Postagens relacionadas

Recent

terça-feira, 13 de setembro de 2022

4 furos (e 4 falsos furos) de roteiro em Naruto

 Recentemente eu vi uma postagem em um site grande sobre conteúdo nerd apontando alguns supostos furos de roteiro em Naruto. Porém, lendo a postagem, percebi que a maioria ali sequer deveria ser considerada um furo de roteiro, então estou aqui para fazer uma defesa também!

Depois de bastante tempo lendo sobre estudos de cinema e literatura eu desenvolvi um faro para perceber furos e falsos furos, por isso decidi fazer essa lista com Naruto. Antes, vamos a uma explicação. 

O que é um furo de roteiro?

Um furo de roteiro é qualquer inconsistência da história com relação às regras que ela mesma propõe. Um personagem de Naruto fazendo um jutsu para cuspir fogo ou algo parecido não é um furo de roteiro só porque isso seria impossível no mundo real, se o evento é possível dentro das regras do universo criado então não há problema. Porém quando a obra quebra as regras que ela própria estipulou temos um furo de roteiro. Essa questão de quebrar as próprias regras pode aparecer em várias formas: um evento histórico que é desrespeitado, um personagem que toma uma decisão não condizente com o que foi apresentado sobre ele, contradições entre eventos, erros de continuidade (quando um evento não se encaixa no outro), etc. Tudo isso é furo de roteiro.

Para ficar mais claro, vamos aos exemplos:

FALSO FURO: Nunca vimos como Hashirama morreu

A história de Naruto estabelece Hashirama como o ninja mais poderoso de seu tempo, ele tinha os poderes mais apelões e derrotou os shinobis mais poderosos do mundo. Então ninguém parecia capaz de derrotá-lo. Porém é dito na história que ele morreu durante a Primeira Grande Guerra Shinobi, sem nunca ser revelado como. Isso é furo como o site dizia? Não!

Existe um tipo de furo de roteiro que acontece quando uma parte da história não é concluída. Porém só é um furo mesmo se isso afetar diretamente a trama ou as subtramas. Imagine, por exemplo, que o Sasuke simplesmente some da história depois de perder para o Killer Bee, isso sim seria um furo.

Saber como Hashirama morreu não é relevante para a jornada de Naruto e seus amigos, não é nem relevante para os vilões, então saber essa informação não muda a trama. Se fôssemos nos importar com isso teríamos que saber tudo sobre todos os grandes personagens da obra. Eu chutaria que Hashirama simplesmente morreu de alguma doença. Saber o real motivo é curioso, é ampliar o universo, mas não é essencial.


FURO: Por que ninguém chamou o Yamato antes?

Esse é um dos furos que mais mostra como Naruto foi mal planejado (o maior exemplo de todos é o último nessa lista). Se Yamato tem a capacidade de usar sua kekkei genkai de madeira para suprimir o chakra da Kurama e assim manter Naruto e todos a sua volta seguros, por que ninguém o chamou antes?

Esse é realmente um furo porque é um evento que levanta incoerência, ou seja, é um evento que desafia a lógica dentro daquele universo e nunca houve uma explicação para isso. Mesmo se dissessem que que Yamato estava esses anos todos treinando ou em missão não faria sentido, afinal o que poderia ser mais importante que controlar a criatura capaz de devastar a aldeia?


FALSO FURO: Sakura continua gostando do Sasuke

Sério, tem gente que acha que isso é furo de roteiro. Sasuke é rude, abandonou, machucou, quase tentou matar Sakura, mas mesmo assim ela continua gostando dele, ao ponto de se casarem no fim da história. Isso é um furo? Não necessariamente.

É muito difícil ficar fazendo afirmações com base nos sentimentos de personagens nesse nível, ainda mais quando o sentimento é amor. Pode ser triste e moralmente questionável, mas existem pessoas que gostam daqueles que lhes fazem mal até certo ponto. O comportamento de Sasuke era extremamente abusivo e degradante, se ele tivesse se mantido assim nós poderíamos aí sim questionar Sakura sobre como ela aceita esse relacionamento tóxico desses, mas as coisas ficaram diferentes mais para o final, Sasuke ao menos está tentando ser uma pessoa melhor (se ele conseguiu ou não, só saberemos vendo Boruto, coisa que eu não quero fazer tão cedo).


FURO: As confusões do exame da Academia

Esse é um furo famoso e que já foi apontado em vários fóruns. Sabemos que Naruto frequentou a Academia com outros personagens que conhecemos, como Sasuke e Shikamaru. Então, como pode o Naruto ter falhado no exame de aprovação para genin três vezes (como é dito na obra) enquanto nenhum outro falhou? Significa que ele fez os testes antes de todo mundo? Como? É isso ou todos os outros também falharam três vezes, afinal eles foram aprovados ao mesmo tempo no início da obra, o que faria o Naruto não tão ruim quanto pintam no começo.

Outro furo nesse exame é que é exigido ao menos que o aluno faça um clone (e foi isso que reprovou Naruto), ou seja, que o aluno domine um ninjutsu simples. Mas como o Rock Lee, que não usa ninjutsu, passou nesse exame então? Será que fizeram uma exceção? O Clã Lee precisaria de boas conexões, uma pena não sabermos nada sobre eles.



Antes de seguir para o próximo eu queria fazer uma observação importante. Quando eu avalio uma obra, eu não vou com vontade de destruí-la, então eu sempre avalio pensando pelo lado da defesa. Às vezes o autor realmente não percebeu e manteve um furo de roteiro, porém a história SOZINHA deu um jeito de tapá-lo e por isso é tão difícil perceber. Foi para exemplificar isso que eu trouxe o próximo:

FALSO FURO: Por que Konan não destruiu o Rinnegan?

A alegação de furo aqui é que Konan deveria saber o perigo que o Rinnegan de Nagato teria se caísse nas mãos erradas, por isso ela deveria ter destruído ele quando teve a chance, afinal, lembrem-se, ela fez o funeral do amigo.

Existe uma regra bem legal de lembrar que resolve esse caso: erro de personagem não é erro do roteiro. Personagens fictícios, assim como pessoas na realidade, cometem erros. Konan pode simplesmente ter achado que conseguiria derrotar Obito, afinal ela até já havia preparado aqueles bilhões de papéis explosivos. Quem sabe ela até achou que assim já resolveria esse problema de uma vez por todas. Ela errou, levada por prepotência ou um plano maluco.

É óbvio que eu sei que isso só aconteceu porque se a Konan tivesse destruído os olhos não teria mais história, sei que é um furo que o autor abriu para conseguir progredir, porém conseguimos encontrar respostas aceitáveis ali na obra. Entenderam meu ponto?


FURO: O exame chunin do Kakashi

Vários pontos da linha do tempo de Kakashi ficaram muito bagunçadas por falta de planejamento. Informações que foram dadas no começo são desmentidas depois que a história precisou ser modificada, isto é, quando Obito surgiu como um grande vilão e foi preciso mostrar mais da sua história.

Prepare-se, vamos aos números. Primeiro é dito que Kakashi, como um prodígio, tornou-se chunin aos 6 anos. Mais tarde vemos flashbacks do exame em que Kakashi se tornou chunin (então ele deveria ter 6 anos ali), onde ele derrota Gai, que antes tinha derrotado Obito. Oras, se Obito (que tem a mesma idade que Kakashi segundo os databooks) estava naquele exame então ele era genin aos 6 anos. Porém nos mesmos databooks está escrito que Obito só virou genin aos 7. A única explicação é que Obito fez um exame chunin sem nem ter se formado na Academia, o que nos parece impossível.

E tem mais. Em um flashback de Gai é mostrado que ele entrou na Academia aos 7 anos, o que vai contra o flashback que citei anteriormente pelo mesmo motivo do Obito. E tem mais, no mesmo flashback, quando Gai entra Academia, Kakashi está lá (lembre-se, ele teria se formado aos 6).

Agora o mais matador: no mesmo exame chunin que Kakashi passou, vemos Anko como uma participante. Anko é dois anos mais nova que Kakashi, ou seja, ELA FEZ O EXAME CHUNIN COM 4 ANOS! Quem é Kakashi perto da prodígio Anko?


FALSO FURO: Os mil jutsus do Kakashi

No começo do mangá, mais de uma vez recebemos a informação de que Kakashi é um shinobi que copiou mais de mil jutsus. Porém ele apenas usa uma pequena fração dessa quantidade. Tem gente  dizendo que isso é um erro da obra (e aqui vai minha crítica de novo ao site que apontou isso).

Isso não é um furo de roteiro por vários motivos. Primeiro que ser o "ninja que copiou mil jutsus" me parece muito um título exagerado, basta ver que é um número redondo e exorbitante. Existe um filme de 1957 chamado O Homem de Mil Faces sobre um ator; você acha que ele interpretou mil personagens diferentes? Não, é apenas um título exagerado para enaltecer uma capacidade. Por fim, Kakashi pode simplesmente ter copiado vários jutsus inúteis e ele prefere usar aqueles poucos que ele aperfeiçoou muito bem. Saber usar é diferente de ser bom usando. Além disso, sabemos que ele tem pouco chakra e deve ter aprendido a focar naqueles mais eficientes.


FURO: Ninguém se importa com Naruto e seu sobrenome poderoso

O maior furo de toda a história de Naruto! Seu sobrenome é Uzumaki, que muita gente reconhece como sendo um clã absurdamente poderoso e histórico. Pode-se argumentar "ah, é um clã extinto, talvez tenha sido esquecido", mas isso é impossível. A Aldeia da Folha tinha uma união fortíssima com os Uzumaki, a esposa do Primeiro Hokage era Uzumaki e isso não fez nem 100 anos. Ninguém também se perguntou porque Naruto lembrava o Minato e a Kushina, que coincidentemente morreram no dia que ele nasceu!

Além disso, Naruto pode carregar um monstro, mas ele é filho de um herói! Sério que ninguém o acolheu, nem mesmo um orfanato, simplesmente deixaram ele viver sozinho vivendo à base de lámen e comida estragada.

Essa daqui não tem nem como defender! É um erro claro de falta de planejamento, Masashi Kishimoto com certeza não planejou toda aquela história sobre o pai e a mãe de Naruto, ele só criou isso depois que a história inicial já tinha sido publicada e não soube como corrigir.



_ _ _ _ _


Até a próxima postagem!

8 comentários:

  1. As vezes o Naruto por ser órfão e não ter oq fazer entrou pra academia mais cedo, ou tem algum modo alternativo de se fazer o teste, tipo graduação por ser excepcional, q no caso ele não era até então

    ResponderExcluir
  2. O mangá prova inúmeras vezes que a história de Naruto foi muito mal pensada. Era pensada as vezes de um mês para o outro pontos muito importantes da história. Akatsuki em sua primeira aparição, ainda em silhuetas, tinham membros diferentes. Kaguya foi criada, a mando da Editora (assim como os filhos dos personagens), uns 3 ou 4 meses antes de ser mencionada no mangá. Danzou foi criado apenas na fase Shippuden, mas com uma história que destrói algumas lógicas da primeira fase do mangá. Mas o maior furo de todos, sem discussão possível sobre isso, é o fato de Naruto ser alguém que estava previsto em uma profecia, além de ser filho do 4 Hokage. Isso torna o Neji certo e o próprio Naruto errado no grande momento da primeira fase, que é o embate de ideia dos dois. No fim, o autor mostra que sempre existiu destino, o do Naruto era mais importante que o de Neji. E que o Neji deveria realmente morrer pela família principal (quando salva a Hinata, não importa se foi decisão pessoal ou não. A lógica é que a família secundária morre pela principal). Quem conhece o percurso da obra de Naruto (desde antes do one shot de 1997) sabe que a obra é da Shonen Jump e não de Kishimoto. Eles mudaram toda a história que ele queria contar (para melhor), mas no fim também contribuíram com a destruição. Não valeu a pena acompanhar até o fim. Deveria ter encaminhado para o fim depois da morte de Pain. Sem plots como Obito (que foi sofrível, forçado e gerou mais furos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que lembro dessa história do Neji eu sinto que a situação é pior do que poderíamos pensar. O autor (com certeza controlado pela editora) não só esticou a história além do que ela tinha em conteúdo, ele foi contra aquilo que já estava estabelecido na própria obra. Se ele dedicou uma luta inteira para discutir o assunto de destino, como pôde ir contra essa ideia tão diretamente depois? Será que ele não conseguiu pensar em nenhuma solução que não envolvesse fazer isso?

      Excluir
  3. O último faz total sentido se lembrar que quem tinha relações com o clã Uzumaki era o hashirama..E tipo foi na época em que o hashirama era hokage que esse clã foi extinto, ou seja na época em que a kushina na vila já era o Sarutobi como Hokage e o clã já era extinto..Isso também é um falso furo, se ele já era extinto naquela época como vão lembrar disso anos depois? E também algo que falam sobre como ninguém lembra que a esposa do Minato (4°hokage) era uma Uzumaki e não associam isso ao Naruto.. É dito no anime que a gravidez da kushina era pra ser mantida em segredo, e eles foram até pra um lugar protegido para fazer o parto..Como vão associar ela ao Naruto se nem sabiam que ela estava grávida? E também um falso furo, ou nem pode ser considerado furo mas sim uma idéia errada sobre o diálogo da luta do Naruto e do Neji no clássico, e quem não entendeu direito assistiu o anime errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo do Hashirama não é tão antigo assim, basta lembrar que a Tsunade ainda era uma criança quando ele estava vivo, e ela tem na casa dos 50. Ou seja, os Uzumaki andavam tranquilamente pela vila uns 40 anos atrás. Além disso, Kushina conversava com Mito Uzumaki, com isso são pelo menos duas Uzumaki esposas de Hokages existindo abertamente pelo menos 12 anos atrás. Portanto, todo adulto da vila sabia da existência delas. E de repente surge uma criança com o sobrenome Uzumaki, como não associar o nome do clã imediatamente?
      Se o povo esqueceu de eventos que não faz nem 50 anos que aconteceu então teve uma amnésia coletiva na aldeia.

      Excluir
    2. Você esqueceu da parte em que a gravidez da kushina foi mantida em segredo, e até a esposa do 3° hokage diz pra ela não falar nem pro seus amigos, como vão associar o nome de uma criança a uma pessoa que nem se sabia que estava grávida? E não é de repente, surge uma criança no meio da destruição da vila com a morte do Hokage e morte de várias pessoas que ficaram órfãs sem família e tudo mais.. Assim os problemas que a vila tinha pra se preocupar iam muito além, o pessoal da vila também ficaram depois disso duvidando dos uchihas achando que eles eram o culpado da destruição tinha muitas outras coisas para se preocupar, em relação ao Naruto a única coisa que o pessoal associava a ela era a lembrança do demônio que destruiu a aldeia.

      Excluir
    3. Vão associar porque ela simplesmente deu seu sobrenome ao filho! E é bem claro que em Naruto os nomes de clãs são bem fixos na família, não é como no Brasil que existem vários Silva sem ligação familiar uns com os outros. A aldeia sabia que o Quarto Hokage era casado com uma Uzumaki, aí do nada nasce um Naruto UZUMAKI, é óbvio que vão associar. E mesmo que a aldeia tenha vários problemas, eles não pareciam tão grandes na época que acompanhamos e mesmo assim ninguém sequer uma vez percebeu que o único garoto Uzumaki lembrava um bocado o Hokage que era casado com uma Uzumaki...

      Excluir
  4. Eu diria que o Yamato não foi totalmente um furo, pois o Naruto só começou a despertar o poder da Kyuubi depois que ele se tornou genin, e logo depois apareceu o Jiraiya e cuidou do treinamento do Naruto. Com relação ao ataque da Kyuubi à Konoha, o Yamato poderia estar em missão sim, afinal foi um ataque surpresa, assim como a Anko e outros ninjas estavam em missão durante o ataque do Pain

    ResponderExcluir