Postagens relacionadas

Recent

sábado, 24 de setembro de 2022

Membros da Guilda - Personagens de Bungo Stray Dogs

Bungo Stray Dogs é uma série sobre uma agência de detetives que investigam casos sobrenaturais além do conhecimento comum. A maioria de seus personagens é uma homenagem direta a grandes escritores, inclusive o nome é o mesmo, então resolvi fazer uma lista de personagens diferenciada: vou falar um pouco sobre o personagem, mas vou citar ainda sua inspiração e como isso deu origem aos seus poderes! Uma postagem específica sobre os poderes sai já no próximo mês!


O núcleo principal é bastante focado em escritores japoneses, que são pouco conhecidos pelo público geral aqui no ocidente, então decidi começar listando os membros do grupo conhecido como A Guilda. Ela possui escritores ocidentais mais conhecidos, pois são todos nomes famosos dos Estados Unidos no século XIX e começo do século XX, pioneiros de vários ramos da literatura como conhecemos hoje em dia.

Sem mais explicações, vamos ao post:

Francis Scott Key Fitzgerald

F. Scott Fitzgerald é considerado um dos maiores autores americanos. Ele adorava escrever sobre a decadência e os excessos da sociedade americana na década de 20, inclusive seu trabalho mais famoso, O Grande Gatsby, aborda esses assuntos e é reconhecido na lista de obras literárias capazes de retratar em resumo uma época inteira na história dos Estados Unidos.


Já no mangá ele possui as características básicas de uma pessoa rica e influente, como uma arrogância e noção de superioridade. Fitzgerald é o atual líder da Guilda e possui como poder chamado O Grande Fitzgerald, que parece ser uma brincadeira com o nome do seu livro famoso. 


Lucy Maud Montgomery

L. M. Montgomery escreveu mais de 500 contos e outros 500 poemas em toda a sua vida, o que é um feito bastante impressionante. Sua obra mais famosa é Anne de Green Gables, que já foi adaptada várias vezes em filmes, desenhos animados e talvez você conheça mais pela série da Netflix "Anne with an E". Parte de suas obras se deu ao fato de que sua mãe morreu quando ela tinha 21 meses e por isso  ela acabou sendo criada pelos avós em um lugar onde ficava muito sozinha, tendo que criar várias histórias e amigos imaginários para se divertir.


No mangá, Lucy tem sua história um pouco misturada com a de sua personagem Anne: ela foi criada em um orfanato onde era muito maltratada e vivia sob condições ruins, como tendo que usar roupas velhas. A própria habilidade principal de Lucy envolve uma marionete gigante chamada Anne, que inclusive é ruiva, uma clara alusão à sua personagem mais icônica.

Howard Phillips Lovecraft

H.P. Lovecraft é muito conhecido atualmente pelo seu panteão de deuses e criaturas do horror cósmico, um estilo que ele difundiu com obras como O Chamado de Cthulhu. Sua história é cheia de polêmicas, ele parecia ser uma pessoa muito distante, exótica e introvertida, passou por vários momentos tristes na vida, o que, junto com seus pesadelos constantes, alimentavam suas histórias de terror.


O Lovecraft do mangá possui vários comportamentos esquisitos que supostamente o escritor real tinha, como sua leve desconexão com a realidade e amor por coisas esquisitas. Os seus poderes envolvem bastante dos Mitos de Cthulhu das suas obras, como os tentáculos e visual de horror.


John Steinbeck

John Steinbeck é o único escritor nessa lista que recebeu um Nobel de Literatura. Sua maior obra se chama As Vinhas da Ira, sobre uma família pobre que sofre com a chegada do progresso nos campos de plantação. 


No mangá, John é um jovem tranquilo e que adora falar sobre a vida no campo, assim como os personagens de sua obra-prima. Ele parece ter uma amizade maior com Lovecraft e está constantemente contando histórias do campo para ele, mesmo que Lovecraft não ouça na maior parte das vezes. O seu poder leva o nome de seu principal livro.


Mark Twain

Mark Twin sempre aparece no top 3 nas discussões sobre os melhores escritores dos Estados Unidos, é considerado o pai da literatura moderna americana. Possui dois livros infantojuvenis que são agraciados como as obras literárias americanas mais clássicas: As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn. Tom Sawyer e Huckleberry Finn, dois amigos que se metem em várias aventuras pelo sul dos EUA na época da escravidão, tornaram-se nomes tão conhecidos que praticamente estão enraizados na cultura americana.


O Mark Twain no mangá é bem jovem, diferente dos outros membros da Guilda, talvez por isso seja o mais empolgado e contente no grupo. Ele é um excelente atirador de elite e seu poder envolve invocar dois bonecos que levam os nomes dos seus personagens clássicos.


Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe fez um pouco de tudo para a literatura: escreveu poemas, é um dos pioneiros entre os americanos na escrita de contos e contribuiu muito para a criação de gêneros que iriam se tornar colossais até hoje em dia, como a ficção científica e a ficção policial. Ele é muito conhecido por suas obras góticas, sombrias e cujos temas giravam em torno da morte e do sofrimento.


O Poe do mangá, após perder uma disputa de investigação, tornou-se muito recluso e passou a ter o ar mórbido e depressivo que as obras do autor tinham, tendo apenas alguns momentos em que demonstra ter um pingo de confiança e capacidade. Sua habilidade se chama O Gato Preto (Black Cat in the Rue Morgue), cujo nome vem de um conto do autor.


Louisa May Alcott

Louisa May Alcott é um dos nomes mais famosos quando se fala de literatura juvenil. Sua obra mais famosa se chama Mulherzinhas (que também é conhecido como Adoráveis Mulheres, dependendo da tradução), uma história sobre a vida de quatro irmãs encarando temas que Louisa adorava discutir, como a liberdade feminina e pressões sociais. Até hoje Mulherzinhas é um dos livros mais influentes de todos os tempos, praticamente a cada década temos um novo filme baseado nele e é leitura essencial.


No mangá ela é retratada como o clássico arquétipo da personagem tímida: ela fica vermelha com facilidade, gagueja quando está em uma situação incômoda e pode ficar ansiosa simplesmente pelo fato de alguém estar falando com ela. Sua habilidade tem o mesmo nome do seu livro mais famoso.


Herman Melville

Herman Melville foi um escritor com uma história bem triste. Ele publicou alguns trabalhos, entre eles Moby Dick, que não venderam muito e nem receberam bons comentários da crítica, por isso ele até deixou de publicar livros que tinha já prontos. Acabou morrendo aos 72 anos completamente esquecido. Somente depois da sua morte que Moby Dick foi redescoberto e se tornou o sucesso que é até hoje, mas já era tarde demais, vários de seus trabalhos que nunca foram publicados acabaram se perdendo.


No mangá Melville foi o antigo líder da Guilda algumas gerações atrás, por isso é reconhecido pela sua lealdade e liderança com a equipe. Possui um poder chamado Moby Dick, que é basicamente um veículo no formato de baleia que serve como base da organização e que Melville considera seu melhor amigo.


Margaret Mitchell

Margaret Mitchell trabalhava como repórter de jornal até ficar doente. No período que precisou ficar em casa para se recuperar ela escreveu seu primeiro e único livro, que em português recebeu o título de ...E o vento levou, um sucesso que em apenas quatro meses já bateu 1 milhão de cópias vendidas e em três anos virou o filme de mesmo nome que sustenta até hoje a maior arrecadação de bilheteria da história (com ajuste na inflação, claro, ficando na frente até de Avatar e Vingadores: Ultimato). Talvez pelo sucesso e dinheiro que ganhou de uma vez ela decidiu se aposentar sem lançar mais nada.


Não sei se tem a ver com esse último fato, mas a Margaret do mangá é bem arrogante às vezes e parece menosprezar seus adversários. Por outro lado, ela só está na guilda para conseguir dinheiro e pagar as dívidas de sua família e limpar seu nome. O nome da sua habilidade é justamente "...E o vento levou".


Nathaniel Hawthorne

Nathaniel Hawthorne foi um autor que ficou muito conhecido por seus contos, em especial Os Ossos de Roger Malvin, que é considerado sua obra-prima. Ele também tem obras como "A Casa das Sete Torres" que foi responsável por trazer vários temas góticos e religiosos para a literatura americana, principalmente porque esse e outros de seus trabalhos famosos abordavam bastante a cidade de Salem (conhecida pelas bruxas) e sua relação com os puritanos.


Esse lado da religião foi trazido com bastante força no mangá, onde Hawthorne aparece como um homem guiado pela fé, ele acredita que Deus lhe deu uma missão e é isso que o move. Sua habilidade se chama A Letra Escarlate, que vem de outro livro do autor.



_ _ _ _ _


Lembrem-se que mês que vem vou postar sobre os poderes desses personagens! O post está pronto, clique aqui para ler!

Também já fiz o post sobre a Agência de Detetives Armados!


Até a próxima postagem!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário