Vamos para a parte 4 da nossa série Histórias Reais de Vinland Saga, onde trago as inspirações históricas e lendárias para Vinland Saga!
Nas partes anteriores abordei os seguintes temas:
- Parte 1: começamos com os vikings exploradores, como Erik Leifson e Thorfinn (recomendo ler antes)
- Parte 2: vimos os vikings guerreiros, incluindo os Jomsvikings
- Parte 3: conhecemos a história de Canuto e como ele se tornou um rei grandioso
E nessa parte 4 vamos conhecer a inspiração por trás do nome da série, a tão almejada Vinlândia!
Leif Erikson descobre a América, por Hans Dahl |
Menções ao território da Vinlândia, inclusive usando esse nome, aparecem em várias fontes medievais, entre elas as já conhecidas (se você leu a parte 1) Saga dos Groenlandeses e Saga de Erik, o Vermelho. Essas duas juntas formam a Saga da Vinlândia, pois contam justamente como foi a jornada de descoberta e colonização desse lugar.
Sagas são documentos escritos compilando várias informações que misturam histórias reais, lendas (fatos misturados com ficção) e mitologia (ficção pura). No entanto, os povos nórdicos com cultura de navegação (que vamos generalizar como vikings para simplificar) não tinham o costume de escrever seus relatos, de modo que praticamente tudo que sabemos sobre eles veio de gente que se comprometeu a escrever suas histórias décadas depois. A Saga da Vinlândia, por exemplo, foi escrita 200 anos depois das histórias que ela conta! Então é de se esperar que haja contradições, exageros, etc., o que vou tentar fazer aqui é resumir da melhor forma que der.
Dito isso, vamos ao assunto principal. Nos dois documentos da Saga da Vinlândia estão relatadas algumas viagens dos exploradores nórdicos para territórios mais ao oeste. Temos quatro pontos mais importantes para destacar e com eles vou construir a história:
Groenlândia
A Groenlândia é a maior ilha do mundo e ao longo da história foi habitado por vários povos. Por volta do ano 900 foi descoberta pelo navegador norueguês Gunnbjörn Ulfsson, mas foi Erik, o Vermelho, quem a explorou pra valer. Segundo os relatos, Erik passou três anos mapeando a ilha enquanto estava exilado por conta de uma condenação por ter assassinado seu vizinho.
Existem várias lendas para a origem do nome Groenlândia, a mais famosa diz que Erik voltou para casa na Islândia dizendo que tinha descoberto uma terra cheia de verde, ou seja sem tanta neve, onde se poderia plantar tudo, daí veio o nome: Grønland em dinamarquês significa literalmente "terra verde", repare na semelhança com o inglês "green land". Existem dúvidas se ele falou isso apenas para atrair exploradores e colonizadores, porque a Groenlândia é bem rochosa e não tem muito solo de plantio disponível.
De qualquer forma ele realmente conseguiu organizar uma expedição de colonização que chegou na ilha por volta de 985, estabelecendo a primeira colônia europeia por lá. Erik fundou um povoado chamado Brattalid, que será importante mais pra frente. Ah, até hoje a Groenlândia é parte da Dinamarca.
Alguém consegue ver o verde na Terra Verde? |
Nesse meio tempo, um navegador chamado Bjarni Herjólfsson avistou vários territórios bem mais ao oeste da própria Groenlândia, porém ele apenas viu de longe em seu barco, não chegou a atracar. Seus registros, entretanto, serviriam de inspiração para outras pessoas mais à frente.
Helulândia
Depois que Erik morreu, seu filho Leif Erikson deu continuidade na jornada de exploração. Ele saiu de Brattalid, na Groenlândia, por volta do ano 1000 e continuou navegando para oeste até encontrar um dos lugares descritos por Bjarni, que Leif batizou como "Terra das Rochas Planas". Ali foi estabelecido um assentamento e, segundo as descobertas arqueológicas, houve até um centro de trocas comerciais. Inclusive há indícios de que os vikings fizeram trocas com os nativos americanos, especialmente o povo dorset.
Esse lugar hoje é conhecido como Ilha de Baffin, a maior ilha do Canadá.
Marclândia
Cerca de dois ou três anos depois de descobrir a Helulândia, Leif continuou navegando, dessa vez descendo um pouco, até chegar ao lugar que batizou de Marclândia. Esse nome significa "Terra dos Bosques", porque era um lugar repleto de árvores. Os vikings cortaram muita madeira desse lugar e levaram para a Groenlândia, afinal vimos que lá não tinha muito espaço para árvores.
A Marclândia também fica onde hoje é o Canadá.
Vinlândia
Por fim, a viagem de Leif Erikson o levou até o lugar que batizou de Vinlândia. A tradução do nome ainda é alvo de discussões, o mais provável é que "vin" signifique um campo extenso de grama e vegetação, um prado ou vinhedo, então Vinlândia seria algo como "Terra dos Vinhedos". Isso porque esse território em que ele chegou parecia perfeito: campos imensos de verde para todo lado, com todo tipo de árvores, plantas e animais, um verdadeiro paraíso.
O mapa da viagem completa:
Pois é, a Vinlândia nada mais é que um pedaço no norte do continente americano. Ou seja, os vikings chegaram à América uns 500 anos antes de Cristóvão Colombo! Sim, aprendíamos errado na escola. Além de estar errado dizer que Colombro "descobriu" a América, pois já havia nativos por lá na sua chegada, ainda é errado dizer que ele foi o primeiro a chegar no continente. No título desse post eu coloquei "descoberta da Vinlândia" porque eu o fiz sob toda a perspectiva dos vikings, que do seu ponto de vista estavam descobrindo o lugar.
Na Vinlândia também foi estabelecido um novo assentamento, que mais tarde seria transformado em um vilarejo viking. Um dos principais nomes na função de estabelecer esse vilarejo foi ninguém menos que Thorfinn Karlsefni, o explorador que seguiu o caminho (parando nos mesmos pontos que vimos) de Leif. Thorfinn e sua esposa Gudrid viveram na Vinlândia e tiveram um filho chamado Snorri, que é considerado o primeiro descendente de europeus nascido na América. Quem está acompanhando o mangá deve ter associado algumas coisas, né?
Não se tem muita certeza onde ficava esse vilarejo, mas em 1960 uma escavação encontrou resquícios de uma vila viking que podem ser do que estamos falando. Trata-se de L'Anse aux Meadows, na província canadense de Newfoundland e Labrador. Então, se quisermos ser bem precisos, a Vinlândia fica no Canadá.
É isso, espero que tenham gostado de mais essa parte!
Até a próxima postagem!
Maravilhoso todos os textos sobre Vinland Saga. Obrigado.
ResponderExcluirMuito legal mesmo, o autor fez uma excelente pesquisa e esclareceu dúvidas! Li as 4 postagens.
ResponderExcluirCara muito obrigada por esses textos!!!!!! Estao bem escritos e cheios de informações fodas
ResponderExcluirMuito bons os 4 textos, uma ótima explicação histórica
ResponderExcluirMuito obrigado pela pesquisa e disposição em desenvolver textos tão interessantes. Estou acompanhando o anime e daí pensei: e se vinlandia existiu? Fiz uma busca e tive a sorte de cair no seu blog. Parabéns e mais uma vez muito obrigado.
ResponderExcluirOlá, eu achei muito interessante e informada a sua pesquisa e embasamento sobre a obra, portanto utilizei ela como base para um trabalho acadêmico sobre vikings e é necessário formata-lo nas normas ABNT, ou seja, eu teria de citar o teu blog como referencia e citação, tem como você me disponibilizar teu nome completo para que eu possa cita-lo nas referências do meu trabalho?
ResponderExcluirBem legal, me sinto honrado. Meu nome é Pedro Silva.
ExcluirMuito obrigada, Pedro!! Saiba que teu texto foi bem produtivo para o desenvolvimento do meu trabalho, foi uma das fontes utilizadas que, mesmo sem ter retirado tantos dados daqui, me deixou fascinada e instigada a seguir lendo sobre. Eu assisti Vinland Saga semana passada apenas para iniciar esse trabalho e acabou que por conta dele eu fiquei completamente interessada sobre a cultura nórdica e a mensagem que o Makoto Yukimura queria passar, amanhã, sábado, iniciarei a segunda temporada que eu havia deixado de lado para poder iniciar o trabalho. E bom, se quiser assim que ele for totalmente finalizado e devidamente entregue ao meu orientador, posso tentar lhe enviar o arquivo.
ExcluirMuito obrigada, Pedro!! Saiba que teu texto foi bem produtivo para o desenvolvimento do meu trabalho, foi uma das fontes utilizadas que, mesmo sem ter retirado tantos dados daqui, me deixou fascinada e instigada a seguir lendo e pesquisando sobre. Eu assisti Vinland Saga semana passada apenas para iniciar esse trabalho e acabou que por conta dele eu fiquei completamente interessada sobre a cultura nórdica e a mensagem que o Makoto Yukimura queria passar, este fim de semana já iniciei a segunda temporada, a qual eu havia deixado de lado para poder iniciar o trabalho. E bom, se quiser assim que ele for totalmente finalizado e devidamente entregue ao meu orientador, posso tentar lhe enviar o arquivo!
ExcluirVou querer ver sim, obrigado!
Excluir