Nessa edição do Ciência dos Animes teremos Dragon Ball e vou falar sobre o planeta do Senhor Kaioh, vamos calcular o quanto ele deveria pesar para ter a gravidade dez vezes maior que a Terra!
Já existem na internet análises parecidas com a que vou fazer aqui, mas eu quero fazer a minha e mostrar o passo a passo. Como não existem essas informações oficialmente, haverá dezenas de resultados diferentes e nenhum deles pode ser considerado o verdadeiro. Eu comparei os meus com os de alguns lugares na internet e todos são diferentes entre si! Então considere isso apenas um exercício de aplicação de física e matemática, não leve como verdade absoluta!
Quero começar descobrindo o tamanho do planeta. Para isso o ideal é ter um objeto de tamanho conhecido por perto. Então eu peguei uma imagem de determinado episódio que mostra o planeta inteiro com um objeto para referência: o carro do Senhor Kaioh. Fiz a composição que pode ser vista na imagem abaixo, onde cada barra vermelha é um comprimento de carro:
O raio, que é a metade do diâmetro (ou seja, a distância do centro da esfera até a superfície), fica sendo 24,13 m. Guardem esse número, vai ser útil para algumas contas.
Vamos falar de gravidade agora. O efeito direto da gravidade na nossa vida vem no que chamamos de aceleração da gravidade (representada pela letra g), que nos diz qual a intensidade do campo gravitacional naquele lugar. É dito na própria obra que o planeta do Senhor Kaioh possui uma gravidade dez vezes mais intensa que a da Terra, então temos todas as informações para continuar. Abaixo eu vou fazer as contas que precisaremos para o resto do post e pode ser que tenha ficado nerd até demais. Então se você quiser pular as contas vou deixar tudo em azul e assim você pode ir direto para a conclusão onde o texto fica em preto outra vez.
A aceleração da gravidade proporcionada por um planeta depende da massa dele (M), assim como da distância (r) que o centro desse planeta está do corpo que sofrerá a aceleração (como estamos sobre o planeta, essa distância é igual ao comprimento do centro do planeta até a pessoa na superfície) e de uma constante chamada constante gravitacional (G). É a equação abaixo:
Mas o que nós queremos descobrir é a massa do planeta, então vamos rearranjar essa equação. Vou fazer como aprendemos na escola, que é passando os valores de um lado para o outro:
Então a equação para descobrir a massa do planeta é:
Agora só faltam os valores. Não precisamos nos preocupar com o valor de G porque ele é bem conhecido e tabelado, já r é o raio do planeta, que calculamos como sendo 24,13 m. A aceleração no planeta do Senhor Kaioh é 10 vezes a da Terra, então se a aceleração da gravidade da Terra é aproximadamente 9,8 m/s² a do planeta estudado é 98 m/s².
Nenhum comentário:
Postar um comentário