora com 100. Se você tiver elas misturadas e aquecer até 90 graus, por exemplo, só a substância A vai evaporar, deixando só a B. Assim você consegue separar elas. Na destilação é isso que é feito, só que de forma controlada, assim dá pra separar várias substâncias somente controlando as temperaturas. 
Voltando. O que Senku quer fazer é obter conhaque destilando o vinho. Ele faz isso porque o vinho tem um teor alcoólico de, no máximo, 20%, ou seja, pouco álcool pode ser tirado dele. Mas, destilando, o álcool pode ser separado de outras substâncias, dando origem a uma bebida "mais forte": o conhaque, que possui um teor alcoólico que pode chegar a 60%. Isso quer dizer que, em um copo de conhaque, mais ou menos 60% do que tem ali é álcool. Como o conhaque tem mais álcool ele é melhor para a fórmula do nital.


Fermentação, destilação... esses são todos processos básicos para a preparação de alimentos. São bem simples e precisam de pouco equipamento, tanto que são usados há milênios. Senku parece ter estudado eles bem, porque logo em seguida vem outro bem importante: defumação. Ele pendura alguns peixes acima de uma fogueira, de modo que a fumaça passe diretamente por eles. Acontece que a fumaça carrega várias substâncias da madeira queimada, entre elas algumas substâncias químicas conhecidas como aldeídos, que servem como conservantes ao matar micróbios e impedir que a carne apodreça rápido. É um método bem eficiente, só que não é recomendado consumir em grandes quantidades porque essas substâncias podem fazer mal em excesso.

Logo depois de falar da defumação, Senku diz que chegou a hora de obter o que ele considera a coisa mais importante para a civilização. De fato ele está falando em um dos principais materiais usados pelos povos na pré-história: carbonato de cálcio. É tão importante que é isso que dá o nome ao mangá: Dr. Stone! Estamos falando do que forma, por exemplo, as conchas de caracóis (que é a principal fonte para Senku e Taiju). Está presente também em algumas rochas, como o calcário, e em corais (em certo quadrinho do mangá podemos ver Taiju pegando corais no fundo do mar). Por um processo chamado calcinação, o calcário moído é queimado, expulsando gás carbônico de sua estrutura, o que o transforma em cal, um subproduto com muitos usos.


Senku disse que havia quatro usos principais do carbonato de cálcio (o que podemos incluir calcário e cal, entre outros subprodutos). Vou explicar cada um deles:
  1. O primeiro uso é na agricultura. Quando jogado no solo, a cal consegue se ligar facilmente com átomos de hidrogênio que estão "soltos" (os íons de hidrogênio). O que torna algo ácido é exatamente a quantidade de íons de hidrogênio, então com a cal rouba todos o solo fica menos ácido, melhorando sua qualidade para plantas. Isso também fornece nutrientes.
  2. O segundo uso é na alvenaria. Cal é um substituto para o cimento nas construções, para fazer argamassa. O que ele faz é absorver gás carbônico do ar, voltando a virar carbonato de cálcio, solidificando.
  3. O terceiro é na higiene pessoal. Carbonato de cálcio pode ser usado na produção de sabão. Às vezes podemos não parar para pensar nisso, mas sem sabão algumas doenças simples não seriam evitadas e no cenário pós-apocalíptico, sem hospitais ou médicos, isso pode significar a morte.
  4. O quarto ele manteve em segredo de Taiju, e seu uso só foi revelado cinco capítulos depois. Ele também pode ser usado como um tipo de arma química. A cal realmente é bem perigosa, em contato com a pele pode causar irritações severas e é bem mais perigosa em contato com os olhos, podendo causar cegueira. Aparentemente não foram esses os usos que Senku planejou, veremos qual foi a seguir.

Agora, finalmente, vamos ver sobre um dos pontos altos na produção científica: a criação de pólvora. É inegável que a pólvora provocou grandes avanços na humanidade. Antes as guerras exigiam força física dos soldados para combates diretos, depois da pólvora os canhões podiam acabar com dezenas e usavam apenas algumas pessoas para carregá-lo e disparar. Isso sem falar no poder de destruição de edifícios. Pois bem, como fazer pólvora?


O mangá já avisa, então quero só deixar um pequeno alerta. Não recomendo que vocês tentem fazer pólvora em casa, o resultado pode ser desastroso. Não só o resultado final, mas também alguns dos componentes são meio perigosos. Só estou escrevendo esse procedimento aqui por uma questão educacional.

A pólvora é feita com três ingredientes:
  • Enxofre: um elemento químico que é encontrado na maioria das vezes ligado a outros elementos. Porém um bom lugar para achá-lo em sua forma pura é perto de vulcões. Senku vai coletá-lo em fontes termais, que são acúmulos de água perto de vulcões (por isso a água é quente), onde também há o enxofre.
  • Carvão: o ingrediente mais simples e fácil de achar. Os personagens usaram basicamente madeira queimada. O carvão é basicamente o que restou depois da queima fazer evaporar todos os demais compostos da madeira, como seiva, a celulose, etc., deixando apenas blocos de carbono.
  • Salitre: nome popular para o nitrato de potássio. O nitrato é mais um composto de nitrogênio que pode ser achado no cocô de morcego, que foi onde Senku conseguiu. Ele não revela como preparou o salitre, porém é nessa preparação que entra o carbonato de cálcio (o quarto uso).
Para essa mistura dar certo é preciso obedecer as proporções. No mangá é dito que essa proporção é 75% salitre, 15% carvão e 10% enxofre. Senku ainda adiciona um pouco de açúcar.
Os ingredientes e a proporção estão corretos (as porcentagens estão arredondadas, mas ainda certas, isso ia atrapalhar um pouco na eficiência, mas ainda funcionaria) e realmente é possível fazer pólvora assim. Com essa complexidade de proporções e ingredientes inusitados é claro que a humanidade demorou um bom tempo para desenvolver essa fórmula, afinal não conheciam tão bem as propriedades químicas dos materiais, apenas sabiam o que aconteciam se os misturassem. Isso explica a demora para a pólvora aparecer na história, porém Senku trata de fazer esse avanço logo, afinal a situação exigia...

Vou ficando por aqui por enquanto, ainda preciso reler alguns capítulos para pegar os tópicos e completar esse post! Teremos atualizações em breve!

A parte 2 já está disponível! E a parte 3 também, um especial sobre a criação de remédios!

Confira todas as partes que já fiz (é só clicar na imagem):


https://universoanimanga.blogspot.com/2018/12/a-ciencia-de-dr-stone.html
Parte 1
https://universoanimanga.blogspot.com/2019/12/a-ciencia-de-dr-stone-parte-2.html
Parte 2
https://universoanimanga.blogspot.com/2020/01/a-ciencia-de-dr-stone-parte-3-remedio.html
Parte 3: Especial da criação de Remédios

https://universoanimanga.blogspot.com/2020/03/a-ciencia-de-dr-stone-parte-4.html
Parte 4

https://universoanimanga.blogspot.com/2020/04/a-ciencia-de-dr-stone-parte-5-especial.html
Parte 5: Especial da criação do celular
Parte 6 



Parte 7: Armas de guerra

Parte 8


Até a próxima postagem!

domingo, 23 de dezembro de 2018

Personagens da Marvel Comics - Parte 46: Membros da Tropa Nova


Lista com os principais membros da Tropa Nova!

NOVA
Richard Rider era um jovem normal até o dia em que Rhomann Dey, centurião da Tropa Nova, apareceu na Terra no encalço de Zorr, um pirata intergalático que havia destruído Xandar. Porém Dey estava à beira da morte após um confronto com Zorr, por isso decidiu transferir seus poderes para alguém próximo na esperança de que o receptáculo lhe sucedesse. Richard ganhou um uniforme e os poderes e jurou seguir o juramento da tropa, primeiro agindo como herói na Terra depois indo para o espaço assim que Xandar foi reconstruída. Ganhou capacidades físicas aprimoradas, a capacidade de voar e sobreviver no espaço, e a manipulação da Força Nova, uma forma de energia que alimenta a tropa. Mostrou-se um dos maiores membros que a tropa já teve.

MENTE GLOBAL XANDARIANA
A Mente Global Xandariana foi criada quando os xandarianos guardaram as mentes de vários de seus habitantes de uma forma que elas foram se fundindo com o tempo. Um milhão de anos depois, esse conjunto se tornou uma mente senciente capaz de gerar uma poderosa energia chamada de Força Nova, o que daria origem à Tropa Nova. A Mente Global quase foi derrotada duas vezes, na última pelo vilão Aniquilador, e sobreviveu ao possuir Richard Rider. Também já entrou em outros hospedeiros, como Ego, o Planeta Vivo e nessa situação Ego conseguiu influenciá-lo a controlar mentalmente a tropa para entrar na Guerra dos Reis. Não possui forma física, mas normalmente se manifesta como uma grande cabeça usando o elmo da tropa e o rosto de seu hospedeiro.

RHOMANN DEY
Rhomann Dey era membro da Tropa Nova de nível Centurião, a patente mais alta, sendo superada apenas pelo cargo de Nova Prime. Quando Zorr destruiu Xandar, a principal base da tropa, Rhomann perdeu sua família e isso só o motivou a buscar uma vingança mais severa. Porém acabou ficando muito ferido na perseguição que acabaria levando-o à Terra, onde ele passou seus poderes para Richard Rider e fez uma breve conexão entre suas mentes para que pudesse explicar tudo que estava acontecendo. Depois de transferir os poderes, Rhomann Dey ainda foi capaz de enfrentar Zorr e derrotá-lo, como seu último ato antes de morrer.

NOVA PRIME
Malik Tarcel é um shi'ar que foi convocado pela Mente Global para se tornar um membro da tropa em nível Centurião, como parte da reconstrução da Tropa Nova após o Aniquilação acabar com todos os membros. Nessa época, Richard Rider havia se tornado o Nova Prime e liderou a tropa em algumas missões, inclusive enfrentando os skrulls. Porém, após um tempo, Richard ficou mentalmente instável com tantos problemas e foi afastado, com isso Malik foi promovido a Nova Prime. Após a promoção, sua primeira ação foi comandar a Tropa Nova na Guerra dos Reis entre shi'ar e krees, e ele não recuou ao ter que enfrentar o império onde nasceu, afinal acreditava que o atual governante era um tirano usurpador.

IRANI RAEL
Irani Rael é outra das novas recrutas da Mente Global para a nova formação da Tropa Nova. Ela é uma rigelliana, uma raça de conquistadores de planetas com algumas características únicas, como a face metálica, olhos sem íris e cabeça que parece ser envolta por um capacete.. Foi também uma das recrutas a ser escalada na patente de Centurião, agindo diretamente sob o comando do Nova Prime Richard Rider. Na missão inaugural a tropa foi à Terra para enfrentar a invasão Skrull, que ficou conhecida como Invasão Secreta.

CENTURIÃO QUBIT
Qubit pertence a uma espécie chamada de harmonitas marnufaturados, seres sintéticos com uma inteligência artificial bem desenvolvida. Foi um dos convocados pela Mente Global para entrar na tropa e auxiliar o Nova Prime Richard Rider, ganhando a patente de Centurião. Nos conflitos seguintes, Qubit agia sempre na parte da informação e estratégia, afinal não possui um corpo que o permita entrar em combate. Na verdade sua forma sintética se esconde inteira atrás do elmo, o que dá a impressão de que ele é apenas uma cabeça flutuante.

CENTURIÃO FRAKTUR
Fraktur é o último dos recrutas da Mente Global escalados como Centurião da Tropa Nova. É de um planeta chamado Kakaranthara e de uma raça que lembra bem um dragão com asas. Junto com Irani, Qubit e Malik, ele formou um grupo liderado por Richard para enfrentar os skrulls na Terra. Depois também se envolveu na Guerra dos Reis sob ordens da Mente Global (influenciada por Ego) e, no meio dessa guerra, Richard Rider voltou para recuperar a Tropa da influência do Planeta Vivo. Com isso, Fraktur foi escolhido para liderar a evacuação da Tropa dos campos de guerra, evitando que mais membros morressem numa guerra que não era deles.

CENTURIÃO MORROW
Morrow é um mephitisoide, uma raça alienígena de humanoides com pelos acinzentados cobrindo o corpo. Também é um dos recrutas da Mente Global, já apareceu com uniforme denotando patente de Denário, que é abaixo de Centurião (sua atual), mas não se sabe se ele esteve mesmo nesse nível. Junto com os novos recrutas centuriões e Richard Rider ele ajudou contra a invasão skrull na Terra e ainda resolveu outros problemas, como enfretar a Sociedade da Serpente e caçar o Homem-Dragão. Depois também atuou na Guerra dos Reis.


NOVA 0001
Ko-Rel era uma militar kree, capitã de sua própria nave. Quando estava em missão de evacuação em um planeta-colônia dos kree, afetado pela guerra do Aniquilador, sua nave foi abatida e grande parte da tripulação morreu. Ela comandou os sobreviventes no planeta por vários dias, emitindo sempre um pedido de socorro, que nunca era respondido. Até o dia em que Richard Rider caiu no planeta como último sobrevivente da destruição de Xandar causada pelo Aniquilador. Para ajudar, a Mente Global transferiu a ela alguns poderes da Força Nova. Com isso ela conseguiu salvar Richard e sua tripulação, depois se uniu à Tropa Nova definitivamente.

NOVA
Jesse Alexander é um humano, nascido nos Estados Unidos. Não se sabe muito sobre seu passado, o que fazia antes de ser chamado para a tropa ou o porquê de ter sido chamado, ainda mais por conta de sua personalidade. Ele é desleixado, um tanto imaturo e aparentemente é alcoólatra. Certa vez abandonou todo seu time no meio de uma missão em uma base chitauri só para ir voando até a Terra ver o nascimento de seu primeiro filho, Sam. Por outro lado, ele já se mostrou bem dedicado, nobre e de bom coração. Ele passou um bom tempo disfarçado de zelador no colégio onde seu filho e sua filha (que nasceu depois) estudaram, para observá-los crescer, já que não podia interferir. Quando foi sequestrado pelos chitauri, deixou seu elmo da tropa para o filho, Sam, que viria a se tornar o mais recente Nova.

_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

Personagens da DC Comics - Parte 46: Tropa dos Lanternas Verdes


Nessa lista eu trouxe alguns dos principais e mais conhecidos membros da Tropa dos Lanternas Verdes!

KILOWOG
Kilowog nasceu no planeta Bolovax Vik e é da raça dos bolovaxianos. Ele era um dos mais brilhantes engenheiros e geneticistas em seu planeta, até ser escolhido para substituir o antigo e falecido Lanterna Verde do setor 674. Ele tornou-se um dos principais membros da Tropa dos Lanternas Verdes, sua principal função é treinar os novos recrutas, como fez com Hal Jordan. Na Crise das Infinitas Terras seu planeta ficou à beira da destruição, matando toda a população, e Kilowog conseguiu salvar a consciência de todos em seu anel para que pudessem descansar em paz. Para finalizar, Sinestro destruiu seu planeta, deixando Kilowog com um desejo de vingança.

ABIN SUR
Abin Sur era professor de história em seu planeta natal, Ungara. Quando foi chamado para a Tropa, tornou-se lanterna verde no setor 2814, onde fica o Sistema Solar e, portanto, a Terra. Seu período de atuação começou por volta de 1860, por isso nas vezes que visitou a Terra se deparou com cenários bem icônicos, como o Velho Oeste americano e a Segunda Guerra Mundial. Nessas vindas ele enfrentava alguns aliens invasores, até depois os heróis aparecerem a fazerem esse serviço. Certa vez sua nave foi atacada pelo Legião, um vilão de longa data dos lanternas, deixando Abin Sur ferido. Ele caiu na Terra, onde seu anel escolheu um sucessor, Hal Jordan, o primeiro terráqueo a se tornar lanterna verde.

SALAAK
Salaak é um dos membros mais antigos e inteligentes da Tropa. Sua experiência o tornou uma pessoa bem ríspida e racional, preferindo sempre criar planos bem projetados antes de qualquer ação, evitando movimentos por emoção. Atua como responsável por supervisionar as leis dos lanternas, já que é um amante dos protocolos, e guardião do Livro de Oa, onde ficam a história, o juramento e várias outras informações sobre a tropa. É um slyggiano, uma raça com quatro braços e cabeça alongada.

SODAM-YAT
Sodam-Yat nasceu como a pessoa envolvida em uma profecia que Abin Sur havia recebido. Sodam é um daxamita, uma espécie que possui os mesmos poderes dos kryptonianos expostos a um sol amarelo, desde o sopro gelado até a visão de calor. Com esses poderes, e sendo escolhido para receber um anel, ele se tornaria tão poderoso que seria uma ameaça a todo o universo, porém Abin Sur acreditava que a profecia poderia ser revertida e Sodam-Yat poderia se tornar um grande herói. Desde criança, Sodam-Yat era fascinado pelas estrelas, mas sempre foi desencorajado pela sua cultura. Ao receber o anel ficou muito contente em sair do seu planeta, se juntando de vez à Tropa.

TOMAR-RE 
Tomar-Rei pertence a uma raça nativa do planeta Xubar, onde era um cientista. Como membro da Tropa, ficou responsável pelo setor 2813, onde ficava o planeta Krypton. Ele até tentou salvá-lo da explosão levando um elemento capaz de aliviar a pressão interna do planeta, porém enquanto levava o elemento uma explosão solar o deixou cego, fazendo com que chegasse tarde demais. Não foi culpado pelo que aconteceu, inclusive foi promovido à Guarda de Honra, um grupo de lanternas verdes que não fica restrito apenas a um setor. Também contribui no treinamento de novos recrutas.

GALIUS ZED
Galius Zed é um noc'sagiano, uma raça conhecida pela cabeça avantajada que é ligada diretamente aos braços e pernas, sem torso no meio, o que o torna bem fácil de reconhecer. Seu planeta natal possui uma gravidade muito mais forte que a de muitos outros planetas, por isso ele é bem forte fisicamente. Também é conhecido por seus discursos inspiradores e motivacionais. Ele sempre é o primeiro a se voluntariar para as missões e consegue inspirar muitos a seguirem ele onde quer que seja.

MOGO
Mogo é um planeta senciente, com inteligência própria, responsável pelo setor 2261. Ele não costuma se juntar aos outros lanternas, principalmente porque se aproximar de outros planetas pode ser perigoso com todo o seu tamanho. Por isso se comunica com os demais usando hologramas. Possui total controle sobre o que acontece em sua superfície, podendo modificar o formato do seu solo, fazer crescer determinados tipos de planta em sua superfície, controlar o clima nos arredores e muito mais. Dentro da Tropa ele possui uma função específica, que é a de guiar os anéis para novos membros após seus antigos donos morrerem.

G'NORT
G'nort Esplanade Gneesmacher pertence a raça dos g'newtianos, com aparência que lembra bastante um cachorro terráqueo, do planeta G'newt. Um grupo de farsantes estava viajando pelo espaço fingindo ser a Tropa dos Lanternas Verdes com o objetivo de diminuir a reputação do grupo e eles chamaram G'nort, que aceitou sem saber quem o grupo era de verdade. Quando a verdadeira Tropa resolveu lidar com os farsantes, G'nort ajudou e por isso recebeu um anel de verdade. É um tanto abobado, confuso e às vezes medroso, mas sua determinação e força de vontade o tornam digno do poder dos Lanternas Verdes.

CH'P
Ch'p é de um planeta chamado H'Iven, no setor 1014. Nessa planeta todos os habitantes são parecidos com animais terráqueos, como raposas, guaxinins e esquilos, com inteligência avançada. Antes, o lanterna verde desse setor era B'rr, mas ele morreu durante uma invasão externa que fizeram ao planeta feita por um governante chamado Doutor Ub'x. Ch'p se tornou o líder da resistência contra o domínio de Ub'x, até ser preso. Na cadeia ele foi visitado por um dos Guardiões do Universo, que o chamou para se tornar parte dos Lanternas Verdes.

ISAMOT KOL
Isamot Kol é um lizarkoniano, uma das muitas raças que vivem no planeta Thanagar (o mesmo do Gavião Negro e da Mulher-Gavião). Ele lutou na guerra Rann-Thanagar, do seu planeta contra o planeta Rann, e em certa missão seu grupo estava prestes a ser derrotado quando seu superior pediu para todos recuarem. Isamot sempre odiou covardes, por isso matou seu superior e continuou no combate. Também se recusou a mentir sobre o que tinha feito, por isso foi condenado a morte, só que quando estava prestes a ser executado pelo que fez um anel de Lanterna Verde o salvou e ele se tornou um membro da tropa.



_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

domingo, 9 de dezembro de 2018

Personagens da Marvel Comics - Parte 45: Namor e seus aliados


Essa lista contém o Namor e seus aliados, incluindo família, amigos e pessoas do reino de Atlantis!

NAMOR
Namor McKenzie é um híbrido, seu pai era humano e sua mãe nativa do reino submarino de Atlantis. Na verdade, seu hibridismo é bem mais profundo, afinal sua parte humana carrega o gene-X, ou seja, ele é um mutante misturado com atlanteano. Isso lhe confere vários poderes, a maioria para se adaptar debaixo da água, além da capacidade de voar. Pode respirar fora da água, mas não por muito tempo. É um dos seres mais poderosos da Terra, ainda sem contar que reina sobre um exército gigantesco e é capaz de inundar países inteiros (como já fez com Wakanda). Seu temperamento explosivo e ego imenso o tornam uma pessoa bem difícil do lidar, por isso já foi inimigo de vários heróis.

FEN
Fen era princesa de Atlantis, filha do Imperador Thakorr. Quando houve notícias de que Atlantis havia sido atingida por explosivos de um navio, Fen se ofereceu para ir em uma missão diplomática, mas seu pai negou. Ela, então, foi escondida, obrigando os cientistas de Atlantis a lhe darem uma substância que a permitia respirar na superfície. Ao visitar o navio ela conheceu Leonard McKenzie, por quem se apaixonou. Os dois viveram um tempo juntos, Leonard a ensinou a falar inglês e aprendeu um pouco da cultura de Atlantis, até o imperador mandar soldados buscarem a filha. Fen passou o resto da vida acreditando que Leonard havia sido assassinado pelos soldados do pai quando foram buscá-la, por isso o filho foi batizado de Namor, que na sua língua significa "filho vingador".

LEONARD MCKENZIE
Leonard Mckenzie era um marinheiro em missão oficial da Inglaterra em busca de uma civilização perdida (em outras versões, em busca de vibranium) na Antártica. A tripulação do navio usou explosivos para abrir caminho no gelo, o que chamou a atenção dos atlantianos. Quando conheceu Fen, logo se apaixonou por ela e os dois se casaram no navio, mas quando os soldados imperais chegaram um confronto aconteceu e Leonard foi dado como morto. Ele se aposentou e perdeu a memória de todo esse período, tendo apenas breves flashs do casamento e sobre Fen estar grávida. Já velho, anos mais tarde, reencontraria Namor e o reconheceria como seu filho, mas logo depois é assassinado pelo Tubarão Tigre.

NAMORA
Aquaria Neptunia é filha do irmão de Fen, portanto, prima de Namor. Sua mãe era uma mutante da superfície, o que a faz uma híbrida também. Ela e o primo eram muito amigos na infância, o que a fez ganhar o apelido de Namora. Quando ficou adolescente, seu gene-X se manifestou (como normalmente acontece) e a fez ficar com uma aparência humana, deixando para trás o tom azulado de pele. Com uma combinação semelhante, Namora tem as mesmas habilidades de Namor. Já adultos, os dois entraram em diversas missões juntos, e ela nunca escondeu que tinha sentimentos amorosos por ele, apesar de serem primos. Teve um casamento um tanto conturbado com um atlatiano chamado Talan.

NAMORITA
Namorita Prentiss é um clone de Namora. Como o DNA de Namora era híbrido ela não conseguia ter filhos, então, como uma criança seria essencial para aliviar as tensões do casamento com Talan, Namora fez um clone de si mesma, que foi implantado em seu útero e nasceu como um bebê normal. Namorita nasceu como a mãe, com aparência humana. Quando ficou mais velha, ajudou a formar o famoso time Novos Guerreiros e foi nas missões com o grupo que sua pele começou a ficar azulada. Cientistas descobriram que essas mudanças de cor eram resultado dos níveis de oxigênio que ela absorvia. Teve uma extensa vida como heroína na superfície, diferente de Namor e Namora, porém tudo acabou quando ela foi uma das vítimas na explosão de Nitro (que daria origem à Guerra Civil).

LADY DORMA
Dorma é uma prima distante e amiga de infância de Namor. Toda sua linhagem está dentro da aristocracia atlanteana, por isso ela é bem acostumada com a vida próxima da família real. Além de amiga, Dorma tem um amor platônico por Namor, embora lide com isso muito bem e o ajude em várias missões sem quaisquer segundas intenções. Possui os poderes habituais de sua espécie, além de ser uma guerreira fenomenal. Esses dois aspectos, a realeza e a combatente, a fazem ser conhecida como "A Rainha-Guerreira".

ANDROMEDA
Andromeda Attumasen é filha de Attuma (um velho inimigo de Namor). Seu pai, um guerreiro feroz, queria um filho, por isso a vida toda tratou Andromeda como trataria um herdeiro: com selvageria, fazendo-a aprender a guerrear de todas as formas possíveis, o que, de fato, a transformou em uma grande combatente. Sabe lutar com vários tipos de armas e possui grande habilidade com estratégias militares e no comando de soldados. Quando precisa ir para a superfície utiliza um soro que a permite respirar por 12 horas e uma membrana que cobre toda sua pele, o que a protege de ressecar e também lhe dá uma aparência humana. Apesar do parentesco, é leal à Namor e comanda grande parte dos exércitos de Atlantis. Já foi membro aos Defensores.

VASHTI
Vashti Cleito-Son é uma das pessoas mais leais à Atantis que já se viu, mesmo na época em que era um simples camponês. Quando Namor passou por problemas quanto à sua legitimidade no trono, Vashti mostrou toda sua lealdade. Por isso, quando Namor se fixou de vez no trono, ele nomeou Vashti como seu grão-vizir, o responsável por controlar várias funções do reino e governar quando o rei está fora. Uma das suas principais características é que ele preza Atlantis acima de tudo, ainda que isso signifique desobedecer Namor.

TAMARA RAHN
Tamara Rahn é de uma raça chamada banari, nativa do planeta Laab. Não se sabe bem o motivo, mas seu planeta colapsou e ela foi enviada em uma nave com outros de sua espécie pelo espaço. Ao chegarem à Terra, os atlanteanos acharam que eram invasores e mataram todos, deixando apenas Tamara viva, à tempo dela se provar uma amiga. Com o tempo acabou se familiarizando com o povo de Atlantis. Durante os anos que viveu em Atlantis ela chegou a se envolver com o Tubarão Tigre (inimigo de longa data de Namor) e também já formou uma equipe com seu rei, um time chamado de Seis Profundos, que tinha ainda Andromeda, Arraia, Tritão (o inumano) e Tubarão Tigre.

ARRAIA
Walter Newell era um oceanógrafo responsável por supervisionar a construção de uma cidade submarina protegida por uma cúpula. Para ajudar em seu trabalho ele projetou uma roupa especial que o permitia se mover rapidamente, respirar e ir até grandes profundidades debaixo da água. Em um raro ato de amizade com humanos, Namor o ajudou a proteger a cidade, embora ela tenha sido destruída pelo vilão Saqueador. Mesmo assim, Walter e Namor se tornaram amigos. Com a ajuda de seu traje, Walter ajudou Namor em vários momentos, inclusive no seu time Seis Profundos, e acabou sendo chamado para os Vingadores, tornando-se membro oficial.


_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!