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terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Rinne Sharingan - As Kekkei Genkai de Naruto

 Apesar do nome da série ser As Kekkei Genkai de Naruto chegou a hora de abordar algumas habilidades que não se encaixam bem na categoria de kekkei genkai.


O Rinne Sharingan é uma kekkei mora e apareceu pela primeira vez em Kaguya Ootsutsuki depois que ela comeu o fruto da árvore de chakra. Não era seu doujutsu padrão e sim o de um olho que apareceu na sua testa. 

O olho é vermelho com os anéis concêntricos que vemos no Rinnegan, adicionando os pontos (tomoe) do Sharingan. Enquanto no Sharingan a quantidade de tomoe tem uma leve importância, no Rinne Sharingan ela varia sem qualquer sentido, o que com certeza é um erro de produção. Às vezes aparecem nove tomoe, às vezes seis, já teve até apenas quatro. Em nenhum momento na obra foi citado que o nome do doujutsu é Rinne Sharingan e o nome até parece coisa de fã, mas o quarto databook confirmou esse nome.

Apesar de parecer o ápice dos doujutsus pela aparência, apenas três técnicas poderosíssimas foram reveladas:

  • O Tsukuyomi Infinito, o genjutsu mais poderoso que existe, capaz de aprisionar todos os habitantes do mundo em uma única ilusão.
  • A habilidade de controlar as raízes da árvore de chakra, o que é essencial para o funcionamento do Tsukuyomi infinito. Isso porque as raízes se conectam aos corpos dos afetados pelo genjutsu e criam casulos em torno deles, depois fornecem os nutrientes necessários para manter as pessoas vivas (afinal elas precisam continuar sonhando) enquanto absorve o chakra de cada uma delas.
  • O Amenominaka é um tipo de jutsu de teleporte, porém nesse caso Kaguya faz com que pedaços de outras dimensões apareçam em torno dela e de quem ela afetar, como se tivesse movido todos para outro mundo.

Além de Kaguya, somente uma outra pessoa desbloqueou o Rinne Sharingan: Madara Uchiha. Ele tinha lido as instruções para isso na tábua de pedra que o clã Uchiha guardava. Após recuperar os Rinnegan, bastava aproximar-se da lua para projetar seus olhos nela e despertar um terceiro olho com o doujutsu.


Pra quem tinha dúvida, não é esse o doujutsu que o Sasuke desenvolveu. Ele tem um rinnegan normal. E o seu Sharingan habitual está separado.

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Até a próxima postagem!


sábado, 25 de fevereiro de 2023

Poderes e técnicas do Eustass Kid em One Piece

Hoje na nossa série de Poderes e Técnicas em One Piece vamos ver as habilidades do Eustass Kid!


Habilidades

As habilidades mais acentuadas de Kid são as físicas. Ele é muito forte e resistente, ao ponto de enfrentar yonkous e durar até o fim do combate.

Em nenhum momento fica claro se ele é inteligente ou estrategista, o mais provável é que seu lado impulsivo e rebelde domine suas decisões (assim como Luffy), deixando as decisões e pensamento para seu imediato, Killer. Talvez no mínimo tenha uma boa capacidade de liderança, o que é essencial para um capitão.

Equipamento

Se considerarmos seu braço mecânico uma arma, esse é o único equipamento que ele utiliza em definitivo.

Em suas primeiras aparições ele carregava uma pistola e uma adaga no cinto, mas nunca o vimos usando nenhuma das duas.


Akuma no Mi

Sua fruta se chama Jiki Jiki no Mi, a fruta do magnetismo. Com ela, Kid é capaz de criar campos magnéticos que afetam metais magnéticos, podendo atraí-los ou repeli-los como quiser. Tornou-se tão habilidoso nisso que seu poder é efetivamente manipular metal, podendo criar formatos específicos como um braço gigante ou escudos de sucata.

Em seu despertar ele se tornou capaz de transformar qualquer coisa ao seu redor em algo suscetível ao seu magnetismo, ou seja, pode controlar não apenas metal, mas também objetos dos mais variados, incluindo pessoas. De certa forma é quase como uma telecinese (capacidade de mover qualquer objeto com a mente), porém antes é preciso ativar o despertar no alvo antes de controlá-lo.

Haki

Kid é capaz de usar haki do armamento, mas o seu haki da observação é bem mais avançado, especialmente na parte de detecção de poderes (como ao perceber que a fruta do Luffy tinha despertado).

Até o presente momento não o vimos usando haki do rei, mas Kaidou disse que ele tem.

Lista de técnicas

Repel

Repelir

É o movimento mais comum de Kid, consiste basicamente em criar um campo magnético para repelir qualquer objeto metálico que venha na sua direção (como balas de canhão).


Punk Gibson

Corda Magnética

Kid atrai todos os pedaços de metal que estiver ao seu alcance para criar um braço gigante de sucata e com ele aplica socos ou tenta esmagar o adversário.


Punk Rotten

Demônio Magnético

É como uma versão ampliada do Punk Gibson, dessa vez Kid atrai metais para formar dois braços e uma cabeça flutuantes. O construto não é inteiramente coeso, então caso alguém dê algum dano os pedaços simplesmente se soltam e depois são atraídos novamente, recompondo o corpo.


Punk Vise

Torno Magnético

Usando os braços criados pelo Punk Rotten, Kid esmaga o alvo entre as duas mãos.


Slam Gibson

Cadeia de Destruição

Kid usa os dois braços do Punk Rotten para girar o alvo e arremessá-lo contra o chão.


Punk Pistols

Pistolas Magnéticas

Kid cria um canhão com vários furos e os enche com arpões afiados. Usando a habilidade de repelir ele dispara os arpões um atrás do outro ou de uma vez.


Punk Corna Dio

Grande Touro Demônio Magnético

Usando mais peças de metal, Kid cria um construto de sucata no formato de um touro gigante e faz com que ele dispare na direção do alvo para acertar uma chifrada.


Damned Punk

Canhão Magnético

Parecido com o Punk Pistols, mas dessa vez Kid cria um canhão único e imenso que dispara projéteis acelerando-os com vários campos magnéticos sucessivos. (Se vocês quiserem conhecer esse tipo de arma, pesquisem por canhão elétrico, é bem curiosa!)


Assign

Atribuição

Essa é a técnica básica usada após o despertar da Jiki Jiki no Mi. Com ela, Kid aplica uma polaridade ao alvo: se ele falar "S" o alvo se torna um "polo sul", se falar "N" o alvo vira um "polo norte". O resto é física: polo norte e polo sul se atraem, mas dois iguais (sul com sul ou norte com norte) se repelem, então ele pode fazer duas pessoas colidirem entre si ou com o chão dando polos diferentes a eles, por exemplo.

Punk Clash

Choque Magnético

Ainda usando o despertar, Kid faz com que o alvo comece a gerar um campo eletromagnético tão forte que vai atrair todos os metais ao seu redor, inevitavelmente fazendo ele ser esmagado ou ficar aprisionado com o peso da sucata.




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Já fiz essa série de poderes e técnicas com os seguintes personagens de One Piece:


Até a próxima postagem!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Guia de arcos de Dandadan

 Faz muito tempo que falei de Dandadan por aqui (exatamente um ano!) então resolvei trazer um estilo de post que eu gosto muito: um guia de arcos!


Pra quem ainda não conhece o mangá aqui vai uma sinopse:

A história segue Momo (uma jovem com poderes psíquicos criada por sua avó médium) e Ken (um garoto obcecado por alienígenas e conspirações, depois apelidado de Okarun). Eles formam uma amizade improvável quando descobrem que alienígenas e espíritos ameaçam o mundo e somente eles possuem habilidades e conhecimentos para combatê-los.

Pra quem quiser saber mais sobre o que vou apenas citar superficialmente aqui eu recomendo ler o post que fiz sobre os personagens (clique aqui) e sobre os espíritos e alienígenas (clique aqui), estão um pouco desatualizados, mas em breve vou atualizar.

Vou tentar ao máximo evitar spoilers, mas às vezes preciso comentar algumas coisas que são importantes para a progressão da história.

Arco da Vovó Turbo

Capítulos 1 ao 8

Momo e Okarun se conhecem e descobrem que são opostos: ela acredita em espíritos, mas não em alienígenas, enquanto ele crê em alienígenas e não em espíritos. Então decidem fazer uma aposta com cada um indo até um ponto de aparições. Okarun acaba encontrando o espírito da Vovó Turbo e é possuído por ela, já Momo é sequestrada por aliens.

Por sorte, o Okarun possuído ganha poderes que o permitem salvar Momo. A garota, com a ajuda da avó, descobre que seus poderes psíquicos podem ser usados para evitar que a Vovó Turbo domine completamente o corpo de Okarun, mas isso obriga os dois a ficarem juntos o tempo todo, até na hora de ir ao banheiro.


Arco da Seda Acrobática

Capítulos 9 ao 17

Um das feitos da Vovó Turbo foi roubar os testículos de Okarun, que assumiram a forma de duas bolinhas de ouro e se perderam. Logo eles descobrem que uma delas foi encontrada e está em posse de uma garota da escola deles chamada Aira.

Quando tentam se aproximar de Aira eles descobrem que ela está sendo perseguida por um espírito chamado Seda Acrobática, que se fixou na menina depois de ser chamada de "mãe" por ela.


Arco da Serpo

Capítulos 18 ao 27

Os alienígenas Serpo (os mesmos que sequestraram Momo no primeiro arco) ficaram intrigados com os poderes da Vovó Turbo depois que Okarun os usou para derrotá-los, então decidem capturar e estudar esses poderes.

Esse arco introduz Aira como uma nova ajuda ao mesmo tempo uma dificuldade, pois Momo fica relutante em ajudar Okarun após pegar ele e Aira em uma posição embaraçosa e ficar com ciúmes.

Arco da Casa Amaldiçoada

Capítulos 28 ao 50

Momo recebe a visita de Jiji, um amigo de infância que foi sua primeira paixão. Ele está pedindo por ajuda para exorcizar sua casa aparentemente amaldiçoada, então Momo e Okarun decidem aceitar a missão.

Lá eles descobrem que a cidade possui um verme gigante chamado Tsuchinoko que é venerado pelos habitantes da cidade, em especial uma família que faz sacrifícios a ele para evitar que um vulcão entre em erupção. E o trio está na mira como os próximos sacrifícios. Mas ao mesmo tempo parece haver uma outra ameaça de olho em Jiji.


Arco do Olho Maligno

Capítulos 51 ao 62

Agora que Jiji foi possuído pelo espírito Olho Maligno, todo o grupo composto por Momo, Okarun, Aira, Seiko e seu aprendiz Manjiro devem vigiá-lo e evitar que o espírito cumpra seu objetivo de eliminar todos os seres humanos.

Arco do Kaiju

Capítulos 63 ao 73

Com a situação de Jiji sob controle, a missão de encontrar a bolinha de ouro faltante de Okarun é retomada, agora com um novo indício de que ela está na cidade. 

Porém isso leva a equipe até o local da aparição de um enorme kaiju, que esconde um segredo.

Arco dos Globalistas Espaciais

Capítulos 74 até atualmente

O grupo de amigos precisa lidar com o que parece ser a maior ameaça até então: um grupo de alienígenas com planos de invadir a Terra.


É isso por enquanto, se eu me esquecer de atualizar podem me lembrar nos comentários!


Até a próxima postagem!

sábado, 18 de fevereiro de 2023

A Descoberta da Vinlândia - Histórias reais de Vinland Saga, Parte 4

 Vamos para a parte 4 da nossa série Histórias Reais de Vinland Saga, onde trago as inspirações históricas e lendárias para Vinland Saga!

Nas partes anteriores abordei os seguintes temas:

Parte 1: começamos com os vikings exploradores, como Erik Leifson e Thorfinn (recomendo ler antes)

Parte 2: vimos os vikings guerreiros, incluindo os Jomsvikings

Parte 3: conhecemos a história de Canuto e como ele se tornou um rei grandioso

E nessa parte 4 vamos conhecer a inspiração por trás do nome da série, a tão almejada Vinlândia!

Leif Erikson descobre a América, por Hans Dahl

Menções ao território da Vinlândia, inclusive usando esse nome, aparecem em várias fontes medievais, entre elas as já conhecidas (se você leu a parte 1) Saga dos GroenlandesesSaga de Erik, o Vermelho. Essas duas juntas formam a Saga da Vinlândia, pois contam justamente como foi a jornada de descoberta e colonização desse lugar.

Sagas são documentos escritos compilando várias informações que misturam histórias reais, lendas (fatos misturados com ficção) e mitologia (ficção pura). No entanto, os povos nórdicos com cultura de navegação (que vamos generalizar como vikings para simplificar) não tinham o costume de escrever seus relatos, de modo que praticamente tudo que sabemos sobre eles veio de gente que se comprometeu a escrever suas histórias décadas depois. A Saga da Vinlândia, por exemplo, foi escrita 200 anos depois das histórias que ela conta! Então é de se esperar que haja contradições, exageros, etc., o que vou tentar fazer aqui é resumir da melhor forma que der.

Dito isso, vamos ao assunto principal. Nos dois documentos da Saga da Vinlândia estão relatadas algumas viagens dos exploradores nórdicos para territórios mais ao oeste. Temos quatro pontos mais importantes para destacar e com eles vou construir a história:

Groenlândia

A Groenlândia é a maior ilha do mundo e ao longo da história foi habitado por vários povos. Por volta do ano 900 foi descoberta pelo navegador norueguês Gunnbjörn Ulfsson, mas foi Erik, o Vermelho, quem a explorou pra valer. Segundo os relatos, Erik passou três anos mapeando a ilha enquanto estava exilado por conta de uma condenação por ter assassinado seu vizinho.

Existem várias lendas para a origem do nome Groenlândia, a mais famosa diz que Erik voltou para casa  na Islândia dizendo que tinha descoberto uma terra cheia de verde, ou seja sem tanta neve, onde se poderia plantar tudo, daí veio o nome: Grønland em dinamarquês significa literalmente "terra verde", repare na semelhança com o inglês "green land". Existem dúvidas se ele falou isso apenas para atrair exploradores e colonizadores, porque a Groenlândia é bem rochosa e não tem muito solo de plantio disponível.

De qualquer forma ele realmente conseguiu organizar uma expedição de colonização que chegou na ilha por volta de 985, estabelecendo a primeira colônia europeia por lá. Erik fundou um povoado chamado Brattalid, que será importante mais pra frente. Ah, até hoje a Groenlândia é parte da Dinamarca.

Alguém consegue ver o verde na Terra Verde?

Nesse meio tempo, um navegador chamado Bjarni Herjólfsson avistou vários territórios bem mais ao oeste da própria Groenlândia, porém ele apenas viu de longe em seu barco, não chegou a atracar. Seus registros, entretanto, serviriam de inspiração para outras pessoas mais à frente.

Helulândia

Depois que Erik morreu, seu filho Leif Erikson deu continuidade na jornada de exploração. Ele saiu de Brattalid, na Groenlândia, por volta do ano 1000 e continuou navegando para oeste até encontrar um  dos lugares descritos por Bjarni, que Leif batizou como "Terra das Rochas Planas". Ali foi estabelecido um assentamento e, segundo as descobertas arqueológicas, houve até um centro de trocas comerciais. Inclusive há indícios de que os vikings fizeram trocas com os nativos americanos, especialmente o povo dorset.

Esse lugar hoje é conhecido como Ilha de Baffin, a maior ilha do Canadá.


Marclândia

Cerca de dois ou três anos depois de descobrir a Helulândia, Leif continuou navegando, dessa vez descendo um pouco, até chegar ao lugar que batizou de Marclândia. Esse nome significa "Terra dos Bosques", porque era um lugar repleto de árvores. Os vikings cortaram muita madeira desse lugar e levaram para a Groenlândia, afinal vimos que lá não tinha muito espaço para árvores.

A Marclândia também fica onde hoje é o Canadá.

Vinlândia

Por fim, a viagem de Leif Erikson o levou até o lugar que batizou de Vinlândia. A tradução do nome ainda é alvo de discussões, o mais provável é que "vin" signifique um campo extenso de grama e vegetação, um prado ou vinhedo, então Vinlândia seria algo como "Terra dos Vinhedos". Isso porque esse território em que ele chegou parecia perfeito: campos imensos de verde para todo lado, com todo tipo de árvores, plantas e animais, um verdadeiro paraíso.

O mapa da viagem completa:


Pois é, a Vinlândia nada mais é que um pedaço no norte do continente americano. Ou seja, os vikings chegaram à América uns 500 anos antes de Cristóvão Colombo! Sim, aprendíamos errado na escola. Além de estar errado dizer que Colombro "descobriu" a América, pois já havia nativos por lá na sua chegada, ainda é errado dizer que ele foi o primeiro a chegar no continente. No título desse post eu coloquei "descoberta da Vinlândia" porque eu o fiz sob toda a perspectiva dos vikings, que do seu ponto de vista estavam descobrindo o lugar.

Na Vinlândia também foi estabelecido um novo assentamento, que mais tarde seria transformado em um vilarejo viking. Um dos principais nomes na função de estabelecer esse vilarejo foi ninguém menos que Thorfinn Karlsefni, o explorador que seguiu o caminho (parando nos mesmos pontos que vimos) de Leif. Thorfinn e sua esposa Gudrid viveram na Vinlândia e tiveram um filho chamado Snorri, que é considerado o primeiro descendente de europeus nascido na América. Quem está acompanhando o mangá deve ter associado algumas coisas, né?

Não se tem muita certeza onde ficava esse vilarejo, mas em 1960 uma escavação encontrou resquícios de uma vila viking que podem ser do que estamos falando. Trata-se de L'Anse aux Meadows, na província canadense de Newfoundland e Labrador. Então, se quisermos ser bem precisos, a Vinlândia fica no Canadá.


É isso, espero que tenham gostado de mais essa parte!


Até a próxima postagem!


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Versões alternativas do Kang - Personagens da Marvel Comics: Parte 148

Parte 147 (Inimigos do Quarteto Fantástico II) - Parte 149 (Entidades místicas)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com algumas versões alternativas do Kang!

Pra quem ainda não sabe, Kang é um personagem capaz de viajar no tempo e no espaço, o que o fez aparecer nas histórias das mais variadas maneiras. No entanto, na maioria das vezes ele ainda é o mesmo personagem, o que me fez abrir uma exceção: vou listar identidades diferentes como personagens diferentes. Então recomendo que você leia em ordem para entender a trama geral. E eu trouxe algumas versões de universos alternativos para complementar.

A versão "principal", o Kang, o Conquistador (também chamado Kang Prime), está na lista de inimigos dos Vingadores. Outra versão bem importante é o Rapaz de Ferro, que está na lista de Jovens Vingadores e por isso também não aparecerá por aqui. Não teremos aqui versões em que o Kang é outra pessoa além de Nathaniel (então nada de Kang do Universo Ultimate).


KID IMMORTUS

Nathaniel Richards nasceu no século 30 da Terra-6311, um futuro com grande avanço tecnológico, porém imerso em guerras. Até que um viajante do tempo também chamado Nathaniel Richards (só que esse da Terra-616, o pai do Senhor Fantástico) chegou e trouxe paz àquele mundo, sendo batizado de Benfeitor. O Nathaniel da Terra-6311 acreditava que o Benfeitor era seu ancestral, porém aos 16 anos entrou em contato com sua versão vilanesca, o Kang o Conquistador, e decidiu que nunca se renderia ao mal. Nessa época ele tentou ser um herói (assumindo o manto de Rapaz de Ferro), só que sucumbiu e virou Kid Immortus. Aconselhado por uma versão alternativa de Valeria Richards (chamada Ravonna), Kid Immortus voltou no tempo para se aliar com o Doutor Destino e o Aniquilador com o objetivo de erradicar os heróis.

RAMA-TUT

Após falhar como Kid Immortus, Nathaniel voltou para o exato momento em que tinha saído na sua linha do tempo original e seguiu a vida (possivelmente sem memória dos eventos anteriores). Como esperado, adotou tendências vilanescas e ficou entediado do clima pacífico de sua época, então usou uma máquina do tempo para voltar até o Antigo Egito da Terra-616. Usando seus conhecimentos e poder tecnológico logo ele tomou o lugar de faraó usando o nome de Rama-Tut. Certa vez tentou até encontrar o mutante Apocalipse para ser seu herdeiro. 

CENTURIÃO ESCARLATE

Depois de ser derrotado no Antigo Egito pelo Quarteto Fantástico, Nathaniel tentou voltar para sua era normal, porém foi pego por um evento temporal e acabou indo parar o século 20 da Terra-616 (que era a data original do Quarteto na época). Nesse tempo ele já sabia que não era descente do Benfeitor e sim do Doutor Destino, então foi buscar ajuda dele. Destino convenceu Nathaniel a abandonar a forma de Rama-Tut e o incentivou a vestir uma armadura tecnológica parecida com a sua, criando a partir daí o Centurião Escarlate. Nathaniel decidiu que dominaria o mundo dos heróis e tornou-se vilão até dos Vingadores.

LORD IMMORTUS

Os Vingadores eventualmente derrotaram o Centurião Escarlate e foi então que Nathaniel assumiu a identidade mais conhecida de Kang, o Conquistador. Com o passar dos séculos ele viajou para vários períodos de tempo e incontáveis universos dominando todos eles, até que chegou um ponto em que ficou cansado de guerrear. Ele estava velho e muito mais sábio, então foi procurado por seres celestiais, como guardiões do tempo, com a oferta de proteger e consertar linhas do tempo ao invés de conquistá-las, em troca ele teria a imortalidade. A partir daí Nathaniel se tornou Lorde Immortus, conhecedor de poderes cósmicos que com certeza o tornam a variante mais poderosa de si mesmo.

SENHOR GRYPHON

Em determinado momento, uma falha temporal dividiu Nathaniel em várias personalidades com corpos separados e essa sua versão ficou presa no século 21. Como não conseguia encontrar um jeito de voltar ao seu futuro e não queria esperar mais, ele assumiu o nome de Senhor Gryphon e decidiu formar sua própria dinastia naquela linha do tempo mesmo. O seu plano foi agir por trás dos panos por muito tempo, sempre contratando vilões para combater os heróis, criando problemas da Terra com alienígenas e manipulando heróis importantes.

VICTOR TIMELY

Victor Timely foi o nome usado por um dos Kangs que resolveu voltar no tempo para o ano de 1901 e se estabelecer como um empresário e inventor. Ele usava seu conhecimento do futuro para criar coisas muito antes da data original de invenção, como os robôs, o que incluiu o primeiro Tocha-Humana androide.

KANG, O IMORTAL

Esse Nathaniel Richards é da Terra-1997 (também conhecida como Terra-X), uma realidade onde as névoas terrígenas se espalharam por todo o planeta e deram poderes para todo mundo, gerando um caos inigualável. O Senhor Fantástico começou a criar dispositivos para queimar a névoa e trazer as pessoas de volta, porém Mefisto não gostou dessa ideia e começou a manipular Nathaniel para impedir o herói. Então, Nathaniel criou a Igreja de Immortus e se autointitulou Papa Immortus, jogando seus fanáticos seguidores contra o Senhor Fantástico. Em determinado momento o próprio Papa Immortus foi atingido pelas névoas e ficou na forma azulada que lembra o Kang original, o que o motivou a mudar de nome para Kang, o Imortal. 

KANG, O DEVORADOR DO TEMPO

O Kang da Terra-18854 conseguiu por algum meio desconhecido derrotar o Galactus da sua realidade de absorver os seus poderes, tornando-se absurdamente poderoso. Ao invés de se contentar com isso ele passou a derrotar outros Galactus de outras realidades, ganhando poder imensurável. Ao invés de devorar planetas como os Galactus faziam ele passou a devorar universos inteiros.

KANG, O CONGLOMERADOR

Nathaniel Richards da Terra-34295 era um grande empresário dono da Kangco Inc., responsável por gerenciar os direitos de todos os heróis da era moderna (séculos 20 e 21). Ele lucrou muito com esses direitos fazendo produtos, filmes e mais.

KANGAROO, O CONQUISTADOR

Kangaroo, o Conquistador, é originário da Terra-8311, onde todos os heróis e vilões da Terra-616 possuem uma contraparte animal. Também é um conquistador de linhas do tempo e já dominou toda uma versão do século 30, porém em tantas viagens nunca realizou um de seus maiores sonhos, que é conhecer alguém para ser sua rainha. É um inimigo de Peter Porker, o Porco-Aranha.




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Até a próxima postagem!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Deuses do Olimpo da DC

 Parte 147 (Inimigos da Liga da Justiça II) - Parte 149 (Anjos e entidades divinas)

GUIA DE PERSONAGENS


Lista com os deuses do Olimpo!

Como os deuses gregos são personagens de mitologias clássicas eles são usados das mais variadas maneiras por autores, aparecendo a torto e a direito nas histórias mais aleatórias. Vocês verão que não consegui deixar de citar que existem versões diferentes, mas para minimizar a confusão não vou citar eventos (como o papel deles nas Crises), apenas o básico.

Ares não estará aqui porque já apareceu na lista de inimigos da Mulher-Maravilha.


ZEUS

Zeus é o deus supremo que governa o lar dos deuses, o Monte Olimpo. Assumiu esse posto após salvar os irmãos e derrotar seu próprio pai. Além da imortalidade e capacidades físicas avançadas típicas de um deus, Zeus é conhecido por seu controle sobre raios e tempestades. Apesar de ser casado com sua irmã Hera, ele é bastante infiel e deixou uma quantidade enorme de filhos com mortais na Terra, entre eles heróis como Hércules e Perseu e, nas versões mais modernas, ele é pai da Mulher-Maravilha também.

HERA

Hera é a deusa do casamento e das mulheres, o que é irônico dado que seu marido a trai o tempo inteiro. Como não pode descontar nele, ela desconta nos filhos que nascem fora do casamento. Nas versões antigas, Hera tinha ódio das amazonas por serem muito próximas de Zeus, mas nas versões modernas foi ela mesma quem criou a raça de mulheres guerreiras. No entanto, é nas versões modernas que Zeus se relacionou com a rainha das amazonas e gerou a Mulher-Maravilha, o que fez a heroína atrair o ódio da deusa.

POSEIDON

Poseidon é o deus dos mares, rios e oceanos, governando de seu reino submarino chamado Algae. Como tal, ele é capaz de manipular água e controlar todos os animais marinhos. Às vezes aparece na forma de um humanoide de pele verde ou azul, com ou sem uma cauda de peixe, e em algumas versões seu visual é completamente animalesco. Possuía um artefato poderosíssimo, seu tridente, que após séculos foi parar com o rei de Atlântida, o Aquaman. Poseidon e Aquaman possuem uma rivalidade como governantes dos mares, inclusive o herói já chegou até a matar o filho do deus.

HADES

Hades é o rei do submundo, o mundo onde todos os mortos vão. Por ter que lidar com uma quantidade imensa de almas que chegam ao seu reino o tempo todo, ele participa muito pouco das tramas.

DEMÉTER

Deméter é a deusa da agricultura, uma das irmãs de Zeus. Ela é tão poderosa que pode acabar com todas as plantas do mundo apenas com uma mudança do seu humor, o que levaria bilhões de pessoas à morte por fome. Porém é uma deusa bem pacífica e amigável, foi responsável uma das responsáveis por criar as amazonas e por conceder vários poderes para a Mulher-Maravilha.

HÉSTIA

Héstia e seus irmãos Poseidon, Hades, Deméter e Hera foram devorado por seu pai quando ainda eram bebês e foram resgatados por Zeus, seu irmão mais novo. Ela é a deusa dos lares e das lareiras (que representam a hospitalidade e aconchego do lar). É uma das deusas mais tranquilas e por isso seu único grande feito conhecido foi ser uma das deusas que criaram as amazonas.

ATENA

Pallas Atena é a deusa da inteligência, sabedoria e da estratégia de guerra. Foi uma das deusas que ajudou na criação das amazonas, concedendo a elas uma inteligência superior à da raça humana. Nasceu sob a profecia de que seria ela a destronar o seu próprio pai, Zeus, e parece ser a única capaz o suficiente para isso. Costuma agir como conselheira e orientadora para grandes heróis mortais, como Odisseu.

APOLO

Phoebus Apolo é o deus grego da música, do sol, da luz e das artes, filho de Zeus. É o responsável por conceder talentos e por isso é muito venerado por artistas, além de também ser patrono dos médicos, diplomatas e outras áreas. Apesar disso tudo ele é bem arrogante, muito provavelmente porque é um dos deuses mais poderosos que existe, sendo capaz de gerar calor e energia na temperatura do sol (e esse é apenas um de seus poderes).

ÁRTEMIS

Ártemis é a deusa da lua e da caça, irmã gêmea de Apolo. Foi uma das deusas que ajudaram na criação das amazonas e é a que parece ter mais influência entre as guerreiras, agindo como um tipo de conselheira nos momentos difíceis. Inclusive a deusa foi homenageada com seu nome batizando uma das amazonas mais poderosas que existe. Ela fez o juramento de nunca se casar e permanecer virgem, está constantemente cercada por animais ou suas serviçais ninfas.

AFRODITE

Afrodite é a deusa do amor e da beleza, sendo a figura mais desejada entre todos os panteões por sua beleza inigualável e charme capaz de conquistar qualquer ser vivo. Foi uma das criadoras e patronas das amazonas. É uma das deusas com mais influências entre os mortais e já esteve em vários eventos atuando juntamente com a Mulher-Maravilha.





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Até a próxima postagem!

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Troca de Marchas (Gearshift) - Individualidades em Detalhes

 


Nome original: Gearshift

Tradução: Troca de Marchas, Câmbio de Marchas ou Caixa de Marchas

Usuário: Izuku Midoriya (Deku), antes era do segundo usuário do One for All

Tipo: Emissora

Alcance: Próximo


Descrição e usos

O Gearshift permite que o usuário altere a velocidade de objetos e pessoas nas proximidades, o que inclui a si mesmo.

É dito que ele "viola a inércia", vou explicar o que é isso: inércia é a tendência do objeto permanecer parado ou em movimento até que alguma força modifique seu movimento. Se o Gearshift viola isso, significa que ele pode fazer um objeto parado se mover sem exercer qualquer tipo de força sobre nele (como tocá-lo) e, é claro, acelerar qualquer coisa sem precisar adicionar uma força.

O usuário original usava duas manoplas que disparavam projéteis e usava esse poder para acelerá-los, o que não parecia ser muito impressionante.


Porém quando ele herdou o One for All o Gearshift se mesclou a essa individualidade, ganhando um aumento de poder bem grande. O alcance da habilidade foi ampliado e os usuários se tornavam capazes de aumentar ainda mais a velocidade dos objetos, podendo até criar níveis diferentes de aceleração.

Limitações e fraquezas

Essa individualidade por si só não era tão poderosa quanto pode parecer, na verdade era bem limitada porque o alcance de seu efeito era bem pequeno.


Depois da fusão com o One for All esse alcance foi ampliado, só que com um preço: o esforço no corpo do usuário é bem maior. Então o usuário só pode usar suas habilidades por um tempo limitado antes de sucumbir completamente, além de que as células ficam tão cansadas que o organismo mal consegue processar oxigênio, o que inevitavelmente leva à morte.

Técnicas

Transmissão

É o movimento mais básico que consiste em usar a individualidade em si mesmo e aumentar a velocidade de cada movimento em escalas que Deku chama de "marchas". Até o momento foram apresentadas 4 marchas, sendo que a primeira já é capaz de ultrapassar a velocidade do som.

Overdrive

Esse movimento usa o aumento de velocidade do Gearshift em combinação com a liberação de energia cinética do Fa Jin, ampliando a potência dos golpes.

Detroit Smash: Quintúplo

Após usar a individualidade em si mesmo, Deku aplica cinco Detroit Smash em sequência, causando uma vasta destruição.


Curiosidades

Muita gente notou uma semelhança bem grande entre essa individualidade e os Gears do Luffy em One Piece. Até os nomes são iguais. Ainda não existe qualquer pronunciamento do autor dizendo se houve ou não alguma inspiração ou homenagem. Se os Gears do Luffy não fossem tão famosos nos animes eu até poderia dizer que foi coincidência, afinal troca de marchas para aumentar potência e velocidade tem até em bicicleta.

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Para ver todas as individualidades já analisadas clique aqui!

Até a próxima postagem!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Dungeon Meshi: monstros e culinária


 Dungeon Meshi (Delicious in Dungeon) é a recomendação para quem está procurando algo um pouco diferente do habitual em dois estilos populares de mangá: culinária e fantasia.

A história segue um grupo de três aventureiros: o guerreiro Laios, a maga Marcille e o ladino Chilchuck. Eles acabaram de sair de uma missão desastrosa dentro da dungeon que terminou com a quarta companheira, Falin (irmã de Laios), sendo devorada por um dragão. Os três que sobraram decidem fazer de tudo para resgatar Falin e ressuscitá-la (o que só é possível se a recuperarem antes que o dragão complete a digestão), porém para isso precisam se recompor. 

Como seus suprimentos e dinheiro também foram perdidos nessa missão, eles resolvem fazer uma maluquice: se alimentar dos monstros e vegetais da dungeon. Por sorte, um anão chamado Senshi aparece para ajudá-los, afinal ele passou dez anos pesquisando maneiras de se alimentar de monstros e essa é a primeira vez que vê alguém com o mesmo gosto.

A partir daí acompanhamos o grupo se embrenhando cada vez mais pela dungeon, enfrentando monstros e colhendo recursos para preparar novos pratos a cada capítulo.


O mangá é de Ryoko Kui e é publicado desde 2014, tendo ganhado vários prêmios. Uma adaptação para anime deve sair ainda em 2023 e essa é uma boa chance para conhecer a obra!

Se vocês gostarem do tema posso trazer mais informações sobre monstros, comidas, etc...

Até a próxima postagem!