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quarta-feira, 29 de agosto de 2018

As referências à cultura japonesa no Arco de Wano em One Piece

Eiichiro Oda tem a tradição de inserir referências à culturas e países nas nações do mundo de One Piece, como a Espanha em Dressrosa e o Egito em Alabasta. Atualmente, no mangá, é a vez de Wano. Nessa postagem vou mostrar as referências à cultura japonesa que vimos até agora, e elas são muitas!

Uma das primeiras impressões que tivemos de Wano veio das águas próximas ao país. Aquilo logo me chamou a atenção, porque eu conhecia de onde vieram. Existe um estilo de pintura chamado xilogravura, baseado em entalhar e pintar uma placa de madeira e depois aplicar ela em uma tela como se fosse um carimbo. Um dos gêneros de xilogravura é chamado de ukiyo-e, que comumente retrata paisagens, pessoas, paisagens e lendas. É tão popular no Japão que é chamado simplesmente de "estampa japonesa". E as ondas que Eiichiro Oda desenhou em One Piece são a referência mais direta possível, já que são idênticas às ondas desenhadas pelo artista Katsushika Hokusai em uma das xilogravuras mais famosas (e que talvez você já tenha visto em algum lugar), batizada "A Grande Onda de Kanagawa". A comparação está aí do lado, mas só da parte igual, recomendo ver a pintura inteira, ela é bem bonita. Curiosidade: um dos trabalhos de Hokusai é considerado o primeiro mangá da história.

As referências à ukiyo-e não acabam aqui. Talvez o visual da Tsuru tenha te causado estranheza no começo, mas saiba que o estilo de desenho dela é baseado no dessas xilogravuras. Coloquei ao lado a comparação com a obra Duas Belezas com bambu, de Kitagawa Utamaro. Ele era especialista em fazer bijin-ga, que são xilogravuras com o objetivo de retratar a beleza feminina. Pintava muitas gueixas, mulheres amamentando, se maquiando ou tocando instrumentos e seu estilo é idêntico ao que Oda usou em Tsuru.

Os Chapéus de Palha notam ainda que existem carpas na água. Chamadas de koi, as carpas japonesas têm algumas mutações naturais que as deixam bem coloridas e em tons variados, por isso são usadas para ornamento em lagos e aquários. Existem até feiras anuais para exposição, compra, leilão e até concursos de carpas, e são eventos realmente grandes. É coisa séria.



Momotaro. Hasegawa Takejirou, 1886.
Tama (ou O-Tama) traz muitas referências. Primeiro, é dito nas notas que ela fala o dialeto tohoku, essa é mais uma coisa que escapa na tradução. Esse dialeto é específico de uma região, só que na cultura popular japonesa ele é usado para identificar personagens de regiões rurais. Fazendo uma analogia bem exagerada, é como o dialeto caipira que temos aqui no Brasil. Foi uma forma de indicar as origens rurais de Tama.
Seus poderes fazem referência a duas histórias famosas. A primeira é a de Momotaro, que já inspirou Oda em diversas vezes. Nessa história, o protagonista Momotaro usa docinhos chamados dango para alimentar e ganhar a amizade de três animais: um macaco, um faisão e um cachorro. Essa lenda, e esses três animais, inspiraram Oda nos nomes dos almirantes (Kizaru significa "macaco amarelo", Aokiji significa "faisão azul" e Akainu, "cachorro vermelho).
A outra é uma chamada Kobutori Jisan, sobre um velho senhor que tinha um nódulo na bochecha, e ele encontra ogros que removem esse caroço da mesma forma que Tama remove as bolinhas. Depois o velho fica amigo desses ogros.

Um dos bichos que Tama transforma em aliado no começo é Komachiyo, que é um komainu. Aqui entraremos na complexa organização de um templo xintoísta (o xintoísmo é a principal religião do Japão). Um templo xintoísta não é simplesmente uma construção, ele é um espaço bem grande que possui várias estruturas dentro, como pequenos templos, salões de oração, fontes para purificação e outras. Cada um desses grandes templos possui um honden, que é o salão principal onde fica guardado o objeto que representa a divindade daquele lugar. Somente sacerdotes entram nesse salão. Na frente dos portões desses honden (e às vezes no salão de orações também) há um parte de estátuas representando criaturas que parecem a mistura de leão com cachorro. Eles servem para proteger o templo e manter afastados os espíritos malignos.
Os chineses possuem estátuas bem parecidas em sua cultura e os komainu aparecem até entra os budistas, inclusive em seus templos. Existe uma popularização tão grande que as pessoas até compram algumas dessas estátuas para ter em casa.


Outra estrutura comum em templos e que One Piece exibiu com clareza é o torii. Eles servem para indicar o caminho até algum santuário, ou de fato mostrar a entrada do templo. Como o Japão tem uma enxurrada de templos, você pode encontrar torii por todos os lados. E, é claro, tem também a popularização, que faz as pessoas usarem eles sem saberem o real significado.
O personagem Tenguyama Hitetsu entrega em sua aparência e até no nome no que foi inspirado: no tengu. São criaturas sobrenaturais que parecem a mistura de humanos com pássaros, com mais características humanas. Uma das coisas que mais chamam a atenção é o nariz gigante e pontudo, além da pele vermelha. Alguns eram retratados com bicos, mas essa representação é menos comum. As asas estão sempre presentes. E Tenguyama tem tudo isso, mesmo que sejam postiços, parte de sua vestimenta.



É óbvio que teríamos a presença do sumô, afinal o esporte é bem popular no Japão. Bem mais que uma luta, é também um ritual cheio de tradição que já dura séculos. O objetivo do combate é tirar o adversário do ringue (erguendo-o ou empurrando-o para fora da borda circular) ou derrubá-lo (na verdade, já perde aquele que encostar no chão qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés). O nível mais alto que um lutador de sumô pode chegar é o yokozuna, que é reconhecido oficialmente pela associação do esporte. Urashima, que luta sumô em Wano, é um yokozuna. Esse também era o nome do sapo guerreiro lá no arco de Water 7.

Algumas pessoas podem ter deixado essa passar, porém eu, como fã de Naruto, não deixei. Lembram que, em Naruto, o Jiraiya usava uma técnica com óleo de sapo? E em One Piece vimos que Usopp se disfarçou como vendedor desse material. Mas o que diabos é óleo de sapo? Eu tinha pesquisado um tempão atrás por causa do Jiraiya. Chamado lá de gama no abura, o óleo de sapo vem dos gama (uma espécie de sapo do gênero Bufo), que acredita-se ter propriedades mágicas, principalmente pelo veneno que esses sapos têm que mantém os predadores longe. O sapo é colocado em um pote de barro, que vai fogo, e quando aquecido ele começa a liberar o óleo. É um produto vendido como tendo propriedades de cura, sendo mais comum em lugares rurais.



Nas traduções para idiomas que não sejam o japonês uma característica da personagem Kiku (ou O-Kiku). As notas de rodapé até descrevem, mas ainda fica esquisito. Kiku quando vai dizer algo de si mesma ela usa a palavra "sessha", um pronome que significa simplesmente "eu". A questão é sobre o significado tradicional por trás da palavra. Ela é antiga, usada no Japão Feudal apenas por... samurais! Por isso Zoro acha estranho quando ela usa essa palavra. Depois temos a revelação de que Kiku realmente é uma samurai, o que justifica o uso da palavra. E por falar nisso...

Por fim, mas não menos relevante, a cultura samurai. Ela já esteve presente em vários aspectos durante todo o decorrer da história de One Piece e é óbvio que uma aventura com temática oriental não deixaria de focar nisso. Samurais eram soldados especiais que seguiam um código de honra bem restrito chamado bushido e trabalhavam para senhores feudais e lordes donos de terras. Eles eram bem respeitados e honrados por conta da disciplina e do posto que ocupavam. Inclusive essa honra era muito importante e se ela fosse violada de alguma forma, como por exemplo se o samurai deixasse seu senhor morrer, era preciso realizar o seppuku como forma de limpar a desonra. O seppuku, ou harakiri, é um suicídio ritualístico onde o samurai usa sua espada para abrir um rasgo horizontal no próprio abdômen. Caso o samurai não tenha um senhor (seja lá qual for o motivo) ou simplesmente viva vagando sem mestre, ele é chamado de ronin. Zoro passou por quase todos esses estágios em seu tempo disfarçado em Wano.

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Conforme mais referências aparecerem eu vou atualizando!

Até a próxima postagem!
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Personagens de Boku no Hero Academia - Parte 2: Alunos da Classe 1-A


Segunda parte da lista de personagens de Boku no Hero Academia, fechando os alunos da Classe 1-A com os 10 restantes.




TENYA IIDA
Tenya Iida vem de uma família de heróis com prestígio. O que o motiva é ser um herói tão bom quanto Ingenium, seu irmão mais velho. Ele é bem inteligente, formal e respeita as regras como ninguém. Também possui um grande senso de liderança, honra e responsabilidade, principalmente depois de ser escolhido como representante de sua turma, o que o coloca quase sempre tentando fazer seus colegas andarem na linha. A individualidade de Tenya se chama Engine, que aumenta a potência de suas pernas para correr com muito mais velocidade e chutar com grande força.


FUMIKAGE TOKOYAMI
Fumikage Tokoyami é uma pessoa bem séria, mas isso não significa que seja mau ou bravo, é apenas bem reservado e focado. Fala muito pouco, a não ser quando necessário. Sua individualidade é uma das mais poderosas, Dark Shadow, que o torna o hospedeiro de uma sombra viva e com inteligência própria que fica absurdamente poderosa (e também fora de controle) durante a noite. Além de possuir muito poder ele é bem inteligente e amigável (quando precisa). Gosta da escuridão e da noite, um dos motivos para escolher seu nome de herói como Tsukuyomi, que é o deus japonês da Lua.

DENKI KAMINARI 
Denki Kaminari é um dos estudantes mais extrovertidos da classe, adora fazer piadas e dar em cima das garotas. Não é muito inteligente e às vezes é bem afobado, o que o coloca em situações bem ruins. Principalmente porque sua individualidade, Electrification, possui um limite, que Denki sempre quebra por conta de seu desespero. Com esse poder ele é capaz de gerar eletricidade, porém se emitir uma carga muito alta seu cérebro entra em curto circuito e ele fica "idiota", sem conseguir falar e fazendo apenas gestos simples. Por causa desse defeito ele sempre é motivo de piada entre seus amigos. O nome de herói que ele escolheu é Chargebolt.

MINORU MINETA
Minoru Mineta é o menor da sala e também o mais medroso. Na maioria das situações de combate ou treinamento ele está assustado ou tentando se esconder. É bem tarado e quase todas as suas ações são voltadas para impressionar alguma garota, espioná-las ou simplesmente tocar nelas. Tanto que sua motivação para se tornar herói é para conseguir mais mulheres. Sua individualidade (Pop Off) lhe permite gerar pela cabeça algumas bolinhas adesivas, que podem sem removidas (outras nascem no lugar). Escolheu como nome de herói Grape Fruit, já que suas bolinhas parecem uvas.


MOMO YAOYOROZU
Momo Yaoyorozu veio de uma família consagrada de heróis e sempre foi incentivada a estudar muito, o que sempre lhe garantia o primeiro lugar em tudo, porém a deixava um tanto sem amigos. Sua individualidade se chama Creation, o que lhe deu o codinome de Creati e lhe permite gerar qualquer tipo de objeto a partir de sua gordura corporal. Ela consegue criar todo tipo de arma, utensílio ou ferramenta, desde que conheça a composição e o tamanho. Sua única limitação é que ela precisa tirar da pele, então não pode ser algo maior que ela. O que mais impressiona em Momo são suas habilidades: ela é especialista em quase todo tipo de arma, possui condicionamento físico mais elevado que os demais colegas de turma e é tão inteligente que sua pontuação ultrapassa o máximo, o que a classifica como um gênio.

MEZO SHOJI
Mezo Shoji é bem grande, musculoso e tem uma aparência ameaçadora, mas, apesar disso, ele é bem gentil e tranquilo. Sua individualidade se chama Dupli-Armis, que modificou seu corpo, dando-o seis braços, o que lhe rendeu seu nome de herói: Tentacole. Ele pode fazer surgir outras partes de seu corpo nesses braços, como outros braços (formando uma longe rede de braços), boca ou olhos, e se algum deles for destruído logo irá se regenerar. Junto com esse poder vem uma força absurda, permitindo-o erguer mais de meia tonelada. Além dos braços, sua cabeça também tem um formato peculiar, e ele usa uma máscara há muito tempo, mas foi interrompido quando iria dizer o motivo, então ainda não sabemos o porquê.


KYOKA JIRO
Kyoka Jiro é uma garota um pouco introvertida, às vezes parece meio indiferente e pouco entusiasmada, gosta de fazer comentários sarcásticos e provocar seus colegas. Por dentro ela parece bem mais sentimental e um pouco tímida, quase nunca expressando isso. Seus pais são músicos e ela adora rock, inclusive possui a mesma individualidade da mãe, Earphone Jack (que também é seu nome de heroína), que lhe permite transmitir as vibrações de seu coração para qualquer coisa em que encaixe os plugues que saem dos lóbulos de suas orelhas. Seu uniforme tem amplificadores para que esses sons saíam como verdadeiras ondas de choque destrutivas.

HANTA SERO
Hanta Sero é um dos mais extrovertidos da classe. Está quase sempre sorrindo, é bem amigável e gosta de exibir seus poderes. De fato ele consegue se destacar em vários tipos de prova, indo contra todas as expectativas de seus poderes. A individualidade que possui, Tape, modificou seus cotovelos, deixando-os parecidos com rolos que disparam um tipo de fita adesiva mais resistente e grudenta que o normal. Hanta é capaz de controlar o disparo dessas fitas, assim como de puxar e enrolar elas de volta. E, é claro, ele pode cortar a fita sem problemas. Seu nome de herói é Cellophane.
KOJI KODA
Koji Koda nasceu com uma individualidade chamada Anivoice, que o permite falar com animais. Junto com isso veio uma leve modificação no formato de sua cabeça, mudando também a boca. Prefere não falar muito, nem interage muito com as pessoas, restringindo-se apenas a fazer alguns gestos quando precisa de expressar. Por conta disso é dito que ele é ótimo para guardar segredos. Ele prefere passar o tempo e se comunicar com os animais, que é quando ele não fica tomado pela timidez. Apesar de preferir a companhia de animais ele tem medo de insetos. Seu nome de herói é Anima.


RIKIDO SATO
Rikido Sato adotou o nome de herói de Sugarman, por conta de sua individualidade chamada Sugar Rush, que o permite ampliar sua força ao consumir açúcar. Por conta disso ele aprendeu a ser um grande cozinheiro, especialista em fazer doces como bolos, o que conquista todos os seus colegas de classe. Mesmo sem ativar seu poder ele já é bem grande de forte, mas ao comer açúcar sua musculatura cresce e fica bem aparente no uniforme, e ele tem 3 minutos de poder a cada 10 gramas de açúcar, só que isso não é tão problemático, afinal ele sempre carrega ou poder preparar seus bolos.


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Até a próxima postagem!

sábado, 18 de agosto de 2018

Tobirama Senju, o gênio dos jutsus e seu legado no mundo shinobi

Esses dias, confesso que não faço ideia do porquê, me peguei tentando imaginar um pouco mais do universo de Naruto, olhando pelos aspectos da cultura e história. E então fiquei me perguntando quem seriam as figuras importantes naquele mundo, como temos Albert Einstein, Napoleão, Shakespeare e tantos outros no nosso. Sabe quem eu imaginei como o mais importante de todos? Tobirama, o Segundo Hokage. E ele é tão subestimado e esquecido nesses quesitos que resolvi fazer esse post para pensarmos sobre tudo isso.


É claro que Hashirama e Madara foram revolucionários ao criarem o sistema de aldeias que seria copiado em todo o mundo ninja, mas pensem no que vem logo depois. Nesse post quero mostrar que esse gênio dos jutsus chamado Tobirama Senju causou tanto impacto quanto aqueles dois.


Foi Tobirama quem criou a maior parte das instituições que formam a Aldeia da Folha. Algumas delas são a ANBU, a Academia Ninja e a Polícia Militar (dada para o Clã Uchiha para apaziguar uma possível guerra). Ele também era bem habilidoso, era ninja médico, sensor, especialista em técnicas com papéis-bomba e criador de jutsus.

Vamos falar dos jutsus. Na primeira vez que o vimos em ação (quando foi ressuscitado por Orochimaru) a única coisa que ele fez foi se mostrar um excelente usuário do estilo água, provavelmente o melhor já mostrado (veja a lista que fiz aqui). Ele era capaz de criar água do nada, enquanto alguns apenas manipulam a já existente, e fazia isso em quantidades suficientes para formar tsunamis. Uma coisa que pensei enquanto escrevia o texto é que os jutsus de Tobirama foram feitos para combater seus inimigos de longa data: os Uchiha. As técnicas de água são perfeitas contra as de fogo dos Uchiha.

Meu eu quero mesmo é falar dos jutsus que ele criou. Começando pelo famosíssimo Clones das Sombras (Kage Bunshin no Jutsu), que nem preciso descrever, né? Esse seria o jutsu que transformaria o Naruto no Hokage que conhecemos, afinal foi sua primeira técnica e aquela que o permitiu atingir o Modo Sannin, dominar o Rasengan e muito mais. Sem isso, Naruto jamais chegaria onde chegou. Aliás, se não fosse por esse jutsu talvez ele teria morrido pelo Mizuki lá no primeiro capítulo.

Apesar de ficar famoso com o Quarto Hokage, o Jutsu do Deus do Trovão (Hiraishin no Jutsu) também é criação de Tobirama. É aquele onde o usuário consegue se mover com velocidade fora do normal, praticamente um teleporte. Com essa técnica Minato ficou conhecido como O Relâmpago Amarelo de Konoha e sabemos que ele foi fundamental na Terceira Grande Guerra Shinobi (o principal motivo que o levaria a se tornar o Quarto Hokage). Imagine o que seria dessa guerra sem o Hiraishin, ou seja, sem o Minato como o conhecemos. Os adversários da Aldeia da Folha poderiam ter vencido a guerra e hoje as coisas seriam bem diferentes.

O último dos três grandes jutsus de Tobirama é aquele que mudou para sempre o mundo, em especial na Quarta Grande Guerra Shinobi: o Edo Tensei, ou Reencarnação do Mundo Impuro. Um dos jutsus com maior poder, afinal ressuscitar os mortos não é algo fácil, e é difícil imaginar como alguém foi capaz de criar um jutsu desse tipo. É realmente um dos que mais me impressiona. Futuramente poucos iriam ser capazes de usar essa técnica, além de Tobirama apenas o também talentosíssimo Orochimaru a dominou, e depois Kabuto a usou em uma escala jamais vista, ressuscitando ninjas tão lendários e poderosos que equilibraram a força contra os exércitos gigantescos da Aliança Shinobi.

O Clone das Sombras é ótimo para combater o taijutsu dos Uchiha, o Hiraishin conseguiria ser rápido o suficiente para driblar o Sharingan (pelo menos nos níveis iniciais) e o Edo Tensei pode ter sido criado para trazer de volta seu irmão que morreu no confronto com o clã rival.

E é possível que ele tenha criado outras centenas de técnicas. Entendeu porque eu o chamei de "gênio dos jutsus"?

Ele também foi um grande sensei. Seu time oficial era composto por Koharu Utatane, Homura Mitokado e Hiruzen Sarutobi. Os dois primeiros se tornariam conselheiros da aldeia, e Hiruzen viria a ser ninguém menos que o Terceiro Hokage.
Por fim, sabemos que Tobirama morreu na Primeira Grande Guerra, enfrentando sozinho toda a unidade militar dos irmãos Kinkaku e Ginkaku da Aldeia da Nuvem, enquanto dava a chance do seu time escapar ileso.


Perceberam como Tobirama teve muitos feitos e a maioria das vezes nunca notamos isso?

Gostei de fazer textos desse tipo, analisando outros aspectos do mundo de Naruto, talvez eu faça mais daqui pra frente.

Até a próxima postagem!

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Cards de Yu-Gi-Oh: Deck do Arkana/Pandora



Vamos ao Deck do Arkana, que é chamado de Pandora no mangá e na versão japonesa do anime:


Mago Negro
Tomate Místico
Legião Demoníaca de Bobos da Corte Boneco da Morte
Monstro que Renasce
Cortina de Mago Negro
Guilhotina Mística Ectoplasma
Flechas Anti-Magia
Mil Facas
Aceno para as Trevas Renovação Negra
Balança das Sombras Correntes do Pesadelo


Todo o estilo de jogo de Arkana gira em torno de suas cartas do Mago Negro (foi mostrado que ele tem, no mínimo, três dessas no seu deck). A maioria das cartas mágicas servem para aprimorar esses Magos Negros ou auxiliá-los em suas estratégias. E esse Mago Negro é diferente do de Yugi, ele é bem mais sombrio, com um traje diferente, só que com os mesmos pontos de ataque e defesa.
Para complementar, Arkana usa de uma trapaça. Ele corta um pedacinho das bordas de algumas cartas, fazendo com que o oponente, na hora de embaralhar o deck, acabe deixando algumas cartas específicas nos pontos que Arkana quer. Isso faz com que ele puxe um Mago Negro logo no começo do jogo.

Uma boa parte das cartas mostradas no anime não tem uma versão no jogo tradicional, por isso tive que montar essas cartas. Vocês perceberão quais são, porque estarão em português (menos o Mago Negra, essa daí é da edição brasileira mesmo). Isso me fez pensar se você vão querer mais cartas em português ou preferem as originais. Digam aí nos comentários o que acham de eu traduzir as cartas.


Veja os outros decks clicando aqui.

Até a próxima postagem

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

5 animes que já foram banidos em alguns países


Existem dezenas de animes que já foram banidos em algum país pelo mundo, mas nessa lista eu preferi reunir os que foram banidos pelos motivos mais curiosos ou inusitados.

Death Note foi um sucesso em vários países, mas na China isso foi visto como algo negativo para as crianças. Nas escolas, várias crianças estavam personalizando os cadernos e fazendo seus próprios death notes, e como todo o conceito sobre o caderno é meio mórbido (e psicopata, dependendo de quem comentar), foi interpretado que o anime estava ensinando as crianças a querer matar pessoas. Ou pelo menos insinuar que estavam matando pessoas, afinal era só para isso que o death note servia. A China realmente proibiu o anime e o mangá. No Novo México, nos Estados Unidos, isso quase aconteceu pelos mesmos motivos, as escolas pressionaram, mas nada aconteceu.

Em 2001, quando o mundo surtava com Pokémon, a Arábia Saudita proibiu o jogo. Para entender o motivo vocês precisam saber que a Arábia Saudita é um país onde 97% da população é muçulmana, o islamismo é a religião oficial e, por lei, o muçulmano que se converter à outra religião pode receber pena de morte. Lá é comum que saiam as fatwas, que é quando as autoridades religiosas se pronunciam sobre um tema específico dizendo como as leis islâmicas se aplicam naquele caso. Nesse ano de 2001 saiu uma fatwa dizendo que Pokémon trazia símbolos de outras religiões (como elementos da mitologia japonesa e até mesmo uma suposta Estrela de Davi, símbolo do judaísmo). Existe até uma história de que o anime e o jogo seriam uma conspiração dos judeus. Resultado: banido. E as cartas e todos os jogos relacionados foram banidos também porque, segundo eles, incentivavam a jogatina.

A França foi um dos países mais afetados pela Segunda Guerra Mundial, em especial pela ocupação nazista em seu território que durou muitos anos. Isso tornou o país muito rígido contra qualquer manifestação neonazista, e isso sobrou pro anime Kinnikuman. Nele existe um personagem chamado Brocken Jr., filho de um nazista e que por isso usa o uniforme do pai. Porém ele não apresenta nem segue as ideologias nazistas. Mesmo assim, 87 dos 137 episódios foram banidos no país sob a alegação de que o anime apresentava um nazista como uma pessoa boa e heroica. Já o mangá foi banido por completo. E a coleção de bonecos do anime, quando chegou aos Estados Unidos, teve o boneco de Brocken removido e substituído pelo de outro personagem. Ele também foi substituído em vários jogos nas versões de outros países.

Design do Coréia para o anime
Hetalia: Axis Powers é um mangá que traz países representados como pessoas, focando nos times formados na Segunda Guerra Mundial. Alguns poderiam reclamar que o anime utiliza muito os estereótipos de cada país para compor os personagens, mas é exatamente essa a ideia. O do Canadá, por exemplo, é calminho e sossegado, o da Itália é um obcecado por massas e o do Japão é disciplinado, trabalhador e possui obsessão por pornografia. O problema aconteceu na Coréia do Sul, onde a população ficou revoltada com a caracterização de seu país e uma petição online conseguiu banir o anime. A caracterização da Coreia é um sujeito obcecado por video game e internet e com uma relação de amor e ódio com o Japão, às vezes odiando, mas sempre querendo ser igual a ele. Lembrando que o Japão já dominou a Coreia do Sul por anos no passado, em uma das ocupações mais violentas da história. E o personagem se chama apenas Coreia porque, para o Japão, existe apenas uma (e a Coreia do Norte é um território rebelde).

Comparação entre Dot Pixis e o tal general
Shingeki no Kyojin é outro anime que já enfrentou muitos problemas. Ele esteve entre os 38 banidos na China em 2015 por apresentar muita violência explícita (o que, segundo as autoridades, tornaria as crianças violentas), mas vou comentar um motivo mais curioso que gerou polêmica um tempo atrás. Um dos personagens do anime, Dot Pixies, se parece muito com Yoshifuru Akiyama, que foi um general japonês na época em que o Império do Japão invadiu, conquistou e dominou a China (começou um pouco antes da Segunda Guerra Mundial e durou por toda ela). No Japão, o general é um herói de guerra, mas a China o conhece como um dos responsáveis pelos massacres e outros crimes horríveis que os japoneses fizeram na China durante o domínio. Isso fez com que o autor do mangá, Hajime Isayama, fosse ameaçado de morte por chineses.


Se vocês gostarem dessa postagem posso fazer uma parte 2! É só dizer aí nos comentários!

Até a próxima postagem!

A Ordem dos Cavaleiros Mágicos de Black Clover

Essa é mais uma daquelas típicas postagens de teste para ver se vale a pena adicionar mais um animangá ao blog. Dessa vez lhes trago um post sobre Black Clover, que ultimamente tem sido considerado um dos Três Grandes mangás da Shonen Jump (junto com One Piece e Boku no Hero Academia).


A principal força de defesa e ataque do Reino de Clover é a Ordem dos Cavaleiros Mágicos, uma organização formada por magos guerreiros que servem como soldados, policiais e aventureiros ao mesmo tempo.

O exame de admissão
Para se tornar um Cavaleiro Mágico o único requisito é ser habilidoso e poderoso. Além, é claro, de passar em um exame de admissão. Pode parecer um critério muito bobo, que outros valores deveriam ser mais importantes, mas isso se deve ao fato de que os cavaleiros se envolvem em missões onde força e poder se tornam mais importantes que qualquer outra coisa.
O acesso para nobres e pessoas ricas é mais fácil, afinal eles podem se dedicar exclusivamente ao treinamento, sem se preocupar com trabalhar. Mas isso não significa que pobres não possam se tornar cavaleiros, eles só precisam se esforçar mais e se dedicar bastante no teste de admissão.

Outro evento importante acontece anualmente (esse período é marcado de março à abril do ano seguinte) e funciona como uma premiação para os cavaleiros que se destacaram. São dadas estrelas para cavaleiros, grupos ou esquadrões que realizaram missões com sucesso, se sobressaíram acima dos outros ou coisas parecidas. E, no final, o evento conta com uma premiação para os que receberam mais estrelas, incluindo promoções para ranks superiores e bônus em dinheiro no salário.

Os capitães dos esquadrões
A hierarquia da ordem também é bem definida. Acima de todos vem o Mago Imperador, um posto único ocupado apenas pelo mago mais poderoso do reino. A maioria das ações dentro da ordem é o Mago Imperador quem faz, como promover cavaleiros. Abaixo dele há os Grão Cavaleiros Mágicos, rank a qual pertencem todos os capitães de esquadrões. Depois há três ranks gerais, que são menos seletos e possuem vários cavaleiros. São eles, do maior para o menor: Sênior, Intermediário e Júnior.

Os cavaleiros são divididos em nove esquadrões, cada um destes liderados por um Capitão. Os esquadrões são esses, organizados em ordem de estrelas:

ALVORECER DOURADO TOURO NEGRO ÁGUIA DE PRATA
ROSA AZUL REI LEÃO CARMESIM LOUVA-A-DEUS VERDE
PAVÃO CORAL ORCA PÚRPURA CERVO CIANO

Vou falar melhor sobre os esquadrões em uma postagem futura, assim como sobre os capitães. Então termino essa postagem por aqui, aguardem a próxima!

Até a próxima postagem!