Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 4 de junho de 2019

As guerras pelo poder das bijuus (História de Naruto - Capítulo 6)

Como vimos no último capítulo, várias aldeias shinobi foram surgindo e algo precisava ser feito para que o mundo não caísse de novo em um período de estados em guerra.

Hashirama, como um grande defensor da paz, foi o primeiro a agir. Usando suas habilidades ele conseguiu capturar oito das nove bijuus que haviam se separado depois da morte do Eremita. O que ficou faltando foi Shukaku, que já havia sido capturado e estava em poder da Aldeia da Areia, como vimos no capítulo anterior. Então o Primeiro Hokage convocou uma reunião com os outros Kages para selar o maior acordo de paz já visto.
Nessa reunião estava a primeira geração de kages: Hashirama como Hokage, Reto como Kazekage, Byakuren como Mizukage, A como Raikage e Ishikawa como Tsuchikage.
Só que a tensão começou rápido. Hashirama queria dar as bijuus de graça para os outros países, assim cada um teria uma arma superpoderosa e isso iria desestimular os outros a atacarem, além de ser um sinal de amizade e cooperação. Só que Tobirama se sobrepôs e estabeleceu que haveria um pagamento pelas bijuus. O Primeiro Kazekage não aceitou pagar por um bijuu, afinal já tinha o seu, então propôs receber 30% do preço de uma das criaturas e um pedaço de terra fértil do País do Fogo (afinal suas terras eram um deserto) ao invés de uma bijuu. Isso irritou os outros kages, mas Hashirama conseguiu acalmá-los. 
O acordo foi feito e vimos parte desses resultados depois. A Aldeia da Areia continuou com o Uma Cauda, Duas e Oito Caudas foram para a Aldeia da Nuvem, Quatro e Cinco Caudas foram para a Aldeia da Pedra, Três e Seis Caudas foram para a Aldeia da Névoa. A Sete Caudas foi para a Aldeia da Cachoeira, e não sabemos como ou porquê ela foi vendida para eles. E não se sabe o que aconteceu com a Nove Caudas nessa parte, mas sabemos o que houve logo depois.

De alguma forma, Madara encontrou Kurama, a Nove Caudas. Usando seu Sharingan ele a controlou e desafiou Hashirama para o confronto final de suas vidas, que aconteceu no que viria a ser chamado de Vale do Fim, em homenagem a essa batalha épica. Madara veio com todas as suas forças, misturando Susanoo e Kurama, só que Hashirama ainda era mais poderoso, removendo o controle do Sharingan sobre a criatura e derrotando Madara de uma vez por todas.
Hashirama percebeu que Kurama poderia ser muito perigosa se ficasse solta e mais alguém tentasse controlá-la, então a selou na sua própria esposa, Mito Uzumaki. Os Uzumaki possuíam muito chakra natural e uma resistência imensa, por isso Mito conseguia sobreviver ao processo. Tanto esse sacrifício quanto o casamento com um Senju iria firmar a poderosa aliança entre a Aldeia da Folha e os Uzumaki (que são naturais da Aldeia do Redemoinho)

Bem, se já vimos aquela tensão antes, imagine agora que os países tinham armas poderosas em mãos. Não demorou até que estourasse a Primeira Grande Guerra Shinobi.
Essa guerra foi um verdadeiro caos. Isso porque todos os shinobi estavam treinados para lutarem como faziam antigamente, em seus pequenos clãs, só que agora haviam vilas, alianças maiores e novos comandantes, então tudo era uma novidade.
Outro aspecto é que poucos registros foram feitos, o que nos deixa com poucas informações sobre o que aconteceu. E isso se mistura com várias lendas também.
Não fica muito claro o alinhamento dos países, na verdade tudo indica que era cada um por si.

Naruto não é uma série que trabalha com datas, então é bem difícil estabelecer os períodos para algumas coisas. Isso nos leva a um problema nesse capítulo. Não sabemos exatamente quando Hashirama morre, mas, pela ordem dos acontecimentos, provavelmente foi durante a Primeira Guerra. Ele escolheu o irmão Tobirama para sucedê-lo, o que faz seu mandato como Segundo Hokage ser bem curto, já que ele também morre nessa guerra, como veremos adiante.
Sabemos que o mandato de Tobirama praticamente formou o que conhecemos da Aldeia da Folha. Ele instalou o sistema de um sensei treinando três alunos, sendo que ele próprio participaria disso treinando Hiruzen Sarutobi, Koharu Utatane e Homura Mitokado. Só que nesse tempo Hashirama ainda estava vivo, como vemos na imagem ao lado. Tá vendo como fica confuso? Isso nos leva a crer que Tobirama criou o sistema quando ainda era o conselheiro do Hokage.
Ele também lidou com as insurgências dos Uchiha, dando para eles um papel mais forte na Aldeia da Folha ao criar uma polícia composta só por membros do clã. Isso acalmaria os ânimos (não por muito tempo, como sabemos).
Não para por aí. Tobirama criou a Academia Ninja para treinar os mais jovens, criou o Exame Chuunin e fundou as forças especiais ANBU. Também desenvolveu uma série de jutsus, desde o Edo Tensei até a técnica do Deus do Relâmpago. Por essas e outras eu sempre ressalto que Tobirama foi um dos maiores, senão o maior, shinobi que já existiu, como comento nesse post aqui.

O que realmente moveu essa guerra foi poder. Os países queriam mais territórios e tomar as bijuus dos inimigos. Uma das tentativas mais famosas é a da Unidade Kinkaku, um grupo de elite da Aldeia da Nuvem liderados pelos irmãos Kinkaku e Ginkaku. O principal objetivo deles era roubar a Nove Caudas. Certa vez, Tobirama tentou fazer um acordo de paz com o Segundo Raikage, mas foram surpreendidos com um ataque dos irmãos durante a reunião e isso mancharia para sempre a relação entre Folha e Nuvem.
Posteriormente, a unidade Kinkaku ainda fez um estrago nos exércitos da Folha. Tobirama, que estava no meio do campo de batalha, se viu cercado com seu time (composto pelos três aprendizes Hiruzen, Koharu e Homura, além de Danzou Shimura, Torifu Akimichi e Kagami Uchiha) e resolveu servir de isca para que os aprendizes pudessem escapar. Antes de partir, Tobirama nomeou Hiruzen como seu sucessor. O Segundo Hokage morreu nas mãos de Kinkaku para salvar o time.

Não sabemos nem quem ganhou a guerra, se é que teve vencedores. Só que ela não foi o suficiente. Não demoraria até que o mundo entrasse em guerra novamente... e veremos isso no próximo capítulo!

CAPÍTULOS:

_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. A linha do tempo de Naruto é mesmo bem confusa no passado, mas independente disso ela sempre me leva a acreditar que os ninjas desse mundo vivem bem mais que os seres humanos comuns kkk

    ResponderExcluir