Postagens relacionadas

Recent

sábado, 17 de setembro de 2022

Individualidade da Explosão - A Ciência dos Animes

 Há um bom tempo eu fiz uma postagem da Ciência dos Animes estudando a individualidade do Cogumelo de Boku no Hero Academia. Eu fiquei surpreso quando ela fez bastante sucesso e resolvi fazer mais uma parecida, mas confesso que demorei!

Dessa vez vamos analisar a individualidade da Explosão (Explosion) de Katsuki Bakugo!


Essa individualidade permite que Bakugo produza nitroglicerina no lugar do seu suor normal. Então o melhor jeito de começar é explicar o que é nitroglicerina.

A nitroglicerina é uma substância química que parece um óleo transparente. Sua propriedade mais interessante é que ela é explosiva, e nem é preciso entrar em contato com fogo para detonar, até mesmo impactos fortes fazem com que ela exploda. É o principal componente das dinamites convencionais, onde normalmente a nitroglicerina é misturada com algum composto inerte (como serragem ou areia) para ficar mais estável, diminuindo o risco de explosões acidentais que aconteciam bastante quando usavam apenas a nitroglicerina pura.

A nitroglicerina é produzida por meio de um processo químico que consiste em misturar uma substância chamada glicerina com ácidos. A glicerina é um líquido oleoso que existe em todo tipo de gordura animal e vegetal, possui vários usos no nosso dia a dia, como por exemplo para lubrificar alimentos, pois como glicerina não se mistura com água toda a umidade do alimento fica presa atrás da sua camada de lubrificação, mantendo-os hidratados.

A glicerina possui na sua composição os elementos carbono, oxigênio e hidrogênio. Quando misturado com ácidos nítrico e sulfúrico, a glicerina perde alguns átomos de hidrogênio e ganha átomos de nitrogênio vindos dos ácidos, por isso essa reação é chamada de nitração da glicerina. O composto que resulta, com carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio é a nitroglicerina.


Essa mistura é mostrada em Boku no Hero por meio dos pais de Bakugo. A mãe de Bakugo pode produzir glicerina pela pele, tanto que usa para manter sua pele jovem e hidratada, enquanto o pai possui uma individualidade que faz com que ele tenha ácido no lugar de suor. Então essa mistura de poderes, ou seja uma mistura de ácidos e glicerina, gerou o suor de nitroglicerina de Bakugo. Bem interessante como fizeram!

Agora que já sabemos o que é nitroglicerina e porque ela explode podemos finalmente estudar o poder do Bakugo. Aqui eu vou deixar de lado um ponto que estragaria tudo: o fato de que Bakugo sempre se machucaria com as suas explosões. É meio óbvio que isso aconteceria, mas temos que abstrair algumas coisas para aproveitar melhor a obra.

O que eu quero fazer aqui é entender a potência das explosões. Para isso eu pesquisei um pouco mais sobre suor.

O suor existe porque é uma forma do corpo humano liberar substâncias e ao mesmo tempo manter a temperatura do corpo. Isso acontece porque o suor absorve calor do corpo para evaporar, essa energia sendo roubada deixa a sensação de frescor na pele. Por isso suamos quando estamos com calor ou quando o corpo aquece durante um exercício.

Segundo minhas pesquisas a quantidade de suor varia bastante de pessoa para pessoa porque depende do metabolismo, vamos ficar com a média em torno de 10 litros de suor por dia, um valor que eu achei inacreditavelmente grande, mas que parece bem sustentado. Se Bakugo produz tudo isso de nitroglicerina então ele tem impressionantes 10 litros de explosivo para gastar em um dia!


Usando que a densidade da nitroglicerina é de 1,6 kg/l sabemos que 10 litros equivalem a 16 kg do produto. Explosões são medidas em unidades conhecidas como "equivalente em TNT", porque são comparadas com o potencial explosivo do TNT. Fazendo as conversões, descobrimos que os 16 kg de nitroglicerina equivalem a aproximadamente 25 kg de TNT! É meio difícil colocar equivalências do nosso dia a dia aqui, afinal não deve ser todo mundo que lida com explosões diariamente, então o melhor que consegui foi: esses 25 kg de TNT são o mesmo que 110 granadas de mão!

É claro que isso leva em conta o suor de um dia inteiro, então as explosões naturais são menos potentes, por isso Bakugo recorreu aos seus armazenadores, assim ele consegue guardar suor de várias horas para fazer explosões maiores.

Isso tudo só me levanta uma questão: como Bakugo refresca seu corpo já que a nitroglicerina não evapora tão fácil quanto suor normal?

Talvez por isso ele seja tão cabeça-quente.

Ok, parei.

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário