Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Jomsvikings e os vikings guerreiros - As histórias reais de Vinland Saga, Parte 2

Faz bastante tempo que eu fiz a primeira parte das histórias reais por trás de Vinland Saga, mas como ela não teve uma recepção tão boa (eu meço isso pelo número de acessos e comentários) eu imaginei que vocês não teriam tanto interesse assim, então eu fui jogando essa parte 2 para frente. E aqui está ela.

Na primeira parte eu falei sobre as fontes principais do mangá, que narra as aventuras dos vikings exploradores como Erik o Vermelho e Thorfinn. É importante que você a leia primeiro, porque lá deixo claro como são as sagas, que serão citadas aqui também. Foi nessa primeira parte que eu deixei claro que nem todos os vikings eram guerreiros que lutavam com selvageria no campo de batalha, uma ideia que os filmes e histórias acabaram deixando em todos nós. Uma grande parte deles era de navegadores e, na maioria dos casos, isso é uma conquista ainda maior que ser um grande guerreiro. Eu, por exemplo, considero atravessar um oceano inteiro em um barquinho com pouquíssimos equipamentos de navegação uma conquista muito maior que vencer uma guerra. Podemos listar aos montes os vikings que venceram guerras, mas contamos nos dedos aqueles que lideraram missões que chegaram até a Vinlândia (América).

Mas, repetindo, apenas uma parte era de navegadores. Então vamos falar mais sobre os vikings guerreiros!


Em Vinland Saga existem os Jomsvikings, e eles também existiram na vida real. Ou melhor, supostamente existiram, porque sua história está repleta de aspectos lendários que fazem os historiadores ficarem com dúvida se eles existiram mesmo ou se eram como nas descrições. Os Jomsvikings eram uma irmandade de vikings que não lutavam por um país próprio, apenas agiam por conta própria como um grupo de mercenários. Isso nos séculos X e XI.

Conhecemos a história do grupo por conta de outra saga, a Saga dos Jomsvikings, que relata também a criação da fortaleza que deu nome à eles, Jomsburgo (logo, Jomsvikings nada mais é que "vikings de Jomsburgo"). Como existem várias versões e traduções diferentes dessa saga, é difícil dizer o que foi verdade e o que foi inventado. A fortaleza de Jomsburgo é representada em Vinland Saga também:

Jomsburgo representada no mangá

Uma característica notória dos Jomsvikings é que eles eram fiéis seguidores do paganismo nórdico, ou seja, seguiam deuses como Odin, Thor e Tyr, numa época em que a maioria dos povos daquela região estavam se convertendo ao cristianismo. Apesar disso, se fossem pagos, lutavam ao lado de cristãos também.

Um dos mais renomados líderes dos Jomsvikings foi Sigvaldi Strut-Haraldsson, que é brevemente mostrado no mangá. Ele é uma das figuras sobre as quais mais se tem dúvida se existiu mesmo, principalmente porque os relatos são escassos. Por exemplo, é dito que ele participa da Batalha de Svolder (que foi a maior batalha naval da história viking), porém seu nome nunca mais é citado depois disso, por isso acredita-se que ele morreu nesse confronto.


Sigvaldi, de fato, era irmão de Thorkell, o Alto. Thorkell realmente existiu e foi um chefe dos Jomsvikings, os registros dizem apenas que ele e seu irmão eram os mais altos de todos, daí veio a ideia de que ele fosse bem alto. Existem várias histórias sobre as batalhas em que ele esteve envolvido, mas a mais famosa é a sua invasão à Inglaterra que terminou com seu grupo de vikings realizando um cerco na cidade da Cantuária. Eles tomaram como refém um arcebispo e exigiram como resgate mais de uma tonelada de prata, porém o arcebispo não queria que pagassem aqueles homens. Após sete meses, os vikings ficaram tão impacientes que mataram o arcebispo. Thorkell foi contra essa decisão o tempo todo, pois preferia esperar pelo pagamento. Percebendo que não estava mais conseguindo controlar os seus homens, Thorkell e um grupo de vikings que ainda eram leais a ele abandonaram os Jomsvikings e foram trabalhar para o rei da Inglaterra.


Por outro lado, não há registros sobre uma filha de Sigvaldi chamada Helga. E isso puxa outro assunto. Apesar de ser bem importante em Vinland Saga, Thors Snorresson nunca existiu na vida real. Ele foi inteiramente criado para o mangá. Como citado na primeira parte, o Thorfinn histórico era apenas um navegador, não um guerreiro, então nem dá para dizer que Thors foi baseado no seu pai real, pois o pai de Thorfin, chamado Thord, também não era um guerreiro. Ou seja, não há qualquer relação entre Thorkell e Thorfinn na vida real, até onde sabemos.


No mangá existe um outro comandante renomado dos Jomsvikings: Floki. Como o personagem que vemos, não existe qualquer correspondência real. Mas existe um Floki histórico muito famoso por ser o primeiro navegador nórdico a chegar na Islândia. Antes dele alguns haviam chegado, porém não sabiam que estavam em território novo porque chegaram lá sem querer. Floki foi o primeiro que foi até lá intencionalmente, o que é um grande marco para o nível de navegação dos nórdicos.


Ficou faltando um personagem importante do mangá: Askeladd. E ele é totalmente inventado para Vinland Saga! Não existe um Askeladd real, ao menos não com esse nome. Inclusive, esse nome é tirado de algumas lendas folclóricas nórdicas, porém nada relacionada ao viking. Como ele foi criado inteiramente para o mangá foi possível tomar algumas liberdades, como dizer que ele é descendente da família real galesa e até mesmo do soldado romano que inspirou o Rei Arthur.


Embora não tenha tanto destaque no mangá eu queria citar mais um personagem. 

No capítulo 3, Leif conta a história de Harold Gormsson (às vezes traduzido como Haroldo). Ele foi o responsável por conquistar praticamente todas as vilas de um grande território, unificando todas elas para formar o que hoje conhecemos como Dinamarca, tornando-se seu rei. Ele também conquistou e se tornou rei da Noruega. Era conhecido como Harold Dente-Azul, que é inglês é "Bluetooth". A tecnologia Bluetooth usa esse nome justamente em homenagem a ele, pois seu objetivo era unificar pessoas, assim como Harold unificou a Dinamarca.


Harold era filho de um líder dinamarquês chamada Gormo, o Velho, que supostamente também foi pai de Strut-Harald, e este era o pai de Sigvaldi e Thorkell, o que faz Harold ser tio desses dois.

Como essa postagem ficou mais longa do que eu planejava, vou deixar a parte da realeza (como a história de Canuto) para uma terceira parte! Também estou pensando se faço uma parte só sobre a geografia e os lugares citados no mangá, deixem nos comentários se isso seria interessante.

ATUALIZAÇÃO: A parte 3 está pronta, clique aqui para ler!

Até a próxima postagem!

8 comentários:

  1. Muito interessante e bem arquitetada a forma da qual todas essas informações foram passadas, fez com que só se desenvolvesse ainda mais o meu amor por Vinland Saga, ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Foi o melhor resumo sobre a hst dos personagens de Vinland que eu encontrei por ai, parabéns, queria a parte 3...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio e por relembrar dessa série de posts. Já que você comentou, vou escrever a terceira parte e postar semana que vem!

      Excluir
  3. Artigo muito bom mano

    ResponderExcluir
  4. Canute, Askellad seria o vdd rei artur no anime

    ResponderExcluir