Postagens relacionadas

Recent

domingo, 28 de outubro de 2018

5 animes que já tiveram cenas ou episódios censurados no Brasil

A última postagem nesse estilo fez bastante sucesso então acho que vou fazer uma série do tipo, talvez trazendo não apenas animes censurados como outras curiosidades!

Veja agora uma versão mais específica daquele post, dessa vez com animes censurados NO BRASIL!

Vamos começar com um que é tão clássico que todos devem conhecer: Dragon Ball. Os primeiros episódios tinham uma chuva de cenas inadequadas para menores. A confusão com as Dragon Balls eram as principais, como quando Goku apalpou a genitália de Bulma sobre a calcinha perguntando onde estavam suas "bolas" (lembre-se que até aquele momento Goku nem sabia da existência de garotas). Tem uma cena também onde Yamcha apalpa os seios de Bulma pensando serem as Dragon Balls. E a clássica, onde Bulma se compromete a mostrar sua calcinha para o Mestre Kame em troca de andar na nuvem voadora, ela só não sabia que Goku havia tirado sua calcinha um tempo antes, então ela acaba mostrando demais. Mas isso foi mais no começo mesmo, onde o anime tinha uma pegada bem diferente. Quando Dragon Ball Z chegou, os problemas da TV deixaram de ser nudez para ser violência explícita.

Cavaleiros do Zodíaco tem um filme chamado "Os Guerreiros do Armageddon". A série já havia passado por mitologias gregas, japonesas, nórdicas, mas nesse filme o foco foi no cristianismo (nada menos que a religião com mais adeptos no Brasil). Não deu outra, várias cenas do filme foram cortadas quando ele foi lançado em VHS em 1995. A mais famosa delas é uma onde uma Bíblia é jogada no fogo e queimada, logo na cena onde o vilão do filme, chamado Lúcifer, é apresentado.
Na exibição na TV já tivemos outros casos.
A Band foi a emissora que mais fez cortes, como no episódio "O Ataque à Fundação", onde Shun de Andrômeda aparece de costas, completamente nu, enquanto toma banho.
O mais curioso é que a Manchete e o Cartoon Network passaram essa cena sem cortes quando transmitiram. A Band também cortou partes da violenta luta entre Ikki de Fênix e Capella de Auriga, que mostrava os personagens sendo severamente mutilados. Eu me lembro de ver essa cena (provavelmente em outra emissora) e lembro de ficar espantado com os punhos arrancados de Capella, mas isso não teve efeitos negativos em mim e eu até achei a cena bem legal.
Outras cenas de Cavaleiros do Zodíaco já foram censuradas em outros países, mas esse é assunto pra outro post.

Samurai X foi um anime clássico na TV brasileira, mas talvez você não saiba que ele tinha mais censura que filme americano na China. 
Para poder ser transmitido no horário para crianças, Samurai X tinha que obedecer a classificação indicativa, por isso a Rede Globo fatiou o anime inteiro. Várias cenas consideradas violentas ou com conteúdo considerado impróprio, como pessoas bêbadas, foram removidos. Episódios inteiros deixaram de ser exibidos e alguns até foram misturados em um só, já que os cortes foram tantos que tornavam o episódio pequeno demais. Esses cortes deixaram de existir quando Samurai X foi exibido no Cartoon Network, que foi quando a maioria dos fãs percebeu que tinha algo diferente comparado ao exibido na Globo. O mesmo efeito de "ué, não lembrava dessa cena violenta" aconteceu de novo quando o anime chegou na Netflix, também sem censura.
A Wikipédia tem uma lista mais precisa do que foi censurado e ela seria grande demais pra ser colocado aqui, então se você quiser conferir vale dar uma olhada clicando aqui.

Rosario + Vampire tem um dos casos mais idiotas de censura que já vi. Primeiro que não é uma boa ideia exibir um anime cheio de ecchi (ainda mais depois da segunda temporada, onde se tornou mais presente que a própria história) na TV em horário para crianças. Então o jeito foi censurar tudo, só que fizeram isso de forma muito tosca: em cada momento que uma calcinha, peito, bunda ou qualquer outra coisa do tipo ia aparecer eles colocavam UM MORCEGO na frente. Seria simplesmente o Ko-Chan, o morcego que pertence à história do anime, mas aparecem muitos iguais a ele quando é preciso cobrir mais partes. E não é nem no contexto, poderiam colocar simplesmente o morcego passando na frente na hora exata, mas não, ele simplesmente fica lá como se fosse um adesivo colado na tela da TV. Também ficaram conhecidos como "factbats".
Essa censura não foi só no Brasil, mas em vários outros países. As versões para DVD e outras mídias vêm sem censura, então acabou ficando fácil achar na internet sem esses morcegos.

Quem viveu em meados de 2000 conheceu a febre das cartas de Yu-Gi-Oh e toda a polêmica que elas geraram. Quem aí já teve suas cartas rasgadas pelos pais, que diziam ser do demônio? Felizmente isso não aconteceu comigo, eu soube esconder bem minhas cartas. Mas enfim, o anime passou por muitas censuras nas cartas enquanto era transmitido na TV, e quando as cartas foram lançadas aqui elas sofreram várias edições. As principais delas foram quanto à nudez, já que várias artes apresentavam mulheres e homens (ou criaturas) seminus, que tiveram um pouco mais de roupa adicionada na versão brasileira. Para diminuir a presença de figuras demoníacas vários personagens tiveram chifres, asas e rabos removidos, tonalidade da pele modificada ou foram completamente mudados. Símbolos religiosos, como a Estrela de Davi, pentagramas, cruzes e até a Bíblia na carta "Exílio do Perverso" foram trocados ou simplesmente removidos. Uma das modificações mais curiosas é que diminuíram os seios da Feiticeira Negra! Inclusive, a Feiticeira foi uma das mais atingidas. Além dos seios, ela ganhou um short por baixo da saia e teve símbolos religiosos de seus objetos removidos.
Acho que listar essas cartas censuradas rende uma postagem inteira, não é? As mudanças nas cartas foram pro anime, que também sofreu com outras modificações, principalmente onde apareciam armas de fogo.
 
_ _ _ _ _

Até a próxima postagem!

2 comentários:

  1. recentemente no lançamento do 8° volume do mangá de my hero academia houveram algumas alterações/censura na capa como o decore e ampliação do personagem pra vetar a exposição da personagem e descontextualizar a sexualização da mesma.
    Noticia detalhada: https://geekraposa.blogspot.com/2019/03/my-hero-academia-manga-censurado-na.html

    a questão é que censura é retograda e omite em diversos animes/mangas/ produtos em geral uma perda dos seus valores, não só contextualizando um aspecto fisico/visual, mas qnd a censura afeta um enredo/contexto de história ou até mesmo a identidade individual de um personagem, como vocês veem isso e qual vossas opinioes?

    ResponderExcluir
  2. cara.. censura é um tema que hj em dia é bem chato
    recentemente no lançamento do 8° volume do mangá de my hero academia houveram algumas alterações/censura na capa como o decore e ampliação do personagem pra vetar a exposição da personagem e descontextualizar a sexualização da mesma.
    Noticia detalhada: https://geekraposa.blogspot.com/2019/03/my-hero-academia-manga-censurado-na.html

    a questão é que censura é retograda e omite em diversos animes/mangas/ produtos em geral uma perda dos seus valores, não só contextualizando um aspecto fisico/visual, mas qnd a censura afeta um enredo/contexto de história ou até mesmo a identidade individual de um personagem, como vocês veem isso e qual vossas opinioes?

    ResponderExcluir