Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 18 de junho de 2015

História, aliados e inimigos do Batman

Assim como já fiz com o Flash organizei o universo de personagens e histórias do Batman aqui. É como um grande guia para que você viaje no mundo do personagem com tudo que eu coloquei nesse blog. Aqui você vai achar uma breve história de publicação do personagem, todos aqueles que já foram o Batman, uma lista de aliados e uma lista de inimigos. Então vamos lá.

História
Conta-se (e é amplamente creditado como certo) que o Batman surgiu, em seu conceito mais simples, em 1932, criado pelo desenhista Frank Foster. Ele teria criado o conceito básico do personagem e o apresentou a DC Comics, que não gostou da ideia e achou melhor não publicar. Inclusive foi revelado que um dos nomes que Foster pensava em dar para o Batman era Asa Noturna, nome que hoje é usado pelo parceiro do herói. Ainda existe uma grande disputa para que haja reconhecimento sobre a importância de Frank Foster na história do personagem. Essas são as ilustrações de Foster:



Em 1937 a DC Comics começou a publicar a revista Detective Comics, que tinha histórias comuns sobre detetives e espiões. Na edição número 27 surgiu um novo personagem: O Batman. Ele só surgiu porque o Superman estava fazendo muito sucesso e a editora resolveu adicionar mais heróis às histórias comuns.
Dessa vez ele foi criado por Bob Kane e Bill Finger. E houve novamente uma perda de créditos. Bob Kane foi responsável por desenhar o personagem e criar muitos de seus conceitos, por isso ele foi creditado como único criador por muito tempo. Bill Finger só conseguiu o reconhecimento há algumas décadas. Foi Finger, que era roteirista, o responsável por escrever a primeira história do Batman. Ele dava palpites para que o desenho de Kane ficasse melhor. Ambos usaram muito a temática de vampiros e obscuridade. A Detective Comics #27 hoje em dia vale milhões em leilões.



Jerry Robinson
É importante notar que foi tudo um processo em conjunto. Kane e Finger também receberam mais ajuda. O ilustrador novato Jerry Robinson, na época com 17 anos, ajudou a criar um assistente para o Batman. Daí surgiu o Robin, uma criança (o que ajudaria a atrair o público mais jovem) usando vestimentas coloridas (para quebrar a total obscuridade). E não, o nome Robin não tem a ver com o sobrenome de Jerry. Segundo o próprio ilustrador era para ser uma referência a Robin Hood ou ao pássaro, que lá nos Estados Unidos se chama Robin mas aqui conhecemos pelo nome de pintaxorro.
Kane, Finger e Jerry deram origem a toda a mitologia do Batman: além de assistentes eles fizeram surgir toda a lendária lista de vilões, como Coringa, Duas-Caras, Charadas e a Mulher-Gato.

Bob Kane, o criador, com Michelle Pfeiffer, que interpretou a Mulher-Gato em Batman Returns de 1992

Então veio o tempo da Segunda Guerra Mundial, onde a venda de quadrinhos cresceu absurdamente, pois agora muitos deles traziam temas patrióticos e coisas parecidas. Mas com o fim da guerra a venda baixou muito. Mas Superman e Batman continuaram como os mais vendidos.
A série Batman de 1966
Nos anos 60 o Batman foi completamente infantilizado. As histórias ficaram mais bobinhas, simples, surgiram personagens como Bat-Mirim e o parceiro canino Bat-Cão. E logo depois veio o seriado de 1966, que se importou muito mais com a comédia. O seriado foi responsável por tornar o Batman e sua mitologia muito famosos. Por causa da série que temos uma Batgirl como conhecemos e o Alfred, que havia sido descartado nos quadrinhos.
Então, o início da década de 70, Neal Adams começa a trabalhar como ilustrador do herói e escureceu tudo. O Batman voltava a ser um personagem sombrio.
Batman de Frank Miller
Talvez o ápice do personagem veio nas mãos de Frank Miller. Aquele que era um super-herói sem poderes mostrou-se mais forte, pelo menos com ajuda do roteirista, que um quase-deus. Em 1986 Miller escreveu e desenhou O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight Returns), história que elevou o Batman a um personagem de respeito (muito mais do que antes). Miller nos mostrou a personalidade do Coringa como conhecemos, mudou a do Superman e fez do Batman um herói mais sério, carrancudo e com atitudes pouco heroicas.
Também na década de 80 Batman começou a ganhar destaque no cinema. Houve filmes bons e ruins, alguns condenados para sempre e outros venerados até hoje.  Até alguns anos atrás, antes da DC iniciar seu universo cinematográfico, o Batman ainda era a melhor aposta nos cinemas. Prova disso é o sucesso da trilogia produzida por Christopher Nolan que arrecadou quase 2,5 bilhões de dólares.


Batman interpretado por Christian Bale na trilogia de Nolan

Com o reboot dos Novos 52 a história do Batman permaneceu inalterada. Já na nova fase de quadrinhos que se iniciaram após a saga Convergência (Convergence), em 2015, Batman está se transformando em um deus, mais precisamente um dos Novos Deuses. 


O Batman
O Batman original todos nós conhecemos: Bruce Wayne. Bem, mas nem sempre ele foi o Batman. É claro que Bruce foi o que ficou por maior tempo, é considerado o original e o "verdadeiro". Mas em algumas situações, como quando teve a coluna partida por Bane ou foi dado como morto, ele precisou de um substituto como Homem-Morcego. Incluí também Terry McGinis (o Batman do futuro) e Thomas Wayne, pai do Bruce e que é o Batman em uma realidade alternativa. Esses aqui já usaram o nome e se vestiram de Batman:
*Nem todos eles possuem links, mas isso também vai ser inserido com o tempo conforme suas fichas forem saindo.

O BATMAN
Bruce Wayne



OUTROS BATMANS
Jean-Paul Valley Dick Grayson Jason Todd Tim Drake
Damian Wayne James Gordon Terry McGinnis Thomas Wayne


Aliados


Batman possui uma longa lista de aliados. Alguns deles vêm de sua participação na Liga da Justiça e assim podemos contar pessoas como Superman e Mulher-Maravilha. Mas aqui foquei nos aliados de suas missões por Gotham City. Foquei principalmente na Família Batman, sua equipe que foi se formando aos poucos e agregando ajudantes, vigilantes mascarados e amigos. Uma pequena quantidade de policiais honestos consta nessa lista, pois eles estão do lado do Batman.
Coloquei a Mulher-Gato aqui porque achei mais adequado. Afinal ela é uma inimiga, mas a maior parte do tempo não é a vilã, sendo inclusive tratada de forma diferente pelo Homem-Morcego. Os dois já se ajudaram muitas vezes e até já foram amantes, então porque não colocá-la como aliada? 
*Nem todos eles possuem links, mas isso também vai ser inserido com o tempo conforme suas fichas forem saindo.


ALIADOS
Robin I Robin II Robin III Robin IV
Robin V Asa Noturna Batgirl Oráculo
Alfred Batwoman Caçadora James Gordon
Mulher-Gato Robin Vermelho Azrael Salteadora
Renee Montoya Harvey Bullock Crispus Allen Leslie Thompkins
Batgirl II Batmirim Lucius Fox Labareda



Inimigos


Assim como tem muitos aliados, Batman também possui muitos inimigos. É uma das maiores listas de vilões que existem nos quadrinhos. Como ela é bem grande eu não consegui terminar no tempo que estipulei para que essa postagem saísse, então vou atualizando com o tempo. 
*Nem todos eles possuem links, mas isso também vai ser inserido com o tempo conforme suas fichas forem saindo.


VILÕES
Coringa Arlequina Charada Pinguim
Duas-Caras Espantalho Bane Hera Venenosa
Ra’s Al Ghul Exterminador Pistoleiro Senhor Frio
Victor Zsasz Máscara Negra Anarquia Hugo Strange
Ventríloquo
 e Scarface
Crocodilo KGBesta Solomon Grundy
Cara-de-Barro I Cara-de-Barro II Cara-de-Barro III Cara-de-Barro IV
Arrasa-Quarteirão Chapeleiro Louco Tweedledee e
Tweedledum
Silêncio
Capuz Vermelho Capuz Vermelho II Batzarro Rei-Relógio
Homem-Coruja Homem-Gato Homem-Calendário Rei Cobra
Maxie Zeus Prometheus Onomatopeia Morcego-Humano
Vagalume Mariposa Assassina Amídala Eletrocutador
Grande Tubarão
Branco 
Criador de Bonecas Caça-Ratos Humpty Dumpty




Se vocês tiverem um personagem que gostariam de ver em uma postagem como essa basta pedir nos comentários!

Até a próxima postagem!

Um comentário: