Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 31 de maio de 2022

Estilo Poeira - As Kekkei Genkai de Naruto


O Estilo Poeira (Jinton) não é bem uma kekkei genkai como o título pode dar a entender, mas eu não mudei porque esse é o nome da série e o Jinton é o único exemplar de um tipo específico de kekkei genkai: a kekkei tota. Esse tipo é definido por ser um estilo formado por três elementos e não dois como o habitual. O Jinton é formado pelos elementos Fogo, Terra e Vento.

O seu uso é bem complicado e eu demorei um tempo para entender (parte disso vem pelo nome, um assunto que vou explicar no próximo parágrafo). Ela não permite diretamente manipular poeira, o que poderia ser visto como o elemento Terra se pararmos pra pensar. Funciona assim: o usuário cria um objeto com as mãos, normalmente um cubo ou cone com um núcleo brilhante, e tudo que esse objeto atingir é desintegrado! Então, "poeira" na verdade não é aquilo que o usuário controla, na verdade é aquilo que o alvo é transformado. É o uso mais bizarro que já vimos na série, o que diferencia ainda mais esse estilo dos outros.

Essa maluquice vem de uma brincadeira com nomes em japonês. O kanji para "poeira" (lido como jin) é usado para escrever mijin, que significa "partícula". Por isso várias traduções (se minha memória não falha, a da Panini inclusa) traduziram o Jinton como Estilo Partícula, o que me deixou tremendamente confuso anos atrás quando li pela primeira vez.

O usuário mais antigo do Jinton foi o Segundo Tsuchikage Muu. Ele ficou mais conhecido por seu absoluto controle de outros elementos, como usar Terra para deixar seu corpo leve como pó ou usar Água para fica invisível, porém era o Jinton que o tornava imbatível em combate. Isso porque a capacidade de desintegrar qualquer um que atinge seu chakra torna números inúteis contra ele, ninguém conseguiria nem chegar perto para atacá-lo. Daí que surgiu a ideia de que somente um usuário de Jinton pode enfrentar outro, por isso seu pupilo foi chamado para enfrentá-lo.


Esse tal pupilo foi Oonoki, o Terceiro Tsuchikage. Oonoki revelou que Muu o ensinou o Jinton e eles nem são parentes, por isso ficamos com a ideia de que essa kekkei genkai não é passada geneticamente, diferente de todas as outras conhecidas (o que só aumenta a peculiaridade do Jinton). Oonoki parece ter aperfeiçoado tanto esse estilo que ele se tornou o melhor usuário de todos os tempos. Nunca passou a técnica adiante.


Porém, em Boruto somos apresentados ao conceito de humanos artificiais criados a partir de material dos Zetsu Branco. Com genes do Onoki de adicional, cientistas conseguiram replicar o Jinton, criando dois novos usuários do estilo: Ku e Kako. Eles demonstraram uma variedade bem grande de usos, como um que envolve gerar vários cubos e arremessar todos eles como se fossem projéteis, o que desintegra múltiplas coisas em longas distâncias.



Outras kekkei genkai analisadas:

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário