Postagens relacionadas

Recent

Criando mangás

Essa é a página-guia dos tutoriais sobre como criar mangás!

Série principal:

Capítulo 1: Materiais
Nesse capítulo faço uma lista de materiais recomendados para quem quer começar a fazer um mangá. A lista está embasada nas minhas experiências, por isso alguns materiais usados por artistas profissionais ou até mesmo amadores não constam na lista, porque provavelmente nunca tive acesso e não sei dizer como funciona.
Obviamente você não precisa de tudo da lista, aquilo é só uma orientação.

Capítulo 2: História e Personagens
De forma bem superficial mesmo eu, nesse capítulo, dou as noções básicas sobre estilos clássicos de personagens e como dar um pontapé inicial no roteiro.

Capítulo 3: Desenhando a cabeça dos personagens
Ah, que postagem lamentável! Eu estava começando a desenhar no estilo mangá (meu estilo era, é e sempre será o cartoon) e comecei a fazer esses esboços horríveis. Nesse capítulo mostro um passo a passo para desenhar a cabeça., espero que ajude.

Capítulo 4: Tipos de rostos e expressões
A ideia desse capítulo até que é legal. Nele eu deixo alguns desenhos feitos por mim com exemplos de olhos, narizes, bocas e expressões faciais. Estão feitos de forma bem simples para que seja fácil copiar.

Capítulo 5: Como nomear personagens
Nesse capítulo eu dou algumas das minhas dicas para colocar nomes nos personagens. Olhando agora até parece um tanto vago, mas pelos comentários parece que ajudou bastante.


Capítulo 6: Como criar uma história de zumbis
Mangás de zumbi são ótimos para unir a sanguinolência desenfreada com muita aventura. Com a alta de séries como iZombie e The Walking Dead e os zumbis caindo no gosto de público é uma boa investir nesse tipo de história.



Capítulo 7: Como criar uma história de ninjas ou samurais
Não é preciso que o mangá tenha vindo do Japão para abordar ninjas e samurais. Use a abuse da facilidade que temos para obter conhecimento e dessa forma sempre teremos ótimos temas para trabalhar!

Em dezembro de 2013 eu lancei esse capítulo e fechei a série de postagens por um tempo. Dá pra notar o porquê. Minha qualidade caiu bastante, notaram?

Reboot, Nova fase:
Mais experiente, com mais conhecimento e até mesmo escrevendo melhor: esse sou eu em 2015. Como eu estava voltando com blog resolvi voltar com essa série de postagens, mas estava achando bem chato o estilo dos capítulos anteriores. Era um texto muito pobre pro meu gosto. Por isso resolvi "começar de novo". Na verdade, é quase um aprofundamento do que já foi abordado.

Não zerei a numeração dos capítulos, apenas continuei:

Nesse capítulo ensino como começar o planejamento da sua história decidindo onde tudo se passará. Tem umas dicas bem legais também!

Puro texto, quase sem figuras. Foi um capítulo bem puxado e que tentei ser o mais explicativo possível, porque essa é uma parte bem importante. Vale a pena conferir.

Capítulo 11: Como organizar o trabalho e a rotina
Nesse capítulo eu explico como organizar sua rotina de trabalho de forma a ser bem produtivo sem se preocupar com pressão ou sofrer danos na saúde.

Extras:
Não sei de conferir as postagens extras que servem de complemento ao que venho dizendo na série principal.


_ _ _ _ _

3 comentários: