Postagens relacionadas

Recent

sábado, 2 de julho de 2022

História e localização dos Poneglyphs em One Piece

No mundo de One Piece, os poneglyphs são grande blocos feitos de pedra com informações escritas em uma língua há muito tempo perdida. É uma definição bem misteriosa, então vamos abordar pedaço por pedaço dela.


Devemos primeiro lembrar que há mais de 900 anos havia o Grande Reino, uma civilização avançada que parecia dominar o mundo. Foi então que vinte famílias formaram uma aliança contra esse reino e... alguma coisa aconteceu. Não sabemos o quê, como ou onde porque registros dessa época não existem oficialmente. Tudo que existe é de antes da aliança, 900 anos atrás, e de depois que a mesma aliança venceu e extinguiu o Grande Reino para sempre, 800 anos atrás. Esse espaço de 100 anos completamente vazios de informações é chamado de Século Perdido.

Após a vitória sobre o Grande Reino, as vinte famílias formaram um novo poder supremo: o Governo Mundial. Agora dominando a tudo e a todos, eles propositalmente apagaram todos os registros oficiais desses 100 anos, gerando esse vácuo de conhecimento que temos até hoje. Porém nem tudo foi perdido.

Ainda por volta de 800 anos atrás, ou seja, nos meados do fim do Século Perdido, um clã de artesãos do País de Wano decidiu usar sua especialidade em trabalho com pedra para um bem maior. Eles eram a família Kozuki e ainda não sabemos porque fizeram isso. Enfim, motivos à parte, o que os Kozuki fizeram foi separar um conjunto de imensas pedras cortadas em formato de cubo e depois entalharam nela várias informações importantes, entre elas notícias sobre o que houve no Século Perdido (veremos com mais detalhes abaixo). Esses são os poneglyphs.


Como informações desse período eram proibidas e acabavam destruídas pelo Governo Mundial, os Kozuki escolheram uma pedra que parece impossível de ser destruída, além de escreverem as informações usando o idioma do Grande Reino, com símbolos que pouquíssima gente sabe ler (porque o Governo Mundial matou as que sabiam). 


Por algum outro motivo desconhecido, uma parte dos poneglyphs foi parar nas mãos de famílias que pertenciam à aliança, como os Nefertari, que guadaram as pedras por séculos até os dias atuais. Isso nos dá a entender que nem mesmo os descendentes das famílias entendem bem o que houve no Século Perdido e o que informações sobre ele podem trazer ao mundo atual.

Mas a história vai um pouco mais longe. Não é só história que os poneglyphs guardam, eles também possuem informações mais gerais, como sobre as armas ancestrais, os itens lendários de poder inimaginável que o Grande Reino tinha em sua posse e por isso eram tão poderosos.  Isso também vai ficar mais claro quando olharmos cada um dos poneglyphs descobertos. É por esses conhecimentos misteriosos que pessoas que não se importam nem um pouco com história, como a maioria dos piratas, também querem os poneglyphs, fazendo com que eles fossem espalhados pelo mundo.

A informação que temos atualmente é que existem 30 poneglyphs divididos em três grupos: os road poneglyphs, os poneglyphs históricos e os poneglyphs de pistas. Vou explicar cada um deles abaixo.

Road Poneglyphs: 

Se diferenciam dos demais por serem de cor vermelha. Com um total de apenas 4, esses poneglyphs são como pedaços de um mapa: juntando a informação de todos eles é possível estabelecer uma rota que leva à última ilha da Grand Line, hoje conhecida como Laugh Tale (ou Raftel), que é onde está o One Piece, segundo as lendas. Ao que tudo indica, o One Piece foi deixado nesse lugar pelo Joy Boy, que é uma figura misteriosa do Século Perdido.

Por mais que sozinhos eles não revelem grandes informações sobre o Século Perdido ou as armas ancestrais, esses poneglyphs são os mais visados pelos piratas, pois o One Piece tornou-se um grande símbolo. Gol D. Roger, o Rei dos Piratas, e sua tripulação parecem ter sido os únicos que conseguiram seguir essa rota.

1. Road Poneglyph de Whole Cake

É o poneglyph que pertence à Charlotte Linlin, a Big Mom. Ela o esconde na sua sala de tesouros, em sua ilha Whole Cake, no arquipélago de Totto Land. Foi o primeiro caso que vimos de um Road Poneglyph em posse de um pirata, então tivemos ideia do nível que um tesouro como esse é para quem sabe seu significado.

O poneglyph continua lá, altamente vigiado por guardas, mas Brook conseguiu tirar uma cópia dele e por isso os Piratas do Chapéu de Palha têm acesso ao seu conteúdo.


2. Road Poneglyph de Zou

Está localizado em Zou, escondido na Árvore-Baleia. Ao que tudo indica somente os Chapéus de Palha possuem seu conteúdo registrado.


3. Road Poneglyph de Wano

Aparentemente esse poneglyph foi mantido pela família Kozuki no País de Wano. Quando Orochi e Kaidou tomaram conta do país, o poneglyph passou a ficar guardado nos porões do castelo de Onigashima, sendo redescoberto agora que o ex-xogum e o ex-yonkou caíram.


4. Road Poneglyph da Ilha dos Homens-Peixe

Na Ilha dos Homens-Peixe existiam dois poneglyphs, um deles era do tipo road. Sabemos que Roger leu esse poneglyph na sua jornada 25 anos atrás quando ele esteva nesse mesmo lugar, porém nos dias atuais esse poneglyph se encontra perdido e ninguém sabe onde ele foi parar.


Vamos agora ao segundo tipo.

Poneglyphs históricos:

Esses poneglyphs são os registros históricos de fato, portanto contêm toneladas de informações sobre a época em que foram feitos, o Século Perdido, o Grande Reino, as armas ancestrais, etc.. Vale lembrar que essas informações hoje são consideradas proibidas e secretas pelo Governo Mundial.

Sabemos que existem 9 desse tipo e eles possuem uma ordem certa para serem lidos (muito provavelmente a ordem cronológica dos eventos), como se fossem capítulos de uma longa história. A união desses poneglyphs históricos é chamada de Rio Poneglyph, que é como fica conhecida toda a mensagem passada pelos nove.

5. Poneglyph de Ohara

Esse poneglyph estava escondido no porão da biblioteca que existia na Árvore do Conhecimento, sendo estudado pelos pesquisadores de Ohara. Sabemos que ele tinha registros do Grande Reino e, portanto, informações sobre o Século Perdido.

6. Poneglyph de Alabasta

Cobra, o rei de Alabasta, alega que a família Nefertari protegeu esse poneglyph por séculos, mantendo-o escondido na tumba dos reis. Recentemente descobrimos que ele mostra a localização da arma ancestral Pluton, afirmando que ela se encontra no País de Wano.


7. Poneglyph de Shandora

Em uma câmara secreta perto do grande sino de ouro em Shandora fica esse poneglyph, protegido pelos shandianos por séculos. Ele contém a localização da arma ancestral Poseidon, aparentemente em tom profético, pois sabemos que essa arma é, na verdade, a sereia Shirahoshi, que possui apenas 16 anos (ou seja, não estava nascida quando o poneglyph foi escrito e nem mesmo quando Roger o leu).


8. Poneglyph da Ilha dos Homens-Peixe

Esse poneglyph costumava ficar lado a lado com o road poneglyph (como vimos na jornada de Roger), porém atualmente ele está sozinho na Ilha dos Homens-Peixe. É uma pedra bem diferente das outras, porque não tem exatamente registros históricos e sim uma carta escrita por ninguém menos que o lendário Joy Boy. Nessa carta, Joy Boy pede desculpas aos homens-peixe por não ter conseguido cumprir a sua promessa de erguer a arca Noah até a superfície.


Por enquanto conhecemos apenas esse quatro poneglyphs históricos.

Poneglyphs de pistas:

É o tipo com a maior quantidade, são 17 poneglyphs de pistas. Eles contêm informações sobre como ler, traduzir ou simplesmente achar os demais poneglyphs, portanto são como uma mistura de mapa com "manual de instruções".

Explicitamente nenhum poneglyph foi dito ser desse tipo.


Eu vou listar agora todos os outros apresentados, como nenhuma informação adicional foi mostrada sobre eles é possível que sejam históricos ou de pistas.

9. Segundo Poneglyph de Whole Cake

Big Mom possui um segundo poneglyph, esse histórico, obtido por Jinbei quando ele ainda trabalhava na sua tripulação. Não sabemos o que ele contém, mas Brook também tirou uma cópia dele, então os Chapéus de Palha conseguem acessá-lo.

10. Terceiro Poneglyph de Whole Cake

O terceiro (segundo histórico) poneglyph de Big Mom foi obtido por ela de maneira desconhecida. Também não sabemos o que contém e foi outro que Brook copiou.

11. Poneglyph da Capital das Flores

Na Capital das Flores, em Wano, o Castelo de Orochi esconde em seu porão um poneglyph com conteúdo desconhecido, porque ainda não foi lido por algum personagem em cena. Sabemos apenas que ele existe porque Brook o encontrou.

12. Poneglyph de Onigashima

Poneglyph encontrado por Law nos porões do Domo da Caveira de Kaidou, em Onigashima. Ainda não sabemos o que ele esconde.



Esse é o tipo de postagem que vai precisar de várias atualizações, então podem me cobrar a vontade nos comentários caso eu tenha esquecido!

Até a próxima postagem!


2 comentários:

  1. Brook e bom pra achar essas coisas, Robin tem q ensinar ele a ler pra ajudar mais vai q ele não consegue copiar uns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a habilidade de virar espírito é muito útil para espionagem, entra e sai e ninguém fica sabendo!

      Excluir