Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Inimigos do Batman na Era de Ouro

Parte 157 (Mais membros da Liga da Justiça Sombria) - Parte 159 (Membros da Gen 13 e da Gen 14)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com os inimigos do Batman na Era de Ouro!

A era de ouro compreende a primeira época dos grandes quadrinhos de super-heróis, desde a primeira aparição do Superman em 1938 até meados dos anos 1950. Nessa época o Batman era bem diferente, muito mais colorido e com histórias mais simples. A maioria dos inimigos dele nessa época eram criminosos comuns, então separei alguns mais exóticos para essa lista (com exceção do último, com um bom motivo). Alguns desses personagens foram revitalizados mais recentemente, mas mantive a história original de todos, mudei apenas algumas imagens para as versões mais novas porque seria complicado ilustrar o post com quadrinhos tão antigos.


LADRÃO DE MOEDAS

Joseph "Joe" Coyne vendia jornais por um penny (a moeda de um centavo de dólar), até ser demitido depois de ser pego furtando essas moedas. Desempregado, tentou começar uma carreira de crimes e logo de cara assaltou um caixa cheio de moedas, não lucrando muito. Com isso ele decidiu abraçar esse que parecia o símbolo de seu fracasso, cometendo diversos crimes envolvendo moedas. A moeda gigante que o Batman tem até hoje na Batcaverna é resquício de um plano dele. Em determinado momento ele foi capturado pelo Batman, preso e sentenciado à cadeira elétrica.

DOUTOR DO CRIME

Bradford Thorne é um médico que leva uma vida dupla, além de seu trabalho comum no hospital ele atende criminosos que se machucam em suas ações e não podem procurar um atendimento com receio de serem presos. Em troca, ele recebe uma parte dos lucros de cada crime. Certa vez, Bruce Wayne precisou de atendimento quando seu médico não estava e acabou se consultando com Bradford (sem saber das suas atividades criminosas), e foi aí que o médico descobriu a identidade secreta do Batman, tornando-se o primeiro e um dos únicos a sabê-la.

STERLING SILVERSMITH

Sterling T. Silversmith era um homem que tinha uma obsessão por prata e tudo que fosse feito de prata. Ele tinha uma loja de antiguidades que servia como fachada para o contrabando de prata, que ele escondia dentro dos objetos. O seu plano era acumular o máximo do material possível, pois ele acreditava que no futuro o ouro seria substituído pela prata em seu valor. No meio disso ele chamou a atenção do Batman e daí em diante apenas aumentou suas atividades criminosas, inclusive se aliando ao Doutor do Crime.

MONGE

Louis DuBois era um fazendeiro que tinha fama de ser muito cruel. Após a guerra civil, os escravizados libertos que trabalhavam em sua fazenda resolveram se vingar por todo o período de crueldade e montaram uma armadilha para Louis, fazendo-o cair no meio de um ritual de vodu. Esse ritual transformou Louis em um vampiro, obrigando-o a viver por décadas escondido em sua mansão predando pessoas para sobreviver. Foi o primeiro inimigo super-humano que o Batman enfrentou.

DALA VADIM

Dala Vadim era irmã de Louis DuBois, mas muita gente na época acreditava que eles eram amantes, por isso ela acabou caindo na mesma armadilha que ele e também foi transformada em vampiro. Porém sua aparência não se deformou tanto quanto a dele, por isso ela era a responsável por atrair vítimas para a mansão. Um de seus disfarces era como estudante na Universidade de Gotham, que foi onde conseguiu ludibriar Dick Grayson (o Robin), obrigando o Batman a resgatá-lo (e foi assim que o herói descobriu as ações do Monge).

PROFESSOR RÁDIO

Henry Ross era um cientista que desenvolveu um produto à base do rádio, um elemento radioativo. Com esse produto ele era capaz de ressuscitar os mortos, algo que ele descobriu trazendo cachorros de volta à vida. Descreditado por outros cientistas, Henry resolveu dar uma prova definitiva ao mundo: ele cometeu suicídio e deixou instruções muito claras para seu assistente revivê-lo. E deu certo, mas ele retornou com a pele verde e com o corpo emitindo altas doses de radiação. No começo Henry ficou desesperado e começou a roubar atrás de dinheiro para conseguir uma cura, só que depois de matar até sua esposa com a radiação e seu cérebro se deteriorar, ele passou a sentir prazer em matar e virou um vilão pra valer.

CHEFE GORILA

George Dyke era um chefão da máfia que foi preso e condenado à câmara de gás. Porém seus capangas conseguiram recuperar seu cérebro e o levaram até um cirurgião que conseguiu implantá-lo no corpo de um gorila. Então George continuou gerindo sua rede de crimes por Gotham no corpo do gorila, mesmo não conseguindo mais falar, passando suas ordens por escrito ou se expressando por gritos. Nessa forma ele até se tornava mais ameaçador, principalmente por conta do tamanho e da força física.

MESTRE DO ZODÍACO

O Mestre do Zodíaco é um criminoso de Gotham que usa uma temática de signos do zodíaco ocidental em todos os seus itens, incluindo armas como um aríete com cabeça de carneiro (áries), flechas de sagitário e mais. Além desses itens variados, ele afirmava usar astrologia para prever acidentes futuros, o que criou uma certa fama entre outros criminosos de Gotham que buscavam sua orientação. Só que, na verdade, ele próprio montava os esquemas que geravam os acidentes.

HOMEM-ESPELHO

Floyd Ventris era um criminoso comum até que começou a perceber uma crescente de vilões mascarados em Gotham, então ele decidiu que iria se destacar entre eles. Porém logo acabou preso. Logo no seu primeiro dia ele quebrou um espelho e escondeu um pedaço consigo, usando-o depois para distrair os guardas dos holofotes e escapar. Considerando que aquele espelho lhe deu sorte, Floyd resolveu tomá-lo como símbolo. Seus crimes então passaram a girar em torno de invenções que ele mesmo construía usando espelhos. Inclusive com uma dessas invenções, uma máquina com raios-X e um jogo de espelhos, ele conseguiu descobrir a identidade do Batman, mas ninguém acreditou nele.

ALFRED STRYKER

Alfred Stryker era um executivo de uma empresa de químicos chamada Apex. Ele tinha mais sócios, porém não gostava da ideia de dividir os lucros com eles, então planejou matá-los. Para executar o serviço ele tinha alguns capangas, que foram justamente quem chamou a atenção do Batman. Após analisar as pistas, Batman deduziu que Stryker estava por trás dos crimes e conseguiu impedi-lo de continuar executando seus sócios. Ele foi o vilão da primeiríssima HQ do Batman. 





_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

2 comentários: