Postagens relacionadas

Recent

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Resumindo o que tem no porão do pai do Eren (Shingeki no Kyojin)

O anime de Shingeki no Kyojin finalmente vai revelar o que tem dentro do porão de Grisha Jaeger, o pai de Eren!


Se você está aqui significa que está disposto a tomar alguns spoilers sobre esse assunto, então pode seguir!

Shingeki no Kyojin tem um montão de mistérios, mas um deles parecia ser bem pequeno para a história, embora muita gente já imaginasse que seria importante. Esse mistério é: o que tem dentro do porão do pai do Eren?

Esse porão já foi apresentado antes, já que ficava na casa da família Jaeger. Ele, por si só, era nem um pouco secreto e o alçapão que levava até ele ficava sem nenhuma tranca. Porém só depois de passar pelo alçapão e descer as escadas é que havia o impedimento, na forma de uma porta trancada. Grisha sempre andava com uma chave, mas não era para essa porta.
Se era assim tão exposto, o que eles faziam quando alguém da polícia quisesse revelar? O se alguém simplesmente destruísse o cadeado (como Levi fez)? Bem, Grisha pensou nisso e decorou o porão com itens de medicina, como livros e frascos, assim poderia disfarçar aquele lugar como seu local de trabalho.


E toda a verdade estava por baixo daquele disfarce. Uma verdade acessível apenas com a chave de Grisha, cuja real função era abrir uma gaveta secreta na escrivaninha. Ah, e além disso havia outra forma de despistar, já que a gaveta estava vazia, seu verdadeiro conteúdo estava dentro de um fundo falso. 

Ah, aqui vai uma curiosidade. Quando o capítulo foi lançado havia um erro conceitual no quadrinho que mostrava o porão: havia uma lâmpada elétrica. Como aquele tipo de tecnologia não existia dentro das muralhas, qualquer um que entrasse ali para investigar descobriria algo estranho, não importando se todo o resto estivesse disfarçado. Quando o capítulo saiu no seu devido volume encadernado, o erro foi corrigido e a lâmpada substituída por um lampião.

Agora vamos a um resumo de tudo que aquele lugar escondia:


No fundo falso da gaveta havia três livros. Eles tinham sido protegidos contra insetos e umidade, mostrando grande preocupação de Grisha em mantê-los seguros. E, por terem se passado 5 anos desde a última vez que alguém esteve ali, parece que os cuidados funcionaram bem.

Provavelmente a primeira revelação mais chocante é a fotografia que está junto com os livros. Ela em si e o que está escrito no seu verso mostram:

A verdade sobre o lado de fora: finalmente os personagens descobrem ser mentira a a história de que a humanidade inteira foi exterminada por titãs e que as pessoas dentro da muralha são o último resquício. Na verdade existe toda uma civilização além das muralhas.
Além de haver civilização, as pessoas do lado de fora são tecnologicamente bem mais desenvolvidos. Prova disso é que seus retratos não são desenhados, eles já sabem fazer fotografias.
A foto é a prova concreta de que Grisha veio de fora das muralhas e de que possuía uma família lá. A mulher da foto é sua antiga esposa, Dina Fritz, última descendente da família real e que foi transformada em titã (você deve se lembrar dela como a titã que matou a mãe do Eren). E a criança da foto é o filho do casal, Zeke Yaeger, que hoje conhecemos bem como o Titã Bestial.

Bom, vamos ao resumo do que encontraram nos três livros. Eles foram escritos com o objetivo de passar conhecimento adiante, mas principalmente se quem estivesse lendo compactuasse com as ideias de Grisha. Reforço que isso aqui é só um resumo do que contém neles, porque pretendo escrever a história com todos os detalhes assim que o mangá acabar e todas as peças estiverem encaixadas.

Primeiro ficamos sabendo da infância de Grisha em um gueto destinado aos eldianos, onde eles viviam marginalizados e segregados pelos marleyanos (que estavam no poder). Esses são os dois povos da civilização exterior. Sua irmã Faye foi assassinada por soldados de Marley após os dois terem saído do gueto para ver um dirigível, um ocorrido que afetou Grisha de forma permanente.
Aqui é contada a primeira versão da origem dos titãs, uma história que diz que Ymir Fritz, a primeira de todas, recebeu o poder dos titãs por meio de um pacto com um demônio. A história provavelmente é mentira, uma lenda para ajudar os marleyanos e subjugar os eldianos, e que até os adultos, mesmo sabendo da mentira, contavam para não serem perseguidos.
Já mais velho, Grisha entra para o movimento de Restauração de Eldia, um grupo rebelde contra Marley. É aqui que ele conhece Dina e tem seu filho, Zeke.
Porém o jovem Zeke entrega os pais aos marleyanos, o que faz Grisha ser condenado a morte caso não entregue seu informante. Agora percebeu porque Zeke estava em um posto tão alto entre o povo do lado de fora, ele era um sádico desde jovem!
É aqui que Dina é transformada em titã. Grisha consegue escapar graças ao seu informante, que lhe transfere o poder do titã para que a resistência eldiana continue.

As revelações continuam, agora sobre os titãs.

Segundo as anotações de Grisha, os eldianos são o povo de Ymir, um grupo étnico descendente da lendária Ymir Fritz, a primeira titã. Como são os únicos que podem se transformar em titãs, outros povos, em especial os marleyanos, querem a extinção dos eldianos, com medo de que usem o poder para governar o mundo novamente. Por isso os próprios marleyanos mantém alguns eldianos em seus territórios, deixando-os na pobreza. Assim, Marley oferece aos jovens eldianos uma chance de mudar de vida caso se transformem em titãs para enfrentarem seu próprio povo.
No meio de toda essa confusão está a briga pelo titã primordial, o ser capaz de controlar os titãs puros (que são aqueles titãs comuns, sem identidade própria). Esse poder esteve nas mãos dos eldianos que se isolaram dentro das muralhas. Isso mesmo, o pessoal de dentro das muralhas são descendentes dos eldianos que se prenderam ali no reinado do Rei Fritz para evitar os marleyanos. E ninguém se lembrava disso porque o titã primordial, que era o próprio rei, também tem o poder de alterar memórias, e eles fez isso para todos acharem que a humanidade tinha sido extinta e aqueles eram os últimos sobreviventes.
Por fim, sabemos que o poder que Grisha ganhou de seu informante é o do Titã de Ataque, que seria usado por ele para roubar o poder do Titã Primordial ao matar Frieda Reiss. Posteriormente, Grisha transferiu os poderes do Titã de Ataque e Primordial para Eren, como já sabíamos.

Nossa, para um resumo parece até que eu escrevi bastante! Muitas outras informações foram reveladas de outras, então só supomos que estavam nos livros de Grisha também. Um caso é sobre o poder dos Nove Titãs Originais, sobre os quais escrevi mais profundamente em outro post (clique aqui para ler).

Deixa eu acabar por aqui antes que isso fique maior, afinal os textos grandes sobre a história de Shingeki no Kyojin virão futuramente!

Ah, como estou planejando fazer sempre 10 postagens por mês (toda terça e sábado, e nas quintas quinzenalmente) esse sábado não teremos postagem (resolvi adiantar o post de sábado, que é esse), assim semana que vem temos posts novos terça e quinta e tudo volta ao normal!

Até a próxima postagem!




Um comentário: