Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Todas as Zoans Místicas e suas inspirações em One Piece

Fiz essa postagem especial para explicar mais sobre alguns tipos exclusivos de akuma no mi em One Piece. Caso você queira saber mais sobre as outras, clique aqui para ver uma postagem bem antiga (mas atualizada) lá dos primórdios do blog.


Levando em conta os subtipos, as Zoans Místicas são as mais raras já mostradas, com apenas 6 conhecidas (9 se levarmos em conta as não-canônicas), mais raras até que as Logias (que são 11 canônicas e mais 3 não-canônicas). Como todas as zoans, elas dão poderes de animais aos seus usuários, porém as zoans místicas são especiais e poderosas por darem ainda mais poderes mágicos, como veremos a seguir.

Em ordem alfabética

Hebi Hebi no Mi: Modelo Yamata no Orochi

Yamata no Orochi é um monstro lendário da mitologia japonesa, descrito como uma serpente gigante com oito cabeças e oito caudas. Ele assolava territórios inteiros e exigia o sacrifício de várias mulheres virgens. Isso acabou quando foi derrotado e morto por Susanoo, o deus das tempestades, depois que um dos sacrifícios escolhidos foi a amante do deus.


As características dessa criatura combinam bastante com o xogum Orochi, que comeu essa fruta, e possui um comportamento extremamente vil, traiçoeiro e que está sempre rodeado de donzelas.


Hito Hito no Mi: Modelo Daibutsu

Diferente de todas as outras que vamos ver nessa postagem (e também entre todas as zoans), o modelo dessa fruta, que foi comida por Sengoku, não é bem uma criatura. Daibutsu, que significa Grande Buda, é o nome dado às estátuas gigantes representando Buda. Algumas dessas estátuas chegam a tamanhos colossais, figurando entre as maiores estátuas do mundo, e existem até as que são douradas, como o daibutsu da Tailândia (na imagem abaixo) que tem 92 metros de altura (mais alta que um prédio de 30 andares!).


Como o nome Hito Hito no Mi (Fruta do Humano), podemos imaginar essa fruta mais como uma representação dourada e gigante de um Buda, que, segundo o budismo, é alguém que despertou o estado máximo de iluminação pessoal, ganhando conhecimento sobre a natureza e tornando-se ciente do que rege o universo.


Hito Hito no Mi: Modelo Nika

Pronto para um dos maiores spoilers até agora? Pois é, a fruta que o Luffy comeu e que sempre foi nomeada de Gomu Gomu no Mi na verdade é essa Hito Hito no Mi. Nika é um personagem místico que existe somente no mundo de One Piece. Alguns povos o enxergam como um guerreiro lendários, outros como um tipo de divindade. É bastante associado ao Sol, por isso talvez seja um deus solar.


Luffy demonstrou os poderes dessa habilidade como sendo quase que puramente transformar o próprio corpo em borracha. Porém aos poucos ele desenvolveu novas habilidades, como mudar o próprio tamanho inflando como um balão, aumentando sua velocidade ao bombear o sangue mais depressa e muito mais. Ao que parece, Nika é um deus piadista cujo objetivo é deixar as pessoas felizes, então seus poderes são cômicos ao ponto de ser chamada de "a fruta mais ridícula de todas", vimos que Luffy começou a agir como um personagem de desenho animado clássico depois de despertá-la, algo meio Pernalonga ou O Máskara.


Hito Hito no Mi: Modelo Onyudo

Essa fruta foi revelada bem recentemente e em um Vivre Card, que são os dicionários visuais publicados fora da obra (mas que contam como oficiais, já que são informações dadas pelo Oda).

Um Onyudo é um yokai (um espírito sobrenatural) da cultura japonesa, descrito em algumas versões das lendas como um gigante com aparência e trajes de monge. Em outras versões ele é somente uma sombra gigante.


Existem também lendas onde o onyudo é nada mais que uma forma humana assumida por uma raposa de nove caudas (que veremos abaixo), o que gera uma referência interessante: quem comeu a fruta do onyudo foi Onimaru, que é uma criatura que lembra bastante uma raposa de nove caudas. Com a fruta ele consegue assumir uma forma humana gigantesca e vestido como monge. Ela dá a Onimaru a capacidade de falar e lhe dá roupas também.


Inu Inu no Mi: Modelo Kyubi no Kitsune

Kyubi no Kitsune significa Raposa de Nove Caudas. Na mitologia japonesa (e em várias culturas orientais) as raposas são conhecidas como animais de muita inteligência e a capacidade de mudar de forma, inclusive podendo se transformar em humanos. Há lendas de que, quanto mais velhas, poderosas e sábias, mais caudas uma raposa terá, sendo que nove é praticamente o ápice. Diz-se que, ao chegar às nove caudas, a raposa se torna prateada ou dourada.


Em One Piece, essa fruta foi comida por Catarina Devon. Ainda não vimos uma forma híbrida muito clara ou a forma completa (que deve ser incrível), mas sabemos que ela traz o poder das kitsunes de transformação. Inclusive, é bem mais poderosa que a transformação da Mane Mane no Mi, pois o usuário do Modelo Kyubi no Kitsune consegue mudar até mesmo as próprias roupas.


Inu Inu no Mi: Modelo Ookuchi no Makami

O Ookuchi no Makami (ou Ooguchi no Makami) é uma criatura da mitologia japonesa que, provavelmente, foi inspirada nos lobos japoneses que existiram de verdade, mas que agora estão extintos. São considerados espíritos protetores, por isso são feitas várias estátuas deles, colocadas na entrada de templos como guardiões. São considerados espíritos do bem que ajudam os humanos perdidos ou que estejam em perigo. O culto sobre eles foi desaparecendo aos poucos, muito provavelmente porque os lobos japoneses pararam de existir.


Quem comeu essa fruta foi Yamato, o que gera umas curiosidades bem interessantes. Existe a lenda de um príncipe chamado Yamato Takeru que se perdeu em uma floresta e foi ajudado por um ookuchi no makami a achar o seu caminho para casa. Agradecido, o príncipe Yamato mandou construir vários templos em homenagem ao lobo. Além disso, a província japonesa de Yamato é conhecida por ter vários centros de adoração ao lobo, mais uma conexão com o nome.


Tori Tori no Mi: Modelo Fênix 

Essa foi a primeira zoan mística mostrada. A fênix é uma criatura mitológica muito conhecida, também presente em diversas culturas ao redor do mundo. Quase sempre é descrita como um pássaro de fogo (ou capaz de controlar fogo) e que possui o poder de se regenerar de qualquer ferimento. Conta-se ainda que, quando muito velha, ela morre, pega fogo e depois renasce, sendo muito conhecida por conta dessa capacidade de ressurreição.


Essa fruta, que foi comida por Marco, dá vários poderes. Além do usuário poder transformar o corpo inteiro em chamas, tornando-se invulnerável como na Mera Mera no Mi (Fruta do Fogo), ele também pode usar suas chamas tanto para ataque quanto para curar pessoas.


Uo Uo no Mi: Modelo Seiryu

Nas constelações chinesas existem quatro símbolos, os quatro animais celestiais: o Dragão Azul, o Pássaro Vermelho, o Tigre Branco e a Tartaruga Negra. Cada um deles protege uma das direções cardeais. Seiryu é o nome do Dragão Azul, protetor do Leste, 

Em One Piece esse modelo é uma Uo Uo no Mi (Fruta do Peixe), quando faria muito mais sentido ser uma Ryu Ryu no Mi (Fruta do Dragão). Isso tem a ver com uma lenda oriental: conta-se que a carpa, um tipo de peixe, que conseguir nadar contra as correntezas de um rio, saltar por cima de trombas de água e, inclusive, subir cachoeiras, se tornam um dragão quando atinge a fonte do rio. Vale lembrar, foi comida por Kaido, que sempre mostrou uma aparência de dragão e nada relacionado à peixe até então.


Existe ainda três frutas não-canônicas. Apesar de criadas por Eiichiro Oda, elas não estão na história principal.

Batto Batto no Mi: Modelo Vampiro

O principal vilão do jogo One Piece: Unlimited World Red, Patrick Redfield comeu essa fruta que o transformou em um vampiro. Com isso ele ganhou o poder de absorver energia vital de outras pessoas.

Caso você tenha estranhado esses poderes achando que ele deveria sugar sangue, saiba que o vampiro é clássico de muitas mitologias, e nem em todas ele suga sangue de suas vítimas. Ainda assim a aparência lembra bastante um morcego, que é uma relação bem presente nas lendas que mais conhecemos aqui no ocidente.


Inu Inu no Mi: Modelo Bake-danuki

Também no jogo One Piece: Unlimited World Red existe um personagem chamado Pato, que originalmente era uma caneta, mas, de alguma forma, comeu essa fruta e se tornou uma criatura viva. Ele possui um poder místico: ele consegue transformar folhas em qualquer coisa que seja escrito sobre ela. Por exemplo, pode escrever "telescópio" na folha e ela se transformará em um telescópio. Pode até criar clones de pessoas.


O bake-danuki é uma criatura mitológica do folclore japonês, um pequeno animal com vários poderes mágicos. Com toda certeza ele foi inspirado nos tanukis, que são animais reais, um tipo de canídeo (como um cachorro) que existe no Japão. Então, para que fique claro: tanukis são animais reais, já o bake-danuki é uma criatura mística. Inclusive existe uma fruta do tanuki, que foi comida por um pote de chá, Bunbuku, também em Wano.


Tori Tori no Mi: Modelo Nue

Existe uma publicação não-canônica chamada One Piece Art NUE, que foi publicada em 2017 em comemoração aos 20 anos de One Piece. Ela é toda feita em estilo ukiyo-e (estilo clássico de pintura japonesa) e mostra uma história dos Piratas do Chapéu de Palha em Wano. Nela conhecemos um personagem chamado Toratsugu, que comeu essa fruta do Nue.

Um Nue é uma criatura da mitologia japonesa com corpo de cachorro (ou tigre), cabeça de macaco, patas de tigre e uma cobra no lugar do rabo (essa é uma das descrições, pois existem várias). Ele tem o poder de mudar de forma e também de se transformar em uma nuvem negra, as lendas dizem que ele aparece a noite e é um portador de má sorte e doenças.


Toratsugu mostrou apenas capacidades de combate físico com essa fruta, não se vê nada relacionado à mudar de forma ou trazer doenças. Eu imagino que essa fruta seja uma Tori Tori no Mi (Fruta do Pássaro) por dois motivos: em algumas lendas o Nue é um pássaro e isso talvez venha por conta do barulho que ele faz, somente em outras versões é que ele lembra essa mistura de animais; além disso, o kanji que escreve "nue" usa os kanjis de "pássaro" e "noite", como se "nue" também pudesse ser lido como "pássaro da noite". Mas nas artes ele tem nada de pássaro!


É isso, por enquanto. No arco atual, o de Wano, estão sendo reveladas várias akuma no mi novas, então é possível que mais surjam e eu irei atualizando!

Próximo mês farei uma postagem com todas as Zoans Ancestrais, explicando todas as criaturas em que foram baseadas! Atualização: a postagem das Zoans Ancestrais já está feita, para ler clique aqui.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário