Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Sangramento Nasal - A Ciência dos Animes


Há alguns anos que os fãs de anime começaram a elencar as chamadas Leis dos Animes, e acredito que estudar algumas delas na nossa série de Ciência dos Animes pode render algumas discussões bem interessantes! Hoje vou falar sobre o sangramento nasal!

É bem comum nos animes que alguns personagens, em especial aqueles que são do arquétipo "tarado", sangrem pelo nariz em momentos de grande excitação, como ao ver alguém pelado ou só com roupas de baixo.


O sangramento nasal é apenas um símbolo visual, uma representação que passa uma mensagem sem precisar jogá-la diretamente na cara do leitor. Ao invés de dizer algo explicitamente, o desenhista coloca um elemento (de preferência fora da realidade, pra não ser confundido com outra coisa) com o objetivo de passar ao leitor uma ideia, sentimento, etc. que ele quer transmitir. É o mesmo que os corações nos olhos indicando que o personagem está apaixonado, por exemplo.

No caso dos animes e mangás, o sangramento nasal é usado como um elemento de comédia e isso pode ter a ver com sua origem: nas tirinhas do mangaká Yasuji Tanioka dos anos 60 e 70. Ele que começou com isso de fazer os personagens sangrarem pelo nariz quando estavam excitados, como você pode ver na tirinha abaixo:


Desde então, essa se tornou uma representação comum. Imagina-se que esse símbolo tenha sido escolhido para representar uma ereção. Quando uma pessoa fica sexualmente excitada, os batimentos cardíacos aumentam e o sangue flui com mais pressão, em parte para irrigar os órgãos sexuais. Então, no mundo dos animes, esse aumento de pressão causaria o sangramento pelo nariz.

Porém, na verdade, isso é impossível de acontecer naturalmente. O sangramento acontece quando algum vaso sanguíneo se rompe, o que normalmente é causado quando alguém cutuca ou assoa o nariz com muita força, ou após uma exposição muito grande ao ar seco, que resseca o revestimento interno do nariz. Algumas doenças podem causar sangramento também. Um estudo de 2002 mostrou que remédios que estimulam a ereção (como o famoso Viagra) podem causar sangramento nasal e em outras partes do corpo, já que tudo que eles fazem é aumentar a circulação sanguínea para irritar certas partes. Mas aí é um caso extremo e raro.


Portanto, essa lei do sangramento nasal não é cientificamente acurada, já que não acontece naturalmente, independente do estímulo. Ainda assim, passa muito bem a ideia que quer passar e possui uma origem que deixa bem clara a sua intenção: é apenas um símbolo visual, não precisa seguir as regras do mundo real!

Aqui vale um comentário rápido. Muita gente achava que apenas homens têm ereções, podem reparar que nos animes mais antigos raramente uma mulher aparecia tendo sangramento nasal. Mas os órgãos sexuais femininos também aumentam a irrigação de sangue quando excitadas. Conforme esse tipo de informação foi mais difundida recentemente, vemos que personagens femininas começaram a ter sangramento nasal nos animes também! 


E aí, qual o próximo tema (ou próxima lei) vocês querem ver discutida aqui?

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário