Postagens relacionadas

Recent

sábado, 4 de junho de 2022

Tudo sobre Kekkei Genkai, Kekkei Tota e Kekkei Mora

 Essa postagem servirá para fazer uma explicação geral sobre Kekkei Genkai e Kekkei Tota em Naruto e Boruto e, ao mesmo tempo, servir como um guia para todas as postagens individuais que fiz ao longo de meses aqui no blog.


Vamos começar pelo tema principal:

Kekkei Genkai é o nome de uma capacidade que se desenvolve no código genético da pessoa, podendo se manifestar como alguma habilidade com a ajuda do chakra. Essa parece ser a única definição absoluta e respeitada durante toda a obra, porque as demais sempre encontram uma exceção.

Por ser um fator genético, a kekkei genkai normalmente é passada hereditariamente (dos pais para os filhos), tornando-se um tipo de habilidade familiar, porém a exceção veio com o Elemento Madeira, que só se manifestou naturalmente em Hashirama Senju e ninguém mais. Só que como via de regra ela fica restrita em um clã único, é comum que as aldeias protejam esses usuários e evitem que o poder caíam em mãos estrangeiras, assim várias kekkei genkai são "regionalizadas", como o Elemento Magnetismo que só existe na Aldeia da Areia.

Parecia uma regra que todas as pessoas só poderiam herdar uma kekkei genkai, a exceção foi Mei Terumi, que mostrou duas e não tivemos nenhuma explicação de onde elas vieram.

O tipo mais comum de kekkei genkai é a elemental, que permite ao usuário criar e manipular alguma forma de elemento além dos cinco principais (fogo, terra, água, vento e raio) que podem ser dominados normalmente com chakra. Na verdade, a maioria dessas kekkei genkai elementais é formada juntando dois elementos, como o Elemento Lava que é feito da união de terra e fogo.

Abaixo estão todas as kekkei genkai elementais mostradas, clicando em "Saiba mais" você vai para a página específica daquelas que já fiz.

Estilo Madeira
Mokuton

Saiba mais
Estilo Lava
Yoton

Saiba mais
Estilo Magnetismo
Jiton

Saiba mais
Estilo Explosão
Bakuton

Saiba mais
Estilo Vapor
Futton

Saiba mais
Estilo Calor
Shakuton

Saiba mais
Estilo Gelo
Hyouton

Saiba mais
Estilo Tempestade
Ranton

Saiba mais
Estilo Cristal
Shouton

Saiba mais
Estilo Aço
Kouton

Saiba mais
Estilo Rápido
Jinton*

Saiba mais
Estilo Escuridão
Meiton

Saiba mais
Estilo Tufão
Taiton

Saiba mais
Sem imagem, é exclusivo de light novel Estilo Lama
Deiton

Saiba mais

Existe um tipo específico de kekkei genkai que é chamado de kekkei tota. Ele é mais avançado que a kekkei genkai por juntar não só dois, mas três elementos. Essa sim parece rara e restrita, tanto que só há um exemplo até hoje:

Estilo Poeira
Jinton

Saiba mais

Além das kekkei genkai elementais, existe um outro tipo que chamamos de doujutsus. Doujutsus são kekkei genkai que se manifestam exclusivamente nos olhos. Apesar de terem um fator genético também, o poder dos doujutsus pode ser obtido por alguém que conseguir apenas o olho, por isso esses poderes estão muito mais dispersos além das famílias originais. Inclusive, o poder dos olhos é até motivo de brigas entre clãs e aldeias, vira fonte de poder de personagens que nem deveriam tê-los naturalmente (como é o caso do Kakashi, por exemplo).

A maioria dos doujutsus parece surgir naturalmente já no nascimento, porém alguns precisam ser despertados, como é o caso do Sharingan, e a maioria precisa pelo menos ser desenvolvida com o passar do tempo para ficar com mais poder.

Alguns doujutsus não foram oficialmente nomeados, por isso listei como "do Fulano", com o nome do usuário. Ainda não fiz posts específicos para doujutsus, então fique atento que em breve teremos o "Saiba mais" dessas habilidades por aqui. Por enquanto, veja a lista de doujutsus já revelados:

Rinnegan

Saiba mais
Sharingan

Saiba mais
Byakugan

Saiba mais
Rinne Sharingan

Saiba mais
Do Ranmaru

Saiba mais
Tenseigan

Saiba mais
Jougan

Saiba mais
Do Isshiki

Saiba mais
Ketsuryuugan

Saiba mais
Senrigan

Saiba mais
Do Yome

Saiba mais

Da Shion

Saiba mais

Por falta de um nome que especifique esse terceiro tipo de kekkei genkai, não podemos saber se é realmente uma classe ou simplesmente "o resto" (depois de tirarmos as elementais e as oculares). O que elas possuem em comum aqui é que são capazes de mudar o corpo do usuário de alguma forma.

As conhecidas são as seguintes:

 
Shikotsumyaku

Saiba mais
Do Clã do Juugo

Saiba mais
Do Clã Kurama

Saiba mais
Do Clã Iburi

Saiba mais
Do Clã Rinha

Saiba mais
Do Sakon e Ukon

Saiba mais
Do Ryuzetsu

Saiba mais


Existe ainda um tipo "estranho" que não sei bem onde colocar:

Kekkei Mora é um conceito que aparece muito no final de obra e por isso fica pouco desenvolvido. A palavra Mora significa "colheita", o que tem a ver com a origem dessa habilidade: ela existe apenas naqueles seres que colhem e se alimentam diretamente do fruto de chakra da Árvore Divina, ou seja, ficam restritos aos membros do Clã Ootsutsuki.

Os usuários desenvolvem técnicas especiais como capacidade de abrir fendas no espaço, controlar os próprios ossos e poderes oculares, o que nos lembra bastante algumas kekkei genkai que vimos por aqui. Isso que me deixa com uma pulga atrás da orelha. As Kekkei Mora, então, ficam parecendo apenas um precedente das Kekkei Genkai, como se todas estas derivassem da outra.


Como não pretendo chover no molhado e fazer uma postagem para cada Kekkei Mora, o que seria uma grande repetição das kekkei genkai que já vimos, eu vou colocar tudo numa postagem única que sairá em breve. Atualização: fiz o post com todas as kekkei mora, clique aqui para ler.


É isso por enquanto, com o tempo vou atualizando com os posts específicos!


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário