Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Sexteto Sinistro: História e Formações

Com a chegada do novo filme do Homem-Aranha, Sem Volta para Casa, resolvi comentar um pouco sobre o Sexteto Sinistro, o grupo mais notório de vilões do personagem!


Nessa postagem vou listar os principais eventos e formações da equipe, comentando rapidamente também sobre algumas variações! 


A história do grupo começa quando o Doutor Octopus percebe que não vai conseguir vencer o Homem-Aranha sozinho, então decide se aliar a outros vilões. A ideia dele não era exatamente fazer um grupo de seis, porém somente mais cinco responderam o seu chamado.

Primeira formação: Doutor Octopus, Abutre, Electro, Mystério (Quentin Beck), Homem-Areia e Kraven o Caçador.

Como os seis tinham seus próprios métodos e objetivos, o grupo mais brigava do que formulava uma maneira de derrotar o herói. Como consequência eles acabaram perdendo a vantagem numérica, pois resolveram enfrentar o Homem-Aranha um a um, sendo derrotados facilmente.


Essa primeira aparição aconteceu em 1964 e o grupo só voltou anos depois, quando seus membros conseguiram sair da prisão. A história de retorno do Sexteto Sinistro é de 1990, nesses 24 anos muita coisa aconteceu, entre elas o suicídio de Kraven (no clássico A Última Caçada de Kraven, de 1987) e a redenção do Homem-Areia. Essa formação veio no chamado Retorno do Sexteto Sinistro.

Segunda formação: Doutor Octopus, Abutre, Electro, Mystério (Beck), Homem-Areia e Duende Macabro (Jason Macendale Jr.)

O Duende Macabro entrou no time substituindo o lugar vago de Kraven. O Homem-Aranha venceria o time mais uma vez, agora contando com a ajuda do Homem-Areia, que traiu os vilões.


A terceira encarnação da equipe viria na Vingança do Sexteto Sinistro, onde o time começou a roubar armas de alta tecnologia (incluindo equipamentos alienígenas) para usar em ação ou vender no mercado negro. O Homem-Areia chegou a circundar o time como um infiltrado, pois desconfiava que Octopus havia tramado contra sua família, mas efetivamente ele foi substituído por Gog, que veio de uma dimensão de onde o Sexteto tirou bastante armamento.

Terceira formação: Doutor Octopus, Abutre, Electro, Mystério (Beck), Homem-Areia, Duende Macabro (Macendale) e Gog (substituindo o Homem-Areia).

Essa foi a formação que mais causou danos, eles chegaram a vencer o Homem-Aranha no primeiro confronto e foram responsáveis por várias mortes (o que chocou Peter, já que até então eles não eram assassinos naquele nível). O Sexteto só foi derrotado com a ajuda de outros heróis, como o Quarteto Fantástico e o Hulk.

Durante a Saga do Clone, quando Kaine começou a matar vários inimigos do Homem-Aranha (incluindo o Doutor Octopus), o Duende Macabro decidiu pará-lo reunindo seu próprio time. Além dele, vieram os sobreviventes do Sexteto: Mystério, Abutre e Electro; com a adição de novos vilões, Shocker, Besouro e Escorpião. Com sete no time, ficaram conhecidos como Septeto Sinistro.

Septeto Sinistro: Duende Macabro (Macendale), Electro, Mystério (Beck), Abutre, Shocker, Besouro (Abner Jenkins) e Scorpia.

Quando o Doutor Octopus ressuscitou e começou seus próprios planos, o Homem-Areia reuniu e liderou um time para atacá-lo. Como essa briga pessoal estava causando danos o Homem-Aranha interveio, o que resultou na convocação de um novo membro para reformar o Sexteto: Venom. Esse time trouxe dois novatos: Daniel Berkhart, que era o segundo Mystério, e Alyosha Kravinoff, o novo Kraven.

Quarta formação: Homem-Areia, Electro, Abutre, Mystério (Berkhart), Kraven (Alyosha) e Venom (Eddie Brock).

A equipe não durou muito, já que Venom traiu todos eles, quase matando Electro e Kraven.

Em 2004, após várias derrotas para o Homem-Aranha, o Duende Verde sofreu a mais dura, pois ela terminou com o mundo todo conhecendo sua identidade como Norman Osborn. Da cadeia, ele decidiu formar um time como nenhum outro para se vingar e assim reuniu não seis, mas doze vilões!

Doze Sinistros: Duende Verde, Electro, Abutre, Lagarto, Shocker, Homem-Areia, Cabeça de Martelo, Homem-Hídrico, Lápide, Camaleão, Venom (Mac Gargan) e Bumerangue.

O Homem-Aranha precisou chamar a ajuda da Gata Negra, mas os dois apanharam feio e só não morreram porque a ajuda chegou na última hora, com o Capitão América, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico e mais aparecendo. Como último golpe, Norman sequestrou Mary Jane, mas o Aranha conseguiu derrotá-lo de uma vez.


Durante a Guerra Civil (2006-2007), uma nova versão foi formada, mas não acompanhamos o desenvolvimento porque ela serviu apenas como uma ferramenta de roteiro: foi uma equipe que apareceu e foi derrotada pelos Vingadores Secretos, mostrando que os heróis não registrados ainda conseguiam enfrentar vilões e, bem, serem heroicos.

Quinta formação: Doutor Octopus, Lagarto, Shocker, Abutre, Ardiloso e Ceifador.

Como o Homem-Aranha passou o maior tempo da guerra no lado dos heróis registrados, essa formação é a única que não foi feita para enfrentar o aracnídeo, nem mesmo chegou a encará-lo em batalha!

No caminho para a história Fins da Terra, de 2012, o Doutor Octopus recrutou vários vilões para dar início ao seu plano e escolheu cinco deles para formar um novo Sexteto Sinistro. Essa formação traz o retorno do veterano Quentin Beck como Mystério, após sua volta de uma falsa morte. Também é a estreia do Rino, que muitos associam a equipe, mas que na verdade ele participou bem pouco (culpa dos desenhos animados!)

Sexta formação: Doutor Octopus, Homem-Areia, Camaleão, Electro, Mystério (Beck) e Rino.

Essa aventura foi em nível global, muito diferente do que normalmente era nas histórias do Homem-Aranha, por isso o herói teve muito mais do que enfrentar do que lutar diretamente contra os seis membros.


Então aqui veio uma grande mudança: surgiu o Homem-Aranha Superior, quando a mente de Octopus foi para o corpo de Peter Parker e ele se tornou uma versão repaginada do Homem-Aranha. Como Octopus era o principal organizador do Sexteto Sinistro e agora ele estava de fora, a nova versão da equipe foi completamente diferente. Ela foi convocada pelo vilão Bumerangue e juntou outros peixes pequenos, agindo em roubos localizados.

Sétima formação: Bumerangue, Shocker, Besouro (Janice Lincoln), Corisco, Cérebro Vivo e Overdrive.


Como eles eram bem inexperientes e estavam enfrentando um Aranha metódico e perigoso, acabaram perdendo muito rápido. Primeiro, perderam um dos membros (o Cérebro Vivo), mesmo assim continuaram usando o nome de Sexteto. Depois o Bumerangue ainda contratou mais vilões, formando os Dezesseis Sinistros.

Dezesseis Sinistros: Bumerangue, Besouro (Lincoln), Corisco, Shriek, Lula, Canguru, Overdrive, Bi-Fera, Armadílio, Marko o Homem-Montanha, Incinerador, Mancha, Miragem, Mosca, Ciclone e Palhaço.

Paralelamente, o Homem-Aranha Superior concluiu que seus métodos não eram compatíveis com os Vingadores, então ele precisava da sua própria equipe. Ele criou o Sexteto Superior com alguns de seus mais fiéis aliados e o misterioso Mystérion, que até hoje não sabemos quem é de verdade;

Oitava formação (Sexteto Superior): Homem-Aranha Superior, Homem-Areia, Abutre, Electro, Camaleão e Mystérion.

Apesar de serem seus aliados, eles não estavam ali por vontade própria, pois passaram por lavagem cerebral, afinal o Homem-Aranha Superior começou a usá-los para combater o crime, não o que eles estavam habituados a fazer.


Sem qualquer ligação com suas raízes, um outro Sexteto Sinistro ressurgiu por um brevíssimo período composto por vilões de baixo escalão que não duraram nem uma edição.

Nona formação: Enxame, Bola 8, Lula, Derretedor, Açor Assassino e Delilah.

Nessa época o Homem-Aranha dava aula no Instituto Xavier, sob gerência de Jean Grey, então ele e seus alunos mutantes enfrentaram esses novatos.


Aaron Davis, o Gatuno do Universo Ultimate, ressurgiu no universo principal mesmo após sua morte, muito provavelmente como um efeito do fim do multiverso nas Guerras Secretas (2015). Ele retomou sua carreira como criminoso comprando no mercado negro um uniforme que já foi do Homem-Aranha, e não era um uniforme qualquer, na verdade era um modelo da Aranha de Ferro. Para ajudar nos seus planos de roubo ele ainda fez a sua própria versão do Sexteto Sinistro.

Décima formação: Aranha de Ferro, Homem-Areia, Duende Macabro (Roderick Kingsley), Electro (Francine Frye), Mancha e Granada.

Essa formação misturou velhos vilões (como o Homem-Areia), vilões de outros universos (Aaron e Granada), novas versões de vilões (a nova Electro, Francine) e até trouxe de volta o primeiro Duende Macabro. Eles não enfrentaram Peter Parker e sim Miles Morales, o sobrinho de Aaron. Então podemos considerar que esse é o Sexteto Sinistro inimigo de Miles.


Agora em 2021, numa saga fresquinha, o Sexteto Sinistro ganhou os holofotes outra vez. Depois de inúmeras mudanças que eu gastaria parágrafos explicando, o Doutor Octopus está de volta do jeito que conhecemos: vilão e com os tentáculos mecânicos. Porém ele ficou com alguns vácuos na sua memória e precisou se aliar a um suposto demônio para recuperá-los. Em Guerra Sinistra, Octopus remonta o seu time clássico (com a volta do Mystério e do Electro originais), só que com algumas mudanças fundamentais: por exemplo, o Lagarto e Curt Connors foram separados do mesmo corpo, e só a criatura integra o time; e o Kraven aqui é na verdade um dos 87 clones do original, chamado de Último Filho de Kraven.

Décima primeira formação: Doutor Octopus, Electro, Homem-Areia, Mystério, Lagarto, Kraven o Caçador.


O desafio nessa história é que Octopus descobriu que o Abutre também tinha seu próprio grupo, o Sexteto Selvagem, e eles acabaram brigando. Existiram outros Sextetos Selvagens na Marvel, mas vou comentar só desse porque tem relação com o tema principal. Em 2019, Kraven (aquele clone que citei) ressurge para uma nova grande cassada, por isso aprisiona vários vilões com temática de animais. Alguns desses vilões que, mais tarde, seriam unidos pelo Abutre.

Sexteto Selvagem: Abutre, Escorpião (Gargan), Rino, Stegron, Tarântula e Cobra-Rei.


E assim chegamos aos eventos atuais na Marvel e o fim, por enquanto, dessa história.

E nos filmes?

Essa postagem foi feita antes de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estrear, então o que vamos ter aqui é alguns palpites meus. Com certeza absoluta esse filme trará um Sexteto Sinistro, seria um desperdício incomensurável colocar vários vilões num filme do Homem-Aranha e deixar passar a chance de serem justamente seis. Podem ou não usar o nome de Sexteto Sinistro, mas se forem seis nós saberemos bem a referência que ficou ali. 

Aqui vão minhas previsões baseadas unicamente nos trailers, não em rumores. Precisamos de seis vilões, então vamos contar os confirmados:

O Duende Verde interpretado por Willem Dafoe foi um vilão do Aranha do Tobey Maguire, lá do filme de 2002. Apesar do Duende não ser um membro do Sexteto nos quadrinhos (tirando a sua próprio versão, que eram doze) acredito que ele será um dos participantes aqui para tapar buracos.


Outro vilão do Tobey confirmado é o Homem-Areia interpretado por Thomas Haden Church. Como vimos nessa postagem, o vilão é o membro mais presente no Sexteto, está em praticamente todas as formações. Mas ele tem o histórico de redenção, então pode ser que no filme ele conte como um dos seis e depois troque de lado. Aliás, ele já teve sua redenção em Homem-Aranha 3 (2007), então não sei bem se ele já começará como vilão aqui.


Outro membro recorrente das formações é o Electro, e ele estará no filme também, interpretado pelo Jamie Foxx, vindo direto dos segundo filme do Aranha de Andrew Garfield.


E o vilão do primeiro filme do Garfield também estará aqui, o Lagarto. Como também vimos na postagem, ele não é um membro "clássico", mas se tornou muito presente em histórias recentes.


Esses quatro são praticamente certeza, mas vamos falar daquele que é o principal membro do Sexteto: o Doutor Octopus. Ele está no filme, com a volta do ator Alfred Molina que o interpretou em Homem-Aranha 2 (2004) e já vimos no trailer que ele vai enfrentar o Homem-Aranha. É uma incógnita pra mim. Ele se redimiu no final do filme de 2004, mas vamos lembrar que ele morre logo em seguida, então se esse está vivo talvez seja uma versão que saiu de seu universo um pouco antes daquela redenção, o que implica que ele ainda é um vilão. PORÉM, por uma cena do segundo trailer parece que ele sabe a identidade do Homem-Aranha e ele só descobriu isso antes de morrer no antigo filme. Ou seja, eu estou muito confuso. Minha opinião atual é que ele será mais um aliado do que um inimigo, só que inicialmente contará como um dos seis.


Fica faltando um membro. Pensando no time original, eu tenho 99% de certeza que não teremos Kraven no filme, afinal ele nunca apareceu nos cinemas (até agora, porque tem filme no futuro confirmado) e introduzi-lo em um filme com vários vilões seria complicado. E, até onde sabemos, o Mystério de Jake Gyllenhaal está morto. Meu melhor palpite é o Abutre de Michael Keaton, afinal ele já está introduzido nesse universo. Só não entendi ainda porque tanto mistério em não colocá-lo no trailer.


Vamos lembrar ainda que Mac Gargan, o primeiro Escorpião, já foi introduzido no final de De Volta ao Lar, então ele ainda é uma possibilidade em aberto.

Quando o filme sair, vamos ver se eu consegui acertar!

[ATUALIZAÇÃO - 15/12/2021, 23h18] 

PEQUENOS SPOILERS ABAIXO!

Bem, parece que eu errei, porque não teve nem Sexteto Sinistro. Quem sabe fica pra próxima. E não fez falta, porque todos os vilões foram incríveis e esse filme é impecável!


Até a próxima postagem!


Um comentário:

  1. Versões do Sexteto até enjoar kk
    Não vi referência aos Sessenta Sinistros (não precisaria listar, já que a lista é imensa), mas vale uma menção.

    Quanto ao Sexteto dos cinemas, realmente seria um desperdício usar só 5 vilões. Sempre achei que seriam Duende, Octopus, Lagarto, Electro, Abutre e Escorpião. Mas pelo visto a Marvel tem outros planos.

    Não acho que irão mencionar o Abutre nem o Escorpião no próximo filme. O Venom seria uma opção, mas seria complicado introduzir ele agora sem uma explicação que faça sentido.

    Por isso coloco minhas fichas no Mystério mesmo. Acho que ele ainda vai retornar dos mortos pra compor o Sexteto de novo.

    ResponderExcluir