Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Os Caminhos e a Coordenada em Shingeki no Kyojin


Um tempo atrás eu respondi aqui no blog o porquê de somente os eldianos serem capazes de se transformar em titãs e lá comentei brevemente sobre os Caminhos e sobre os elementos mágicos que existem em Shingeki no Kyojin.

Agora vamos entender o que são esses Caminhos. É importante lembrar que há toneladas de spoilers nesse post, tem coisa até dos capítulos mais recentes do mangá! Esteja avisado!

Para começar é preciso dizer que nós leitores só sabemos o que os personagens sabem sobre os Caminhos, e o que eles sabem ainda é bem confuso e está sendo pesquisado. Até mesmo os órgãos de pesquisa (que eles descrevem como pesquisa química) encaram os Caminhos como algo místico, pois não há explicação científica para ele.

O que motivou a pesquisa foi um fenômeno curioso: se uma pessoa que possui um dos Nove Titãs Originais morre sem conseguir passar o poder para outra pessoa (sendo comido), então o poder ressurge em outro súdito de Ymir completamente aleatório. Não é nem hereditário, como poderia ser esperado. Ou seja, existe alguma coisa que liga os súditos de Ymir a ponto de transferir esse poder de maneira aleatória. Essa coisa são os Caminhos.

Vale lembrar rapidamente que súditos de Ymir são descendentes da Ymir e que normalmente nascem entre os eldianos. Porém há pessoas que são eldianos, mas não descendem de Ymir, então não é todo eldiano que está conectado nos Caminhos, só os súditos de Ymir. Lembrem-se daquela regra: todo súdito de Ymir é eldiano, mas nem todo eldiano é súdito de Ymir. Mesmo assim o mangá já deu a entender que não é errado dizer que todos os eldianos estão conectados pelo caminho, meio que já virou sinônimo.


Certo, então já entendemos que existe uma conexão entre todos os súditos de Ymir e que ela é mística, não apenas uma relação de sangue. Essa conexão vai além de apenas transferir o poder: ela é responsável por transmitir sentimentos e a determinação dos súditos de Ymir ancestrais, o que manteve os eldianos resistindo a tanta opressão. Em alguns casos as ligações familiares fazem bastante diferença, como, por exemplo, os caminhos que ligam os Ackerman fazem com que todos os membros dessa família herdem as experiências de batalhas dos antepassados.

Além disso, são esses caminhos que transferem a matéria diretamente para o súdito se transformar em titã. Isso explica como que alguém de tamanho normal ganha massa (carne, ossos, órgãos, etc.) para formar o corpo gigantesco de um titã. Como só os súditos de Ymir estão ligados nos Caminhos, só eles podem se transformar em titãs. Acabei respondendo a pergunta outra vez, né?

Vamos imaginar os Caminhos como uma rede e as pessoas são pontos nessa rede. Existe, entretanto, um ponto onde absolutamente todos os caminhos se encontram e esse ponto é conhecido como Coordenada (ou também Reino dos Caminhos ou Mundo dos Caminhos). A pessoa nesse ponto é aquela que possui o poder do Titã Fundador (ou Titã Primordial), por isso ela possui muito mais controle sobre os Caminhos e sobre os titãs.

O detentor do Titã Fundador também é capaz de mexer com memórias, o que dá um aspecto ainda mais esquisito aos caminhos. Aparentemente as memórias que vivem nele transcendem o tempo, então alguém no passado consegue pegar memórias do futuro e vice-versa. Vimos isso quando Eren Kruger citou que Eren e Mikasa (que nem tinham nascido ainda) estavam em suas memórias.

Até aqui os spoilers foram leves, agora eu vou abordar coisas dos capítulos finais!

No capítulo 115 vimos como a regeneração dos titãs funciona a partir dos Caminhos. Zeke estava mutilado, praticamente sem corpo, então teve a visão de um lugar diferente onde uma menina vestida com roupas simples modelava seu corpo com a areia do chão. Quando ele acordou, estava com o corpo inteiro de novo. O que entedemos disso? Esse lugar é a Coordenada e a garota é Ymir Fritz, quem começou toda essa linhagem dos titãs ao encontrar esse poder de origem desconhecida. Nesse mundo paralelo onde o tempo passa de maneira diferente, Ymir é capaz de recriar partes humanas a partir da terra, assim como partes de titãs. Basicamente ela está ali moldando todos os titãs que surgem e operando a regeneração dos que possuem esse poder, o que é transmitido ao mundo real através dos caminhos.


Qualquer pessoa com o poder do Titã Fundador pode ir até a Coordenada, porém os que possuem o poder e, além disso, possuem a linhagem real de Ymir têm uma habilidade extra: eles podem dar ordens para Ymir, podendo se aproveitar da capacidade da garota de criar qualquer coisa a partir da areia daquele lugar. Ou seja, Ymir foi e sempre será uma escrava. Isso explica porque era tão importante manter o poder do Fundador herdado entre a família real.


Não dá pra saber quando Ymir foi parar nesse mundo. Se pensarmos que os titãs já existiam e tinham a capacidade de transformação e regeneração quando ela ainda estava viva, ela não poderia ter sido mandada diretamente para lá assim que conseguiu o poder pela primeira vez? Será então que existia alguém antes dela realizando esse trabalho? Eu acredito que não, eu acho que aquele mundo não possui um tempo linear igual o nosso, então Ymir poderia estar lá o tempo todo, mesmo antes dela própria encontrar o poder.

Quando Eren conseguiu o poder da Coordenada ele foi capaz de enviar uma mensagem a todos que estavam conectados pelos Caminhos, inclusive aparentemente ele transportou todos para a Coordenada enquanto falava. Isso mostra o quanto de poder quem está no controle tem!

Quando Eren enviou sua mensagem todos os eldianos se viram dentro da Coordenada

 

Bem no finalzinho do mangá descobrimos que a Coordenada é uma região livre de dor, de morte e de sofrimento, que surgiu para Ymir quando ela mais precisava, pois esse era seu desejo no momento de maior medo de sua vida. É claro que ainda faltam explicações, mas acredito que o que nos foi informado supre o suficiente, deixando o resto para imaginarmos.

Bom, acho que esse post já ficou bem extenso e acredito que consegui passar a ideia de tudo que sabemos sobre os Caminhos e a Coordenada. Qualquer dúvida deixem nos comentários e me lembrem sempre que eu esquecer de atualizar algo!

Sim, eu sei que Shingeki no Kyojin acabou esse mês e eu não esqueci! Por isso vai haver dois posts sobre o mangá, esse e mais um que sairá em breve, com um pouco de nostalgia! Aguardem!

Até a próxima postagem!

Um comentário: