Postagens relacionadas

Recent

sábado, 29 de outubro de 2022

Doujutsu do Ranmaru - As Kekkei Genkai de Naruto

 Mês passado comentei aqui no blog sobre o Ketsuryuugan, um dos doujutsus mais misteriosos de Naruto. A falta de informações fez muita gente pensar que ele poderia ser outro doujutsu já apresentado na obra, aquele que vou falar agora: o doujutsu do Ranmaru.


Sem nome oficial, essa habilidade manifestou-se apenas em um personagem, Ranmaru. Muito provavelmente a falta de mais detalhes tenha um motivo bem simples: essa habilidade não é canônica, ela apareceu apenas em um episódio filler do anime. Em nenhum momento o autor tentou torná-la oficial em algum guia, databook ou no próprio mangá.

Os poderes desse doujutsu parecem misturar algumas capacidades do Byakugan e do Sharingan. Para começar, ele faz com que o usuário mantenha uma visão melhor que o normal, podendo enxergar em longas distâncias (e aparentemente ouvir também). Quando ativado, permite que o usuário enxergue através de objetos sólidos e perceba detalhes escondidos, como pontos fracos.

Essa visão além do alcance pode ainda ser estendida para enxergar detalhes do chakra. Com isso o usuário pode detectar pessoas pelas suas assinaturas de chakra, enxergar seus sistemas (e assim perceber se a pessoa vai usar um jutsu, se está fraca, etc.), perceber força vital e determinar quais serão os próximos movimentos do adversário. É mencionado, mas difícil de provar, que Ranmaru conseguia ler mentes usando esse doujutsu.


Um outro lado bem vantajoso desse doujutsu é que ele serve para atrapalhar a percepção de outras pessoas, até mesmo aquelas que possuem doujutsus. Ranmaru já foi visto apagando a própria presença de detectores, cobrindo a si mesmo com uma fumaça vermelha. Em teoria com essas técnicas ele poderia deixar de ser detectado pelo Byakugan e um Sharingan jamais poderia ler seus movimentos. Ranmaru também consegue gerar genjutsus poderosíssimos e ainda por cima atrapalhar outras pessoas que estiverem tentando perceber essas ilusões. É como se seu doujutsu fosse um adversário natural dos demais conhecidos.

Por fim, outra habilidade muito poderosa que Ranmaru desenvolveu com esse doujutsu foi a de transferir um pouco de sua força vital para outras pessoas. Com isso ele foi capaz de praticamente ressuscitar Raiga, um homem adulto que já poderia ter sido dado como morto!


Aqui no final vale lembrar que a única coisa que diferencia o dojutsu do Ranmaru do Ketsuryuugan é o visual dado unicamente no anime, pois a descrição do Ketsuryuugan na novel (que é onde aparece pela primeira vez) até que encaixa no visual que vemos em Ranmaru. Diante disso o que parece ser o veredito é que não são as mesmas habilidades.

Veja as outras kekkei genkai clicando aqui.


Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. Estava ansioso por esse post pra tirar umas dúvidas kk:
    Akagan é o nome que os fãs deram pra esse doujutsu? Então não é oficial?
    O Raiga é canônico (acho que lembro dele aparecer no mangá sim), mas essa história dele não é, correto?
    E haverá algum post sobre os Sete Espadachins da Névoa e/ou suas espadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akagan é nome dado por fãs mesmo, tanto que é um nome bem genérico (significa "olho vermelho"). Fizeram isso provavelmente pra não ficar só chamando de "Doujutsu do Ranmaru".
      O Raiga foi criado para o anime e só muito depois canonizado no mangá. Só que a versão do mangá tem algumas contradições com o anime na questão de datas e idades, então dá a entender que na versão canônica não existe nada de Ranmaru mesmo, o que faz essa história do episódio filler não ser nem um pouco oficial.
      Eu tenho um post bem antigo sobre os espadachins, com certeza ele merece uma atualização, vou ver quando consigo fazer, obrigado pelo lembrete!

      Excluir