Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Por que muitos mangakás escondem sua identidade?

 Essa é uma versão para o blog de um post feito na nossa página do Instagram. Confira lá para mais conteúdo: @universoanimanga!

Você já deve ter reparado que vários mangakás raramente fazem aparições públicas, com pouquíssimos ou nenhum registro em foto. Para se expressar eles usam avatares e quando precisam aparecer em pública usam máscaras.

Gege Akutami, autor (ou autora?) de Jujutsu Kaisen

Já se perguntou o motivo disso?

Adianto que a resposta não é única, afinal não tem como falar por todos os autores de mangá no Japão. Fiz uma boa pesquisa no tema e juntei nesse post os principais motivos que encontrei!

Motivo 1: Privacidade

Muito por questões culturais (que não vou entrar em detalhes) e também sociais, a privacidade é um assunto bastante sério no Japão.

Não é crime fotografar/filmar pessoas em público, porém  se você colocar essas imagens para exposição (um jornal ou vídeo no Youtube, por exemplo) a pessoa pode entrar com um processo pelo uso da sua imagem. Se você acompanha vlogs de moradores do Japão já deve ter visto como eles borram rostos dos transeuntes em vídeos nas ruas.

Fotógrafos e jornalistas que cobrem eventos com participação de mangakás, mesmo que em entrevistas, precisam perguntar se o autor quer ser registrado. A resposta geralmente é não, por querer manter a privacidade ou pelos demais motivos que veremos a seguir. Logo, é raro ter registro de mangakás até em eventos.

Motivo 2: Vida pessoal e trabalho

É perfeitamente compreensível que os autores queiram separar sua vida pessoal do trabalho.

Assim eles conseguem expressar suas ideias livremente sem serem julgados em outros meios. É bem comum, por exemplo, entre quem escreve mangás com conteúdo adulto. Isso também evita trazer problemas da figura pública para a vida pessoal, ou vice-versa.

Há quem opte por apenas usar um pseudônimo, mas há também quem crie personagens inteiramente fictícios. Até hoje existem discussões sobre a identidade de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (autores de Death Note e Bakuman), com gente dizendo que são duas manifestações de um só autor.

Motivo 3: O status de mangaká

No Japão, os mangakás possuem um status de fama muito grande, comparado a músicos e artistas de TV e cinema. Isso atrai uma massa de fãs muito grande, e por consequência vêm muitos fanáticos junto. A privacidade seria um meio de evitar a importunação e perseguição.

Existem vários casos registrados de ameaças contra mangakás, um deles bem notório:

Em 2013, o mangaká Tadatoshi Fujimaki começou a receber várias cartas ordenando que ele parasse de escrever seu mangá Kuroko no Basket porque seria uma “cópia de Slam Dunk”. Chegou ao ponto de algumas cartas virem com pólvora e com líquidos que evaporavam em um gás veneno. Ninguém ficou ferido e Fujimaki continuou publicando.

Avatar de Tadatoshi Fujimaki

Motivo 4: Questões de gênero

Além de esconder a aparência, muitos mangakás escondem seu gênero para evitar o preconceito do público. Isso é bem comum com mulheres que escrevem shounen. Elas não só precisam adotar pseudônimos, como precisam ser pseudônimos masculinos. Obviamente acabam também evitando aparições públicas.

O problema é muito mais sério e se estende ainda mais porque autoras mulheres costumam receber muito mais julgamento baseado em outras características que vão além do trabalho (como aparência, peso, relacionamentos, etc.)

Koyoharu Gotoge (Kimetsu no Yaiba) mantinha até seu gênero em segredo e se expressava pelo avatar de um jacaré com óculos. Porém um funcionário da Weekly Shounen Jump revelou que ela era do gênero feminino.

Para evitar uma rejeição imediata da sua obra que seria publicada em uma revista que tem meninos como público-alvo, Hiromi Arakawa mudou seu nome para Hiromu (que é masculino). E ela escreveu um dos melhores shounens de todos os tempos: Fullmetal Alchemist.

Avatar de Hiromu Arakawa

Motivo 5: Oportunidades de trabalho

Muitos mangakás dedicam suas vidas inteiras a um único mangá de sucesso, entretanto há aqueles que até trocam o gênero onde trabalham. E para isso manter uma identidade secreta é bastante útil, afinal é possível criar uma para cada “personalidade artística”. Sem toda uma bagagem da obra antiga, o autor consegue oportunidades de trabalho mais amplas, livre de preconceitos.

Toshihiro Ono, que ilustrou algumas obras em mangá de Pokémon, também já desenhou hentai, só que usando um outro pseudônimo que aparentemente ninguém sabe qual é.


E, por fim, vale citar também que manter a identidade secreta não é uma regra, existem muitos mangakás que gostam de fazer aparições públicas e são muito ativos em redes sociais.

Além de ter várias fotos por aí, Hiro Mashima (Fairy Tail) é bem ativo na sua conta do Twitter/X, que tem quase 2 milhões de seguidores. Lá ele faz comentários sobre vários tópicos e posta seus desenhos.

E o que dizer de Junji Ito, que em 2023 veio ao Brasil e esteve na CCXP com um público na casa dos milhares!



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Um exemplo do último caso poderia ser Hirohiko Araki, autor de JoJo's Bizarre Adventures, que coloca uma foto sua e um texto sobre a própria vida em todos os volumes de JoJo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem até foto dele comendo donut na rua, ele é bastante tranquilo com a imagem haha

      Excluir
  2. Ótimo post. Um pouco estranho pensar que mangakás podem trabalhar com público infantil e adulto quase que ao mesmo tempo em diferentes obras.. mas o dinheiro pra pagar os boletos tem de vir de algum lugar não é? kkk

    Pretende continuar publicando posts desse tipo, explicando a rotina de um mangaká?
    Se sim, tenho sugestões:

    Por que alguns mangás tem diferentes tipos de hiatos (e como os autores recebem durante esse tempo)?

    Quanto tempo/sucesso um mangá precisa ter para se tornar anime? É algo relativo? Ou é comum isso acontecer para a maioria dos mangás?

    É possível viver do sucesso de apenas 1 mangá pela vida inteira? kkk E quais mangakás emplacaram mais de 1 mangá de sucesso?

    E uma um tanto polêmica: A venda de mangás realmente está ultrapassando a venda de HQs ocidentais? Isso é bom ou ruim?

    Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São excelentes perguntas, com certeza vou pesquisar pra trazer mais conteúdo. Um outro tema que estou juntando informações é sobre a rotina e a questão do excesso de trabalho dos animadores.

      Excluir