Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 14 de março de 2023

Anjos e Entidades Divinas da DC

Parte 148 (Deuses do Olimpo) - Parte 150 (Membros dos Kryptonianos)

GUIA DE PERSONAGENS 


Lista com os principais anjos do Universo DC!

Entidades divinas são baseadas em elementos sem direitos autorais de religiões reais, especialmente o judaísmo e cristianismo, por isso já apareceram independentemente em várias obras que viriam a compor o universo da DC. Então encontraremos uma bagunça de eventos e conceitos por aqui. A principal e mais importante de ressaltar é a figura de Deus, o ser supremo judaico-cristão que aparece com esse nome em histórias com mais fontes religiosas, como em Constantine, Lucifer e Sandman; já na DC original o ser supremo é conhecido como Presença, então podemos dizer que os dois correspondem à mesma entidade.



LÚCIFER

Lúcifer Morningstar (também conhecido como Samael) foi um arcanjo demiurgo, um dos três primeiros anjos criados por Deus e por isso estava a apenas um nível abaixo da entidade mais poderosa de toda a existência. Extremamente carismático e inteligente, ele decidiu que deveria governar a existência no lugar de Deus, iniciando uma rebelião com a ajuda de outros anjos que o seguiam. A rebelião falhou e Lúcifer foi enviado a um lugar que viria a se tornar o Inferno, onde ele governou por incontáveis anos, passando inclusive por divisões de poder com outros demônios. Até que ele ficou entediado a abandonou o Inferno, indo morar na Terra como uma forma de aposentadoria. Passou a gerenciar um bar, mas vários elementos de seu passado continuaram a aparecer.

MIGUEL

Miguel Demiurgos (também conhecido como Michael) foi um dos arcanjos demiurgos, porém, diferente de Lúcifer, sempre foi muito fiel a Deus. Essa lealdade e o fato de que foi ele quem liderou as hordas do Céu contra a rebelião de Lúcifer fizeram Deus escolher Miguel como seu sucessor. Essa posição o colocou no centro de diversos eventos celestiais, levando-o o ficar conhecido como o segundo ser mais poderoso de todos os mundos.

ELAINE BELLOC

Elaine Belloc nasceu depois que o anjo Sandalphon incubou diversas mulheres com a essência divina de Miguel, sendo que ela foi a única sobrevivente desse experimento macabro. Como "filha" de Miguel, Elaine entrou na linha de sucessão direta do Céu. Então a sua história se desenvolveu bem rapidamente indo de uma garota normal com problemas na escola, passando por aventuras em outros mundos (algumas delas acompanhada por Miguel), até o momento em que absorveu o poder divino e se tornou onipotente e onipresente.

METATRON

Metatron foi o arcanjo mais poderoso de todos e mantinha o posto de segundo em comando no Céu, atrás apenas de Deus. Em determinado momento, Deus foi assassinado e Metatron assumiu o seu lugar, enviando o irmão Gabriel para matar Lúcifer, a quem ele culpou como o assassino. 

GABRIEL

Gabriel Hornblower foi um anjo de patente bem alta, tido como o favorito de Deus. Certa vez, Constantine buscou sua ajuda para livrar-se de um câncer de pulmão, mas Gabriel negou e por isso Constantine armou um plano de vingança. O plano envolveu enganar Gabriel para que ele se deitasse com um demônio, o que aconteceu e terminou com o anjo sendo expulso do paraíso. Como um anjo caído, ele tentou reaver seu lugar no Céu ao matar Lúcifer, mas acabou matando Deus como vingança e em total fúria. Metatron, então, apagou sua memória e começou a manipulá-lo para virar-se outra vez contra Lúcifer. Em algumas versões ele aparece como igual a Miguel e Lúcifer.

SANDALPHON

Sandalphon foi um anjo caído que conseguiu a proeza de derrotar Miguel aproveitando-se de uma brecha logo depois da batalha dele contra Lúcifer na rebelião. Ele levou Miguel para uma dimensão de bolso e extraiu sua essência divina com o objetivo de usá-la para criar uma nova geração de anjos, incubando mulheres mortais. Porém apenas uma nasceu com vida, Elaine, logo Sandalphon começou a caçá-la, atraindo uma rivalidade contra Miguel e até Lúcifer (que queria Elaine para seus próprios planos). Portanto, Sandalphon foi o único anjo capaz de unir Miguel e Lúcifer contra um inimigo comum outra vez.

DUMA

Duma é o anjo do silêncio, por isso é incapaz de falar. Depois que Lúcifer renunciou seu posto de governante do Inferno, Deus enviou Duma para assumir o seu lugar. Não se sabe se foi um motivador, mas Duma é conhecido como um dos poucos anjos de Lúcifer respeitava.

REMIEL

Remiel era o anjo irmão de Duma, enviado junto com ele por Deus para governar o Inferno. Porém Remiel era muito covarde, até Lúcifer o desprezava, e fugiu desse dever.

ARAQUEL

Araquel era um arcanjo bastante temido e considerado muito perigoso por ser o responsável por trazer a morte graças à sua espada capaz de destruir quase todo tipo de entidade. Foi um dos que enfrentou Lúcifer durante a sua rebelião. Araquel é o anjo de guarda de Tim Hunter. Em determinado momento ele se apaixonou por uma humana e teve uma filha com ela, o que o levou a perder sua graça e tornar-se um anjo caído.

AMENADIEL

Amenadiel era um anjo da classe dos tronos e chegou a passar missões para Lúcifer na época em que este era anjo, mesmo quando todos já desconfiavam dos seus planos. Depois da queda, Amenadiel tornou-se um dos maiores antagonistas de Lúcifer, sempre juntando hordas de anjos para enfrentá-lo.






_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!


2 comentários:

  1. Qual a diferença desse anjo Gabriel pro da lista de vilões do Constantine?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, não tinha percebido que estavam duplicados. Fiz confusão porque é uma bagunça o que a DC faz tendo vários universos em que as coisas não conversam direito. Como nessa postagem eu estava misturando todos que vieram da mesma inspiração religiosa, eles deveriam ser o mesmo personagem (mesmo sendo de universos diferentes e tendo histórias variadas).

      Excluir