Postagens relacionadas

Recent

sábado, 8 de outubro de 2022

Os Estilos de Jogadores em Blue Lock

 Eu jamais esperei escrever sobre futebol aqui no blog, e então veio um mangá sobre o esporte que me chamou a atenção: Blue Lock!


Os jogadores de futebol são categorizados em campo pela sua posição (goleiro, zagueiro, atacante, etc.), e essa posição pode ser mais especificada pelo estilo de jogo do atleta. Em Blue Lock os estilos de jogadores servem como uma maneira de identificar os personagens (tanto que também são chamados de arquétipos) e são eles que vou listar aqui hoje!

Playmaker

O playmaker (às vezes chamado simplesmente de craque) é o jogador responsável por "controlar" o ataque de seu time, pois ele é muito habilidoso em driblar, chutar ao gol, fazer passes, etc., conhecimentos que são essenciais para atacantes em geral.

Sae Itoshi é um exemplo desse arquétipo.


Contra-atacante

O contra-atacante é responsável por fazer as jogadas de contra-ataque, que é quando o time adversário estava atacando (logo seus jogadores se encontravam mais na frente do campo), mas por algum motivo perdeu a posse de bola e agora é possível se aproveitar que há menos jogadores na defesa.

Um representante desse arquétipo é Hyoma Chigiri

Atacante completo

O atacante completo é um atacante que consegue atuar em diversas áreas durante o jogo, por isso ele possui uma liberdade para basicamente fazer o que quiser na partida. Versatilidade é a característica mais importante, às vezes é exigido dele capacidade para dominar a bola, fazer passes precisos, criar chances para si mesmo, etc.

Driblador

O driblador é um jogador com imenso controle sobre a bola, sendo capaz de realizar os movimentos mais malucos para enganar os adversários. É claro que esses movimentos podem servir apenas para dar um show, mas também são bastante úteis para passar pelos zagueiros, por exemplo.

Meguru Bachira é um representante desse arquétipo.


Finalizador clínico

O finalizador clínico é aquele jogador que se preocupa em encontrar os melhores lugares e oportunidades em campo, ele raramente está envolvido na armação de outras jogadas ou faz passes, mas são funções que realiza quando preciso. Tudo isso porque seu principal trabalho é marcar o gol sempre que chutar, se não for pra marcar ele nem chuta, acaba fazendo outra coisa. São jogadores que chutam pouco, mas desse pouco quase sempre sai um gol, daí o termo "clínico".

Um finalizador clínico bem conhecido no mangá é Rensuke Kinigami.

Caçador de gols

Às vezes chamado de maneira pejorativa como "banheira", é o jogador que se preocupa acima de tudo em marcar gols, por isso costuma ficar sempre pela área do time adversário, praticamente na beirada do gol, só esperando a chance da bola cair aos seus pés para finalizar.

Esse é o estilo de Ryusei Shido, que é conhecido justamente por conseguir sempre a melhor possibilidade de marcar um gol, por mais impossível que pareça. Gin Gagamaru também se encaixa aqui.

Meio-campo criativo

O meio-campo joga justamente na divisa entre os dois lados do campo, então é uma peça fundamental para atuar tanto na defesa quanto no ataque. O meio-campo criativo é responsável por criar as jogadas, seja recuperando a bola para o time ou fazendo passes para os atacantes, por exemplo.

Seishiro Nagi entra nesse arquétipo.

Box-to-box

É um tipo de meio-campista que joga muito bem no ataque e na defesa, por isso ele joga no meio de campo, mas está presente em todos os lados.

Jingo Raichi é um exemplo desse arquétipo.

Líbero

O líbero é um tipo de zagueiro com mais liberdade (daí o nome) de se movimentar em campo. Quando a bola está com o time adversário ele fica no seu lugar habitual de zagueiro pronto para defender, mas quando seu time pega a bola ele corre para o ataque dar suporte do jeito que puder, às vezes até procurando chances de marcar gols.

Oliver Aiku é um excelente líbero e isso é utilizado como estratégia do time.

E, por fim, existe um arquétipo que é um pouco mais complexo. O seu nome foi criado pelo jogador alemão Thomas Müller em 2011 e aparentemente só ele era descrito assim, mas pode ser usado no contexto do mangá também:

Raumdeuter

É o jogador que tem um profundo conhecimento do posicionamento de todos em campo, especialmente dos seus aliados, o que o torna um tipo de estrategista essencial na hora de se posicionar, saber para onde chutar a bola, etc.

Esse arquétipo é usado para definir o Yoichi Isagi, o protagonista, pois uma de suas principais habilidades é conhecer muito bem todos os seus companheiros de time e ter uma absoluta inteligência espacial, o que é perfeito para entender o movimento de todos os jogadores em campo.


_ _ _ _ _


Gostaram de um post esportivo? Posso pensar em postar mais se for bem recebido!


Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário