Postagens relacionadas

Recent

sábado, 25 de dezembro de 2021

O Mundo de Spy x Family


 Spy x Family
se passa em um mundo fictício, ou parcialmente fictício até onde sabemos. Isso porque conhecemos apenas um pedaço dele, então é possível que o resto seja exatamente como existe no mundo real. Nessa postagem vamos ver tudo que foi mostrado sobre esse pedaço fictício!

A história gira em torno de dois países vizinhos: Ostania e Westalis, que vivem um cenário de guerra fria. Guerra fria significa que os países estão combatendo entre si, porém não diretamente, ou seja, eles não estão dando tiros e jogando bombas um no outro. O desenrolar dessa guerra acontece muito mais com  o desenvolvimentos por baixo dos panos: espionagens, sabotagens, propaganda, etc.


Esse cenário é claramente baseado no caso da Alemanha: depois da Segunda Guerra Mundial, a derrotada Alemanha foi dividida entre os quatro maiores países do lado vencedor (Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética). A União Soviética acabou ficando com metade do país, e como ela era diferente dos outros três por ser um país socialista, o pedaço deles tornou-se um Estado completamente diferente do outro pedaço. Mais tarde, Estados Unidos e União Soviética entraram numa guerra fria, e a Alemanha dividida tornou-se um cenário muito ativo nesse conflito. Até mesmo o nome cortina de ferro foi usado na história real para descrever essa divisão entre EUA e União Soviética, no mangá é o nome dado para a divisão entre Westalis e Ostania.

Outro ponto interessante são os nomes: Leste em alemão é Osten, enquanto Oeste é Western (o que explica os nomes dos países aqui). No decorrer da postagem vou mostrar mais semelhanças.


Vamos começar falando da Ostania, que é o principal cenário do mangá. Ele é o país do lado leste, claramente inspirado na Alemanha Oriental (chamado oficialmente de República Democrática Alemão, o pedaço gerido pela União Soviética). Não é à toa que o nome completo do país é República Popular da Ostania, sendo que "república popular" (assim como "república democrática") é um nome muito comum em nações de orientação socialista (como China, Coreia do Norte, etc.).


O regime político também é bem parecido com o da Alemanha Oriental, porque há alguns partidos, porém eles são suprimidos por um tipo de totalitarismo de um único partido: o Partido da Unidade Nacional (no caso da Alemanha se chamava Partido Socialista Unificado). O presidente desse partido se chama Donovan Desmond, que é o alvo do protagonista do mangá.

Outra semelhança notável é que Ostania tem uma polícia secreta, o Serviço de Segurança do Estado, a SSS,  (na Alemanha Oriental havia a Stasi, cujo nome original em alemão é idêntico ao usado no mangá). Uma polícia secreta é responsável por fazer coisas que a polícia normal não faz (e tudo em segredo), como espionagem, contraespionagem, prisões e até assassinatos. Essa polícia é a principal adversária dos protagonistas, já que estes são espiões infiltrados na Ostania e o Serviço é bastante focado em combater espionagem.


Eles também possuem uma figura a ser respeitada e quase venerada, que é o Presidente Fundador, muito provavelmente a pessoa responsável por transformar a Ostania no que ela é hoje. O culto à personalidades políticas é outra característica de regimes socialistas (como Stalin e Lenin na União Soviética, Mao Tsé Tung na China, Kim Il-sung na Coreia do Norte, etc.).


Vale lembrar que em nenhum lugar do mangá é dito que a Ostania é uma nação socialista (esse tipo de discussão política nem entra na história). O que eu fiz aqui foi oferecer os comparativos que ajudam a entender as bases do que é mostrado na obra.

A capital da Ostania se chama Berlint (ou Burligto, depende da tradução) e a moeda corrente é o dalc.


No oeste está Westalis, que é a nação de origem do protagonista de Spy x Family. Ele trabalha para a WISE (Serviço de Inteligência de Westalis), que é a organização de Inteligência do país, a responsável pela espionagem. Como a história se passa em Ostania, ficamos sabendo muito pouco sobre Westalis. É até difícil dizer se ela realmente se parece com a Alemanha Ocidental (o lado que foi dos outros três países no pós-guerra), porque só ficamos sabendo mesmo sobre a WISE e sua eterna briga com a SSS.


Atualmente, Westalis, através da WISE, querem manter o frágil acordo de paz que existe com a Ostania, porém extremistas do leste estão causando um caos e isso pode levar ao fim da paz.


Um outro país rapidamente citado é a Hugaria, um nome que lembra bastante a Hungria. Mas não temos informações o bastante para fazer comparações.



É isso por enquanto, espero que tenham gostado!


Para saber mais sobre as organizações clique aqui.


Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário