Postagens relacionadas

Recent

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Explicando a petrificação de Dr. Stone


O maior mistério de Dr. Stone que permeou a série inteira foi: o que causou o evento que petrificou todos os humanos na Terra? Agora que o mangá chegou ao final, finalmente temos a resposta e eu vou explicar passo a passo aqui.

O que sabemos logo no começo é que, em um único dia, toda a humanidade virou pedra. Se passam 3700 anos até que o protagonista, Senku, é despetrificado pelo acaso e então ele começa sua jornada para salvar os humanos. Isso mostra de cara que as pessoas petrificadas não estão exatamente mortas, afinal é possível tirá-las com vida daquela situação. Mesmo sabendo a fórmula para despetrificar outras pessoas, Senku não consegue compreender o que causou tudo no princípio. Ele supõe três possibilidades: uma ação alienígena; uma arma criada por humanos, mas que deu errado; e um novo e desconhecido vírus.


Muitos capítulos depois, Senku e o cientista americano Xeno trabalham juntos para entender as características do evento de petrificação. Para atingir a Terra toda a partir de um ponto na superfície, eles concluem que o efeito se estendeu como uma esfera de 12800 quilômetros de diâmetro. Sabendo a hora que Senku foi petrificado no Japão e Xeno nos Estados Unidos, eles concluíram ainda que a onda de petrificação se espalhou pela Terra com uma velocidade de 32000 quilômetros por hora e a uma altitude máxima de 20000 metros (já que não atingiu a Estação Espacial Internacional). E a origem da onda de petrificação foi em um lugar no meio da floresta amazônica, mais precisamente em Manaus, no Brasil!


Um fenômeno desse tipo estaria muito distante das capacidades humanas no século 21, então a possibilidade de uma arma foi descartada. A possibilidade do vírus é eliminada quando uma das pistas mais importantes é descoberta: os dispositivos de petrificação.


Antes precisamos voltar um pouco. Não foram todos os humanos que foram petrificados: os astronautas da Estação Espacial Internacional, por estarem no espaço, ficaram ilesos. Eles desceram em uma ilha e mantiveram vida lá, o que geraria uma civilização que perdurou até os dias atuais. Muitos anos depois, vários dispositivos caíram do céu e os habitantes descobriram como funcionavam: eles causavam a petrificação. Pelo risco que ofereciam, a maioria foi destruída, mas um foi guardado para ser usado como arma. Quando Senku e seu grupo chegaram à ilha (que foi chamada Ilha do Tesouro), eles se depararam com esse item, o que elimina completamente a possibilidade de ser um vírus e reforça a possibilidade de origem alienígena (ainda mais por ter vindo do céu).


Pois bem. Esses dispositivos de petrificação foram chamados de Medusa, em alusão à criatura mitológica que transforma pessoas em pedra. Eles funcionam com a energia tirada de um diamante que fica no seu interior, então possuem um número limitado de usos. Para ativá-los é preciso um comando de voz dizendo qual o diâmetro em torno do objeto que o usuário quer que seja petrificado.

Quando chegaram à Manaus, Senku, Xeno e os demais encontraram no meio da floresta uma imensa pirâmide de dispositivos Medusa. Portanto, foi o efeito combinado de tantos dispositivos que provavelmente causou o grande evento de petrificação 3700 anos atrás.


Antes de prosseguir, vamos voltar alguns capítulos. Assim que o Reino da Ciência criou sua primeira antena eles receberam um misterioso sinal que dizia apenas "WHY" ("por que" em inglês), o que levou  todos a chamarem o emissor desconhecido de Why-man. Por muito tempo a identidade do Why-man permaneceu desconhecida e sua função era especulada, até o momento em que mais um sinal dele chega aos protagonistas. O Why-man estava tentando ativar o dispositivo Medusa! Ou seja, o grande causador do evento só poderia ser o Why-man!

Esse novo sinal do Why-man foi rastreado como tendo vindo da Lua, o que levou Senku e os outros à maior missão do Reino da Ciência. Quando eles enfim chegam à Lua, tudo é revelado. Então segurem-se.

O Why-man é, na verdade, a consciência coletiva de vários dispositivos de petrificação. Esses dispositivos são organismos mecânicos, verdadeiras máquinas vivas. Eles parecem viajar pelo universo petrificando seres vivos inteligentes. Mas qual o motivo? É deduzido por Gen que eles façam isso achando que estão ajudando. Quando alguém é petrificado, ele não morre, na verdade vive para sempre dentro da forma de pedra como comentei nos primeiros parágrafos. Então os dispositivos achavam que qualquer indivíduo inteligente ia achar isso bom, afinal era a chance de viver para sempre! Quem recusaria a imortalidade? Como diz um dos dispositivos: "o objetivo da vida é viver!"

Os dispositivos Medusa se comunicam entre si por meio de ondas de rádio. O método deles para parasitar um planeta é o seguinte: primeiro eles enviam alguns dispositivos e causam pequenas petrificações (lembram-se dos pássaros de pedra que Senku vê no primeiro episódio antes da petrificação?). Qualquer espécie inteligente que visse essas petrificações começaria a se comunicar usando ondas de rádio (celulares, internet, etc.), então os dispositivos saberiam qual é a espécie inteligente e petrificaria eles.


Pela Terra houve várias outras mini-petrificações, bastava algum povo emitir ondas de rádio para os dispositivos caírem sobre eles. Foi o que aconteceu na Ilha do Tesouro, onde os habitantes emitiam ondas sem querer ao polirem os objetos de ouro.

Quando Senku começou a despetrificar todo mundo, os dispositivos não conseguiram entender porque um ser mortal abriria mão da imortalidade que eles ofereciam. Por isso no primeiro contato eles perguntaram "Por quê?" ("Why?")!

Vamos para um resumo então:

A petrificação foi causada por uma raça de máquinas vivas, uma consciência coletiva formada por um enxame de dispositivos (que foram chamados de Why-man). Eles viajam pelo universo procurando planetas com vida inteligente para petrificar, pois acreditam que assim estão dando a imortalidade para esses seres, o que seria algo bom. Então eles enviaram vários dispositivos de petrificação para a Terra com o passar do tempo, dando início ao grande evento que presenciamos no começo da história.

Ah, e muito importante: não é explicado e parece que nem os dispositivos sabem como a petrificação ocorre. Eu entendo essa decisão. O mangá é muito cientificamente acurado, a única coisa mirabolante e fantasiosa que ele tem é a petrificação. Então faz sentido mantê-la como mistério até o fim. 

O mangá termina com os Why-man indo embora incomodados com a ingratidão dos humanos, em busca de um novo planeta com vida inteligente para "agraciarem" com a petrificação. Porém um único dispositivo (o que eles encontraram na ilha e os acompanhou de perto por tanto tempo) resolve ficar, empolgado com o progresso científico feito na Terra. Ele faz algumas revelações bem interessantes, como não saber como eles próprios funcionam nem se tiveram um criador.

Nos anos que se passam vários cientistas da humanidade se debruçam em estudos para entender o funcionamento do dispositivo Medusa que ficou. E Senku quer usá-lo para um projeto maior: uma máquina do tempo!


Uma observação rápida aqui: fiquei bem feliz com o final de Dr. Stone, era um mangá que eu acompanhava sem muita pressa, deixava acumular vários capítulos e só depois parava pra ler. Acredito que a explicação fez sentido dentro da história, foi bem construída e por isso fiquei satisfeito. O gancho no final é bem interessante e dá aquela pontada de esperança que um final precisa ter!

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Agora a petrificação parece ter um sistema de seleção de espécies que petrifica, afinal foram apenas os humanos, no evento de 3700 anos atrás, que foram petrificados no "grande evento de petrificação da humanidade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bem me lembro o único filtro é que a espécie humana propaga a petrificação usando equipamentos que ela criou, algo que outros animais não conseguem fazer, e é assim que selecionam a "espécie mais inteligente".

      Excluir
  2. que da hora numca parei para pensar nisso obrigado nuca intendi a petrificaçao mas esplica qual temporada tem esse xeno e na terceira ou so no manga que esta essas coisas que voce falou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são informações do mangá, que já acabou. Ainda deve demorar mais umas duas ou três temporadas para aparecer no anime.

      Excluir