Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Mangakás que fizeram sucesso com MAIS DE UM mangá!

 Esse post foi ideia de um leitor que comentou no texto que escrevi sobre "por que muitos mangakás escondem sua identidade?".

Às vezes ficamos com a impressão de que os mangakás são pessoas de uma única obra, isto é, o autor só vai publicar um único mangá de sucesso durante toda a sua vida. Ele pode até ter criado vários mangás antes ou depois da obra principal, porém nenhuma chega ao mesmo nível de sucesso.

Seria muito difícil fazer uma pesquisa sobre isso e ter os números exatos, até porque é difícil definir o que é exatamente o sucesso de um mangá (no Japão e no mundo). Mas a impressão é que esse caso é o que acontece na maioria das vezes mesmo. Masashi Kishimoto primeiro lançou o mangá Karakuri, que lhe deu reconhecimento, depois publicou seu maior sucesso, Naruto, e o seu mangá seguinte (Samurai 8) se saiu tão mal que foi até cancelado. Tite Kubo publicou um mangá e alguns one shots antes de seu maior sucesso, Bleach, e nunca mais lançou algo novo (além de materiais e histórias dentro do mesmo universo de Bleach). Eiichiro Oda fez sucesso com alguns one shots antes de explodir com One Piece, que ainda está em andamento, mas pelas condições de saúde do autor tudo indica que será sua última obra antes de uma aposentadoria. Se os três maiores autores da sua geração passaram por isso, fica mesmo parecendo que há uma regra aqui.

Mas o objetivo desse post é mostrar exemplos de autores que fugiram desse estigma. Consegui reunir nove mangakás usando um critério pessoal para "obra de sucesso": serão aquelas obras que foram aclamadas de alguma forma, são influentes e/ou revolucionárias, que tiveram grande projeção no mundo todo ou pelo menos em quantidade exorbitante no Japão, renderam adaptações bem-sucedidas em outras mídias e, é claro, bons números de vendas.

Tsukasa Hojo

O primeiro mangá de Tsukasa Hojo, Cat's Eye, já pode ser considerado um grande sucesso pelas vendas impressionantes na década de 80. Em seguida ele lançou City Hunter, que foi um sucesso absoluto e rendeu ainda um spin off igualmente bem sucedido chamado Angel Heart. Três acertos é impressionante!


Rumiko Takahashi

Rumiko Takahashi possui um currículo com dez trabalhos, sendo que seis dele já venderam na casa dos milhões de cópias. Suas obras combinadas somam mais de 200 milhões de cópias, o que a coloca entre os autores que mais venderam. Ao menos dois de seus mangás merecem destaque principalmente entre os saudosistas que cresceram nos anos 90 e começo dos anos 2000: Ranma 1/2 e InuYasha.


Takeshi Obata

As obras de maior sucesso de Obata foram feitas em conjunto com Tsugumi Ohba, mas como a identidade desse último é um mistério e seus únicos trabalhos são justamente os com Obata, não vou colocá-lo em destaque na lista (até porque ele pode ser apenas o pseudônimo de um conjunto de assistentes). Essas obras são o sucesso mundial Death Note e o fenômeno das premiações Bakuman.


Takehiko Inoue

Takehiko Inoue deu ao mundo dois clássicos absolutos. Slam Dunk foi o seu segundo mangá a ser publicado (de 1990 a 1996) e vendeu mais de 100 milhões de cópias, sendo eleito o mangá favorito do Japão em 2007. Ele ainda trabalhou em outros menos famosos e parecia que ia cair na regra geral, até que em 1998 ele começou a fazer Vagabond, com o qual iria ganhar muitos prêmios.


Naoki Urasawa

Um gênio do mistério como Naoki Urasawa nos presenteou com não uma, nem duas, mas três grandes obras: Monster, 20th Century Boys e Pluto, todas em sequência. E um detalhe: ele começou o segundo enquanto terminava o primeiro, e o terceiro enquanto terminava o segundo, ou seja, em nenhum momento pareceu que ele iria cair na regra.


Yoshihiro Togashi

Togashi criou dois mangás de muito sucesso com uma base de fãs bem forte. O primeiro foi Yu Yu Hakusho, que foi sua primeira série e durou 4 anos em publicação. Com a fama obtida ele já ganhou sinal verde para publicar novamente, só que o mangá seguinte não rendeu tanto. Foi no terceiro, Hunter x Hunter, que a coisa pegou de vez e consagrou Togashi como um dos maiores mangakás da história.


Junji Ito

Junji Ito é considerado um dos principais artistas do terror nos mangás. Ele possui muitos trabalhos que são compilados em volumes ou revistas, então daria para citar várias dessas pequenas histórias como exemplos de sucesso. Porém quero exaltar dois trabalhos de imenso sucesso: Uzumaki e Tomie, que venderam muito, receberam várias adaptações e são renomados até hoje.


Akira Toriyama

Akira Toriyama é um dos exemplos de mangakás com sucesso em múltiplas áreas. Ele é mundialmente conhecido por Dragon Ball e todos os seus derivados em animes, jogos e demais produtos para venda. E com esse sucesso ele puxou outro mangá seu, Dr. Slump, para o hall da fama.


Osamu Tezuka

E, por fim, não poderia deixar de mencionar o deus dos mangás. Os trabalhos que eu citar aqui podem não parecer famosos para muita gente hoje em dia, afinal estamos falando dos primórdios do mundo dos mangás, mas dentro dos critérios que coloquei eles são excelentes, com o adicional de que influenciaram todos os mangakás que vieram depois de alguma forma. Estou falando de mangás como Black Jack, que já foi considerado por revistas e festivais um dos melhores mangás de todos os tempos, junto com Phoenix e Dororo. Tezuka também fez sucesso com Kimba, o Leão Branco (que foi copiado pela Disney em O Rei Leão) e o que talvez é seu trabalho mais famoso e longevo, Astro Boy.




Eu provavelmente esqueci alguém e posso ter deixado propositalmente alguns de fora por não considerar todas as suas obras tão bem sucedidas assim (cof cof... Hiro Mashima com Edens Zero). Podem ficar à vontade para relembrar nos comentários!

É isso por enquanto.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário