sábado, 7 de outubro de 2023

A Alkahestria em Fullmetal Alchemist

 Recebi uma pergunta na página do Instagram (@universoanimanga) sobre como era confuso o conceito de Alkahestria em Fullmetal Alchemist. Como eu lembrava pouco, resolvi fazer uma pesquisa e acredito que isso rende um post.


Antes de falar da Alkahestria é bom lembrar alguns detalhes importantes da alquimia "padrão" encontrada em Amestris. Nesse caso, a alquimia é centrada em fazer transmutação de matéria, modificar um elemento em outro e gerar formas ou ações a partir disso.

Já a Alkahestria é focada em controlar o chi, a energia vital que flui sobre todo o mundo, incluindo terras e montanhas, e em tudo que é vivo. Por se tratar de algo tão vital, essa forma de alquimia é bastante usada para ações de cura e tratamento. De fato, a alkahestria pode curar ferimentos pequenos e doenças menos severas. Isso explica porque usuários de alkahestria eram muito mais focados em obter um elixir da imortalidade do que uma pedra filosofal, como era o objetivo da alquimia de Amestris.


Tudo começou em Xerxes, a antiga civilização perdida. Eles tinham sabedorias bem avançadas em alquimia e tempos depois do sumiço desse povo por inteiro, Hohenheim e o Homúnculo original (depois chamado de Pai) seriam o únicos a manterem esses conhecimentos.

Enquanto isso, em Xing havia toda uma filosofia em torno do tal chi, chamado por eles de lung mei (o pulso do dragão), exatamente com essa visão de energia fluindo por todo o universo e unindo tudo que existe. Eles realizavam curas baseados nisso, mas por meio de poções que nem sempre davam certo e às vezes causavam até mal, como os relatos de que governantes de Xing morreram ao beber o mercúrio presente em alguns supostos elixires de vida eterna.

Quando Hohenheim apareceu em Xing, onde seria batizado de Filósofo do Ocidente, ele introduziu o que havia aprendido de Xerxes. O povo de Xing uniu esse conhecimento com o que já sabiam sobre chi, criando assim a alkahestria.

Logo, sabemos que Hohenheim é capaz de usá-la, mas nunca mostrou. Resta então May Chang, a única pessoa que apareceu no mangá e anime capaz de usar essa forma de alquimia. Tudo que temos visualmente sobre a alkahestria vem dela, como o uso das lâminas com faixas e os pentagramas para invocação do poder ao invés dos círculos de transmutação habituais. Não confunda com o uso puro de chi, algo que personagens como Ling Yao e Lan Fan sabem usar.



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário