Postagens relacionadas

Recent

segunda-feira, 25 de abril de 2022

O universo de Shuumatsu no Valkyrie

 Shuumatsu no Valkyrie (Record of Ragnarok) teve uma tarefa difícil ao criar o seu universo. Isso porque ele assume como verdade todas as principais religiões e mitologias do mundo real e, se lembrarmos bem, essas culturas tinham descrições de universo muito diferentes. A solução foi simplificar o universo em três grandes planos: um divino, um mortal e um infernal, com um quarto meio que fora disso tudo.


Vamos começar pelo topo:

Valhalla

O Valhalla é o plano divino onde todos os deuses vivem. Lá também é o lugar para onde as almas boas vão depois da morte, trazidas pelas valquírias. Esse lugar recebe nomes diferentes em outras culturas, como Céu (ou Paraíso). O nome "Valhalla" vem da mitologia nórdica e era um palácio para onde iam todos aqueles que morreram em batalha. Porém no mangá esse conceito foi expandido para um plano de existência inteiro. Quem governa esse plano é o deus supremo, Zeus.

É aqui também onde ficam outros pontos de interesse:

Asgard

Asgard é uma fortaleza gigantesca onde vivem os principais deuses conhecidos da mitologia nórdica, como Odin e Thor.


Na mitologia nórdica, Asgard é o nome de um universo inteiro, um dos nove reinos, e é lá onde o Valhalla ficava, já no mangá foi feito o contrário (Asgard é um palácio que fica no Valhalla).

Svarga

No mangá, Svarga é o pedaço do Valhalla onde vivem os deuses hindus. Também é o nome da maior montanha que existe por lá, um lugar que ninguém conseguia escalar, até que Shiva e Rudra alcançaram o seu cume. Por esse feito e depois de derrotar Rudra, Shiva tornou-se o governante dos deuses hindus.


Na mitologia hindu, Svarga é um dos lokas (moradias) onde as almas boas iam para viver até que chegasse a hora de reencarnarem.

Jardim do Éden

No mangá, o Jardim do Éden é um ambiente onde reina a paz e a tranquilidade, todos os animais vivem bem uns com os outros, não há dor, sofrimento e nem morte. Viviam aqui apenas Adão e Eva, os primeiros mortais, até que eles foram enganados pela Serpente e expulsos.


Na mitologia abraâmica (e depois na religião judaico-cristã), a explicação para o Jardim do Éden é a mesma acima, sem grandes mudanças.

Bifrost

Bifrost é uma passagem que conecta o Valhalla com outro plano, Helheim. Somente os deuses mais poderosos podem atravessá-lo livremente, almas comuns e deuses menores que saírem do Valhalla para entrar no Helheim nunca mais podem voltar. Foi criada como uma forma de manter separado os dois planos, que antigamente costumavam entrar em guerra. Incontáveis anos atrás, o mortal Nostradamus destruiu esse portão.


Na mitologia nórdica, Bifrost era uma ponte que conectava Asgard com Midgard, então era uma passagem para os deuses que queriam visitar os mortais.

Midgard

Midgard é o mundo dos mortais onde vive a humanidade e todos os animais. Os humanos começaram a viver aqui depois que Adão e Eva foram expulsos do paraíso, dando origem à toda a humanidade. Todos os lugares que conhecemos na Terra ficam aqui. Um desses lugares mostrados é Londres, pois foi o lugar de operação de Jack, o Estripador, e por isso tornou-se o cenário da terceira luta do Ragnarok.


O nome Midgard vem da mitologia nóridca, é um dos nove reinos e também é o lugar onde os mortais vivem.

Helheim

Helheim é o plano inferior, popularmente conhecido como Inferno ou Submundo. É o lugar para onde vão todas as almas más de mortais e de onde surgem todos os demônios e outras criaturas sombrias. Quem governa esse plano atualmente é o deus grego Hades, embora haja outros seres tentando usurpar esse trono, como Belzebu.


Helheim vem da mitologia nórdica, é um dos nove reinos e o lar das almas que tiveram uma morte sem glória (por velhice, doença, etc.).

Tartarus

O Tartarus é uma prisão que fica dentro de Helheim. Foi lá que os deuses gregos aprisionaram os titãs.

E o quarto plano:

Niflhel

Niflhel é o esquecimento. Não parece ser realmente um lugar, é muito mais um conceito. Quando uma alma é destruída ela não pode ir para os planos superiores, então é dito que ela vai para o Niflhel. Então podemos imaginar que esse esquecimento é o destino de quem tem uma "segunda morte". Isso é válido para os mortais, já que seres sobrenaturais (deuses, demônios, titãs, etc.) não possuem alma e já vivem no Valhalla, então ao morrer eles vão direto para o Niflhel.


Segundo algumas fontes da mitologia nórdica, Niflhel é uma subdivisão de Helheim.

Também fiz uma postagem sobre as raças que habitam esse universo, se quiser ler clique aqui!

Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário