Postagens relacionadas

Recent

sábado, 9 de julho de 2022

Explicando o mundo de Solo Leveling

 Recentemente foi anunciado o trailer para anime de Solo Leveling, uma web novel coreana que muita gente tem falado há bastante tempo. Eu nunca postei nada por ele aqui simplesmente porque não tinha lido ainda. Então resolvi correr atrás do prejuízo!


Para compensar esse tempo perdido vou fazer dois posts esse mês. Nesse sábado teremos esse aqui e terça um próximo. Como uma boa maneira de começar, resolvi falar sobre o mundo em um texto completamente sem spoilers, assim até quem não leu consegue entender do que se trata (e quem sabe decidir ler!).

Em Solo Leveling a maior parte do mundo é como conhecemos no mundo real, ou seja, existem países comuns habitados por humanos. O cenário principal da história é a Coreia do Sul (chamada só de Coreia).

Porém esse mundo normal passou por uma severa mudança mais ou menos dez anos antes da história começar. Em alguns pontos do planeta Terra começaram a aparecer várias passagens misteriosas que começaram a ser chamadas de portais (ou portões, não sei como ficará a tradução oficial). Esses portais podem aparecer em qualquer lugar e ligam o mundo dos humanos a uma dimensão caótica repleta de monstros.


Na verdade, o portal conecta o mundo humano a uma "antessala" da dimensão caótica, algo como um pedaço separado onde os monstros ficam. São as chamadas dungeons. Cada dungeon tem a sua aparência e características próprias, a maioria até guarda minerais de grande interesse para os humanos, por isso explorá-las também é bastante importante. 


Existem ainda algumas regras específicas, a principal delas é que os monstros que habitam a dungeon só podem passar para o lado dos humanos depois de sete dias que o portal foi aberto. No entanto, humanos podem atravessar o portal para entrar nelas quando quiserem. É importante ressaltar que cada portal leva para uma dungeon única.

Os monstros, conhecidos oficialmente como bestas mágicas, são criaturas dos mais variados tipos que habitam as dungeons esperando para atravessar os portais. Existem tantos tipos que os humanos começaram a classificá-las de acordo com o nível de periculosidade, em um ranking que vai de E (mais fraca), passando por D, C, B, A até S (mais poderosas).


Quando uma besta morre ela deixa para trás alguns itens especiais, como os núcleos mágicos: cristais que os humanos costumam usar como fonte de energia. Esses cristais são muito apreciados nos mercados e suas propriedades dependem do nível do monstro, sendo que os de monstros de rank E valem pouquinho porque são de péssima qualidade, mas os de rank S custam fortunas e são de uma pureza raríssima. Monstros também podem deixar para trás pedras de runas, que dão habilidades extras para quem estiver em sua posse.

O tipo, nível de poder e quantidade de monstros dentro de uma dungeon determina qual a dificuldade dela. Aqui o mesmo rank é usado, de E (dungeons mais tranquilas) até S (dungeons absurdamente perigosas e letais). E a dungeon só desaparece e o portal se fecha quando o monstro mais forte da dungeon é derrotado, esse monstro é chamado de chefão (boss).

Como vimos até agora, a humanidade tem muitos motivos para entrar nas dungeons e eliminar os monstros antes que eles entrem na Terra. Para isso que existem os caçadores, profissionais em fazer tudo isso. Os caçadores normalmente não agem sozinhos, eles se organizam em guildas para fazer raids (incursões) em time dentro das dungeons. Existem até países que contratam caçadores profissionais em organizações do governo, ou seja, essa é realmente uma profissão com carreira e tudo mais. Caçadores sobrevivem com salários (se for o caso da organização), ou simplesmente vendendo o que encontram nas dungeons, por isso é desejável enfrentar monstros de rank alto (o único problema é o trabalho que dá para vencê-los).


Como se para facilitar as coisas para o lado da humanidade, ao mesmo tempo que os portais abriram vários humanos ganharam poderes mágicos. Algumas dessas pessoas com poderes resolveram continuar tendo uma vida o mais normal possível, mas outros decidiram usar essas habilidades para se especializar. Assim, os caçadores são compostos por várias pessoas repletas de poderes especiais que receberam uma licença para entrar em dungeons. Eles próprios são classificados de rank E (os caçadores mais fraquinhos e pouco eficientes) até os de rank S (autoridades internacionais em invadir dungeons).

E assim a história acontece. Em Solo Leveling seguimos Sung Jin-woo, um caçador de rank E conhecido como o pior de todo o mundo. Ele precisa juntar dinheiro para o tratamento da mãe doente e para garantir o futuro da irmã, mas não possui muitas habilidades e mesmo depois de várias tentativas ele conseguiu apenas um único núcleo mágico bem barato. Mas as coisas estão prestes a mudar...

Como podem ter notado, várias palavras podem permanecer não traduzidas, isso porque Solo Leveling usa vários termos com origem nos jogos, como dungeons e raid, e que normalmente as pessoas não traduzem mesmo. Posso fazer uma postagem explicando esses termos mais tarde.

As descrições podem ter ficado um pouco curtas e eu quero muito falar sobre várias coisas, é por isso que teremos postagens específicas para cada um desses temas futuramente! Assim posso até aprofundar um pouco mais com conteúdo avançado da obra.

Terça já sai um post sobre as classes de caçadores (já saiu, clique aqui para ler)!

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário