Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 10 de março de 2022

10 curiosidades sobre os titãs de Shingeki no Kyojin


 A série de 10 curiosidades chegou a Shingeki no Kyojin, que está caminhando para seu final no anime. Eu tinha pensado em trazer curiosidades dentro do universo, como por exemplo "todo hospedeiro de titã original vive apenas 30 anos e blá blá blá", mas achei isso bem básico e que já cobri em outras postagens, por isso aqui teremos alguns fatos mais abrangentes e que eu acho mais divertidos.

Se você acompanha somente o anime, pode ler tranquilamente, com exceção das duas últimas curiosidades, que são um leve spoiler

1. O nome "titã" vem dos gregos, mas as inspirações do mangá são nórdicas

Na mitologia grega, os titãs foram os primeiros filhos da Terra e dos Céus, seres que governaram o universo antes dos deuses chegarem. Um dos titãs mais famosos foi Cronos, que é o pai de Zeus e foi destronado pelo filho na lendária guerra entre deuses e titãs. Mas dos gregos veio apenas o nome, Shingeki no Kyojin tirou muito mais coisas da mitologia nórdica, onde existiam os jotuns, gigantes monstruosos que também eram inimigos dos deuses.


Uma das referências mais claras e diretas é a origem dos titãs em Ymir Fritz. Para os nórdicos, Ymir era o nome do primeiro ser vivo que existiu, um gigante que foi criado pelas forças primordiais do universo. Do corpo de Ymir é que vieram todos os seres que habitam os mundos, como os humanos, anões e, é claro, os gigantes.

2. O visual inicial veio de Jurassic Park e uma cena específica de um mangá

O autor do mangá, Hajime Isayama, revelou que as suas primeiras ideias para os visuais dos titãs vieram de duas fontes bem aleatórias, uma delas foi os filmes de Jurassic Park. É uma referência perfeita, afinal são filmes onde a humanidade está praticamente indefesa contra criaturas gigantes comedoras de gente.

A outra referência inicial foi o mangá dos anos 90 Jigoku Sensei Nube (Hell Teacher Nube), que é sobre um professor exorcista em um mundo cheio de criaturas sobrenaturais. Uma das aparições mais bizarras é uma Mona Lisa, a pintura de Da Vinci, em uma forma assustadora. Vendo o seu visual é bem fácil entender como ela inspirou os titãs.


3. A aparência de alguns titãs originais vem de lutadores reais

O próprio autor já revelou que o visual do Titã de Ataque veio de um lutador de MMA japonês chamado Yushin Okami. Em 2006 ele chegou a vencer o Anderson Silva, mas perdeu em uma revanche de 2011.


E o Titã Encouraçado teve o visual baseado no campeão peso-pesado Brock Lesnar, que luta MMA, mas atualmente está nas lutas-livres da WWE. Curiosidade extra: ele era o meu lutador favorito nos jogos de UFC para XBox, praticamente indestrutível.


4. Sawney e Beane têm o nome baseado em um canibal

Poucos titãs comuns recebem nomes durante toda a série, por isso esses aqui merecem atenção especial. Dois titãs que foram capturados para testes e experimentos receberam de Hange Zoë os nomes de Sawney e Beane. Esses nomes vêm de Sawney Bean, que foi um homem do século XV conhecido por ter liderado um clã de canibais que teriam matado mais de mil pessoas!


Existem dúvidas se Sawney Bean foi uma figura real, uma lenda completa ou alguém real, mas que foi coberto de histórias exageradas. Ainda assim é uma referência bem legal colocar o nome de um canibal em titãs comedores de gente.

5. E existem titãs que homenageiam Game of Thrones e Breaking Bad

Muita gente reconheceu um titã que parecia com Saul Goodman, personagem interpretado por Bob Odenkirk em Breaking Bad e depois em Better Call Saul, quando ele apareceu pela primeira vez no mangá e isso virou uma piada enorme na internet.

Depois, no capítulo 96, vemos uma ordem de titãs em que vários deles possuem o visual inspirado em personagens de Game of Thrones. Realmente é um jeito bem curioso de homenagear essas séries famosas, já que titãs existem aos montes, é bem fácil colocar um rosto familiar ali e deixar os fãs caçarem.


6. Já enfrentaram os heróis da Marvel

De 2014 pra 2015 foi publicado um crossover entre o universo Marvel com os titãs de Shingeki no Kyojin, chamado Attack on Avengers. Na história, os titãs invadem a cidade de Nova York e precisam enfrentar os Vingadores. É bem divertido se você quiser ver os titãs enfrentando o Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, etc.


O crossover foi lançado no dia do quadrinho de graça, mas atualmente o serviço que disponibilizava não existe mais. Então é preciso encontrar de outras maneiras.

7. O Titã Colossal é o mais popular

O site oficial de Shingeki no Kyojin fez uma enquete de popularidade entre seus leitores e divulgou em um databook em 2013. Por essa data já podemos imaginar que não tinha todos os titãs conhecidos, então o rank de mais populares na época ficou assim:

  • 1º lugar: Titã Colossal
  • 2º lugar: Titã Encouraçado
  • 3º lugar: Titã Bestial
  • 4º lugar: Titã Fêmea
  • 5º lugar: Titã na parede

Será que nos dias atuais essa ordem permaneceria a mesma? Se você ficou curioso, entre os humanos o Levi ganhou o primeiro lugar, seguido por Eren, Mikasa e depois Sasha.


8. Podemos saber qual a sensação de sair de um titã 

Hajime Isayama já foi questionado sobre qual era a sensação que uma pessoa tem depois que sai pela nuca de um titã, após destransformar-se. E é algo que podemos experimentar.

Segundo o autor, a sensação é a de "sair de uma sauna". Podemos imaginar que seja a sensação de deixar um lugar muito quente e cheio de vapor, pra depois receber aquele ar fresco na pele e poder respirar sem parecer que está se queimando por dentro. Para nós, brasileiros, eu imagino que conseguimos imaginar isso melhor assim: sabe quando você está na rua, naquele calor de soar cada centímetro de pele e de repente entra em um banco com ar condicionado? É isso.


9. O Titã Bestial é o que possui mais variações

Sabemos que os titãs originais podem mudar de forma a depender do hospedeiro, mas alguns mudam muito pouco. Quando o Eren invocou vários titãs de usuários anteriores nós tivemos um vislumbre das variações. Os Titãs de Ataque quase não mudam, os Encouraçados aparecem com placas duras levemente diferentes, o Martelo de Guerra quase não varia...

Mas o Titã Bestial muda bastante! Isso porque a aparência dele depende sempre de um animal, o da vez (com Zeke) é um macaco. Nas cenas finais do mangá dá para ver um crocodilo, um carneiro, o que eu acho ser um búfalo e mais.


10. A origem dos titãs lembra uma criatura real

Uma das coisas mais misteriosas em Shingeki no Kyojin é aquilo que nem nome direito tem, vamos chamar apenas de "Fonte". Essa Fonte é uma criatura de aparência alienígena, das quais sabemos praticamente nada. Ela foi a responsável por gerar o poder dos titãs, começando quando encontrou e possuiu Ymir Fritz no passado.



Essa criatura lembra duas coisas. A primeira é a mais óbvia, o sistema nervoso central, que é o cérebro com os nervos que descem pela coluna e depois se ramificam como galhos de uma árvore. Isso faz bastante sentido pela conexão que há dos titãs com a coluna, o pescoço, os fluidos espinhais, etc. A outra coisa que lembra é essa criatura ilustrada na figura abaixo, um Hallucigenia, que existiu há mais de 500 milhões de anos e hoje só restam fósseis. Era um tipo de minhoca bizarra com várias patas e espinhos e o jeito que a Fonte anda lembra bastante o jeito como os cientistas imaginam essa criatura.



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!



3 comentários:

  1. A curiosidade dos rostos dos atores de GoT foi boa kkk
    Mas uma coisa que eu ainda não entendo é a relação dessa centopéia pré histórica com o poder titã. O Isayama já explicou por que ele escolheu essa forma pra representar a Fonte de todo o poder?
    E o crescimento exagerado dos titãs tem a ver com alguma característica real da centopéia (pela hipótese dela ter sido uma criatura gigante por exemplo)? Ou isso é só uma invenção maluca e sem nexo do autor?
    Vc tem alguma teoria própria tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que o autor quis escolher uma criatura lá dos primórdios dos seres vivos para mostrar o quão antigo é esse poder. Eu até adicionei ao post uma imagem onde a criatura aparece junto com outros animais antigos (como o famoso trilobita). Talvez ele até tenha escolhido esse em específico por lembrar bastante o sistema nervoso.
      Eu ainda vou além. Acho que é como se o autor dissesse algo tipo "Sabe aquela criatura pré-histórica bizarra? Ela tinha um mistério por trás, por isso é tão esquisita e parece alienígena".

      Como o autor nunca se pronunciou oficialmente sobre isso, podemos só especular mesmo.

      Excluir
    2. Agora que vc falou, nos filmes live action dá a entender que a aparição dos titãs é fruto de um experimento alienígena (mas é bem mal explicado lá).
      Talvez a intenção do autor fosse exatamente essa, ligar a origem do poder titã à uma criatura tão antiga e estranha que poderia muito bem SE PASSAR por um ser alienígena.
      Ao menos explicaria o dom de crescimento absurdo de uma forma um pouco mais "científica" kkk

      E pesquisei sobre o canibal Sawney Bean depois, realmente é uma história macabra! É difícil acreditar que um clã tão grande de canibais só tenham sido descobertos anos depois de tantos ataques. Cheira a ficção mesmo, porém uma bem assustadora kk
      Vlw pelo post!

      Excluir