;

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Batman - História, Aliados e Inimigos

O Batman é sem sombra de dúvida um dos maiores heróis de todos os tempos (e não tem poderes, isto que é incrível nele!). Eu sou um grande fã dele e de suas histórias. Alguém tão especial merece uma postagem como essa. Vou citar grandes características, inimigos, personagens, histórias, e muito mais sobre o homem-morcego!


A História de Batman


Bruce Wayne nasceu em Gotham City. Quando criança ele desenvolveu uma fobia a morcegos, ao cair em um poço cheio dos animais. Poucos anos mais tarde, ele estava em uma peça de teatro com os pais, quando pediu para irem embora por que estava com medo dos morcegos da encenação. Ao saírem pelos fundos são assaltados, e o bandido mata seu pai e sua mãe. Bruce então passou a ser criado por seu mordomo Alfred e herdou toda a fortuna da família, assim como a empresa Wayne Enterprises.
Bruce viajou o mundo aprendo técnicas de combate e treinando corpo e mente para um dia poder enfrentar o crime e evitar que mais pessoas percam a família como ele perdeu. Resolveu compartilhar seu medo com os inimigos, e então, ao voltar para Gotham anos mais tarde, assume o codinome de Batman. Criou no subsolo de sua mansão a Batcaverna, sua base de operações, que guarda seu carro equipado, o Batmóvel. Desenvolveu apetrechos para ajudá-lo no combate, já que não tinha poderes.
Desenvolveu amizades que passaram a ajudá-lo no combate ao crime, como os Robin, as Batgirl, Comissário Gordon, além de Alfred. Mas Bruce teve sua carreira encerrada ao ter a coluna fraturada por Bane, e entregou o título de Batman a seu amigo Azrael. Mas Azrael foi muito imprudente e confiante demais, e acabou morrendo. Bruce, ao se recuperar, voltou a ser o Batman.






Habilidades


Apesar de não ter nenhum poder especial, Batman é um dos super-heróis mais capacitados e fortes do mundo dos HQs. Ele passou grande parte de sua vida no Oriente, aprendendo todos os tipos de artes marciais, inclusive o Ninjutsu (estilo de luta dos antigos ninjas). 
Além de suas habilidades em luta, ele é acrobata, mestre em disfarces, mestre em fugas, é estrategista e tem muitas habilidades de espionagem, pilota quase todo tipo de veículo seja terrestre, aéreo ou aquático. É um mestre furtivo, podendo realizar espionagens completas sem ser visto. Também é ótimo em interrogar criminosos, podendo extrair informações sem que eles percebam.
Fora isso ainda conta com seu dinheiro para criar e comprar apetrechos e itens que usa contra seus diversos inimigos. Conta ainda com o carro super-equipado chamado Batmóvel.


Aliados


Robin


Dick Grayson, era filho de uma família de acrobatas, Os Grayson Voadores. Durante uma apresentação num circo, eles optaram por não usarem as redes de segurança, para dar mais emoção a plateia. Mas uma sabotagem fez a família inteira morrer, deixando apenas o jovem Dick (o Robin original). Batman adotou Robin e o treinou em artes marciais e técnicas de espionagem, e fez de Robin seu novo parceiro. Robin conta com suas habilidades de acrobata e tem suas próprias armas iguais a do Batman.
Existiram muitos outros Robin's, mas Dick é o mais famoso.




Bárbara Gordon


Bárbara foi a primeira Batgirl. Ela era bibliotecária, e filha do Comissário Gordon. Mas, ao ser baleada por Coringa na coluna, acaba ficando paraplégica e usando cadeira de rodas para se mover. Então ela passou a ser chamada de Óraculo, que fica em frente a um computador super-moderno passando informações a Batman.



Alfred Pennyworth


Mordomo da família Wayne. É o mais fiel amigo de Bruce. Ele já foi um membro da Scotland Yard (uma polícia secreta inglesa), por isso é um grande lutador (mesmo velho) e também conhece medicina de guerra, ajudando Bruce quando ele se fere em combate (mesmo sendo tão habilidoso, o Batman ainda é um humano!). Também tem habilidades de atuação, e ensinou Bruce a modificar sua voz e aparência, para se passar por outras pessoas.




Comissário James Gordon


Um dos policiais mais competentes de Gotham City, e um dos poucos a não se corromper com o crime organizado. Ajuda Batman lhe passando informações sobre bandidos e alertando o herói com o famoso "Batsinal" que é um farol que ele aponta para o céu, mostrando o símbolo do Batman, um sinal de que tem um bandido em ação.




Asa Noturna


Uma nova identidade assumida por Dick Grayson, ex-Robin. Esse é mais parecido com o Batman, usando os mesmos equipamentos.




Azrael


Jean-Paul Valley foi treinado para ser um mestre de uma organização secreta, e teve genes de animais adicionados ao seu DNA para ser mais forte. Assumiu o nome de Azrael, até herdar "o Batman" de Bruce, ao ter sua coluna fraturada. Mas sua imprudência terminou por matá-lo, e então Bruce, depois de se recuperar, voltou a ser o eterno homem-morcego.


Vilões


Coringa


Talvez o maior inimigo do Batman. Um das versões do vilão: Joseph Kerr era um garoto isolado, traumatizado pela separação de seus pais. Um dia seu pai bêbado, ao ver seu filho, perguntou porque ele estava triste e então cortou sua boca no lado esquerdo, virando uma cicatriz permanente. Nunca conseguiu ter amigos, nem vida normal desde aquele dia, sendo considerado estranho. Se tornou psicótico por causa da rejeição, e, na adolescência, enquanto seus pais brigavam, ele fugiu de casa e a incendiou com os dois dentro. Então ele cortou o lado direito da sua boca, e formou um sorriso completo. Então passou a ter uma vida de crimes.


A outra versão dizia que ele era um bandido qualquer, que resolveu assaltar uma indústria química e, quando foi surpreendido por Batman, se jogou em um tanque com produtos desconhecidos. Ele conseguiu escapar, mas ficou com aquela aparência de palhaço para sempre.


Coringa também não tem poderes, mas conta com muitas armas, como uma luva que dá choques mortais, uma flor no peito que espirra gás do riso ou ácido, entre outras.




Charada


Edward Nigma (que quando abreviado dá E. Nigma, um sinônimo pra charada) sempre foi um trapaceiro em jogos quando criança. Quando sua professora propôs um desafio aos alunos para ver quem conseguiria montar um quebra-cabeça mais rápido. Ele invadiu a escola escondido a noite e fotografou o quebra-cabeça montado, ganhando o concurso no dia seguinte. Quando cresceu se tornou criador de jogos e enigmas. Mas, como era um pouco louco, passou a desafiar Batman e a polícia com seus enigmas, e passou a se vestir com uma roupa verde cheia de "?" roxos e uma máscara, agindo sob o nome de Charada.




Duas-Caras


Harvey Dent era um promotor da cidade de Gotham. Ele foi usado como parte de um crime do Coringa para intimidar Batman. Coringa colocou em prédios diferentes, lados opostos da cidade, Harvey e no outro a namorada do último, Rachel. Batman deveria escolher um dos dois para salvar, porque os dois prédios seriam detonados. Então Batman escolheu salvar seu amigo Harvey enquanto a polícia salvaria Rachel. Porém a polícia falhou e Rachel morreu. O Batman conseguiu retirar Harvey mas ele teve metade de seu rosto queimado. No hospital, o Coringa embaralhou toda a sua mente, afirmando que o culpado por tudo era o Batman e que ele foi o responsável pela morte de Rachel. Harvey se tornou um psicopata com distúrbios mentais, de dupla personalidade e ainda obcecado por coisas duplas ou envolvendo o número 2, como usar duas armas .22. Mas sua maior marca é a de decidir o destino de suas vítimas através de sua moeda.




Pinguim


Oswald Cobblepot nasceu deformado e logo foi rejeitado pela família, que o abandonou no esgoto, onde passou a viver. Ao sair, conseguiu formar uma vida, mas uma vida de crimes, e se tornou dono de uma casa noturna chamada Iceberg. Fazia sequestros, assaltos e desvios de dinheiro com sua quadrilha. Tem uma grande paixão por pássaros, e seus crimes sempre são cometidos baseados nestes animais. Tem como arma seu guada-chuva, que contém dispositivo de gás, explosivos e outras coisas.




Mr. Freeze/Senhor Frio


Victor Fries, na infância, gostava de congelar animais, de simples insetos até gatos e cachorros. Seus parentes ficaram horrorizados com esse seu hobby e o levaram para um colégio interno, onde ele se tornou infeliz. A único pessoa que o fazia feliz era Nora. Já adultos, Nora e Victor se casaram. Mas Nora desenvolveu uma doença sem cura. Então Victor, que agora era um cientista especializado em criogenia e trabalhando numa empresa deste tipo, usou os equipamentos sem permissão e congelou sua esposa, até que se achasse uma cura para a doença. Quando seu chefe descobriu tentou desativar o processo, Victor tentou impedi-lo e acabou caindo em um tanque de produtos químicos. Ele sobreviveu, mas enquanto estivesse em temperaturas congelantes. Então criou uma armadura que mantinha o frio sobre seu corpo, e uma arma de raio congelante, tentando se vingar de seu chefe e toda a sociedade.




Arlequina


Harleen Quinzel não era uma das melhores estudantes, mas era um excelente ginasta na época da escola. Graças a essas habilidades ela conseguiu uma bolsa pra estudar Psiquiatria. Para obter boas notas ela paquerava e saia com os professores. Ao se formar, foi trabalhar no Asilo Arkham, onde estão presos os bandidos de Gotham. Lá ela conheceu e se apaixonou por seu paciente especial, o Coringa. Então ela o ajudou a escapar da prisão e passou a ajudá-lo, se tornando Arlequina e usando suas habilidades de ginasta para cometer crimes.




Espantalho


Jonathan Crane era muito atormentado na escola porque era muito magro, recebendo o apelido de Espantalho, e só pensava em se vingar dos alunos que faziam isso com ele. Por esse motivo passou a estudar o medo da mente humana. Por causa das pesquisas, ele decidiu estudar psicologia. Quando se formou se especializou em como o medo se forma na mente humana. Criou um gás, chamado Gás do Medo, que quando alguém o inala passa a ver seus maiores medos. Então assumiu a forma de Espantalho para estudar ainda mais o medo, mas suas técnicas diferentes o fizeram ir contra Batman.




Bane


Bane nasceu na prisão e teve de ficar lá, até sua mãe ser morta. Ele passou a ser cuidado por um padre, mas logo caiu no mundo do crime. Ele era muito forte desde criança e seu corpo já era bem avantajado. Mesmo criança já esteve preso, e assassinava os prisioneiros que tentavam agredi-lo. Por seu mau comportamento foi levado a solitária, onde passou dez anos. Conseguiu sair sem traumas psicológicos, isso porque se dedicava a ler e treinar seu corpo enquanto esteve preso. Graças a sua resistência, um grupo de cientistas que fazia experiência com prisioneiros e escolheu para testar um soro chamado Veneno. Bane conseguiu sobreviver, diferente das outras cobaias, mas desenvolveu um vício pelo produto, precisando tomá-lo constantemente. Este soro aumentou sua força e então ele fugiu da cadeia e passou a fazer crimes, usando uma máscara que lhe injeta o Veneno. Foi o responsável por deixar Bruce Wayne paralítico por um tempo, ao fraturar sua coluna.




Ra's Al Ghul


É um homem de origem árabe, líder de uma organização que atua no mundo todo, chamada Liga das Sombras. É um excelente lutador e espadachim, e que viu em Batman um discípulo. Tentou fazer o herói entrar para sua liga, mas sem sucesso. Ele sabe a localização do Poço de Lázaro, um local onde quem se banhar em suas águas tem sua saúde revitalizada e pode até ressuscitar.




Cara-de-Barro


Houveram muitos personagens chamados Cara-de-Barro, mas vou citar apenas dois que tem as histórias mais interessantes e adversas umas as outras:
Basil Karlo era um ator que ficou muito irritado quando descobriu que seria substituído em seu filme de terro, mesmo depois dele ter feito mais da metade da filmagem. Então ele se vestiu como o vilão do filme, o Cara-de-Barro e matou todo o elenco. Passou então a ser o inimigo do Batman.


Matt Hagen era um caçador de tesouros que encontrou um tipo de piscina, com um líquido radioativo. Sem saber do que se tratava, entrou e se banhou no líquido, que o transformou em um ser de barro. Ele ficou maravilhado com as habilidades que ganhara, como mudar de tamanho e seu corpo maleável o permitia assumir a forma que quisesse. Mas o efeito era curto, e ele teria que se banhar novamente sempre. Então ele criou o mesmo líquido, baseado no verdadeiro, e passou a usá-lo, mas este durava menos tempo.




Capuz Vermelho


Jason Todd já foi um Robin, mas todos pensavam que ele havia sido morto pelo Coringa. Porém ele reapareceu sob a identidade de Capuz Vermelho e passou a assumir o comando de várias gangues.




Hera Venenosa


Pamela Isley, mesmo sendo formada em botânica, caiu no mundo do crime. Após um roubo, seu parceiro quis fugir com todo o dinheiro e envenenou Pamela com uma substância extraída de uma planta venenosa. Mas Pamela não morreu, pelo contrário, ganhou imunidade a todos os tipos de veneno e doenças e ainda tem o poder de manipular plantas. Ela produz um odor que atrai homens, e quando ela os beija, eles são envenenados instantaneamente pelos seus lábios tóxicos.




Há muitos outros vilões, mas vou citar apenas alguns.


Batmóvel


O Batmóvel é o clássico e poderoso veículo de ações do Batman. Muitas versões deles são lançados nas HQs, filmes e outras histórias. Mas é sempre um veículo super-equipado, com turbo que o lança a altas velocidades, armas embutidas usadas na caça aos bandidos.


 Modelo do filme "Batman Begins" e os mais atuais.

 Modelo do filme "Batman Eternamente"

Modelo do filme "Batman: O Retorno". 


O Batman em séries e cinema


É impressionante a evolução de Batman na TV, seja como série ou filme. Reparem bem nas fantasias... Depois comparem a primeira com a última: quanta diferença!


O Batman (1943)




Batman & Robin (1949)




Batman (1966)





Batman (1989)




Batman: O Retorno (1992)




Batman Eternamente (1995)




Batman e Robin (1997)




Batman Begins (2005)




Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)






Bem, essa foi a minha homenagem a um dos maiores de todos, espero que tenham gostado.


Até a próxima postagem!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá, otima postagem com muitas informações boas sobre os personagens. Gostei do seu blog e gostaria de saber se estaria interessado em uma parceria com o meu.
    Se tiver, entre em contato comigo pelo e-mail: interruptornerd@gmail.com

    ResponderExcluir