Postagens relacionadas

Recent

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

O Massacre do Clã Uchiha (História de Naruto - Capítulo 12)


No último capítulo tivemos a história que definiu Naruto. Agora veremos a que definiu Sasuke.

A Aldeia da Folha ainda sofria as consequências do ataque da Raposa de Nove Caudas. Para começar, centenas de pessoas tinham perdido familiares e amigos. O Quarto Hokage estava morto, sendo substituído pelo antecessor, o Terceiro.

O alto escalão e os sábios da aldeia sabiam que uma bijuu solta só poderia ser controlada de duas formas: com o poder do Primeiro Hokage e com um Sharingan. Ora, se o Primeiro Hokage estava morto, só restava a segunda opção, logo todos os dedos apontavam os Uchiha como culpados. Vale lembrar que, naquela época, Orochimaru já fazia experimentos usando células do Primeiro Hokage, então o poder deste ainda continuava existindo, só que era tudo secreto. Danzou foi um dos principais acusadores, motivado por suas razões pessoais contra o clã.
Então o jogo foi se fechando aos poucos para o Clã Uchiha, chegando ao ponto de seu patriarca, Fugaku, resolver dar um golpe e tomar o poder da aldeia. Quando o plano foi traçado, uma das principais peças era o filho de Fugaku, Itachi, que foi colocado pelo pai como um espião na ANBU, já que essa era uma organização muito próxima do Hokage.
Quem leu os capítulos anteriores se lembra que citei do ódio que Itachi tinha de guerras. Quando o plano surgiu, ele logo imaginou que isso levaria a um novo confronto que iria enfraquecer a vila, permitindo a invasão de outros países e gerando mais uma grande guerra.  Foi por isso que decidiu trair o próprio clã. Ele entregou o plano para o Hokage e passou a agir como agente duplo, dando informações dos Uchiha.

O clã começou a desconfiar de Itachi quando suas informações começaram a vazar. Então, Shisui foi enviado para espioná-lo. O que eles não sabiam é que Shisui também era contra o plano de golpe. Ele até tentou usar o seu raríssimo genjutsu de controle mental, Kotoamatsukami, nos líderes do Clã Uchiha, mas não funcionou. Foi aí que Danzou tomou um dos olhos de Shisui, acreditando que ele próprio poderia dar um uso melhor aquele poder tão incrível.
Com medo do que poderia ser feito usando seu poder, Shisui entregou o olho restante à Itachi e cometeu suicídio. Essa morte foi o estopim para ambos os lados. Quando os Uchiha acharam o corpo de Shisui, pensaram que Itachi havia descoberto que ele tinha sido mandado para espioná-lo e o teria matado. Já do lado de Itachi, ele começou a achar que não tinha mais volta.


Danzou se aproximou de Itachi e explicou como, caso ele fizesse o que teria que ser feito, apenas o seu clã iria ser exterminado e ele ainda poderia salvar a vida do irmão, Sasuke. Caso fizesse nada, uma guerra estouraria, matando milhares, incluindo o clã inteiro, Sasuke e o próprio Itachi. 
Itachi foi atrás de Obito (que estava disfarçado de Tobi), achando se tratar de Madara, e lhe ofereceu uma proposta: ele poderia ajudá-lo a eliminar o clã e ter sua vingança contra aqueles que lhe abandonaram décadas atrás, em troca não deveria atacar a aldeia nunca mais. Obito aceitou.

E então chegou a fatídica noite. Itachi e Obito dão início ao massacre.
Aqui vale ressaltar uma adição que só existe no anime. Lá, Obito tem um papel muito maior, já que ele se torna responsável por matar todos os Uchihas envolvidos com a polícia militar da Aldeia da Folha, ou seja, os ninjas mais treinados. Itachi ficou apenas com os civis, provavelmente na maioria as mulheres, crianças e idosos. No mangá esses detalhes não são mencionados.

Ao chegar na sua casa, esperava encontrar um duro combate com o pai. Mas Fugaku, junto da esposa Mikoto, estavam lhe esperando e prontos para morrer, dizendo estarem honrados pela decisão de filho em defender sua aldeia e a paz. Abalado e chorando muito, Itachi os mata. Mesmo sendo noite, Sasuke ainda não tinha voltado da Academia Ninja, por isso não estava em casa na hora.


Para receber todo o julgamento que achava merecer, Itachi fez questão de plantar a semente do ódio no irmão, e quem sabe assim até deixá-lo mais forte. Ele esperou Sasuke chegar em casa, usou o Tsukuyomi para tornar a situação ainda mais assustadora e o atormentou com discursos de que teria feito aquilo para testar o próprio poder. Isso foi o que ficou na cabeça de Sasuke por anos. O que não ficou, já que ele não viu, foram as lágrimas do irmão ao abandoná-lo.


Antes de fugir da aldeia para sempre e viver como renegado, Itachi foi até Danzou e ameaçou entregar todos os segredos que sabia da vila para os demais países caso algo de ruim acontecesse com Sasuke. Felizmente, sabemos que Danzou aceitou a ameaça. Ainda houve uma negociação com o Terceiro Hokage, para que Sasuke recebesse a ajuda que precisasse enquanto crescia (algo parecido com o que aconteceu com Naruto) e que a verdade sobre a motivação daquele evento nunca lhe fosse revelada.

Com tudo isso, a população da aldeia ficou sem conhecer a conspiração dos Uchiha, acreditando apenas que Itachi era um homicida lunático que tinha realizado um massacre para se testar, apenas. A ideia de que ele era um grande monstro só mudou quando, na Quarta Grande Guerra Shinobi, Naruto fez questão de dizer a todos que foi Itachi quem parou o Edo Tensei de Kabuto (o que mudou completamente o curso da guerra e permitiu à Aliança Shinobi vencer).

E assim atingimos o período em que começa o mangá. Existem alguns outros pequenos eventos que poderiam ser citados, mas são tão pequenos que uma postagem com eles viraria uma colcha de retalhos.
Termina aqui essa série de 12 capítulos sobre a História de Naruto. Espero que tenham gostado.
Agora vou poder falar mais sobre outras coisas do anime, então é algo bom também. Ainda estou pensando se posso fazer resumos de tudo que vimos no mangá, assim como estou fazendo com One Piece, se sair algo do tipo veremos ano que vem.

Obrigado por acompanhar essa história!
 

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário