Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Explicando tudo sobre o Traidor da U.A.


Um dos melhores e mais clássicos arcos em obras de ficção é a história do traidor: um personagem que permeia os protagonistas e causa eventos sem ser descoberto. Esse tipo de história é tão boa porque ela consegue mover o enredo para frente e também faz o leitor se envolver ainda mais com tudo, gera bastante engajamento porque os fãs vão comentar e criar suas próprias teorias.

Boku no Hero Academia fez isso ao introduzir um traidor dentro da U.A., e escola para futuros heróis. Nem preciso dizer que esse texto tem SPOILERS GIGANTESCOS dos últimos capítulos lançados! Ah, e se você não acompanha o mangá pode ler tranquilo, eu tentei montar um texto para quem quer entender bem essa história tendo lendo ou não.



Bom, no começo eram só suspeitas. Tudo tem início quando a escola recebe consecutivos ataques de vilões, o último deles em um treinamento isolado na floresta onde pouquíssimas pessoas sabiam da localização. Foi bem estabelecido que todos os professores e monitores tinham uma confiança bem grande uns nos outros, então o traidor só poderia ser um aluno.

E então o enredo continuou, mais arcos passaram e todo mundo acreditou que Kohei Horikoshi, o criador da obra, simplesmente tinha esquecido dessa trama secundária! Isso porque ninguém nunca mais comentou a possibilidade do traidor, como se tivessem deixado isso pra lá.

Essa demora toda só deixou mais tempo para os fãs teorizarem e eu acredito que o mangaká deixou muitas pistas falsas para levar o leitor para caminhos errados, algo bem típico dos romances de Agatha Christie. Vou comentar algumas rapidinho.

A mais popular é de que Denki Kaminari era o traidor. Algumas pistas caiam sobre ele, porém não necessariamente era possível afirmar. Por exemplo, ele já disse que achava "legal" as ideias do Stein, que era um justiceiro (e vilão, na visão de muitos). Ele também não aparecia em momentos de perigo, como se soubesse que algo ruim fosse acontecer ali. Os leitores chegaram até ao ponto de recuperar os designs originais do mangaká (suas primeiras ideias antes de criar o anime), porque Denki era um vilão nos primeiros rascunhos da obra.


Outra escolha popular era Toru Hagakure, já que personagens invisíveis fazem espiões perfeitos. Eu tenho certeza que Horikoshi se aproveitou disso para levar os leitores para um caminho errado.

Foi então que, 250 capítulos depois e um total de cinco anos esperando, finalmente a trama do traidor voltou à tona! E com uma baita enganação! No final do capítulo 335, o All for One está falando numa sucessão de quadros do mangá, então ele diz algo como "Tenho muitos amigos" justamente no quadro final do capítulo, que mostra ninguém menos que Hagakure!


Mas, logo no capítulo seguinte, a revelação completa veio e justamente nas mãos de Hagakure. O quadro final não se referia a ela, mas sim ao lugar onde ela estava, que era onde o traidor se encontrava no momento. Usando sua indivisibilidade, Hagakure conseguiu espiar uma conversa e descobriu o que todos queriam saber: o traidor é Yuga Ayoama! Melhor que contar como acontece no mangá (algo que vocês conseguem lendo), eu vou explicar numa ordem mais fácil de entender.


Yuga Aoyama nasceu sem individualidade, um drama que acompanhamos muito bem já que é o mesmo do protagonista. Por conta disso ele cresceu diferente das demais crianças. Os seus pais ficaram muito preocupados e recorreram a todo tipo de negócio para dar poderes ao filho, até que aceitaram uma oferta do All for One, que deu a Aoyama a individualidade do Umbigo Laser. Com isso, Aoyama finalmente sentiu que poderia ser alguém grande e renomado para dar orgulho aos outros. Porém, quando ele entrou na U.A., All for One começou a cobrar favores como compensação pelo grande favor que foi lhe dar uma individualide.


E foi assim que Aoyama começou a fornecer informações de dentro da U.A. para o grande vilão. Olhando depois, os sinais realmente estavam lá, como o fato dele ter parado de sorrir em suas aparições depois de um tempo. No final do capítulo 167, é dito que Aoyama sempre almoça sozinho (ele diz que o refeitório não está a sua altura) e também temos aquela cena bizarra dele observando Deku dormir, coberto pelas sombras. Olhando depois, parece tão óbvio! Mas na época realmente parecia apenas uma sequência para mostrar a evolução da relação entre ele e Deku.

Ah, isso me lembra da mensagem de queijo. No capítulo 168, Deku encontra uma mensagem escrito "Eu sei" feita com queijo no seu quarto. Esse é o mesmo queijo que, no capítulo anterior, vemos Aoyama dar para Deku. E isso veio logo depois de Aoyama espreitar pela janela, além da "assinatura" ser uma estrela, o que nos deu 100% de certeza que foi ele que deixou a mensagem. Só era muito difícil entender o que Aoyama sabia e porque deixar isso justamente para Deku. Agora podemos dizer que ele sabia como era nascer sem individualidade, assim como Deku. Foi como um pedido de ajuda, um jeito dos dois se conectarem.


Toda essa revelação foi feita de um jeito que conseguimos ver o lado de Aoyama, por isso fica muito para o leitor decidir se ele é perdoável ou não.

Eu acredito que seja perdoável. Não conseguimos imaginar como seria a vida dele sem individualidade nesse mundo poderoso, uma frase dele nos dá um gosto disso: "Ser diferente dá muito medo". Depois, vem uma sutileza que achei muito interessante: seus pais estavam preocupados com ele ser menosprezado pelos demais e não ter um futuro, porém Aoyama enxergou que eles estavam frustrados por ter um filho sem poderes. Isso nos mostra o quão psicologicamente ele foi abalado por tudo.


Podemos questionar a escolha de irem até um vilão renomado em busca de poderes. Mas a culpa recai nos pais, não no Aoyama. No fim, foi tudo um trato com o mais perigoso agiota possível e quem teve que pagar a conta foi o jovem.

Já vimos que alguns personagens pensaram como eu, então acredito que Aoyama será perdoado e terá sua redenção, tornando-se um grande herói por seus próprios méritos. Dito isso, podemos apreciar o fato de que Deku disse para Aoyama exatamente aquilo que o All Might disse para ele:



Emocionante, né?

Vamos ver como isso vai se desenrolar nos próximos capítulos.

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. E tambem ha a possibilidade de haver mais de um traidor, se tivesse eu ia achar show de bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser, mas não consigo imaginar quem mais poderia ser a essa altura.

      Excluir