Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Buda vs Zerofuku - As Lutas de Shuumatsu no Valkyrie


Essa postagem vai descrever a sexta luta do Ragnarok, do animangá Shuumatsu no Valkyrie: Record of Ragnarok!

Como prometido, vou postar a sinopse em toda postagem:

Os deuses de vários panteões (como gregos, hindus, nórdicos, etc.) se reúnem a cada 1000 anos. Porém, dessa vez, eles decidem que querem acabar com a humanidade. Só que uma Valquíria invoca uma antiga lei que diz que os humanos podem se salvar se vencerem um torneio: um humano enfrenta um deus em uma batalha um contra um. São treze combates e o primeiro que vencer sete vezes ganha. Se os deuses ganharem a humanidade é destruída, se os humanos ganharem eles podem continuar existindo.

Vamos conhecer os lutadores.

Do lado dos deuses tivemos um caso peculiar de mudança de combatentes, então vou listar os três que estiveram nomeados:

BISHAMONTEN

A princípio, o deus que iria lutar seria Bishamonten. Ele é o deus dos guerreiros no panteão japonês, membro de um conjunto conhecido como Sete Deuses da Sorte, onde figura como o mais poderoso e por isso é o líder, o que justificaria sua posição como principal combatente.

Porém, antes da luta começar, todos os sete deuses da sorte entraram na arena e se fundiram em um só ser chamado Zerofuku.



ZEROFUKU

Zerofuku é, na verdade, a forma original que há milhares de anos se dividiu nos sete deuses da sorte. Ele era um deus muito gentil e bondoso, certo dia descobriu a dor e sofrimento na humanidade e percebeu que poderia absorver esses sentimentos ruins no próprio corpo, deixando as pessoas felizes. Assim ele começou a viajar pelo mundo absorvendo os males da humanidade. Porém, depois de muito tempo fazendo isso, Zerofuku percebeu que, por ser muito fácil perder a tristeza, os humanos estavam se jogando em uma vida desregrada, obscena e fútil, até mesmo ignorando aquele deus que os tinha deixando tão felizes. E tinha mais, toda a tristeza que Zerofuku absorveu estava consumindo o seu corpo.

Para piorar, muito tempo atrás, o demônio Belzebu havia plantado em Zerofuku uma semente para que o poderoso guerreiro do inferno Hajun nascesse dentro dele. Quando o deus foi consumido pela tristeza, ele se dividiu nos sete deuses da sorte. E, durante a luta no Ragnarok, Zerofuku foi consumido por Hajun.


HAJUN

Hajun é descrito como um poderoso senhor dos demônios vindo diretamente do Inferno (ou Helheim), um mundo que ele próprio destruiu incontáveis anos atrás. Posteriormente, o deus grego Hades começou a governar o lugar e ele próprio acreditava que Hajun era apenas uma lenda. Porém um outro demônio, Belzebu, conseguiu recuperar um único pedaço que sobreviveu de Hajun, na forma de uma semente, que ele plantou em Zerofuku para que o demônio pudesse renascer.

E assim aconteceu durante a luta do Ragnarok. O inimigo de Buda, portanto, tornou-se Hajun pela maior parte do combate. Ele possui uma vastidão de poderes envolvendo escuridão, inclusive o seu corpo é tão consumido pelas trevas que ele nem possui uma aura visível aos olhos iluminados de Buda.


Vale ressaltar que apenas Bishamonten e os deuses da sorte existem na mitologia e nas lendas, enquanto Zerofuku e Hajun são criações únicas e exclusivas do mangá.

E do lado da humanidade:

BUDA

Dentro do budismo, "Buda" é um título dado àqueles que atingiram a iluminação total, que entenderam a verdade sobre a natureza. Porém esse Buda em específico, o mais famoso de todos, se trata de Sidarta Gautama, o fundador do Budismo. O que se sabe da sua biografia está nos textos budistas e, como eles não são tão focados em contar cronologicamente os fatos, a história de Sidarta é um pouco confusa, além de estar cheia de lendas e eventos fantásticos.

Segundo essas fontes, Sidarta viveu por 29 anos uma vida normal como príncipe em uma região onde hoje é o Nepal. Ele era muito rico e tinha tudo que poderia desejar, e sua corte fazia questão de esconder dele as mazelas do mundo. Conta-se que, certa vez, quando ele descobriu as doenças e a morte, Sidarta sentiu que a riqueza não era tudo na vida e então deixou tudo para trás, passando a viajar por aí espalhando ensinamentos para ajudar as pessoas a superarem a dor e o sofrimento. Seus ensinamentos deram origem ao budismo, uma das maiores religiões do mundo atual.


No mangá, a história de Sidarta é bem próxima do que as fontes conhecidas dizem, apenas é dado um detalhamento maior. Mas é inserido ainda um personagem novo, Jataka, que aparece como uma figura de irmão para Sidarta e grande parte de sua inspiração para viajar pelo mundo trazendo bondade e ensinando a lidar com o sofrimento. Na história, Jataka é apenas o nome de um conjunto de contos que contribui para a biografia de Buda. Dentro do budismo existem seis reinos onde a pessoa pode reencarnar e, na obra, Buda é capaz de drenar poder desses reinos para ampliar suas próprias habilidades. E a sua iluminação é retratada na obra como a capacidade de enxergar até a aura de outras pessoas, com isso ele pode prever os movimentos.
Como Buda ensinava as pessoas a conviverem com o sofrimento ao invés de removê-la por completo, ele era seguido por muita gente e elas não tinham o mesmo comportamento daqueles que tinham a tristeza removida por Zerofuku. Para começar, eles eram muito mais gratos. Por isso o deus cresceu muito ódio contra Buda por séculos.




A LUTA:

A luta começa logo depois que os sete deuses da sorte se fundem para formar Zerofuku. O ódio de Zero por Buda é muito grande e foi alimentado por muitos anos, por isso o deus começa atacando sem parar com sua arma que se alimenta de miséria. Buda consegue desviar de todos os ataques graças à sua habilidade de prever movimentos, o que deixa Zero cada vez mais furioso (e isso aumenta o tamanho da sua arma).

Por muito tempo só quem atacava era Zero e ele ficava cada vez mais furioso conforme Buda se esquivava com tranquilidade. Após descobrir o poder do seu adversário, Zero o acusou de trapaceiro. Buda ataca poucas vezes, contrariando os inúmeros pedidos do deus para revidar. A principal arma de Buda é seu bastão dos seis reinos que pode mudar de forma, em uma delas vira um grande escudo para conseguir defender um ataque.

Buda consegue ver que aquele Zerofuku está plenamente consumido por sentimentos ruins, por isso continua a luta na tentativa de ajudá-lo. E o deus percebe que só aumentar a arma não estava adiantando, então começa a transformá-la em outras coisas. No fim, chegam a trocar socos diretamente. Buda nocauteia Zero com um soco após algumas palavras gentis e ele vê o pequeno deus finalmente atingir a liberdade, porém é nesse momento que a escuridão da semente desperta: Zero é totalmente consumido por uma nova forma, Hajun.


A partir daí as coisas mudam. Buda, que estava muito confiante, fica preocupado pela primeira vez quando percebe que a alma de Hajun é tão consumida pelas trevas que ele não pode prever seus movimentos. Os golpes do demônio são tão poderosos que destroem a arena, perfuram o escudo de Buda e perfuram um de seus olhos. Buda tenta comunicar-se com Zero, mas Hajun diz que já o consumiu por completo.

Os golpes de Hajun conseguem ferir gravemente Buda e, quando este consegue finalmente ferir o demônio, ele percebe que foi em troca de ter sua barriga perfurada. Mas Buda está decidido a salvar todas as almas, incluindo do seu adversário. Quando tudo parece perdido e até mesmo seu bastão é destruído por Hajun, Buda sente que Zero está ao seu lado, motivado por sua compaixão. Buda e o espírito de Zero se fundem e dão origem a uma nova arma divina, uma espada suprema. Com essa arma, Buda reverte a luta e derrota Hajun de uma vez por todas.


Depois disso, o espírito de Zerofuku, pacífico e recuperado de toda a tristeza, é liberto.

A luta durou 21 minutos e 37 segundos, o vencedor é Buda!


A próxima luta é: Qin Shi Huang vs Hades.

Para ver o menu com todas as lutas clique aqui.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário