Postagens relacionadas

Recent

domingo, 17 de abril de 2022

E se o Shanks for o grande vilão em One Piece?

 Tendo em vista os capítulos recentes e a revelação que eu abordei melhor em outra postagem (clique aqui para ler), achei válido fazer uma postagem para explicar essa possibilidade em One Piece!


Vamos do começo.

Recentemente descobrimos que o Governo Mundial tinha um desejo especial por uma akuma no mi específica. Eles tentaram encontrá-la por cerca de 800 anos, ou seja, desde o fim do Século Perdido, mas nunca conseguiram. A principal teoria dos Gorosei (os líderes do Governo Mundial) é que a fruta possui uma vontade própria bastante forte, por isso consegue fugir por conta própria.

Cerca de dez anos antes da história de One Piece começar, o Governo identificou e pegou a fruta de um modo e em um lugar que ainda não conhecemos. Depois a transportaram em um navio usando guarda de alta patente: na liderança estava o membro da CP9 Who's-Who, que era considerado um prodígio dentro da organização. Porém Who's-Who falhou em defender a akuma no mi de um ataque de ninguém menos que Shanks e os Piratas do Ruivo, que conseguiu roubá-la.

Shanks aportou na Vila Foosha e um dos membros do bando, Lucky Roo, sempre mantinha a fruta guardada em um baú até o dia em que todos eles se distraíram durante uma festa, que foi quando Monkey D. Luffy a comeu.


Estamos falando da Gomu Gomu no Mi, como já devem ter percebido, porém a fruta nem sempre teve esse nome. Ela é, na verdade, a Hito Hito no Mi: Modelo Nika, uma zoan lendária, porém o Governo Mundial fez questão de mudar o seu nome para Gomu Gomu no Mi e classificá-la como paramecia durante todo aquele período enquanto estava procurando por ela. Isso ajudou não só a despistar quem pudesse se interessar por ela, como também serviu para apagar a história por trás desse poder.

Agora que já vimos os fatos, vamos às especulações.

As dúvidas sobre as reais intenções do Shanks durante a história inteira começaram a surgir porque o personagem é bastante misterioso, do tipo que está sempre nas sombras e parece estar planejando algo em segredo. A coisa ficou pior ainda quando ele se encontrou com os Gorosei sem problema algum. Um dos imperadores piratas entrando na base do Governo Mundial para dialogar com os líderes! Nessa reunião, Shanks diz que precisa falar sobre um "certo pirata", o que levantou algumas dúvidas. Muita gente achou que seria sobre o Barba Negra, que estava se tornando cada vez mais poderoso com o passar do tempo, mas com as revelações recentes as coisas podem ter mudado um pouco.


Sabendo com quase 100% de certeza que Luffy é o Joy Boy, ou seja, a pessoa que trará luz e liberdade ao mundo, o que potencialmente significa derrubar o Governo Mundial de uma vez por todas, por que Shanks iria avisar os Gorosei sobre ele?

Surgiu por aí a teoria de que Shanks queria a fruta do Nika para dar ao Ace, afinal ele era o filho do Rei dos Piratas (antigo capitão do próprio Shanks). A questão é que isso é puramente suposição, há pouco ou nenhuma evidência que aponte diretamente para isso.

A minha posição atual é de discordar dessa ideia de que o Shanks é o vilão. Eu acredito que nada até agora mostrou isso com clareza. Que ele está bolando um plano nas sombras é mais que óbvio, mas um plano vilanesco? Provavelmente não. Lembram-se quando Luffy foi declarado o quinto imperador do mar? Shanks viu essa notícia com um sorriso no rosto; não um sorriso maligno, ele parecia genuinamente feliz com aquilo. E ele estava sozinho, então não precisava fingir para ninguém.

Agora vamos ao que eu acredito. A minha teoria é que Shanks e Teach, o Barba Negra, são dois personagens importantíssimos nos bastidores da história. Lembrem-se que eles são da mesma geração e foram rivais na infância. Assim como Shanks parecia buscar a fruta do Nika, Teach teve uma jornada maior ainda atrás da Yami Yami no Mi, a Fruta da Escuridão. Isso fica bem claro em toda a obra, Teach não queria qualquer fruta, ele queria especificamente aquela, o sujeito planejou tudo desde a juventude, entrou no Bando do Barba Branca, matou seu superior, tornou-se Shichibukai... tudo isso e muito mais só pelo seu plano que com certeza deve entrar no hall dos planos mais longos e bem elaborados da história.


Pois bem, eu acredito que a Hito Hito no Mi Modelo Nika e a Yami Yami no Mi devem ser "frutas rivais", ou opostas de algum jeito, afinal uma é a da esperança e felicidade (que podemos enxergar como luz) e a outra é das trevas, da escuridão. É possível até que Yami Yami no Mi nem seja o nome oficial, abrindo espaço para poderes novos e não explicados pela escuridão: lembrem-se que ela permitiu ao Teach ter mais que um poder ao mesmo tempo, além de anular o poder de outras frutas.

Então é isso, acredito que Shanks e Teach obtiveram um conhecimento secreto sobre duas frutas rivais mais poderosas que todas as outras e que poderiam mudar a história, e assim partiram atrás dela. Talvez até Shanks acreditava que ele próprio era o Joy Boy. Sabe o que me faz pensar nisso? O chapéu de palha! E se nesse conhecimento secreto Shanks leu que o Joy Boy teria o chapéu de palha, assim como o que está escondido na terra sagrada do Governo Mundial? Roger poderia ter uma pista disso com os Poneglyphs que leu, por isso deu o chapéu para Shanks. Só que, no fim, quando Luffy comeu a fruta, Shanks deve ter notado que não era ele o tempo todo e sim aquele pequeno pirralho. Como Shanks não conseguiu comer a fruta do Nika, ele passou a manipular eventos nos bastidores para que Luffy faça o que o "Joy Boy" deveria fazer, inclusive lhe deu o chapéu de palha. 


Vale lembrar até que Shanks e Teach já brigaram diretamente, daí que Shanks ganhou aquelas cicatrizes nos olhos. Então eles já possuem um histórico de brigas fora dos nossos olhos de leitores. Ah, a reunião com os Gorosei, na minha opinião, seria para alertar mesmo sobre Barba Negra, sobre como ele estava ficando imparável enquanto Luffy ainda não tinha nem despertado a sua fruta.

Eu posso estar errado, mas é isso o que penso. Aliás, eu até preferia estar errado. A ideia do Shanks como vilão é bastante interessante!

Ah, eu não vou comentar sobre o Shanks pai ausente que foi apresentado no novo filme One Piece: Red, porque não costumo dar muita bola para o conteúdo de filmes. Como não sabemos bem o que aconteceu já que o filme não saiu, não vou julgá-lo (ainda) por ter abandonado a filha. Acho que isso nem é tão importante assim.

Ainda quero elaborar melhor essa teoria da luz vs trevas, principalmente relendo trechos do mangá para ver se consigo mais suporte, então uma postagem mais completa fica para depois. Espero que ao menos o que penso sobre essa parte do Shanks vilão tenha ficado claro por aqui. Comentem o que vocês acham!


Até a próxima postagem!

Um comentário: