Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 17 de março de 2020

As histórias reais de Vinland Saga - Parte 1

Hora de conhecer a história real por trás de vários personagens e eventos de Vinland Saga, a obra mais famosa de Makoto Yukimura! Já vinha planejando essa postagem há muito tempo, mas ela demorou para sair porque tive que ler bastante coisa para deixar bem completo.


Vou começar pelo ponto principal que nomeia a obra: Vinland Saga. Uma saga, nesse contexto dos nórdicos, é a compilação de textos misturando relatos históricos com lendas que foi a forma mais comum de registro histórico por volta dos séculos 10, 11 e 12, época do auge dos vikings. Essa parte de ser misturada com lendas torna bem complicado para os historiadores analisarem quais partes da história contada é verdadeira. É por isso que é importante encontrar várias sagas, assim se compara uma com a outra.
Já Vinland (em português é traduzido como Vinlândia) foi o nome dado pelos nórdicos a porção de terra mais a oeste de onde eles viviam, lugar que hoje conhecemos como América do Norte, mais precisamente o Canadá e algumas ilhas próximas.
Na escola ouvimos a história de que Cristóvão Colombo descobriu a América e foi o primeiro a chegar na América, só que na verdade os nórdicos fizeram isso quase 500 anos antes dele.

Então, se formos traduzir para o português (como vou fazer com outras sagas), o ideal seria Saga da Vinlândia. Isso já nos diz bastante. Está falando que o mangá/anime vai nos contar uma saga e o real protagonista é o lugar, a Vinlândia. Simples assim.


O mangá se apoia fortemente em um conjunto de histórias conhecidas como Sagas dos Islandeses, porque foram escritas na Islândia e conta narrações envolvendo o lugar. Essas histórias vão desde o século 8, quando a ilha foi descoberta, até mais ou menos o século 10, quando o cristianismo se espalhou entre os habitantes. A maioria das histórias é sobre as famílias nobres do lugar.
A fonte mais usada dentro dessas sagas é a Saga dos Groenlandeses, que narra as tentativas de colonização da Groenlândia e da América do Norte, descrevendo um total de cinco viagens.

"Verão na costa da Groenlândia por volta do ano 1000", por Carl Rasmussen

Segundo a Saga dos Groenlandeses, o primeiro a avistar a América do Norte foi Bjarni Herjólfsson. Ele era islandês e estava procurando pelo pai (que, na verdade, estava no Groenlândia) mas acabou indo longe demais para oeste. Isso o torna o primeiro europeu à chegar na América, porém ele apenas avistou o continente e deu meia volta, não chegou a pisar em terra.

"Leif Erikson descobrindo a América", por Christian Krohg

Depois de Bjarni retornar com informações das novas terras que ele encontrou, o navegador Leif Eriksson saiu em viagem com a intenção de explorar esse lugar. Entretanto, existe uma outra narração, a Saga de Erik, o Vermelho, que conta uma história diferente. Ela diz que Leif foi o primeiro a chegar à América e sequer menciona Bjarni. Essa é uma das discordâncias que se encontra ao cruzar informações de sagas diferentes. A Saga de Erik teria menosprezado os feitos de Bjarni porque ele não pisou na ilha? Ou ela queria favorecer Leif? Difícil de saber.
As Sagas dos Groenlandeses e do Erik são, ás vezes, chamadas de Sagas de Vinlândia também, como o nome do mangá.

Leif Erikson no anime de Vinland Saga
 
Leif era filho de Erik, o Vermelho, que foi o primeiro Europeu a criar uma base na Groenlândia. A história de Erik é bem interessante também, mas não cabe aqui. Fica apenas um fato curioso: ele e o filho discordaram muito quando Leif trouxe o cristianismo para a Groenlândia, algo que Erik não queria que acontecesse.
Bom, Leif é um dos melhores personagens em Vinland Saga e ele até que é representado fielmente. Não sobre personalidade, aparência ou coisas do tipo, afinal é saber como o real era, o que quero dizer é que muita gente considera todos os navegadores nórdicos como guerreiros selvagens. Leif era, como no mangá, apenas um comerciante.

A terceira viagem narrada na Saga dos Groenlandeses é a de outro filho de Erik, chamado Thorvald Erikson. Ele acabou entrando em combate com os nativos da América, que eram chamados pelos nórdicos de skraelings. Na briga, Thorvald morreu e foi enterrado na Vinlândia mesmo, enquanto sua tripulação voltou para casa.
Os conflitos com skraelings era comum, afinal é de se esperar isso quando sujeitos estranhos entram na sua terra. Embora também houvesse muitas tribos que preferiam uma aproximação mais tranquila. Tudo dependia de como eram as relações com os visitantes. Havia até mesmo o comércio, como Erik conta no mangá.

E, finalmente, a quarta viagem, comandada por Thorfinn Karlsefni, que dá nome ao protagonista do mangá. Ele nasceu em torno de 970 e suas aventuras foram por volta do ano 1000. Bom, se ele chegou na Vinlândia então provavelmente isso entrega o fim do mangá, mas é história então não conta como spoiler.
Pra falar a verdade, o Thorfinn do mangá toma muitas liberdades em cima do Thorfinn histórico. Isso porque as duas sagas onde ele é citado (dos Groenlandeses e de Erik) sequer mencionam que ele sabia lutar, enquanto o do mangá é um guerreiro formidável. É bem provável que o Thorfinn histórico fosse mais um navegador do que um guerreiro, como Leif. E não há registros de que ele sequer conheceu Thorkell e Canuto, isso foi criação do mangá mesmo.

Thorfinn no anime

Também não existem registros sobre se Thorfinn era amigo ou esteve próximo de Leif Eriksson, mas é um fato que ele seguiu a rota de Leif até Vinland.

Ah, e seu pai, Thors Karlsefni, não parece ter sido baseado em algum personagem em específico. O verdadeiro pai de Thorfinn, chamado Thord, era um sujeito comum que só teve o nome registrado na história como o "pai de Thorfinn", sem qualquer menções a proezas como guerreiro ou senhor da guerra.

Thorfinn criou um assentamento na América, mas não se sabe exatamente aonde foi. Existe um sítio arqueológico no Canadá que era de vikings de por volta do ano 1000, então acredita-se que seja o assentamento de Thorfinn. Hoje o lugar se chama L'Anse aux Meadows. Aparentemente Thorfinn visitou Vinlândia mais de uma vez e, em uma delas, ficou por lá três anos com sua esposa, a também islandesa e exploradora Gudrid Thorbjarnardóttir. Quem leu o mangá sabe quem é ela (sua aparição ainda não aconteceu no anime). Então de certa forma eu dei outro spoiler histórico.

Gudrid no mangá

Na Saga dos Groenlandeses (e não é mencionado na de Erik) é dito que Gudrid viajou com o pai para a Groenlândia, onde se casou com um fazendeiro, tudo isso antes de Thorfinn. Porém ela abandonou o lugar para viajar com Leif e depois se casou com irmão deste, Thorstein. Quando Thorstein decidiu ir buscar o corpo do irmão (Thorvald, que citei lá em cima) na Vinlândia, Gudrid o acompanhou, marcando o início de suas explorações.

Gudrid e Thorfinn, nesse período de três anos em que ficaram no assentamento, tiveram um filho de nome Snorri, que é o primeiro descendente de Europeus a nascer na América. Tanto Gudrid quanto Snorri se converteram ao cristianismo. Existe até uma lenda de que Gudrid se encontrou pessoalmente com o Papa para narrar suas aventuras, mas não existe evidências disso. Fato é que ela deixou de lado a vida de aventureira e virou freira, vivendo reclusa em uma igreja

Na Filadélfia, Pensilvânia (Estados Unidos), existe uma estátua de Thorfinn, com uma outra idêntica na Islândia. Também na Islândia há uma estátua de Gudrid em uma pose de exploradora com Snorri nos ombros.



Só para concluir essa parte, a quinta viagem descrita foi comandada por uma filha de Erik chamada Freydis. Ela também não é importante aqui, porque nem é mencionada no mangá.

Fico por aqui, por enquanto. No começo pensei em fazer um post único, só que acabou ficando gigantesco então dividi em dois. Espero que não se divida em mais uma parte. Como escrevi as duas juntas, a segunda parte já está quase pronta então mês que vem deve sair.

Enquanto aqui vimos mais sobre exploradores e sagas, na segunda parte vamos ver mais sobre os vikings guerreiros como Thorkell e Askeladd, os Jomsvikings e sobre a realeza!
Atualização: A segunda parte pode ser lida clicando aqui! Também já temos uma parte 3, você pode ler clicando aqui!

Até a próxima postagem!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu não postei a parte 2, essa série teve poucos acessos, então imaginei que as pessoas não teriam tanto interesse. Mas posso começar a planejar uma volta.

      Excluir
  2. wow, que conteúdo bom, obrigada por ter escrito sobre, fui pesquisar sobre canute pq li canuto ii em algm lugar e lembrei de viland saga, acabei encontrando o que você escreveu e to me divertindo lendo isso daq, obgdao pelo conteúdo :D

    ResponderExcluir