Postagens relacionadas

Recent

sábado, 2 de março de 2019

O legado do eremita e a origem dos clãs (História de Naruto Cap. 2)


Depois que Kaguya foi derrotada, os humanos presos em sua hipnose começaram a restabelecer a sociedade e fundaram várias civilizações. Hagoromo Ootsutsuki começou a espalhar entre eles uma ideologia de paz, distribuindo o chakra entre todas as pessoas, pois via nisso um caminho para o entendimento entre todos. Mas ele não apenas dava o chakra, também ensinava o ninshuu, a filosofia (ou, dependendo da interpretação, uma religião) que buscava entender a natureza dessa energia mística a fim de usá-la para o bem. Inclusive, Hagormo acreditava que se todos tivessem chakra eles estariam conectados espiritualmente.

Mas não foi só de ninshuu que Hagoromo dispunha. Ainda quando Kaguya estava viva, ele e seu irmão Hamura encontraram o sapo Gamamaru, que sabia de tudo que a Deusa Coelho fazia. O sapo lhes treinou na arte da energia natural, o senjutsu. A amizade entre Hagoromo e Gamamaru durou por décadas, inclusive o sapo entregou ao eremita a profecia que teve sobre um jovem que iria unir novamente o poder dos Dez Caudas e mudaria o mundo. O jovem da profecia era, obviamente, Naruto, mas eles sequer tinham ideia de quando ou como isso aconteceria.

Hagoromo teve dois filhos: Indra e Asura. Os dois eram completamente diferentes. Indra era um prodígio, sabia usar o chakra de forma excepcional e ficava mais poderoso a cada dia. Asura era menos talentoso, mas conseguia suprir sua falta de poder fazendo amigos para ajudá-lo. Enquanto um valorizava o poder e vivia solitário, o outro valorizava amizade e amor. Mesmo assim Hagoromo não escolheu lados, acreditava que ambos poderiam passar o ninshuu adiante e até decidiu não intervir no desenvolvimento dos dois.

Indra havia nascido com os poderes oculares do pai, uma mistura de Rinnegan com Sharingan, então começou a buscar formas de aprimorá-los. Foi então que transformou o ninshuu em uma arte de manipulação de chakra que poderia ser usada como arma, o ninjutsu. Ele praticamente corrompeu o que era para ser um instrumento de paz, transformando-o em poder de guerra. Aqui surgem as primeiras técnicas como a criação de bolas de fogo ou dragões de água, os ninjutsus ofensivos que conhecemos bem. O que ninguém sabia é que toda essa atitude de Indra era fortemente influenciada pelo Zetsu Negro, que aparecia para ele dando conselhos sombrios e instigando-o a se tornar mais poderoso.

A principal diferença entre os irmãos era que Asura estava sempre rodeado de amigos dispostos a lutar por ele, enquanto Indra tinha apenas seguidores que sabiam que seu mestre não hesitaria em matá-los para obter mais poder.

Para decidir seu sucessor do ninshuu, Hagoromo impôs um desafio aos filhos: os dois deveriam partir para vilas que estavam em péssimas condições e ajudá-las. Indra terminou o desafio rapidamente, pois usou seu Sharingan para controlar as pessoas e fazê-las abrir poços de água e revitalizar a vila. Já Asura demorou bastante para voltar, ele havia conquistado a confiança de todos na aldeia com sua gentileza e bondade, por isso a população resolveu ajudar por conta própria. Em troca, Asura ainda lhes ensinou o ninshuu para aprenderem a colaborar. Hagoromo escolheu Asura, acreditando que suas atitudes estavam de mais acordo com seus valores de paz. E ainda revelou que a vila em que Indra esteve se mergulhou em guerras pelos poços, afinal ninguém os mostrou como colaborar.

Indra ficou extremamente furioso. Ele percebeu com os anos, e com a influência de Zetsu, que seu poder ocular ficava mais forte ao presenciar a morte de entes próximos. Então Indra matou vários de seus amigos até despertar o Mangekyou Sharingan e atacou o vilarejo onde morava na hora da cerimônia de sucessão entre Hagoromo e Asura. Ao enfrentar o irmão, Indra despertou seu Susanoo, porém Asura mostrou-se incrivelmente poderoso também. Asura havia aprendido senjutsu e dominava o estilo da madeira, técnicas que havia aprendido graças à sua conexão mais profunda com a natureza e as pessoas. Com isso, Indra foi derrotado e se refugiou com alguns seguidores.

Sentindo a morte se aproximar, Hagoromo começou a imaginar que, ao falecer, a parte do chakra do Dez Caudas selada em seu corpo iria se liberar e destruir o mundo. Então ele a dividiu em nove, criando as bijuus e as soltou no mundo. Depois disso seu corpo ficou bem enfraquecido e ele ficou de cama. Certa noite, Indra o visitou e informou que nunca iria desistir até que o ninshuu fosse extinguido e, até isso acontecer, sua alma e vontade iriam reencarnar sempre com o mesmo objetivo. No dia seguinte Hagoromo avisou sobre isso à Asura, confiando sua vontade ao sucessor, e depois morreu. Como previsto, as guerras entre Indra e Asura continuaram a existir.

O Eremita havia criado, antes de sua morte, uma tábua contendo a história de Indra e Asura e as motivações disso tudo. Como o objetivo era orientar os descendentes de Indra que quisessem roubar o poder de Asura a tábua só poderia ser lida parcialmente por quem tivesse um Sharingan e inteiramente por quem tivesse um Rinnegan. Porém Zetsu alterou parte do conteúdo da tábua e isso terá consequências sérias depois. Por exemplo, Zetsu adicionou um trecho dizendo que os Uchiha seriam salvos do Tsukuyomi Infinito de Kaguya.

Nesse tempo todo pouco sabemos das atividades de Hamura. É sabido que ele desenvolveu um poder ocular também, que viria a ser chamado de Byakugan. Ele liderou o clã Ootsutsuki por anos e morreu assim como Hagoromo, em sua cama.

Os descendentes de Indra, Asura e até de Hamura começaram a se organizar em clãs, que viviam em guerra.
Indra transmitiu seus objetivos e poder aos seus descendentes, que nasceram com o Sharingan e se tornaram o clã Uchiha. Eles guardaram a tábua do Eremita consigo e tentaram interpretá-la, mas seu conteúdo distorcido por Zetsu transformou o clã para sempre.
Asura transmitiu sua força vital e as habilidades do estilo da madeira, que alguns membros de sua família conseguiram desenvolver. Era a origem do Clã Senju.
Já Hamura deu origem ao Clã Hyuuga, que percorreu seu caminho próximo, mas não tão envolvido com os clãs Uchiha e Senju.

Outros clãs foram surgindo nessa época. Nas proximidades do clã Senju surgiu o Clã Uzumaki, que possivelmente é até uma ramificação, já que membros deste último também possuem uma poderosa força vital. Uzumakis e Senjus conviveram juntos por séculos, inclusive realizando vários casamentos entre seus membros.
Clã Kaguya
Kaguya Ootsutsuki também deixou descendentes além de Hagoromo e Hamura, embora não se saiba se ela teve mais filhos ou foi só uma sucessão de poderes. Esses descendentes formariam o clã Kaguya, que de tempos em tempos dava origem a um membro que herdava os poderes de controle sobre os ossos que Kaguya possuía. Pela tradição do clã essa criança, ao nascer, sempre deveria receber o nome de Kimimaro. O Kimimaro que conhecemos do anime pertence a esse clã.

Como citado, as guerras nunca pararam. Pelo contrário, tornaram-se cada vez mais comuns e levaram a um período turbulento e caótico no mundo.


Até a próxima postagem!

Um comentário: